Colaboradores Este é um post popular. Tadeu Pereira Postado Maio 28 Colaboradores Este é um post popular. Postado Maio 28 (editado) Trilha Pico do Lopo - Extrema - MG - BlablaCar e Uber - 20/04/2024 Mirantes: Pedra do Marino, Pedra dos Cabritos, Pedra das Flores e Pico do Lopo. Dificuldade: Fácil Distância: 7,0 km (Ida e volta) Salve salve trilheiros e trilheiras! Segue o relato desta trilha fantástica situada na Serra do Lopo na cidade de Extrema no sul de Minas Gerais. A trilha tem inicio na Pousada Céu da Mantiqueira a aproximadamente 9 Km da cidade de Extrema. A trilha é de nível fácil com 3,5 km de extensão, 400m de ganho de elevação e faz parte do complexo da Mantiqueira com seu nome fazendo referência a grande quantidade de lobos guarás que habitam a região. No decorrer da trilha pela crista da serra existem alguns mirantes com vistas panorâmicas mostrando belas paisagens do lado paulista e do lado mineiro pois a serra fica na divisa dos estados de Minas Gerias e São Paulo. Partida - 20/04/24 - Ida 10:00am - São Paulo x Extrema (Portal Sul) -> BlablaCar R$28,00 - Extrema (Portal Sul) x Pousada Céu da Mantiqueira -> Uber R$10,00 e Carona - Entrada da Pousada -> R$25,00. Partindo de São Paulo capital às 10:00hs horas do Terminal Rodoviário do Tietê peguei um BlablaCar por R$28,00 até a entrada da cidade de Extrema MG - Portal Sul - em uma hora e meia de duração. Do portal sul de Extrema até a Pousada Céu da Mantiqueira onde fica o início da trilha tem uma distância de aproximadamente 11km com estrada de asfalto e terra. Chamei um Uber até a pousada e depois de um bom tempo um motorista aceitou a corrida. Aguardei o motorista chegar e no meio do caminho ainda dentro da cidade de Extrema o mesmo me perguntou se eu iria até a Pousada Céu da Mantiqueira. Respondi que sim e que iria fazer a trilha do Pico do Lopo. Sabendo disso o motorista me informou que este caminho chamado de Estrada da Embratel na Serra do Lopo os motoristas de aplicativo da cidade não realizam por ser de difícil acesso para carros e que se eu quisesse fazer o caminho com ele ficaria R$150,00 Reais. Na mesma hora pedi para que ele parasse o carro para saber mais sobre e depois de uma breve negociação o mesmo aceitou me deixar no início da subida da serra ficando por R$10,00 a corrida. Assim que desci do carro vi uma placa informando que daquele ponto até a Pousada Céu da Mantiqueira eram de 9km. Joguei a mochila nas costas e comecei a caminhada já com o pensamento de conseguir alguma carona no meio do caminho, pois eram nove longos quilômetros de subida. Caminhei por uns dez minutos encontrando com alguns carros e pessoas descendo a serra e logo passou um carro subindo que aceitou me dar uma carona até a pousada. Entrei no carro informando que gostaria de fazer a trilha do Pico do Lopo e logo descobri que aquela família residia na Pousada Céu da Mantiqueira e que nem cobrariam minha entrada. Foi melhor que o imaginado hehehe. O casal Ferrugem e Maria com seu filho Gabriel e seu cachorro foram super simpáticos e solícitos comigo, me contaram algumas histórias do local, me forneceram água e ainda me indicaram uma entrada alternativa ao lado da sua casa para iniciar a trilha. A trilha teve início em uma porteira que fica trancada para pessoas não autorizadas, pois o início da trilha para o público geral fica um pouco mais abaixo ao lado do restaurante da pousada. Eu só iniciei a trilha neste local com autorização do casal que reside na pousada. A trilha considerada de nível fácil é indicada para todas as idades inclusive para aventureiros com pouca experiência em trilhas de alta montanha. Tem início por dentro da mata fechada, característica de Mata Atlântica, com sombra em quase todo o percurso, com alguns trechos caminhando sobre rochas, e com um pequeno trecho de escalaminhada (subida em pedras que necessitam o apoio das mãos) que leva até o cume em aproximadamente uma hora e meia dependendo do ritmo e condições físicas de cada pessoa. Logo nos primeiros metros da trilha já se encontra o primeiro mirante chamado de Pedra do Marino com uma linda vista panorâmica. Vale a pena parar por um tempo e contemplar a paisagem. A trilha passa também por uma lagoa. Uma ótima oportunidade para se refrescar nos dias mais quentes. Caminhando por mais alguns minutos cheguei em mais um mirante com uma vista panorâmica fantástica do lado paulista da serra e do Pico do Lopo. Este mirante tem o nome de Pedra dos Cabritos valendo muito a pena contemplar a vista panorâmica deste lado da serra. Após um bom tempo contemplando na Pedra dos Cabritos retornei para trilha para chegar a uma das áreas de camping que existem no decorrer da trilha. Assim que comecei a trilha passei por um pequeno riacho com pouca água porém não tive a informação se era ou não potável. Como eu não estava com filtro e nem com o cloro para purificação da água, preferi não arriscar beber e levei um litro e meio de água para passar a noite na serra. Como no dia o clima estava um pouco quente a água não foi suficiente e precisei pedir mais um pouco de água para um grupo que estava acampado na serra também. Então eu recomendo em dias muito quentes levar dois litros de água para não faltar e ficar tranquilo para beber e cozinhar. Caminhando mais alguns minutos se tem a primeira área de camping dentro da mata com espaço para aproximadamente dez barracas dependendo do tamanho de cada uma. Esta primeira área de camping é mais fechada pela mata sendo assim não tão exposta ao vento, chuva e sol. Caminhei por mais alguns minutos e cheguei na fantástica Pedra das Flores. Este lindo local é uma plataforma de rocha a aproximadamente 1.660 metros de altura com área de aproximadamente 1km² e visão de 360° que encanta qualquer aventureiro com a vista desde a cidade de São Paulo até a Pedra de São Domingos, que é o ponto mais alto do sul de Minas Gerais. Da Pedra das Flores também se tem uma bela vista da represa de Joanópolis e uma visão ampla do Pico do Lopo, o ponto final da trilha. Possui em suas fendas e ondulações lindas espécies de flores como orquídeas, chuva de ouro, bromélias e lírios rubis. Caminhei por alguns minutos explorando o local e encontrei em meio as rochas e vegetação um cantinho para armar a barraca, pois os melhores lugares para acampar na Pedra das Flores já haviam sido ocupados. Tratei de armar logo minha barraca com uma vista privilegiada do Pico do Lopo ou Pedra do Cume para garantir o lugar pois estava chegando mais e mais pessoas com o mesmo objetivo de acampar na Pedra das Flores. Armei minha barraca com uma visão ampla da Pedra do Cume, fiz um rango para repor as energias e iniciei a subida para a pedra do cume para ver o por do sol. A trilha é um pouco mais fechada, sem lugares expostos a altura até chegar no trecho de escalaminhada que necessita usar as mãos para subir até o acesso ao ponto mais alto da Serra do Lopo. Logo após este trecho de escalaminhada, caminha - se por mais alguns metros e já se encontra a pedra do cume com o livro de assinatura do Pico do Lopo. Para assinar o livro é necessário ter noções básicas de técnicas de escalada pois necessita de uma certa habilidade para acessar a pedra onde esta o livro. Logo ao lado da pedra do cume existe um pequeno espaço para camping onde cabe aproximadamente 2 ou 3 barracas de pequeno porte. Do topo a 1.780 metros de altitude é possível contemplar uma vista de 360° de diversas cidades da Serra da Mantiqueira nos estados de SP e MG. Me posicionei em um lugarzinho estratégico e confortável no meio das pedras e aguardei o cair do sol naquela imensidão de montanhas vista lá de cima. Tive o privilégio de ver de um lado a lua nascendo e do outro o sol se pondo majestosamente. Após a contemplação deste espetáculo mágico da natureza retornei já no escuro com auxilio de uma lanterna para minha barraca na Pedra das Flores. Debaixo de uma bela lua e de um céu muito estrelado fiz novamente um rango para depois poder me recolher para um merecido descanso, pois em algumas horas já teria que acordar para ver o sol nascer da li mesmo da minha barraca. A visão de manhã antes do sol nascer é simplesmente fantástica. As nuvens encobriram tudo em baixo da serra criando uma imagem simplesmente magnífica da natureza. O sol ainda não tinha nascido e a temperatura estava um pouco mais fria com um vento bem tranquilo naquela manhã de domingo. Foi quando o astro rei mostrou toda sua força e nasceu exuberante para mostrar que valeu muito a pena ficar e contemplar toda sua beleza grandiosa que veio mais um dia nos iluminar. Bom dia! Após tomar um belo café da manhã com aquela majestosa paisagem comecei a desmontar acampamento para fazer a trilha de volta. Para retornar levei aproximadamente uma hora até a Pousada Céu da Mantiqueira, onde se pode usar toda infraestrutura do lugar como banheiros, duchas, uma piscina e um restaurante que funciona mais aos finais de semana e feriados. Retorno - 21/04/24 - Volta 12:00pm - Pousada Céu da Mantiqueira x Extrema (Portal Sul) -> Carona R$0,00 - Extrema x São Paulo -> BlablaCar R$29,00 Para retornar os 9km até a cidade de Extrema um grupo de trilheiras generosamente me ofereceram uma carona até o ponto onde o motorista do BlablaCar iria me pegar as 13:40hs para retornar a cidade de São Paulo. Aguardei por uns 40 minutos e logo o motorista chegou e em uma hora e meia estava no Terminal Rodoviário do Tietê em São Paulo. GRATIDÃO Facebook: https://www.facebook.com/tadeuasp Instagram: https://www.instagram.com/tadeuasp/ Editado Junho 4 por Tadeu Pereira 5 Citar
Colaboradores StanlleySantos Postado Maio 28 Colaboradores Postado Maio 28 Ainda não conhecia esse, definitivamente preciso passar uma noite aí durante uma passagem futura por Minas. Belos registros! 1 Citar
Membros rafa_con Postado Maio 28 Membros Postado Maio 28 Deu vontade hein ❤️ Belíssimas fotos e o clima tava perfeito. Mas amigo 1,5L de água foi loucura total pra passar a noite KKKKKKKKKKK ainda bem que o pessoal foi colaborativo. 1 Citar
Colaboradores Tadeu Pereira Postado Maio 28 Autor Colaboradores Postado Maio 28 2 horas atrás, StanlleySantos disse: Ainda não conhecia esse, definitivamente preciso passar uma noite aí durante uma passagem futura por Minas. Belos registros! Olha eu me surpreendi com esse lugar... a trilha é bem simples e curta mas lá em cima da serra é de uma grandeza ímpar... vale muito a pena passar a noite no pico... Vlwww Citar
Colaboradores Tadeu Pereira Postado Maio 28 Autor Colaboradores Postado Maio 28 54 minutos atrás, rafa_con disse: Deu vontade hein ❤️ Belíssimas fotos e o clima tava perfeito. Mas amigo 1,5L de água foi loucura total pra passar a noite KKKKKKKKKKK ainda bem que o pessoal foi colaborativo. Obrigado por ler o relato... Então eu acabei vacilando nesse lance da água... como estava muito calor acabei bebendo mais água do que pensei... próximo ao camping até tem um pequeno curso de água, porém neste dia a água estava impropria para beber. Preciso me atentar mais com a água na próxima heheheh Vlwwww Citar
Membros Michele11 Postado Junho 1 Membros Postado Junho 1 Nossa, nunca mais tinha ouvido falar no Blablacar! Fiquei surpresa que ainda funciona 😁. Adorei o relato e já coloquei essa trilha na lista de desejos! 1 Citar
Colaboradores Tadeu Pereira Postado Junho 4 Autor Colaboradores Postado Junho 4 Em 01/06/2024 em 12:35, Michele11 disse: Nossa, nunca mais tinha ouvido falar no Blablacar! Fiquei surpresa que ainda funciona 😁. Adorei o relato e já coloquei essa trilha na lista de desejos! Oi Michele... obrigado por ter lido o relato... Então o Blablacar super funciona... uso desde 2015 e nunca tive problemas com o app... vale muito a pena pelo valor e pelo tempo de viagem... recomendo muito! Vlwwwww 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.