Ir para conteúdo

Dúvidas - Roteiro Ushuaia, El Calafate e El Chalten, para Novembro/2024.


Posts Recomendados

  • Membros

Fala mochileiros, é meu primeiro tópico aqui, perdão se tiver algo fora do lugar.

Em novembro (a principio) estarei embarcando para uma aventura, chegou o momento de conhecer o fim do mundo haha.

Depois de ler relatos e fazer uma boa pesquisa, montei um esboço do roteiro que estou pensando em fazer, seria muito interessante se tivessem dicas e informações a respeito, ficaria agradecido.

Vamos lá, meu intuito com a viagem é mais voltado para as trilhas, e nos horários livres conhecer um pouco de cada cidade.

A ideia é:

4 dias em Ushuaia;
3 dias em El Calafate;
3 dias em El Chalten.

image.png.d2f7ae9d68905c578665b6e26a8cfadc.png

Dúvidas iniciais:

1- Em novembro, as trilhas já estão sem neve? Ou é preciso roupas mais pesadas e equipamentos especiais?
2- Minha ideia é fazer todas as trilhas por conta, é tranquilo quanto a localização/informações e demarcações?
3- Viajando em Novembro, que peças de roupa não podem faltar?
4- Lendo alguns relatos, vi que muitos recomendam levar dólar junto, pensei em levar dólar + cartão wise + cartão nubank, o que acham?

Por enquanto seriam essas dúvidas, sei que talvez apareçam mais, mas vou acompanhando a discussão e vai dar tudo certo.
 

Abraço de um futuro aventureiro da Patagonia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É um roteiro consinstente. 

respondendo do que posso:
1. No Ushuaia provavelmente sim, pois essas trilhas não são de alta altitude, mas em El Chalten pode pegar um pouco de neve. Quando subi em meados de Dezembro, no topo o lago ainda estava meio congelado e fazia bastante frio.
2. Sim, dá pra fazer por conta, são bem demarcadas e sempre tem gente nelas.
3. Patagonia é bastante frio o ano todo, venha preprarado pra vento e temperatura perto de 0 graus em montanha, na cidade uns 10 graus, sempre ventando.
4. Apenas se já tiver, doutro modo vai perder na dupla conversão, dolar -> real -> pesos. O Real é bem fácil trocar, mas não sei se consegue boa contação em espécie. Pesquise por Western Union pra tranferencia e daí você saca o dinheiro lá.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pena só ter 10 dias, mas roteiro tá ok sim.

1. Pode pegar um pouco de neve sim, principalmente no Martial e Laguna del Caminante. Mais difícil na Laguna Esmeralda, só se você seguir pro Ojo del Albino. Eu gosto de entrar nesses sites de trilha e ver review do povo, segue umas de novembro/dezembro de 2023:

image.thumb.png.7b3cf6af96df06b3e6eb6241df451973.png

2. Dá pra fazer todas por conta. 

3. Aquela coisa de sempre, usar camadas, principalmente quando envolve montanha. Leve segunda pele, blusa mais leve, corta vento, luvas.

4. Também fui com notas de dólar/real, wise e um cartão de crédito de emergência. No final das contas, 90% do tempo usei Wise. Acabei com pesos no final da viagem e usei pra não ter que voltar com eles. Se for trocar reais, troque em Ushuaia, achei as cotações de lá melhores, comparando com essas outras cidades.

Essa compra de ingresso do Perito Moreno no 5º dia, é o ingresso de entrada ou do tour com a Hielo y Aventura? Se for com a Hielo, fica monitorando a disponibilidade de ingressos no site, pra não ser pego de surpresa e ficar sem.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

É um roteiro consinstente. 

respondendo do que posso:
1. No Ushuaia provavelmente sim, pois essas trilhas não são de alta altitude, mas em El Chalten pode pegar um pouco de neve. Quando subi em meados de Dezembro, no topo o lago ainda estava meio congelado e fazia bastante frio.
2. Sim, dá pra fazer por conta, são bem demarcadas e sempre tem gente nelas.
3. Patagonia é bastante frio o ano todo, venha preprarado pra vento e temperatura perto de 0 graus em montanha, na cidade uns 10 graus, sempre ventando.
4. Apenas se já tiver, doutro modo vai perder na dupla conversão, dolar -> real -> pesos. O Real é bem fácil trocar, mas não sei se consegue boa contação em espécie. Pesquise por Western Union pra tranferencia e daí você saca o dinheiro lá.

Bom saber dessas informações, achei que por novembro já estaria mais "quente", vou me preparar melhor na parte da vestimenta então.

Sobre levar dólar, por que vou peder na conversão? Não entendi ao certo, os estabelecimentos tem alguma moeda de preferência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
15 horas atrás, ThiagoHM disse:

Pena só ter 10 dias, mas roteiro tá ok sim.

1. Pode pegar um pouco de neve sim, principalmente no Martial e Laguna del Caminante. Mais difícil na Laguna Esmeralda, só se você seguir pro Ojo del Albino. Eu gosto de entrar nesses sites de trilha e ver review do povo, segue umas de novembro/dezembro de 2023:

image.thumb.png.7b3cf6af96df06b3e6eb6241df451973.png

2. Dá pra fazer todas por conta. 

3. Aquela coisa de sempre, usar camadas, principalmente quando envolve montanha. Leve segunda pele, blusa mais leve, corta vento, luvas.

4. Também fui com notas de dólar/real, wise e um cartão de crédito de emergência. No final das contas, 90% do tempo usei Wise. Acabei com pesos no final da viagem e usei pra não ter que voltar com eles. Se for trocar reais, troque em Ushuaia, achei as cotações de lá melhores, comparando com essas outras cidades.

Essa compra de ingresso do Perito Moreno no 5º dia, é o ingresso de entrada ou do tour com a Hielo y Aventura? Se for com a Hielo, fica monitorando a disponibilidade de ingressos no site, pra não ser pego de surpresa e ficar sem.

Montei baseado em 10 dias por causa do orçamento, ainda preciso adquirir uma mochila e roupas necessárias. E também não tenho muita noção do gasto diário com alimentação e traslado.

Então, já dei uma boa olhada nesse site de trilhas, achei muito bom, até salvei os links das que quero fazer. Vou ver se consigo mandar a rota pro meu relógio.

Sobre o dinheiro, você trocou reais por pesos no Ushuaia? E grande parte dos estabelecimentos aceitam cartão então?

Sobre Perito Moreno, ainda estou decidindo se vou fazer a caminhada pelas geleiras (achei o preço meio salgado), mas deve valer a pena. Você chegou a fazer? Creio que seja um passeio quase obrigatório.

E certamente precisarei voltar em outro momento para ir a Torres del Paine hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
18 horas atrás, Alexluizs disse:

Dúvidas iniciais:

1- Em novembro, as trilhas já estão sem neve? Ou é preciso roupas mais pesadas e equipamentos especiais?
2- Minha ideia é fazer todas as trilhas por conta, é tranquilo quanto a localização/informações e demarcações?
3- Viajando em Novembro, que peças de roupa não podem faltar?
4- Lendo alguns relatos, vi que muitos recomendam levar dólar junto, pensei em levar dólar + cartão wise + cartão nubank, o que acham?

Posso contribuir a respeito de El Calafate, e principalmente El Chaltén.

1 - Estive por lá em novembro/2023, pegamos nevasca no Perito Moreno (forte, mas como passamos muitas horas por lá, no decorrer do dia foi abrandando). Já em El Chaltén, pegamos muita neve na Loma del Piegle Tumbado e nos metros finais da Laguna de Los Tres (inclusive o lago estava congelado). Em todas as demais trilhas não havia neve.

2 - Super tranquilo, especialmente essas que citasse.

3 - Se tua preocupação é o frio, leve apenas um anorak, um conjunto de segunda pele, bandana (tubular), luvas e touca/gorro. Não achei necessário usar fleece. O dia mais frio que pegamos foi durante a nevasca do Perito Moreno, e isso que citei foi totalmente suficiente para aquela situação. Do restante da roupa, usei botas, meias e calça de trekking (não para neve). Nos dias mais frios usava a segunda pele e o anorak (apesar que em alguns momentos esquentava muito, dai abria o anorak para ventilar). O ideal é carregar as roupas na mochila e trocar caso sinta necessário.

4 - Nessa última vez, devido a situação econômica da Argentina (pré eleições / Milei) eu levei reais/dólares em espécie e cartões NuBank (Mastercard) e WISE (Visa). Usei os cartões em basicamente tudo (reservas, passeios, refeições, etc.), só precisei trocar USD por ARS pois alguns lugares específicos só aceitavam pesos argentinos em espécie (fiz a troca na minha hospedagem mesmo, eles ofereciam o serviço em uma cotação aceitável).

16 minutos atrás, Alexluizs disse:

Bom saber dessas informações, achei que por novembro já estaria mais "quente", vou me preparar melhor na parte da vestimenta então.

Cara, vejo que tu também é de Santa Catarina (eu sou do Médio Vale), e te digo que o frio de lá não é pior que o nosso.

Já fui duas vezes para El Chaltén e já peguei todo tipo de clima por lá, e nos piores (nevasca e chuva forte) a temperatura caia bastante, mas com as roupas que citei ai em cima não tive qualquer problema. Na maior parte do tempo eu caminhava de camisa manga curta e sem casaco algum (e isso em novembro). Claro que sensação térmica é algo muito particular, talvez tu sinta mais frio que eu.

19 minutos atrás, Alexluizs disse:

Sobre levar dólar, por que vou peder na conversão? Não entendi ao certo, os estabelecimentos tem alguma moeda de preferência?

É que cada conversão que tu fizer, haverá uma taxa do operador. Então o ideal é fazer o menor número de conversões para evita-las. Mas eu não acho um problemão.

Passei 7 dias em El Chaltén, e levei os cartões, uns 200 USD e 300 BRL em espécie. Troquei 50 USD na hospedagem por ARS, e usei uns 50 BRL como gorjeta. Todo restante foi no cartão.

Eles aceitam ARS, mas a maioria dos estabelecimentos aceitará também USD e BRL. Se tu usar cartão isso será pouco relevante. Lembre-se de sempre pagar em ARS ao usar cartão, para se beneficiar do câmbio MEP.

 

E por fim, notei no teu roteiro que tu não alinhou nada para o dia que chegarás em El Chaltén.
Caso você venha com o primeiro ônibus, poderias ainda fazer o Mirador de Los Condores e Las Aguilas, e de quebra passear pela cidade depois. O dia é longo em novembro, aproveite!

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como o Alan explicou, a conversão sempre terá uma forma de perda, pois o operador lucra em cima, logo, se converter 100BRL para USD e depois para ARS você terá menos se converter BRL direto pra ARS, pois o cambio oficial que a gente vê nos noticiários de economia só servem para quem compra na bolsa.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não tenho muito a contribuir além das respostas que já foram dadas, que foram muito completas. Fui em 2018, em novembro, e também não senti muito frio, a não ser no Perito Moreno, onde peguei chuva (nas passarelas). Depois das passarelas fiz o Big Ice e, apesar de caro, achei que valeu cada centavo. Não só porque é muito bonito, mas porque é uma experiência bem diferente. Andar sobre o gelo por mais de 3 horas e ver paisagens que, além de bonitas, vc não vê em nenhum outro lugar. Mas eu tive sorte: como disse, peguei chuva nas passarelas e sol, com céu aberto, no big ice. Vc precisa de luvas para fazer o big ice (é obrigatório) então vale a pena vc levar luvas que permitam vc operar sua máquina de retrato sem ter que tirá-las.

Seu roteiro é bem bom, mas vc vai ter que contar com a sorte. O clima lá muda muito e rápido. Fazer laguna de los 3 com sol é muito diferente de fazer com o clima encoberto, quando talvez vc nem consiga ver o Fitz Roy. Entre os dias que ficar em El Chalten, escolha o de melhor clima para fazer este passeio. Outra coisa é pegar o rota que começa perto da hosteria El Pilar. Parece que hoje não passa mais na área de propriedade dela, mas passa lá perto. O legal de fazer esta trilha é que vc faz 02 trilhas em 01, pois vai por um caminho e volta por outro, além de ser mais tranquilo, pois vc não precisa pegar a subida que pegaria, se iniciasse em El Chalten.

Em relação à Ushuaia, como vc claramente gosta de trilhas, eu escolheria Glaciar Vinciguerra ao invés da Laguna Esmeralda. Na verdade, até dá para vc fazer a laguna esmeralda e o glaciar martial no mesmo dia se quiser, já que em novembro o dia escure bem tarde, após as 20. A laguna esmeralda é bonita, mas é uma trilha de 8km ida e volta e chega na lagoa, que é bonita, mas é "normal". Em novembro vc deve pegar a laguna de los templanos congelada e a trilha para o glaciar Vinciguerra ainda te permite andar sobre a neve (depois da laguna, no local perto da carvena de gelo - nós fizemos boneco de neve, escorregamos sobre a neve, foi muito legal), e é muito mais bonito, na minha opinião.  Na verdade eu preferiria o parque tierra del fuego (senda costera) à laguna esmeralda tbm, mas é realmente questão de gosto mesmo.

Em relação a dinheiro, eu fiz um pouco diferente dos demais. A informação que eu tive é que no final do ano os bancos argentinos "gostam" do real porque em janeiro os argentinos veem para o Brasil, para as praias, e comprar muito real. Então o real estava bem valorizado. Não valia a pena trocar real por dólar e depois por peso. Assim, levei só real e troquei tudo em Buenos Aires. Como vc não vai passar por Buenos Aires, o câmbio de Ushuaia é melhor do que o de El Calafate.

 

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, Alexluizs disse:

Montei baseado em 10 dias por causa do orçamento, ainda preciso adquirir uma mochila e roupas necessárias. E também não tenho muita noção do gasto diário com alimentação e traslado.

Então, já dei uma boa olhada nesse site de trilhas, achei muito bom, até salvei os links das que quero fazer. Vou ver se consigo mandar a rota pro meu relógio.

Sobre o dinheiro, você trocou reais por pesos no Ushuaia? E grande parte dos estabelecimentos aceitam cartão então?

Sobre Perito Moreno, ainda estou decidindo se vou fazer a caminhada pelas geleiras (achei o preço meio salgado), mas deve valer a pena. Você chegou a fazer? Creio que seja um passeio quase obrigatório.

E certamente precisarei voltar em outro momento para ir a Torres del Paine hehe.

Troquei reais por pesos sim. Pedi indicação no hostel, me falaram pra ir numa agência de turismo e realmente a cotação estava melhor que outros estabelecimentos. Acho que usei dinheiro duas vezes em Ushuaia, uma pra comprar um choripan, porque estavam sem sinal e outra no correio do fim do mundo, dentro do parque Tierra del Fuego. Carreguei um bolo de notas de ARS no período em Puerto Natalas e Punta Arenas, até voltar pra Argentina.

Perito Moreno é caro mesmo e tem ficado cada vez mais. Fiz o mini trekking e pra mim, valeu muito! Não é um passeio comum e mesmo sendo obrigatório fazer em excursão, faria novamente. Foi surreal andar por lá, ouvir os pedaços de gelo caindo na água ecoando do outro lado do glaciar, etc... é muito foda!

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Posso contribuir a respeito de El Calafate, e principalmente El Chaltén.

1 - Estive por lá em novembro/2023, pegamos nevasca no Perito Moreno (forte, mas como passamos muitas horas por lá, no decorrer do dia foi abrandando). Já em El Chaltén, pegamos muita neve na Loma del Piegle Tumbado e nos metros finais da Laguna de Los Tres (inclusive o lago estava congelado). Em todas as demais trilhas não havia neve.

2 - Super tranquilo, especialmente essas que citasse.

3 - Se tua preocupação é o frio, leve apenas um anorak, um conjunto de segunda pele, bandana (tubular), luvas e touca/gorro. Não achei necessário usar fleece. O dia mais frio que pegamos foi durante a nevasca do Perito Moreno, e isso que citei foi totalmente suficiente para aquela situação. Do restante da roupa, usei botas, meias e calça de trekking (não para neve). Nos dias mais frios usava a segunda pele e o anorak (apesar que em alguns momentos esquentava muito, dai abria o anorak para ventilar). O ideal é carregar as roupas na mochila e trocar caso sinta necessário.

4 - Nessa última vez, devido a situação econômica da Argentina (pré eleições / Milei) eu levei reais/dólares em espécie e cartões NuBank (Mastercard) e WISE (Visa). Usei os cartões em basicamente tudo (reservas, passeios, refeições, etc.), só precisei trocar USD por ARS pois alguns lugares específicos só aceitavam pesos argentinos em espécie (fiz a troca na minha hospedagem mesmo, eles ofereciam o serviço em uma cotação aceitável).

Cara, vejo que tu também é de Santa Catarina (eu sou do Médio Vale), e te digo que o frio de lá não é pior que o nosso.

Já fui duas vezes para El Chaltén e já peguei todo tipo de clima por lá, e nos piores (nevasca e chuva forte) a temperatura caia bastante, mas com as roupas que citei ai em cima não tive qualquer problema. Na maior parte do tempo eu caminhava de camisa manga curta e sem casaco algum (e isso em novembro). Claro que sensação térmica é algo muito particular, talvez tu sinta mais frio que eu.

É que cada conversão que tu fizer, haverá uma taxa do operador. Então o ideal é fazer o menor número de conversões para evita-las. Mas eu não acho um problemão.

Passei 7 dias em El Chaltén, e levei os cartões, uns 200 USD e 300 BRL em espécie. Troquei 50 USD na hospedagem por ARS, e usei uns 50 BRL como gorjeta. Todo restante foi no cartão.

Eles aceitam ARS, mas a maioria dos estabelecimentos aceitará também USD e BRL. Se tu usar cartão isso será pouco relevante. Lembre-se de sempre pagar em ARS ao usar cartão, para se beneficiar do câmbio MEP.

 

E por fim, notei no teu roteiro que tu não alinhou nada para o dia que chegarás em El Chaltén.
Caso você venha com o primeiro ônibus, poderias ainda fazer o Mirador de Los Condores e Las Aguilas, e de quebra passear pela cidade depois. O dia é longo em novembro, aproveite!

Muito obrigado pelas informações, já clareou muito a minha cabeça.

Sobre a roupa, essa jaqueta anorak (acho que nunca vi), tem alguma recomendação de marca? E outra dúvida que surgiu, é a quantidade de peças necessárias, já que todos os dias eu vou estar em alguma caminhada.

Sim, sou de SC também, moro em Guabiruba, próximo de Brusque, Blumenau, etc.

Sobre a chegada em El Chalten, deixei uns espaços de tempo só se caso precisar fazer algo sabe, mas vou dar uma pesquisada nesses lugares que você comentou. 

Engraçado que quanto mais eu leio, mais perguntas eu tenho hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...