Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro Europa – Agosto 24


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá Viageiros,

 

Quero por gentileza pedir uma ajuda com meu roteiro para a Europa em uma viagem que farei agora em Agosto.

As dúvidas já começam pelo aluguel de carro. Pela primeira vez vou alugar carro por lá e não sei ao certo as regras para cruzar fronteiras, por exemplo.

Eu vou fazer Eslovênia, Croácia, Montenegro e voltar por dentro da Bósnia para Zagreb.

Então vamos começar por aí e depois eu volto com as dúvidas dos lugares!

 

1 – Qualquer locadora (ou a maioria) permite cruzar essas fronteiras, ou precisa perguntar de uma em uma se eu posso entrar com o carro nesses países?

 

2 – Tem custo adicional normalmente quando se cruza fronteiras?

 

3 – Tem algum seguro especial que tem que ser contratado para poder cruzar as fronteiras ou esse que já é oferecido nos sites é suficiente?

 

4 – Para quem já fez, cruzar a Bósnia é tranquilo?

 

Obrigado,

 

Felipe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
11 horas atrás, felipenedo disse:

1 – Qualquer locadora (ou a maioria) permite cruzar essas fronteiras, ou precisa perguntar de uma em uma se eu posso entrar com o carro nesses países?

A maioria permite sem problema nenhum mas vale verificar quando for alugar. Exemplo da Sixt:

screenshot4.thumb.jpg.11a7dec201b642a7ad7898ed598bc5ed.jpg

11 horas atrás, felipenedo disse:

2 – Tem custo adicional normalmente quando se cruza fronteiras?

Depende, algumas não cobram e outras metem a faca. No caso da Sixt, 9 Euros por dia até um máximo de 45 Euros.

11 horas atrás, felipenedo disse:

3 – Tem algum seguro especial que tem que ser contratado para poder cruzar as fronteiras ou esse que já é oferecido nos sites é suficiente?

O valor que se paga pelo "cross-bording" é para isso mesmo, manter o seguro válido fora do território onde o carro foi alugado.

11 horas atrás, felipenedo disse:

4 – Para quem já fez, cruzar a Bósnia é tranquilo?

O que é "tranquilo"? Se você está imaginando algo devido a lembranças da época da guerra nas antigas repúblicas que formavam a Iugoslávia, esqueça. A Bósnia se tornou um país muito diferente e não existem problemas maiores que os "normais" de seus vizinhos. Tanto que ela o país é candidato a entrar na União Européia e estão se esforçando para tal. Isso faz com que muita coisa tenha melhorado em todos os sentidos no país.

Não esqueça: sua CNH original é solicitada conjuntamente com a permissão internacional para dirigir.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@pmichelazzo Tudo bem?!

 

Muito obrigado pela ajuda!

Estava fazendo umas pesquisas e encontrei através da Rentcars uma locadora que acho que é espanhola com preços muito bons. Se chama OK Mobility.

Você já ouviu falar?

A dificuldade com eles é que só tem contato por telefone.

 

Sobre a Bósnia, a parte da guerra sabia que não seria um problema mais, mas algumas consequências que poderiam me preocupar. Segurança urbana e estradas com baixa manutenção e estrutura auxiliar eram minhas principais dúvidas.

Essa será uma viagem diferente... Serei o "guia" da minha mãe na viagem e não quero colocá-la em nenhuma situação de desconforto desnecessária! 😉

 

E obrigado pela lembrança da CNH. Eu já tinha solicitado a permissão internacional. Estão cobrando R$ 400 para emitir!

 

Agora um pouco do roteiro!

 

Minha mãe se baseou em uma viagem de pacote turístico que viu, então montei um roteiro parecido. É bem puxado, mas ela disse que dá conta, então vamos lá!

 

A ideia é essa:

Dias  País                 Cidade 1                 Cidade 2                                  Comentário

1      Brasil                São Paulo 

2   Croácia                 Zagrebe                                                                 Já chega bem tarde.

3   Croácia                 Zagrebe                                                                Passeio pela cidade.

4   Eslovênia              Zagrebe                 Liubliana                                Passeio por Liubliana

5   Eslovênia               Liubliana                                                              Bate e volta até Piran

6   Eslovênia               Liubliana                Bohinj                                   Lago Bohinj

7   Eslovênia          Bohinj - Liubliana       Zagrebe - Karlovac             Lago Bled e Vintgar Gorge - Viagem de volta

8   Croácia             Zagrebe - Karlovac    Plitvička Jezera                  Visita ao Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

9   Croácia                Plitvička Jezera          Split                                  Parque Nacional dos Lagos de Plitvice pela manhã

10  Croácia                      Split                                                               Passeios pela região

11   Croácia                     Split                       Hvar                                 Passeios por Hvar

12  Croácia                 Hvar - Split            Metkovic                             Blue Caves

13  Croácia                   Metkovic              Dubrovnik                           Passeios por Dubrovnik

14  Croácia                  Dubrovnik             Herceg-Novi                       Passeios por Dubrovnik

15  Montenegro          Herceg-Novi             Kotor                                Manhã: Herceg-Novi  /  Tarde: Kotor

16  Montenegro              Kotor                  Podgorica                           Passeios por Kotor

17  Montenegro          Podgorica              Sarajevo                              

18  Bósnia                   Sarajevo                 Zagrebe                               Passeio por Sarajevo

19  Croácia                 Zagrebe                São Paulo

20  Brasil                      São Paulo 

 

Bom, vamos lá... Tem alguma coisa imperdível nesse trajeto ficando de fora?

É possível cumprir esse roteiro se nada der errado?

Alguma dica bacana para quando estiver em algum desses lugares? Lugar para visitar, restaurantes etc.

Fora o Booking e o AirBnB, alguma sugestão para pesquisa de hospedagem?

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, felipenedo disse:

Se chama OK Mobility.

Você já ouviu falar?

Não, nunca vi mais gorda. Eu sempre alugo carro nas seguintes empresas: Hertz, Sixt e Trifty. Alugava na Avis mas quebrei o pau com eles numa reserva que fizeram a maior m... e fiquei sem carro quando precisava. As outras nunca me deram problema nenhum e prefiro não ter problemas ;)

1 hora atrás, felipenedo disse:

Estão cobrando R$ 400 para emitir!

Welcome to the banana's republic ;)

Sobre seu roteiro, como não colocou a quantidade de dias em cada um,  o que tenho a dizer é:

Penso estar deixando pouco para Bled. É muito, MUITO bonito. Estive lá há algum tempo por insistência de minha mulher e valeu muito a pena. O problema é que demora. Os barcos que vão até a ilhota no meio do lago levam uma eternidade e como vai na altíssima temporada, a coisa deve ficar "complicada".

Em Ljubljana, vá comer no Pop's Burger Bar. Lugar muito gostoso e com uma cerveja artesanal das melhores (a cerveja de "mercado" das Eslovênia é uma bo...). Não perca de ir na cidade alta pelo funicular. Tem uma visão maravilhosa da cidade e toda a parte interna do castelo é linda. Se puder, perambule pelo centro antigo da cidade durante a noite. Ljubljana é muito bonita.

Em Split, o Palácio de Diocleciano é algo surreal. Vale muito dois dias na cidade porque tem muita coisa para ver (infelizmente a cerveja não é tão boa e não tenho dicas de lá).

Kotor, linda, maravilhosa, adorável cidade. Vai andar para caramba porque mesmo sendo pequena, as muralhas ao redor fazem você andar leras. Se puder (e gostar), vale a dica: The Nitrox Pub. Um dos lugares mais simpáticos que já entrei para tomar uma cerveja. Sugestão: IPA da Dogma Brewery.

As demais pouco posso falar. Ou não estive ou somente passei.

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala felipe, blz mano? vou tentar contribuir com um pouco, acabei de voltar desses lados ai (cheguei literalmente hoje no brasil rs)

Croacia: se hospede em Hvar se possivel, os ferry se voce for fazer ida e volta no mesmo dia vai sair em torno de 50 euros (25 por trecho, indo de manha e voltando final do dia), porem o ultimo ferry do dia pra Hvar sai em torno de 8 euros. Ja consegue economizar legal nisso ai
Em zagreb, tentar ir cedo pro lago Plitivice, vale muito a pena. 


Bosnia: Mostar eh uma cidade bem bacana pra se conhecer, nao cheguei ir para a capital mas dizem que nao tem muita coisa atrativa por la
outro ponto aqui: se voce for com carro alugado, tera q ter algo chamado "carta verde", custa uns 50 euros, pedem na fronteira para voce entrar com o carro no pais

Sobre o aluguel do carro, eu vim subindo da albania ate split por transporte publico, alem de fazer bate volta pra macedonia e mostar, Achei super tranquilo, facil e alem de ser bem economico (a passagem mais cara foi em torno de 20 euros)

Tem algum motivo por voce querer ir pra Eslovenia ? Ela meio que é "contra-mão" e ate por isso faz com que voce inclua dias demais em Zagreb, sendo q podia utilizar para outros lugares mais interessantes (Zadar, Hvar, Budva)

Editado por Thiago17
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 16/06/2024 em 18:54, felipenedo disse:

OK Mobility.

Felipe, eu não conheço, mas eu sou a que mete o loco kkkk! Na Itália, no começo desse ano, aluguei numa tal de "LOCAUTO", na hora de tirar, era uma europcar! Tá cheio dessas pequenas que na verdade são operadas pelas grandes, rs.

Tb já aluguei numa "local" dos emirados que por sinal foi a única que permitia cruzar fronteiras com arábia saudita e omã! Essa eu fiz reserva pelo whatsapp kk!

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala @Thiago17! Tudo beleza, e com você?

Bacana que estava curtindo por lá! Já está tudo lotado ou ainda não começou a loucura do verão europeu?

Eu vou dormir uma noite em Hvar. Vou na balsa da manhã em um dia e volto na da noite do outro. Acho que vai ter como conhecer um pouco.

O Lago Plitvice eu vou dormir lá mais perto do parque no dia que vou conhecer. Espero conseguir pegar o horário das 8 no máximo para entrar no parque.

Cara, Eslovênia é um lugar bem bonito. Vou lá passear um pouco.

E a capital da Bosnia tem bastante coisa atrativa. Sarajevo deve ter mais história do que esse país inteiro aqui! Pena que eu vou ter tão pouco tempo por lá.

Acho bem bacana esse esquema que fez de ir subindo de transporte público, mas nessa viagem isso não será uma opção para mim, pois estarei com a minha mãe e a idade dela não permite certas aventuras! 😉

E o carro é isso mesmo o valor para cruzar a fronteira. Uma locadora que vi cobra 20 Euros para cruzar para países da União Europeia e 50 Euros para os fora da UE.

Muito obrigado pela ajuda, Thiago! Faz um relato com umas fotos bacanas e posta aí para a gente ver!

Abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi @Juliana Champi, tudo bem?!

Essas histórias de alugar carro nas arábias por WhatsApp são maravilhosas!!!

Olha, eu costumo meter as caras em algumas coisas assim também, mas li tanta coisa ruim deles que não vou arriscar colocar minha mãe em um esquema que pode dar mais stress do que o necessário. Vou pagar mais e pegar em uma locadora conhecida mesmo dessa vez. Não é garantia que não vai dar problema, mas pelo menos a gente faz a nossa parte!

Abraço!!!

Editado por felipenedo
ajuste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

complementando o que a juliana falou

ano passado aluguei carro na turquia numa tal de koral car rental, e ao chegar na agencia era da europcar  tmb

Editado por FCRO
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...