Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
3 minutos atrás, Caue Bertolino disse:

Ir de carro muda o jogo, como deixamos claro no relato. Só não recomendamos ir em 4x2, mas também informamos que vimos gente fazendo isso (e que atolaram).
Ir de 4x2 é bem possível, só não recomendável. As chances de atolar são grandes, mas imagino que dependendo da época do ano o solo pode estar mais ou menos propenso à isso.

O ideal é ir de 4x4 ou contratar uma agência que tenha um. Eu só não recomendo mesmo as pessoas irem sem nenhum deles, como fizemos hahaha

Abraços.

Ah sim.. 4x2 é inviável.. acho até mesmo perigoso!

• Amei! 1
  • Membros
Postado (editado)
9 horas atrás, anselmoportes disse:

Eu tb procuro evitar ao máximo agência e excursões. Mas tem hora que a gente tem que parar de ficar dando soco em ponta de faca, não tem jeito!

Estive no Jalapão há 2 anos e tb concordo que é muito difícil se virar por lá sozinho. 

E o meu guia, coincidentemente, foi o Futunato! Gente boníssima e super recomendo ele! Além de conhecer demais a região é um ótimo fotógrafo tb! 

Belo relato, parabéns!

Furtunato é gente boa demais!

Como a gente está em um projeto de mochilão por 2 anos, temos meio que a liberdade pra "se ferrar" por aí e "ver no que dá". Frustração e perrengue faz parte do mochilão e da aventura, já é esperado.

Pra quem não está na mesma condição é melhor evitar dor de cabeça hahaha

Editado por Caue Bertolino
Erros de português corrigidos.
  • Hahahaha! 1
  • Membros
Postado (editado)
4 horas atrás, victorprado disse:

Ah sim.. 4x2 é inviável.. acho até mesmo perigoso!

Também acho, os guias comentaram que até 4x4 ficam danificados. Ficar atolado naquele deserto é bem perigoso mesmo, no mínimo desagradável. Pra rolar uma desidratação severa ali e não ter ninguém pra ajudar é bem fácil, só ter um pouco de azar.

Editado por Caue Bertolino
Erros de português corrigidos.
  • Membros
Postado
3 horas atrás, Caue Bertolino disse:

Sempre existem os dois lados da moeda. Vou deixar aqui meus 2 centavos sobre isso:
1 - O asfalto está chegando lá. No caminho vimos o asfaltamento à todo o vapor e com rápidos progressos, apesar de eu não saber estimar quanto tempo ainda vai levar para estar tudo asfaltado.

2 - Eu concordo que a infraestrutura ser tão precária limita o número de pessoas que vão ao lugar, mas infelizmente, a preservação de um local como aquele é inversamente proporcional ao número de turistas. Acho que nisso todo mundo pode concordar.
O Jalapão ainda é MEGA preservado, com mata nativa a perder de vista e isso com certeza se dá ao número de turistas que vão lá (ainda relativamente pequeno). Com a acessibilidade se chega também a "massa" e com ela a depredação. Infelizmente, sou cético com relação à consciência de preservação da massa de visitantes por uma questão empírica.
É um pouco triste ver que o acesso ao Jalapão é restrito, mas mais triste seria ver aquele lugar depredado, desmatado e cheio de construções para atender uma massa grande de turistas.
O turismo lá realmente é restrito, mas eu não acho nada abusivo ou impeditivo. A média de 3 dias lá com absolutamente tudo incluso é de 2.5k à 3k. Pode não ser barato, mas o preço não é tão lá acima de viajar com agência para qualquer outro lugar do Brasil sem as mesmas vantagens de preservação.
Não tenho a solução para aliar acessibilidade da massa (que eventualmente acontecerá) com a preservação do lugar. Entre escolher um dos dois, eu fico com a preservação, para ser sincero.

3 - Permitir um local como aquele de se tornar um ponto turístico de massas, no geral, tende a mais prejudicar do que ajudar a população local. Com a população em massa vem o dinheiro em massa, migração de novos moradores que requer desmatamento, a especulação imobiliária e a inflação dos preços de produtos para os moradores locais. Quando eu estive lá eu ouvi os moradores falando bem do jeito que está. Não sei se continuariam falando a mesma coisa quando isso acontecer (como foi quando visitei a Chapada dos Veadeiros).

Legal suas considerações, concordo que o turismo de massas prejudica mais do que ajuda  (vide Barcelona, Veneza, alguma ilhas na Grécia) eu fui no Jalapão com agência, foi a primeira vez que viajei durante uma semana com uma agência. Gostei pela facilidade , mas eu ainda prefiro as viagens solo. Essa matéria eu postei apenas como informação.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, Roberto Brandão disse:

Legal suas considerações, concordo que o turismo de massas prejudica mais do que ajuda  (vide Barcelona, Veneza, alguma ilhas na Grécia) eu fui no Jalapão com agência, foi a primeira vez que viajei durante uma semana com uma agência. Gostei pela facilidade , mas eu ainda prefiro as viagens solo. Essa matéria eu postei apenas como informação.

Boa, eu entendi seu ponto, só quis adicionar com as coisas que eu ouvi de lá.

Abs!

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...