Ir para conteúdo

GPS erra e casal se perde por 48 dias

Jorge Soto

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Mirtes

É dificl muito dificil a gente andar com margem de erro superior a 8 metros. Em área aberta o erro é de aproximadamente 2 m. Para dar 8 metros precisa estar em área de Canion e com muita ..muita mata acima.

Mesmo hoje existem equipamentos e equipamentos. A escolha do equipo adequado é fundamental. E estudar o que você tem nas mãos.

Para aprendar a usar o GPS por muito tempo eu usei ele para ir de casa ao trabalho, ir ao mercao, restaurante, etc. Caminhos que eu tinha total conhecimento e algum erro eu saberia de imediato.

É muuito mais comum as pessoas errarem e se perderem ou "bater em muro" com mapas ruins incoporados ao aparelho. E aí a culpa é do aparelho??!?!??

O Marcelo comentou muito bem a questão de energia. Pilhas reservas são fundamentais. Quanto mais você depender do equipo mais segurança você precisará dar a ele.

Abração

Link para o comentário
  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Dias com mais postagens

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

48 dias é cabacisse

é igual aquele padre que foi no balões e não sabia usar

trackback funciona mesmo que o mapa ou coordenadas erradas tenham sido baixados para o gps.

(é o que vc percorreu, voce dá um comando e o gps manda voce retornar pelo mesmo caminho)

ai mesmo que a diferença de erro seja 3/6/9/12m. você errando, nunca vai ficar perdido 48 dias em um mesmo local.

::putz::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

GPS apenas orienta, quem navega é sua cabeça. Sempre costumo dizer isso.

Agora, o trio GPS, bússola e carta topográfica é quase infalível. Tem que saber manusear os três, e mais ainda, saber passar coordenada do GPS para a carta( isso é uma mão na roda).

No mais, precisão de gps depende de vários fatores mesmo. Seja cobertura de nuvens, topografia local( em Canions estreitos pode até perder sinal até), depende inclusive de ventos solares( !!!).

Outro fator na precisão do GPS que muitos esquecem: fazer a calibração da bússola sempre que trocar as pilhas, ou fazer grandes deslocamentos com o aparelho desligado. A não observância deste quesito pode gerar até 15 graus de diferença do pnoteiro da bússola do mesmo...

Ah mas, eu acho que todo mundo que se mete numa trilha tem necessariamente saber algum conhecimento básico de navegação e orientação terrestre, bem com cartografia.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Mirtes

É dificl muito dificil a gente andar com margem de erro superior a 8 metros...

Até porque... andar fora de uma rota com margem de erro superior a 10 metros durante muito tempo sem perceber a incompatibilidade topográfica só em planícies desérticas como o Salar de Uyuni ou Lençóis Maranhenses.

[mostrar-esconder][align=center]208N%20-%20Ragazzi%20Boliviani%20attraversano%20il%20Salar%20de%20Uyuni%20(Bolivia).jpg

lencois-maranhenses-s9.jpg[/align][/mostrar-esconder]

... é igual aquele padre que foi no balões e não sabia usar...

ÃÃÃh... Mas o padre não sabia usar... o GPS, os balões... ou não sabia nadar? ::hahaha::

[mostrar-esconder][align=center]padreadelirnn0.jpg

Deus%20Padre.jpg[/align][/mostrar-esconder]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ram

Muito bem colocado.

Quem navega é sua cabeça.....

E bem lembrado a questão da calibração da Bússula. E é muito simples calibrar.

Pra quem faz travessias ao nível do mar e anda em montanha (meu caso) o altímetro também precisa ser constantemente calibrado.

Sandrão

To morrendo de rir

aquele padre sabia o que afinal?? rs

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Quem nos fornece os mapas ruins incorporados no aparelho é o banco de dados. A quem recorrer, senão a esses dados?

Nada mais a dizer, senão boa sorte aos que confiam totalmente na tecnologia de ponta.

Exato. Mas sempre existem aqueles q se perdem ate pra ir no banheiro, onde o GPS da uma ajudinha basica. Contudo, este pessoal tem q saber minimamente saber se virar em casos de falha do aparelho, do contrario viram facilmente noticia do Fantastico ou daqui mesmo. Utilizar GPS indiscriminadamente sem fazer esforco em saber trocar estepe em caso emergencial sim é pedir pra sempre depender do guincho qdo um simples pneu fura.

GPS apenas orienta, quem navega é sua cabeça. Sempre costumo dizer isso.

Nao existe melhor aparelho de navegacao q o cerebro. Nao pifa, nao precisa mudar pilha e ta sempre funcionando. Basta saber exercita-lo navegando visualmente com carta, bussola e bom senso, e condiciona-lo a isso. Logico q isso requer experiencia, e muita tentativa e erro. E tal qual andar de bicicleta, nunca mais se esquece. Saber tomar decisoes tb faz parte da navegacao, coisa q o GPS toma comodamente pra vc. O aparelho pode dar a direcao, q pode ser nem sempre a melhor e vc obedece cegamente e acende ate vela. Uma carta pode mostrar outras opcoes, q cabe a vc avaliar usando sua massa cinzenta e dali tomar a decisao mais acertada.

GPS sempre foi complemento e nao artificio imprescindivel de navegacao. Apenas pra quem se acomodou a isso.

Link para o comentário
  • Colaboradores

só pra contribuir com a questão do erro apresentado pela medida do GPS...

No ano passado postei em algum lugar aqui no site do mochileiros.com um arquivo com umas comparações que fiz aqui no laboratório que trabalho.

O esquema foi o seguinte: aqui tem um GPS fodão que é calibrado pelo Observatório Nacional, ou seja, ele é confiável. Esse GPS fica instalado em um dos nossos laboratórios e a antena dele fica em cima do prédio.

bom, consegui reunir alguns GPS da marca Garmin e comparei as medidas de posição de todos com o tal GPS fodão. no anexo, que coloquei aqui de novo, tem os resultados.

Apenas o GPS MAP 60CS deu uma diferença muito grande na medida (51m). eu desconfio que deveria ter alguma configuração errada nele, ou ele realmente tava ruim.. de qualquer forma não corri atrás pra verificar o que foi.

os outros GPS apresentaram leituras com erros máximos 10 metros, sendo que alguns apresentaram erros de 50 cm ::otemo:: .

48 dias é cabacisse ... (..., voce dá um comando e o gps manda voce retornar pelo mesmo caminho)

ai mesmo que a diferença de erro seja 3/6/9/12m. você errando, nunca vai ficar perdido 48 dias em um mesmo local.

::putz::

Falou tudo Raffa!!! eu apostaria minhas fichas que esse cara não sabia usar o aparelho direito, ou acabaram-se as pilhas.

Verificação de GPS Garmin.pdf

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lembro desse teu teste Marcelo.

Tá lá no fórum de GPS - eu editava ele na época.

Muito bem feito o trabalho..merece elogios.

Sandrão

Com um iPad vc vai virar noticia. rs...

Esses dias um colega estava com um celular com GPS e o aparelho insistia em mostar que ele estava na China e não no Japão. rs

Abraços

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...