Ir para conteúdo

Tênis para trilhas e montanhas


Posts Recomendados

  • Membros
Postado (editado)

Boa tarde pessoal,

Queria a opinião de vocês sobre o uso de tênis para subir trilhas e montanhas. Coisas como no máximo o Pico Paraná, tipo as outras que fazem parte da mesma cadeia como o Caratuva, itapiroca, etc...

Sempre usei botas mas acho que fica muito pesado o uso para essas trilhas que nem sempre são muito técnicas.

Como seria um primeiro tênis ou algo como um teste pensei em um tênis mais acessível de trail como o Olympikus corre trilha e o neblina.

O que me deixa um pouco com o pé atrás seria o fato de ele ter um drop aparentemente alto comparado com outros tênis de trilha.

Alguém já usou e recomenda? Ou se tiverem outros modelos para indicar com uma faixa de preço parecida.

Valeeu!

Editado por asammi
Link para o comentário
  • Membros
33 minutos atrás, asammi disse:

Kkkk, desculpe. Eu nunca fiz essa trilha mas tinha a impressão da dificuldade estar mais por ser uma trilha longa do que na dificuldade dela...

Mas para corrigir então seria o Pico Caratuva.

 

kkkkkkkkkkkkkkkkk eu também não fiz o Pico Paraná (ainda) mas já vi alguns vídeos pra estudar o rolê, tem vários trechos de via ferrata/ corda e pedra, nestes casos eu acho importante ser uma bota bota com bastante aderência. 

Particularmente, eu uso bota mesmo em trilhas mais simples. Tenho um tênis de corrida que tem um bom solado alto de amortecedor, já fiz algumas coisas com ele mas não recomendo não. Por ele ser de material respirável na parte de cima, se encontrar o mínimo de lama na trilha, entra pra dentro da meia e se for trilha mais 'poeirenta', ele escorrega KKKKKKKKKK. Fora que pra limpar depois, terrível. 

Mas vendo as fotos desse tênis ai q você sugeriu, parece ser outro nível mesmo, feito pra trilha, diz q tem aderência e etc... Acho que pelo custo vale a tentativa (no máximo, vira tênis de passeio depois). 

Espero que apareça por aqui alguém que use pra compartilhar a experiência, também me interesso em saber como é.

Link para o comentário
  • Membros

KKK, acho q me empolguei mesmo...

É então, por ser um tênis com cravas me pareceu ser seguro no sentido de escorregar mas não tinha pensado por esse lado da sujeira entrando. É um bom ponto. Uma coisa q me passou pela cabeça também é a falta de proteção no bico e se acontecer de chutar uma pedra ou tronco deve machucar bonito...

 

Link para o comentário
  • Colaboradores
Postado (editado)

Vamos lá. Palavra de quem não usa bota desde 2021.

Pros padrões brasileiros, dá para usar tênis esportivo sim, desde que seja de marca boa, original e de confiança (já estar amaciado e com um pouco de uso). Para você ter ideia, usei um mesmo tênis olympikus para fazer trilhas (algumas com pequenos morros) em Florianópolis, subir o Marumbi no Paraná (o cume mesmo) e de quebra usei por mais um ano em diversas trilhas a fio e no dia-a-dia (só não o usei para o caminho da fé em 2022 pq enfim o solado já estava bem gasto, então não quis arriscar e comprei um mizuno, que me serviu muitíssimo bem e ainda deu para usar por bastante tempo, aposentei ele há uns meses atrás). Os cuidados que você vai aplicar na montanha com tênis são os mesmos que você aplicaria com bota, pois é necessário atenção, pegada com as mãos, equilíbrio, cautela no passo, cuidado nos grampos, etc.

Tenha em mente também que existe tênis para montanhismo amador vendido na decathlon. Por exemplo, o modelo MH100 da quechua (que adquiri ano passado para experimentar). Comprei ele justamente para o Itapiroca e o PP, e apesar da loucura de ter usado ele sem amaciar para esse feito, fui feliz no rolê. O único contra dele (opinião pessoal): o solado, apesar de borracha e com entalhes, não é muito bom em pedra molhada/com lodo. Escorrega que uma beleza. Mas é resistente, bem aderente em terreno seco, deixa o pé confortável na medida do possível e tem uma pequena biqueira que justamente dá essa proteção que você citou. Usarei ele novamente na minha volta ao Ibitiraquire (quero acampar no Camapuã/Tucum nesse ano), entre outros lugares, pq é um tênis que me agradou. E tem um bom custo-benefício. Há a versão feminina, há versão impermeável e por sinal a versão "bota" desse modelo também, só para ressaltar. 

https://www.decathlon.com.br/tenis-masculino-de-trilha-mh100/

Mas, acredito que se você for fazer trilha de vários dias em nível de montanha (uma travessia numa mantiqueira da vida), o ideal é bota. A bota quase sempre vai dar mais estabilidade no passo e menos chances de torções na altura do tornozelo, etc. Fora que tecnicamente ela é feita para esse tranco, ao menos as especializadas (nada de botinha de shopping).

Pico Paraná é difícil para quem nunca fez trilha. Para quem já subiu alguns lugares e tem uma certa experiência, diria que é intermediário (para os padrões brasileiros, pq comparando com as montanhas gringas é um passeio). É uma trilha mais cansativa do que difícil, pq os grampos e cordas estão ali bonitinhos para seu uso, rs. Se houvesse necessidade de escalada com equips e tal, ou se guia fosse obrigatório, aí sim diria que é difícil, rs. Falam que o Ciririca (!),que é menor, é mais hardcore do que PP. Itapiroca é mamão com açúcar assim que vc chega na base da subida dele e o Caratuva, ainda não pisei ali, maaas me falaram que não é muito diferente, só mais demorado de chegar e sem a vantagem da bica de água que tem do lado do Itapiroca.

 

Por fim, gostei desse Olympikus neblina. Tem review positivo dele no youtube. Parece ser ok para trilhas selvagens, pequenos morros e montanhas de algumas horas. Trekking em montanha, aí já não arriscaria.

Editado por StanlleySantos
  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
  • Membros

Valeu pelas dicas Stanley...

Era mais ou menos pra esse nível de trilhas mesmo, nada muito complicado. Subi o Caratuva e o itapiroca e são tranquilos mesmo, por enquanto talvez a meta seria o PP por isso q pensei em um tênis q aguentasse mais ou menos nessa faixa de dificuldade...

Eu pensei nesse da Quechua mas li alguma relatos falando que a sola acabou descolando com pouco tempo de uso. O Olympikus neblina também tem o problema de escorregar em lugares molhados? E por último, o que seria o trekking em montanha que vc não arriscaria?

Link para o comentário
  • Colaboradores
Postado (editado)
Em 01/07/2024 em 21:46, asammi disse:

Valeu pelas dicas Stanley...

Era mais ou menos pra esse nível de trilhas mesmo, nada muito complicado. Subi o Caratuva e o itapiroca e são tranquilos mesmo, por enquanto talvez a meta seria o PP por isso q pensei em um tênis q aguentasse mais ou menos nessa faixa de dificuldade...

Eu pensei nesse da Quechua mas li alguma relatos falando que a sola acabou descolando com pouco tempo de uso. O Olympikus neblina também tem o problema de escorregar em lugares molhados? E por último, o que seria o trekking em montanha que vc não arriscaria?

Se vc fez Caratuva e Itapiroca de tênis, consegue fazer o PP também. Basicamente é um descidão seguido de um subidão, e nem tem tanta via ferrata/com cordas assim, enfim, a meu ver é cansativo, apenas. 

Esse olympikus tem sola de borracha que parece bem entalhada (pelos reviews que vi). Borracha tecnicamente deveria aguentar terreno molhado, mas o meu MH100 tem esse problema, então meio que fico bugado quanto a isso. Mas assim, como contornar essa situação? Simples, evite água! ::otemo:: (até pq vc não vai querer ir no PP em dia de chuva, é perigoso mesmo para quem tem todos os melhores equips possíveis). O bom é que vc tem até final de agosto para fazer o PP com o mínimo de chuva possível ::love::

Bom, sobre o problema da sola do tênis citado...meu tênis da quechua está ok, e uso ele há mais de meio ano já. Sem sinais de rasgaduras ou qualquer tipo de desgaste além da sola (naturalmente). 

Trekking em montanha é uma coisa de vários dias, tipo a famosa travessia da serra fina (que a rafa fez recentemente, diga-se de passagem). Para esses casos, creio que é melhor bota mesmo.

Editado por StanlleySantos
Link para o comentário
  • Colaboradores
Postado (editado)
16 minutos atrás, rafa_con disse:

@StanlleySantos é que eu me CAGO INTEIRA em via ferrata, só fiz uma curta e foi tremedeira do inicio ao fim. Se eu vi direito, o trecho do PP é bem longo, por isso pra mim ja é mega técnico HAHAHAHAHAHA

Deveria ter dado esse disclaimer la em cima, sorry

Ow meu Deus, eu imagino, só tive esse "cagaço" na primeira vez mesmo, agora sou mais tranquilo (eu até torço para que tenha, quando conheço uma trilha com escalaminhada nova). Tem umas escadinhas de grampo sim. Mas pow, vc fez coisas mais hard, tem um currículo invejável em termos de travessias e escaladas brazucas, encara PP sim 💪.

Editado por StanlleySantos
  • Amei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...