Ir para conteúdo

15 dias pela Riviera Francesa


Posts Recomendados

  • Membros

Comecei meu périplo pela Europa deste ano,no qual irei conhecer mais de 10 países pela França,já que vôo por pontos LATAM só a Península Ibérica, CDG,Frankfurt e Milano(as 2 últimas sempre mais de 100 mil pontos).Já conhecia,pois há poucos meses fiz o vôo da Azul para Orly e,agora,podemos comparar e não seibo que veem nessa coisa.Só tem preço e fama,pois o voo da Latam é muito melhor.Só que ele sai de GRU,cidade e aeroporto que detesto,mas fazer o que?Economizar no avião para poder ficar meses andando, senão eu iria de Air France do Galeão, claro.

O que acho ruim nós 2 aeroportos franceses é a distância de Paris, lembra Confins.Para melhorar a minha vida,chegaria às 9.30h e comprei TGV direto a Avignon para as 13h.Se o vôo atrasarem eu me daria mal.O vôo chegou antes,mas o que demorou foi a mala.Nao tenho costume de despachar,mas desde que ganhei status Platinum na empresa, e consequentemente, o despacho vai grátis.Só tenho que ter medo é de virar mula do PCC.Para isso,fotografar e etiqueta na mala é o que podemos fazer.Mas,a de varios outros viajantes demoraram como a minha.Deve ser devido a origem maldita desse voo que podem estar inspecionando minuciosamente as bagagens.

Mas tinha tempo sobrando,sai do desembarque e fui a estação de trem que fica ao lado,caminhada de 5 minutos. Ajudei uma brasileira que teria problemas com a língua a embarcar a Lille(cidade que fui ano passado)e fiquei esperando a hora de meu embarque.Vamos ao relato nos próximos capítulos. 

20240501_141401.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Avignon

Avignon é conhecida por ter sido a sede do papado nos anos 1300.Tantos séculos depois,pouca gente do Brasil se interessa em conhecer. Em 3 dias que passei lá, só vi duas senhoras de BH.Ninguém mais no feriado de 1 de maio.

A velha direita no Brasil tem o costume de dizer que aqui é o país dos feriados. Feriado é na França.3 em 15 dias,começando pelo 1 de maio, feriado no mundo todo.Na França nem transporte tem.Só intermunicipal.Ao chegar,dia 30.4,recorri ao pouco de francês que não esqueci, para entender isso. Há vários cartazes espalhados pelas cidades. 1 de maio só restaurantes, que cobram ao menos 10 euros por prato. Como adoro comida de supermercado, fui logo ao chegar ao Carrefour e comprei 3.Lá também havia um cartaz avisando do fechamento no outro dia.

E esse outro dia foi de tempestade. A 1 do ano.Frio e chuva, parecia 1 ano antes. Vesti o casaco,quando diminuiu um pouco fui para a rua.Tudo fechado, claro,mas já havia visto na net que o Palácio dos Papas estaria aberto. Minha intenção era essa,porém ao chegar a praça que o mantém me surpreendi como petit train que faz parada ali.Paguei 7 euros e dei uma volta com comentários gravados em espanhol pela cidade.

Ora de gastar mais 15 euros e entrar no Palácio. Enquanto estava lá dentro,a chuva deu um tempo. Vi o monumento, porém é pouco cativante a história. Os 3 papas estao sepultados ali.Está em reforma, não imagino o que vão fazer. Chegou a noite,pensei em ir na igreja ao lado conhecer. fechada.Então,não tinha mais nada a fazer. Comida comprada e a grande maioria dos lugares fechados. Ir para o hotel era o que restava.

Outro dia,2.5 abriu tudo,mas lá perto do hotel,era só residência,e na verdade a estação do TGV fica a cerca de 1 km.Sai de taxi,como na véspera, pois ia a uma área desconhecida até então, a zona de museu. Há 4,o primeiro fica na av principal e a entrada é gratuita. Uma antiga igreja com objetos egípcios.Logo de onde.Um lugar que havia ido há 3 meses. Para quem conhece a fonte,muito fraca a exibição. 

Sai dali,quem voltou?A conversa, não o temporal. Como choveu naquele início de tarde.Debaixo de chuva fui a 2 museus.Na rua de trás hâ um e a entrada ê cara para o que exibe ou melhor, nada(8 euros).Voltei a andar,a chegada parecia que não teria mais fim.E fui parar no 3 museu deo dia(animais-o assunto),entrada 10 euros e,praticamente ao lado,outro de 10 euros,uma super coleção de pintura do tempo do Renascimento. Até para mim,que não gosto e não entendo de nenhuma arte foi interessante conhecer. Esses foram os 3 dias em Avignon e pegar o trem e ir para Marseille, dainicio aos pontos.20240501_170058.jpg

20240501_165743.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marseille 

Cheguei a Marseille as 21h,começava a anoitecer, pois o dia já é mais longo e fui para o hotel que está atras da estação. É mais caro?Sim,mas economizei transporte e fica só a poucos passos. Nos outros dias,quando já sabia o caminho,o fiz em 5 minutos ou men. E ali tem um 4 estrelas muito bom.

No outro dia, era hora de conhecer a cidade tão falada por causa do Olimpique,clube aonde jogou meu idolo Nenê e, mais recentemente, Payet no hop on hop off.Uma pena ele não passar no estádio Velodrome,ficou na vontade de ir lá com a musiquinha na cabeça  "Payet,Payet,Payet,Payet e é é é Gooooollll.Marseille tem muito a visitar,em 3 dias não dá,e tem gente que diz conhecer um lugar em 2 dias. Mais um exemplo está aí.

O bus turistico levou na igreja de Notre Dame de Marseille que fica em um monte aonde se vê a cidade como um todo(foto 1).O dia estava ótimo, fiquei maravilhado em ver a cidade. 

20240503_143422.jpg

20240503_130855.jpg

20240504_155525.jpg

20240505_151006.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...