Ir para conteúdo

Volta ao mundo - dúvida de imigração


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia galera!

Estou começando a organizar uma trip de volta ao mundo.. Ainda está meio longe, mas como é um projeto grande já estou começando a me planejar :)

Uma dúvida que tenho que não consegui encontrar respostas é sobre a imigração nos países. Como vai ser uma trip sem data de retorno, a intensão é não comprar a passagem de volta, e sim ir comprando passagens de ida para outros países, conforme a viagem for rolando.

Alguém que já teve essa experiência, sabe me dizer como foi passar pela imigração sem a passagem de volta? Como os agentes reagem a esses casos? Sou meio medrosa em questões burocráticas, então to querendo evitar problemas hehehe

Aproveitando, se tiverem alguma indicação de por onde começar esse tipo de viagem, eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá @letunci4, seja bem-vinda ao fórum.

Se você está realmente pensando em fazer uma volta ao mundo, sugiro que procure nos sites das alianças aéreas, tickets conhecidos como round the world. Eles podem sair mais baratos para você mas existem algumas regras que variam de aliança para aliança. Por exemplo, na Star Alliance as regras são:

  • Start and end your journey in the same country and travel a maximum of 39,000 miles
  • Follow one global direction (East or West)
  • Cross both the Atlantic Ocean and the Pacific Ocean
  • Have a minimum of 2 stops and maximum of 15 stops
  • Travel between 10 days to 1 year

As vantagens deste tipo de ticket são: você paga uma vez por tudo, tem o comprovante que de que vai sair do país e tem flexibilidade de datas.

Porém veja que coloquei em negrito que "podem" ser mais baratos. Se colocar na ponta do lápis, pode ser que não saia pois no caso desse tipo de passagem, estará pagando pela flexibilidade de datas e voos, o que não acontece numa passagem "vai com Deus".

Se esta não for sua opção devido a grana, o que fazer? Depende.

No sudeste asiático, não precisa se preocupar. Qualquer "desculpa" como "vou sair por terra no dia tal pela cidade tal" resolve a pendenga. Já na Europa, dependendo por onde entrar e também de como o agente de imigração dormiu na noite anterior, pode ter problemas. Nos Estados Unidos, a mesma coisa; se o camarada acordou de mau humor, pode te encher o saco pois "passagem de volta" é algo obrigatório (dizem o mesmo da Europa mas raramente pedem algo. Os europeus são mais desencanados que a grande democracia mundial).

Nestes casos, o que fazer? Tem que gastar uma grana a mais e comprar um bilhete flexível e/ou reembolsável que lhe permita a troca e/ou devolução de acordo com sua vontade e/ou necessidade. Não tem como fazer diferente e claro, pagará por isso.

Por onde começar este tipo de viagem? Pelo Google Maps!

Entre no site, reduza o zoom e veja onde gostaria/desejaria ir. Comece a traçar o plano e vá pesquisando o que quer. Escreva um monte de papelzinhos, enfie-os dentro de um vaso e deixe descansando por algum tempo. Depois, pegue o vaso, releia cada um deles e veja se é isso mesmo que deseja fazer ou não. Algumas coisas irá retirar, outras irá colocar. Depois disso feito, como a viagem vai acontecer lá longe, não precisa se preocupar com os voos, mas é interessante saber como entrar e como sair dos países onde vai. Para isso, use o FlightsFrom.com (https://www.flightsfrom.com/map). Neste site você digita o aeroporto que deseja e ele mostra para você todos os voos que saem ou chegam naquele aeroporto, com as frequência e companhias aéreas. É muito útil para fazer este tipo de planejamento pois pode conhecer coisas novas ou passar raiva, pois está do lado de algo sensacional e descobre que, para chegar lá, precisa ir lá nos quintos dos infernos e voltar (notadamente isso acontece no Oceano Pacífico).

Vai refinando o roteiro, vendo alternativas, preços, custos, etc. Aproveite e vá lendo as postagens que o pessoal coloca aqui. Pode obter muita informação interessante (vai que quer ir à Socotra, tem info).

Quando chegar a época de comprar as passagens, que é uma das últimas coisas a fazer, aí você volta aqui que ajudamos. Antes disso, tem que fazer a lição de casa :)

  • Amei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, letunci4 disse:

Alguém que já teve essa experiência, sabe me dizer como foi passar pela imigração sem a passagem de volta?

Na verdade os agentes vão querer saber de sua passagem de SAÍDA do país. Se vc volta ou não pra sua casa, pouco importa pra eles.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, pmichelazzo disse:

Olá @letunci4, seja bem-vinda ao fórum.

Se você está realmente pensando em fazer uma volta ao mundo, sugiro que procure nos sites das alianças aéreas, tickets conhecidos como round the world. Eles podem sair mais baratos para você mas existem algumas regras que variam de aliança para aliança. Por exemplo, na Star Alliance as regras são:

  • Start and end your journey in the same country and travel a maximum of 39,000 miles
  • Follow one global direction (East or West)
  • Cross both the Atlantic Ocean and the Pacific Ocean
  • Have a minimum of 2 stops and maximum of 15 stops
  • Travel between 10 days to 1 year

As vantagens deste tipo de ticket são: você paga uma vez por tudo, tem o comprovante que de que vai sair do país e tem flexibilidade de datas.

Porém veja que coloquei em negrito que "podem" ser mais baratos. Se colocar na ponta do lápis, pode ser que não saia pois no caso desse tipo de passagem, estará pagando pela flexibilidade de datas e voos, o que não acontece numa passagem "vai com Deus".

Se esta não for sua opção devido a grana, o que fazer? Depende.

No sudeste asiático, não precisa se preocupar. Qualquer "desculpa" como "vou sair por terra no dia tal pela cidade tal" resolve a pendenga. Já na Europa, dependendo por onde entrar e também de como o agente de imigração dormiu na noite anterior, pode ter problemas. Nos Estados Unidos, a mesma coisa; se o camarada acordou de mau humor, pode te encher o saco pois "passagem de volta" é algo obrigatório (dizem o mesmo da Europa mas raramente pedem algo. Os europeus são mais desencanados que a grande democracia mundial).

Nestes casos, o que fazer? Tem que gastar uma grana a mais e comprar um bilhete flexível e/ou reembolsável que lhe permita a troca e/ou devolução de acordo com sua vontade e/ou necessidade. Não tem como fazer diferente e claro, pagará por isso.

Por onde começar este tipo de viagem? Pelo Google Maps!

Entre no site, reduza o zoom e veja onde gostaria/desejaria ir. Comece a traçar o plano e vá pesquisando o que quer. Escreva um monte de papelzinhos, enfie-os dentro de um vaso e deixe descansando por algum tempo. Depois, pegue o vaso, releia cada um deles e veja se é isso mesmo que deseja fazer ou não. Algumas coisas irá retirar, outras irá colocar. Depois disso feito, como a viagem vai acontecer lá longe, não precisa se preocupar com os voos, mas é interessante saber como entrar e como sair dos países onde vai. Para isso, use o FlightsFrom.com (https://www.flightsfrom.com/map). Neste site você digita o aeroporto que deseja e ele mostra para você todos os voos que saem ou chegam naquele aeroporto, com as frequência e companhias aéreas. É muito útil para fazer este tipo de planejamento pois pode conhecer coisas novas ou passar raiva, pois está do lado de algo sensacional e descobre que, para chegar lá, precisa ir lá nos quintos dos infernos e voltar (notadamente isso acontece no Oceano Pacífico).

Vai refinando o roteiro, vendo alternativas, preços, custos, etc. Aproveite e vá lendo as postagens que o pessoal coloca aqui. Pode obter muita informação interessante (vai que quer ir à Socotra, tem info).

Quando chegar a época de comprar as passagens, que é uma das últimas coisas a fazer, aí você volta aqui que ajudamos. Antes disso, tem que fazer a lição de casa :)

Oi @pmichelazzo! Muito obrigada pela sua resposta, muito esclarecedora!

Tenho apenas mais uma pergunta: Você saberia me dizer se na Europa tickets de terra para outros países são considerados na imigração? Por exemplo, estaria tudo certo caso eu entre em X país, com uma saída para pais Y por terra, como por trem ou ônibus?

Muuuito obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
3 minutos atrás, letunci4 disse:

Oi @pmichelazzo! Muito obrigada pela sua resposta, muito esclarecedora!

Tenho apenas mais uma pergunta: Você saberia me dizer se na Europa tickets de terra para outros países são considerados na imigração? Por exemplo, estaria tudo certo caso eu entre em X país, com uma saída para pais Y por terra, como por trem ou ônibus?

Muuuito obrigada desde já!

Não existem fronteiras dentro do Espaço Schengen, ou seja, se sair da França e ir para a Bélgica, ninguém sabe, ninguém viu. Se está falando de sair do espaço Schengen e ir, por exemplo, para a Inglaterra, sim, seja por trem, ônibus ou submarino, os tickets são considerados e você faz emigração e imigração.

Isso acontece, por exemplo, na estação de Bruxelas quando pega-se o Eurostar para Londres. Você passa a segurança, tem duas casinhas da emigração belga, apresenta o passaporte, dá tchau, anda 10 passos, apresenta de novo o passaporte mas agora, nas casinhas da imigração inglesa. Nem pedem ticket porquê viram de onde vc saiu :)

O mesmo acontece com ônibus. Se você sair do espaço Schengen de busão, vai parar na fronteira, descer do bumba, mostrar o passaporte, cara-crachá e volta para o busão.

Doido mas é assim mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...