Ir para conteúdo

Dúvidas - Roteiro Ushuaia, El Calafate e El Chalten, para Novembro/2024.


Posts Recomendados

  • Membros
6 horas atrás, schitini disse:

Não tenho muito a contribuir além das respostas que já foram dadas, que foram muito completas. Fui em 2018, em novembro, e também não senti muito frio, a não ser no Perito Moreno, onde peguei chuva (nas passarelas). Depois das passarelas fiz o Big Ice e, apesar de caro, achei que valeu cada centavo. Não só porque é muito bonito, mas porque é uma experiência bem diferente. Andar sobre o gelo por mais de 3 horas e ver paisagens que, além de bonitas, vc não vê em nenhum outro lugar. Mas eu tive sorte: como disse, peguei chuva nas passarelas e sol, com céu aberto, no big ice. Vc precisa de luvas para fazer o big ice (é obrigatório) então vale a pena vc levar luvas que permitam vc operar sua máquina de retrato sem ter que tirá-las.

Seu roteiro é bem bom, mas vc vai ter que contar com a sorte. O clima lá muda muito e rápido. Fazer laguna de los 3 com sol é muito diferente de fazer com o clima encoberto, quando talvez vc nem consiga ver o Fitz Roy. Entre os dias que ficar em El Chalten, escolha o de melhor clima para fazer este passeio. Outra coisa é pegar o rota que começa perto da hosteria El Pilar. Parece que hoje não passa mais na área de propriedade dela, mas passa lá perto. O legal de fazer esta trilha é que vc faz 02 trilhas em 01, pois vai por um caminho e volta por outro, além de ser mais tranquilo, pois vc não precisa pegar a subida que pegaria, se iniciasse em El Chalten.

Em relação à Ushuaia, como vc claramente gosta de trilhas, eu escolheria Glaciar Vinciguerra ao invés da Laguna Esmeralda. Na verdade, até dá para vc fazer a laguna esmeralda e o glaciar martial no mesmo dia se quiser, já que em novembro o dia escure bem tarde, após as 20. A laguna esmeralda é bonita, mas é uma trilha de 8km ida e volta e chega na lagoa, que é bonita, mas é "normal". Em novembro vc deve pegar a laguna de los templanos congelada e a trilha para o glaciar Vinciguerra ainda te permite andar sobre a neve (depois da laguna, no local perto da carvena de gelo - nós fizemos boneco de neve, escorregamos sobre a neve, foi muito legal), e é muito mais bonito, na minha opinião.  Na verdade eu preferiria o parque tierra del fuego (senda costera) à laguna esmeralda tbm, mas é realmente questão de gosto mesmo.

Em relação a dinheiro, eu fiz um pouco diferente dos demais. A informação que eu tive é que no final do ano os bancos argentinos "gostam" do real porque em janeiro os argentinos veem para o Brasil, para as praias, e comprar muito real. Então o real estava bem valorizado. Não valia a pena trocar real por dólar e depois por peso. Assim, levei só real e troquei tudo em Buenos Aires. Como vc não vai passar por Buenos Aires, o câmbio de Ushuaia é melhor do que o de El Calafate.

 

Valeu por comentar sobre o clima, já li alguns relatos que falam sobre essas mudanças repentinas. Eu coloquei as trilhas numa ordem de progressão, talvez faça sentido analisar o clima e escolher a trilha horas antes, sendo que cada uma possui distâncias e dificuldades diferentes.

Sobre Perito Moreno, essa experiência de caminhar na geleira deve ser única mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
42 minutos atrás, Alexluizs disse:

Sobre a roupa, essa jaqueta anorak (acho que nunca vi), tem alguma recomendação de marca? E outra dúvida que surgiu, é a quantidade de peças necessárias, já que todos os dias eu vou estar em alguma caminhada.

Você encontra na Decathlon. Sugiro que escolha um modelo resistente a água (os que são impermeáveis são muito quentes) e com resistência a abrasão. São compactos e resistentes, com zíperes para guardar volumes e ventilação. Vale muito a pena!

Quanto a quantidade, não precisa muito... eu usei um único conjunto de para as trilhas, só trocava as peças íntimas, camisas e meias. Dificilmente você sujará teu equipamento, e se acontecer, tem várias lavanderias em El Chaltén (indico a Las Manos, confiável e com bom preço). Só cuide que lavam com água quente lá, dai vestimentas a base de algodão podem encolher (as de neve costumam ser, mas nem aconselho usar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...