Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado (editado)

Post interessante e informativo. Sempre fui cético com o Jalapão em virtude da logística e da extrema dependência de agências (que obviamente devem arrancar um rim da pessoa), o que de longe não é minha programação favorita... mas, preciso conhecer um dia, sem dúvidas!

Vc chegou a ver ciclistas por lá? acredita que alguém de MTB consegue se virar por lá? Pergunto isso pq tenho um desejo de pedalar pelo país num mochilão futuro.

Editado por StanlleySantos
  • Membros
Postado
12 horas atrás, StanlleySantos disse:

Post interessante e informativo. Sempre fui cético com o Jalapão em virtude da logística e da extrema dependência de agências (que obviamente devem arrancar um rim da pessoa), o que de longe não é minha programação favorita... mas, preciso conhecer um dia, sem dúvidas!

Vc chegou a ver ciclistas por lá? acredita que alguém de MTB consegue se virar por lá? Pergunto isso pq tenho um desejo de pedalar pelo país num mochilão futuro.

Opa, Bruno (do projeto O Guia do Mochileiro) aqui.

Ouvimos através do guia e também de nossa anfitriã no camping os sobre ciclistas aventureiros, mesmo que poucos, por lá eles são mais comuns que os mochileiros por conta da maior facilidade de locomoção até os atrativos da região, mas ainda assim com grandes ressalvas porque as estradas são realmente difíceis, é MUITA areia, na estrada principal que liga as cidades a maior parte não é extremamente "fofa", tendo vários km's com o chão "costela de vaca" (pequenas ondulações na terra que causam grande tremor no veículo), mas saindo da estrada principal para os atrativos você ainda precisa andar alguns km's em estradas mais arenosas.

Não sou familiarizado com bikes em geral, MTB com certeza facilitaria um pouco os trajetos, mas acredito (sem nenhuma base) que em alguns momentos seria necessário empurrar a bike na mão.

De qualquer forma, é bom levar em consideração que os pontos são distantes uns dos outros, alguns atrativos têm restaurante (nas páginas de Instagram dos fervedouros você consegue consultar isso), porém na estrada mesmo são poucos os pontos de parada para comer ou pegar água.

Sim, existe uma dependência de agências, embora para mochileiros e ciclo-viajantes (espero que esse seja o termo correto) seja inviável pagar por esses pacotes, eles não são absurdamente caros comparados com locais turísticos mais comuns como praias por exemplo, visto que, se você tentar ir com seu carro de pequeno porte você precisaria até de sorte eu diria para não acabar danificando o veículo de alguma maneira, são pelo menos 200km de areia e terra (até os 4x4 vivem tendo problemas com os pneus, por pegar em pedras grandes e rasgar). Os pacotes de 3 dias variam entre R$2.000 e R$2.500 em média, saindo de Palmas e passando em vários atrativos todos os dias, com entrada dos locais, pousadas e refeições inclusas (pense que só de gasolina vai uns milão).

Último ponto, o que achei interessante na Jalapão Savana e em outras agências pequenas que pudemos conhecer os guias/donos, é o cuidado com o local, eles prezam muito pelo respeito aos locais visitados e a todo ecossistema, isso é notado durante as visitas aos fervedouros e conversas durante os trajetos, nos fervedouros, por lei não é permitido o uso de repelentes e protetores solares químicos, os atrativos aparentemente não tem nenhum controle sobre isso, mas os guias licenciados fazem esse trabalho de conscientização com os seus grupos de turistas.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
44 minutos atrás, brunonobrega disse:

Opa, Bruno (do projeto O Guia do Mochileiro) aqui.

Ouvimos através do guia e também de nossa anfitriã no camping os sobre ciclistas aventureiros, mesmo que poucos, por lá eles são mais comuns que os mochileiros por conta da maior facilidade de locomoção até os atrativos da região, mas ainda assim com grandes ressalvas porque as estradas são realmente difíceis, é MUITA areia, na estrada principal que liga as cidades a maior parte não é extremamente "fofa", tendo vários km's com o chão "costela de vaca" (pequenas ondulações na terra que causam grande tremor no veículo), mas saindo da estrada principal para os atrativos você ainda precisa andar alguns km's em estradas mais arenosas.

Não sou familiarizado com bikes em geral, MTB com certeza facilitaria um pouco os trajetos, mas acredito (sem nenhuma base) que em alguns momentos seria necessário empurrar a bike na mão.

De qualquer forma, é bom levar em consideração que os pontos são distantes uns dos outros, alguns atrativos têm restaurante (nas páginas de Instagram dos fervedouros você consegue consultar isso), porém na estrada mesmo são poucos os pontos de parada para comer ou pegar água.

Sim, existe uma dependência de agências, embora para mochileiros e ciclo-viajantes (espero que esse seja o termo correto) seja inviável pagar por esses pacotes, eles não são absurdamente caros comparados com locais turísticos mais comuns como praias por exemplo, visto que, se você tentar ir com seu carro de pequeno porte você precisaria até de sorte eu diria para não acabar danificando o veículo de alguma maneira, são pelo menos 200km de areia e terra (até os 4x4 vivem tendo problemas com os pneus, por pegar em pedras grandes e rasgar). Os pacotes de 3 dias variam entre R$2.000 e R$2.500 em média, saindo de Palmas e passando em vários atrativos todos os dias, com entrada dos locais, pousadas e refeições inclusas (pense que só de gasolina vai uns milão).

Último ponto, o que achei interessante na Jalapão Savana e em outras agências pequenas que pudemos conhecer os guias/donos, é o cuidado com o local, eles prezam muito pelo respeito aos locais visitados e a todo ecossistema, isso é notado durante as visitas aos fervedouros e conversas durante os trajetos, nos fervedouros, por lei não é permitido o uso de repelentes e protetores solares químicos, os atrativos aparentemente não tem nenhum controle sobre isso, mas os guias licenciados fazem esse trabalho de conscientização com os seus grupos de turistas.

Valeu, anotado! 📖

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Eu tb procuro evitar ao máximo agência e excursões. Mas tem hora que a gente tem que parar de ficar dando soco em ponta de faca, não tem jeito!

Estive no Jalapão há 2 anos e tb concordo que é muito difícil se virar por lá sozinho. 

Em 18/06/2024 em 20:06, O Guia do Mochileiro disse:

Dentro da caminhonete estavam apenas o Furtunato

E o meu guia, coincidentemente, foi o Futunato! Gente boníssima e super recomendo ele! Além de conhecer demais a região é um ótimo fotógrafo tb! 

Belo relato, parabéns!

• Membros
Postado

Eu desconcordo 😃

Fiz sozinho em 2021 e foi bem de boas.. é cansativo dirigir por aquelas estradas, sim! Porém é cansativo ficar dentro do carro tbm

Além da questão financeira, poder organizar a ordem é um diferencial para mim além de ir para locais que as expedições não vão, ex., as prainhas perto da Cachoeira da Velha. Achei sensacional o lugar e estava totalmente vazio!

Sobre ir de bike, não lembro de ter visto alguém pedalando.. é um lugar meio inóspito e muitas vezes não tinha sinal de celular.. então acharia bem arriscado!

Abraços! 

• Membros
Postado
4 horas atrás, Roberto Brandão disse:

Sempre existem os dois lados da moeda. Vou deixar aqui meus 2 centavos sobre isso:
1 - O asfalto está chegando lá. No caminho vimos o asfaltamento à todo o vapor e com rápidos progressos, apesar de eu não saber estimar quanto tempo ainda vai levar para estar tudo asfaltado.

2 - Eu concordo que a infraestrutura ser tão precária limita o número de pessoas que vão ao lugar, mas infelizmente, a preservação de um local como aquele é inversamente proporcional ao número de turistas. Acho que nisso todo mundo pode concordar.
O Jalapão ainda é MEGA preservado, com mata nativa a perder de vista e isso com certeza se dá ao número de turistas que vão lá (ainda relativamente pequeno). Com a acessibilidade se chega também a "massa" e com ela a depredação. Infelizmente, sou cético com relação à consciência de preservação da massa de visitantes por uma questão empírica.
É um pouco triste ver que o acesso ao Jalapão é restrito, mas mais triste seria ver aquele lugar depredado, desmatado e cheio de construções para atender uma massa grande de turistas.
O turismo lá realmente é restrito, mas eu não acho nada abusivo ou impeditivo. A média de 3 dias lá com absolutamente tudo incluso é de 2.5k à 3k. Pode não ser barato, mas o preço não é tão lá acima de viajar com agência para qualquer outro lugar do Brasil sem as mesmas vantagens de preservação.
Não tenho a solução para aliar acessibilidade da massa (que eventualmente acontecerá) com a preservação do lugar. Entre escolher um dos dois, eu fico com a preservação, para ser sincero.

3 - Permitir um local como aquele de se tornar um ponto turístico de massas, no geral, tende a mais prejudicar do que ajudar a população local. Com a população em massa vem o dinheiro em massa, migração de novos moradores que requer desmatamento, a especulação imobiliária e a inflação dos preços de produtos para os moradores locais. Quando eu estive lá eu ouvi os moradores falando bem do jeito que está. Não sei se continuariam falando a mesma coisa quando isso acontecer (como foi quando visitei a Chapada dos Veadeiros).

• Amei! 1
  • Membros
Postado
24 minutos atrás, victorprado disse:

Eu desconcordo 😃

Fiz sozinho em 2021 e foi bem de boas.. é cansativo dirigir por aquelas estradas, sim! Porém é cansativo ficar dentro do carro tbm

Além da questão financeira, poder organizar a ordem é um diferencial para mim além de ir para locais que as expedições não vão, ex., as prainhas perto da Cachoeira da Velha. Achei sensacional o lugar e estava totalmente vazio!

Sobre ir de bike, não lembro de ter visto alguém pedalando.. é um lugar meio inóspito e muitas vezes não tinha sinal de celular.. então acharia bem arriscado!

Abraços! 

Ir de carro muda o jogo, como deixamos claro no relato. Só não recomendamos ir em 4x2, mas também informamos que vimos gente fazendo isso (e que atolaram).
Ir de 4x2 é bem possível, só não recomendável. As chances de atolar são grandes, mas imagino que dependendo da época do ano o solo pode estar mais ou menos propenso à isso.

O ideal é ir de 4x4 ou contratar uma agência que tenha um. Eu só não recomendo mesmo as pessoas irem sem nenhum deles, como fizemos hahaha

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...