Ir para conteúdo

Roteiro de Viagem de 12 dias pelo Leste Europeu (Alemanha + Polônia + Republica Tcheca)


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, pessoal.

 

Estou planejando uma viagem para o Leste Europeu, e como é minha primeira viagem, gostaria de ajuda com locais para visitar, valores e dicas gerais.

 

Provavelmente será nos primeiros 12 dias de março/2025, iniciando em Berlim (2 dias) -> Varsóvia (3 dias) -> Cracóvica + um pulinho em auschwitz (3 dias) -> Príbor, uma pequena cidade na Republica Tcheca onde Freud nasceu que quero visitar (apenas algumas horas) -> Praga (3 dias) -> Dresden (uma noite) -> Berlim (para voltar ao Brasil).

 

Estou planejando uma viagem econômica, então penso em gastar não mais que 12 mil. Sendo que 4 mil é destinado a passagem aérea, saindo de Curitiba, vocês acham que é um valor justo? E para demais despesas como hostel, comida e transporte, vocês acreditam que 8k é o suficiente? Penso em fazer todo esse trajeto de Flixbus. Estou um pouco receoso que o os 12mil seja pouco... Li que hoje em dias o leste europeu não é tão barato como víamos há uns anos.  

 

Além disso, se vocês souberem coisas interessantes para fazer nesses locais, que fujam do "turismo tradicional", ou lugares que vale a pena dar um pulinho, eu agradeço. Gosto muito de experimentar coisas novas, sou apaixonado por cervejas, então acredito que em Berlim já terei alguns locais para visitar kkkk.

 

 

Link para o comentário
  • Colaboradores
3 minutos atrás, lacanmetallic disse:

E para demais despesas como hostel, comida e transporte, vocês acreditam que 8k é o suficiente? Penso em fazer todo esse trajeto de Flixbus. Estou um pouco receoso que o os 12mil seja pouco... Li que hoje em dias o leste europeu não é tão barato como víamos há uns anos. 

Olá @lacanmetallic

(8000/5.7)/12 +- 117 Euros.

É um bom valor se não for para a esbórnia. :) Dá para comer sem problemas e não precisa dormir debaixo de ponte.

E sim, ônibus será a melhor opção para economizar.

6 minutos atrás, lacanmetallic disse:

um pulinho em auschwitz

Não existe "um pulinho em Auschwitz". Decerto gastará um dia todo pois fica a 1 1/2 de distância com ônibus e qualquer tour "rapidão" dura 3 horas, ou seja, 3 horas de transporte + 3 horas de tour = 6 horas, o que eu particularmente acho pouco pelo contexto histórico do lugar.

Outra coisa: "vá comido" para os campos. Não pode-se comer dentro e não tem nada para comer perto, exceto umas vending machines xexelentas.

12 minutos atrás, lacanmetallic disse:

sou apaixonado por cervejas, então acredito que em Berlim já terei alguns locais para visitar

Nah... até tem mas está longe de ser comparável com a Bélgica ;)

Mas vamos lá: Brewdog Berlin. Eles tem 3 endereços na cidade e uma enorme opção de cervejas (cerca de 30). Gosto das cervejas deles.

Na Polônia experimente as ZYWIEC. Não é uma maravilha mas é "tomível" :) Encontra-se em qualquer lugar e a Witbier é boa. Eles também tem duas especiais: uma IPA e uma APA que valem a pena, mas fuja da Pilsen deles. Horrível!

33 minutos atrás, lacanmetallic disse:

Além disso, se vocês souberem coisas interessantes para fazer nesses locais

Berlin tem coisa para se fazer durante pelo menos um ano. Vai ter que ver o que quer fazer pois a cidade tem de tudo para todos. Nem dou sugestões pois depende muito do que procura, mas se fizer uma pesquisa aqui no fórum, encontrará muita informação útil. É só usar o campo de pesquisa na barra superior do site.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado @pmichelazzo.

7 minutos atrás, pmichelazzo disse:

Não existe "um pulinho em Auschwitz". Decerto gastará um dia todo pois fica a 1 1/2 de distância com ônibus e qualquer tour "rapidão" dura 3 horas, ou seja, 3 horas de transporte + 3 horas de tour = 6 horas, o que eu particularmente acho pouco pelo contexto histórico do lugar.

Tens razão, vendo pelo mapa achei que era mais perto de Cracóvia, por isso disse "pulinho". Desculpa se pareci desrespeitoso na forma que disse, não foi a intenção. Creio ser interessante reservar um dia só pra isso, até para absorver tudo.

Ademais, vou seguir suas dicas e também procurar outras publicações no fórum. Abraço, até mais!

Link para o comentário
  • Membros

Eu diria que com uns 50-70 euros por dia você se mantém, contando hostel, comida, uma ou outra atração e transporte local. Flixbus fica numa conta separada, mas não creio que gaste mais que 40euros por viagem, ainda mais na Polonia.

O Leste europeu realmente está ficando tão caro quando o oeste, a Polônia ainda nem tanto, mas a Checa está, porém ainda não chega a níveis de Paris ou Londres.

Sobre o itinerário:

Varsóvia é só uma cidade grande e moderna, ela tem pouca coisa interessante para um turista ver, eu diria que em 1 dia cheio se vê tudo. Eu moveria pelo menos 1 dia para outro canto. Uma coisa que pode fazer é ir de Cracóvia para Brno, 1 noite apenas, e no dia seguinte vai para Praga. Brno é a segunda maior cidade da Checa e fica no meio do caminho do seu roteiro, e tem bastante ossuário por lá.

a 1h30min de Praga tem a cidade de Pilsen. Pessoalmente, foi uma das cidades mais sem graça que visitei :p, porém é a cidade onde foi criado a Pilsen e existe a fábrica da Urquell com um pequeno tour da cervejaria, e também um outro tour que dá pra andar no subterraneo do centro da cidade. Eu gosto de cerveja, então não me arrependi de ter ido lá, mas tá valendo.

 

 

Link para o comentário
  • Membros

@Davi Leichsenring Estou em Varsóvia e discordo de você. É cada museu que tem aqui!zcastelo,da cidade,do levante,das muralhas, centro Copérnico,da presença judaica(aonde eu vi o que nunca estudei no Brasil)e outros que não fui como de João Paulo II e do castelo de Campo que ficam longe,da vida no tempo do comunismo e da guerra fria.4 dias não deu para ir a tudo, pois são imensos e fica 1 longe do outro. Tem dias gratuitos e são diferentes. Descobri ontem em informações turisticas e não pude me planejar, mas está barato para eles.Vale menos que 1 prato de comida na maioria. Também tem o zoo que é imenso e passeio de barco no Vistula.É preciso 1 semana para fazer tudo e sem contar o interior. Os preços é que assustaram, falam que Suíça é cara,vem para o leste europeu que vai ter que transformar em euros para aí virar real. 

Link para o comentário
  • Colaboradores
1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

a 1h30min de Praga tem a cidade de Pilsen. Pessoalmente, foi uma das cidades mais sem graça que visitei :p, porém é a cidade onde foi criado a Pilsen e existe a fábrica da Urquell com um pequeno tour da cervejaria, e também um outro tour que dá pra andar no subterraneo do centro da cidade. Eu gosto de cerveja, então não me arrependi de ter ido lá, mas tá valendo.

Este é um dos motivos pelos quais ainda não fui à cidade. O segundo é que não gosto de Pilsen (da cerveja) 😉

Link para o comentário
  • Membros
5 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

 

O Leste europeu realmente está ficando tão caro quando o oeste, a Polônia ainda nem tanto, mas a Checa está, porém ainda não chega a níveis de Paris ou Londres

 

Não fui para a Rep. Tcheca e Hungria ainda, apesar de serem dois destinos que pretendo visitar em breve, então acabo não tendo muita noção de preço. Você equiparia os preços de Praga (e Budapeste, caso tenha visitado recentemente/acompanhado a questão de preços) com quais outras capitais/cidades turísticas europeias?

Voltei sábado de uma viagem onde passei por Roma, Florença e Madri e achei uma média decente, dentro do esperado para as cidades. Não sou de comer em restaurante caro nem nada do tipo, então minha conta basicamente era "almoço por menos de 10 euros = barato; entre 10-15, dentro do que calculei; de 16 pra cima, 'caro' pro meu padrão estipulado".

Já havia lido, em mais de uma ocasião, que Praga não é mais tão econômica como era no passado, mas ainda não sei o quão "cara" ela tá. Se puder me dar uma ajuda nesse comparativo, ficarei muito agradecido.

Link para o comentário
  • Membros

Boa tarde, @Travis.

Talvez eu possa ajudar, mesmo essa sendo minha primeira viagem para Europa. Mas tentei fazer uma pesquisa aprofundada em vários aspectos de Praga, comida, bares, pontos turísticos etc. Cheguei a alguns valores, cerca de 300 coroas tchecas em um almoço, por exemplo, algo entre 12-15 euros. 

Quanto atrações turísticas, fiz algumas pesquisas, como (Tuor guiado pela cidade;  Castelo de Praga; Torre de Petrin; Strahov Monastery; um bar com degustação de cerveja; Passeio de barco; Museu de Franz Kafka; Cervejaria), para três dias, deu algo em torno de 1300 coroas tchecas, em torno de 52-55 euros.

Além disso, pesquisei um pouco sobre bares, algo que particularmente gosto bastante para um final de dia. Com 70 coroas (3-4 euros), tu consegue tomar uma ou duas cervejas. 

Quanto a hospedagem, fico te devendo. Por enquanto tenho planejado ir com um amigo, e portanto pegaríamos airbnb, dando uns 18-20 euros a diária (os mais baratos)... Mas acho que se tiver sozinho, compensa um hostel, talvez encontre por 10 ou 12 euros.

 

  • Amei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
23 minutos atrás, Travis disse:

Não fui para a Rep. Tcheca e Hungria ainda, apesar de serem dois destinos que pretendo visitar em breve, então acabo não tendo muita noção de preço. Você equiparia os preços de Praga (e Budapeste, caso tenha visitado recentemente/acompanhado a questão de preços) com quais outras capitais/cidades turísticas europeias?

Voltei sábado de uma viagem onde passei por Roma, Florença e Madri e achei uma média decente, dentro do esperado para as cidades. Não sou de comer em restaurante caro nem nada do tipo, então minha conta basicamente era "almoço por menos de 10 euros = barato; entre 10-15, dentro do que calculei; de 16 pra cima, 'caro' pro meu padrão estipulado".

Já havia lido, em mais de uma ocasião, que Praga não é mais tão econômica como era no passado, mas ainda não sei o quão "cara" ela tá. Se puder me dar uma ajuda nesse comparativo, ficarei muito agradecido.

Em 2007 estive em Praga onde paguei coisa de 1.10 Euros numa cerveja. Em 2017 estive novamente e a mesma cerveja custava 1.60 Euros. Resultado: em 10 anos, 45% de aumento.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...