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Norte Argentino de novo - Com barraca de teto - 06 a 19/07


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La vou eu de novo ao norte argentino conhecer lugares desconhecidos e inóspitos.

Vou conhecer lugares que nunca fui antes e visitar uns poucos que já conheço. 

Sozinho, com barraca de teto e saco de dormir -5ºC.

Bora que a vida tá passando.

 

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06/07/2024 de Araucária até Posadas (não deu Ita Ibaté) – 866 km

Acordei cedo (4:30h), tomei café reforçado e como tudo já estava no carro cai na estrada às 5:15h.

Na estrada completei a gasolina e bora para a estrada. Segui pela rodovia do Xisto, a BR 476, que está com remendos, porém bem transitável até São Mateus do Sul, a partir dessa cidade a rodovia começa a piorar bastante até União da Vitória. Dessa cidade até o entroncamento com a estrada de Palmas ela passa a se chamar BR 153. E que trecho ruim, com alguns lugares sendo consertados, inclusive com sistemas pare e siga.

A partir da entrada na BR 280 o cenário muda. Uma bela de uma rodovia de concreto perfeita, mas só até Palmas. A partir dali, muitos buracos e um extenso trecho estre Palmas e Clevelândia com um pare e siga gigantesco de uns 35 km que está sendo concretado. Tortura, caminhões andando a 10, 20, 30 km/h...

Passado este trecho ainda tem um pare e siga quase na entrada de Barracão/Dionísio Cerqueira, porém mais curto e rápido. Em Barracão comi 2 rissoles e um refri para depois ir para a fronteira.

Na fronteira não tinham muitos carros e não teve nenhuma revista no carro. Troquei 1000 reais ali mesmo com os cambistas a 235 pesos por real. Bom preço visto que o Western Union está a 253, mas tem taxas o que deve ficar em 240 mais ou menos por real.

Bom tantos consertos na estrada acabei atrasando bastante e só deu para chegar a Posadas. Minha meta era Ita Ibaté de novo, Fui direto para uma recomendação do pessoal do grupo Overlanders do Brasil, o camping municipal de Posadas com o preço de 6500 pesos.

Cheguei fiz a janta, armei a barraca de teto e mais ou menos as 8 começou uma chuvinha que foi engrossando, engrossando até de madrugada dar uma tempestade de raios violenta, mesmo assim, melhor do que estar sentado no sofá vendo tv.

Dormi lá pelas 22 h.

Fotos depois ...

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07/07/24 - de Posadas a imediações de La Lomitas – 763 km

Hoje é dia de meu primeiro camping selvagem na Argentina.

Acordei muitas vezes de madrugada pois houve tempestade a noite inteira inclusive tempestade elétrica com raios e trovões la pelas 3 da madruga. Como o camping ficava perto de uma estrada movimentada também foi difícil de dormir.

Acordei antes das 8, mas a chuva não dava trégua. Fiquei matando tempo até que finalmente lá pelas 8 parou finalmente a chuva. Como já tinha arrumado tudo foi só descer da barraca, tirar tudo de dentro e desmontá-la. Fui ao banheiro e depois sai as 8:30 h.

Como sai tarde novamente o planejamento ficou prejudicado. Sai de Posadas pela ruta 12 que depois de passar a ponte entre Corrientes e Resistencia muda para ruta 16. Na entrada para Resistência entrei a direita no sentido província de Formosa, uma das pouca que eu ainda não tinha passado. A última que falta é San Juan...

Segui por várias rutas (rn 11, rp 90, 1, e 3) até desembocar na ruta 81 e ai seguir pelos imensos e tediosos retões de Formosa.

O desejado era chegar em Laguna Yema (gema), mas devido a ter saído mais tarde novamente não deu certo.

Quando eram 18 h, com o sol já quase se escondendo, resolvi procurar um local para fazer um camping selvagem antes que escurecesse. Depois de 6,8 kms da cidade de Las Lomitas achei uma estradinha de terra estreita que me levou a um local abrigado da estrada e longe dos olhos das pessoas da cidade.

Armei a barraca de teto, montei a mesa para fazer a janta e depois de preparar meu miojo e jantar, logo me recolhi. Esta noite não está fazendo tanto frio quanto dia 6 que deu 7 graus de madruga. No celular está dando 15 graus, bora dormir.

Editado por Marcelo Manente
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08/07/24 - La Lomitas a Calilegua NÃO, a Oran –  Era 763 km foi 470 km.

Dia do perrengue.

Acordei umas 7 ou 7:30 h. A noite foi fria. Usei todos os cobertores. Ai toca desarmar barraca e arrumar as coisas no lugar. A desmontagem da barraca em si é mais rápida, mas demora-se ao arrumar as partes que ficam fora quando se desarma a barraca e para se colocar a capa protetora. Capa essa que terei de mandar fazer uma nova visto que essa está bem judiada.

Sai para a estrada lá pelas 8:30 h. Ai toca rodar por aqueles retões intermináveis da província de Formosa. Tem que se ter muiiiiiito cuidado aqui nessa ruta, há dezenas e dezenas de animais soltos como cabras, ovelhas, gado e cavalos que a todo instante surgem na pista. Na parte final da ruta também apareceram trechos com buracos grandes que tinha que passar pela outra mão da via.

La pelas 10:30 h entrei na cidade de Coronel Juan Sola para comprar alguma comida e energéticos para me manter acordado naquelas retas tediosas. Que arrependimento, antes não tivesse entrado. Entrei na cidade, suas ruas eram de concreto, eu estava indo a uns 40 por hora e não notei uma gigantesca valeta de escoamento de água de chuva de uns 30 a 40 cm de profundidade. Foi um grandíssimo barulho e tranco quando entrei naquela valeta. Parei o carro logo a seguir pois começou a fazer um barulho diferente. Olhei por baixo e parecia que não havia acontecido nada, mas ao abrir o motor verifiquei que a tampa da correia dentada estava quebrada... e pior, estava comendo um cantinho da correia dentada. A peça era ligada ao suporte do coxim do motor que sustenta parte de seu peso.

 Achei uma indicação de mecânico e fui com o carro mais 1 quadra até ele. Chegando lá o mecânico ficou assustado com a quebra da peça. Do jeito que estava eu não poderia rodar de maneira alguma. Ele me deu uma solução, calçar o motor com madeiras para eu poder me deslocar até uma cidade maior, San Ramon de la Nueva Oran a 190 km, para lá, por ser uma cidade de quase 100 mil habitantes tentar arrumar o carro. O plano anterior era chegar a Calilegua, mais 50 km.

Assim eu falei para ele fazer a gambiarra e depois de pronto, me cobrou 42 reais.

Parti para a estrada com muito receio. Segui andando a 80 km por hora por mais 190 km até a cidade. Lá procurei encontrar primeiro algum lugar que eu pudesse sacar dinheiro pelo Wesstern Unnion. Os locais indicados pelo aplicativo ou estavam fechados ou não existiam, Somente uma farmácia tinha uma placa dizendo que abriria das 18 às 22 h.Procurei um hotel e achei um quase na mesma quadra da farmácia.

Eu tinha dois envios de 999 reais o que equivalia a 251 mil pesos cada. Às 18h fui na farmácia e tinha uma fila de umas 7 pessoas. Demorou uns 40 minutos mais ou menos para ser atendido. E como depois de mim a fila continuava grande, pensei em pegar apenas um dos envios para depois na manhã seguinte pegar o outro. Só para não atrasar a vida das outras pessoas. Só que no dia seguinte fui saber que tinha feito besteira, dia 9 foi feriado nacional da independência e tudo estava fechado.

Com mais dinheiro no bolso fui procurar umas empanadas para comprar para o jantar e também um vinho. Bati bastante perna pela cidade até achar um local que me vendeu uma dúzia de pequenas empanadas a 25 reais. Voltei para o hotel, abri o vinho, comi as empanadas e fui dormir.

Editado por Marcelo Manente
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Em 14/07/2024 em 11:25, geovanih disse:

Grande Marcelo

Quanto pesos está a gasolina?

Inicio do mês que vem também parto para a Argentina, região dos lagos

Boa viagem

Aqui na região de Salta está a 1040 a gasolina comum, Mas perto da fronteira esta mais caro. Se for a gasolina premiun está a 1250 mais ou menos.

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09/07/24 – De San Ramon de la Nueva Oran a Salta – 284 km

Acordei, fui tomar o café da manhã e depois eu pensei em sair para a rua para buscar informações sobre oficinas e lugar para soldar as peças quebradas. Porém no local do café tinha uma televisão ligada e comecei a ver reportagens e ai descobri que era feriado na Argentina!!! O dia da independência do país...

Ao sair na rua vi o problema, quase tudo estava fechado. Então não encontraria nem mecânico nem soldador para a peça que quebrou.

Desconsolado resolvi ir para Salta pois lá no dia seguinte eu conseguiria um bom mecânico que já tinham me indicado no grupo do Whats chamado Expedition South America, que apesar do nome é quase todo de brasileiros.

Na rodovia eu rodava a apenas a 80 ou 90 km/h com um barulho estranho vindo do motor. A vantagem foi que o consumo diminuiu para 12 km/l.

Como problema pouco é bobagem, do nada o sinal de internet da Claro que até o dia anterior estava perfeito sumiu. Fiquei sem acesso à internet. O jeito foi ir para a estrada e parar nos postos da estatal YPF para acessar o wi-fi deles. Assim descobri também pelo grupo do whats o Camping Municipal de Salta. Cheguei lá e resolvi montar minha barraca bem perto da recepção pois ali o sinal de wi-fi deles pegava bem, só que um argentino mal-amado pediu que eu não estacionasse muito perto da van dele.

Para não me estressar montei a barraca 5 metros da casa rodante deles. Comprei um vinho, fiz um miojo com linguiça Blumenau e depois fui dormir. A noite foi bem fria, deu -3 graus. Mas u não sofri pois levei bastante cobertores e um saco de dormir.

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10/07/24 – Salta – 10 km

Acordei às 8 h e não tive vontade de tomar café. Como a oficina só abriria as 9:30 h eu calmamente arrumei as tralhas fechei a barraca. Sai com o carro com aquele barulho e me dirigi para a mecânica indicada.

Chegando lá ela já estava aberta e entrei com o carro para falar com o Guilhermo o dono da oficina. Abri o capô do motor e lá ele já me falou: Vai levar 2 dias. Teremos que achar uma peça e soldar a outra. Deixei o carro lá e fui procurar um chip da operadora local e conseguir internet de volta. Fui ao centro comprei um chip da Personal e fui ativar na loja própria da empresa. Chegando lá eles me afirmaram que só podiam ativar se eu estivesse com o passaporte, só que eu tinha deixado no carro o doc...

Voltei para a oficina, peguei o passaporte e voltei para o centro pra ativar o chip. Ativado o chip as coisas ficaram mais fáceis. Fiz uma busca e achei um hostal perto da oficina com um valor razoável 92 por noite. O que é hostal??? “Um hostal é um tipo de hospedagem mais básico e econômico que um hotel. Costuma estar localizado dentro de um prédio, ocupando um ou vários andares. “

Fui ao Hostal del Sur e reservei um quarto. Voltei a oficina e fui com o mecânico comprar as peças necessárias ao conserto. Me assustei com o preço da peça que quebrou, 2500 reais e demoraria de 3 a 5 dias para chegar. Desisti e pedi que soldassem as peças, ai levamos elas no soldador que nos garantiu que no dia seguinte até o almoço estaria pronto. Na volta a oficina eu peguei as bolsas de roupas e voltei para o hostal.

Lá pelas 19 h sai para buscar uma comida e achei um sanduiche de milanesa com batatas fritas não muito barato, mas gostoso. Eu ia tomar um vinho, entretanto ao entrar no quarto a sacola da garrafa rasgou e ela se partiu no chão... tristeza. Tive de dormir sem vinho. kkkkk

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