Membros adrianomask Postado Maio 15 Membros Postado Maio 15 (editado) Vamos então a um relato da minha passagem pelo Peru entre 03/05 a 14/05 de 2024. Pra quem não me conhece, essa é a minha quarta viagem internacional e estava 1x2 para rolês não concluidos. Minha primeira foi em 2018 para Santiago no Chile e foi um sucesso, fomos em 2020 pra Argentina e ao Uruguai em março (sim, quando a pandemia explodiu) e, em 2022 fomos pro Peru mesmo, mas a Lima com destino final Arequipa. Nessa ocasião, os protestos pararam o país inteiro e não conseguimos sair da capital. Felizmente, esse retorno ao país, indo desta vez unicamente a Cusco foi incrível e inesquecível, empatando o jogo; #Dia 1 - Partida do Brasil e chegada em Cusco Nosso voo partiria dia 03 de maio às 03h30 da manhã, gosto de chegar nos países o mais cedo possível. Expectativa? Estar 10h05m em Cusco… Mas não foi assim. Segundo o piloto da aeronave, houve um problema com o computador e eles estavam o substituindo, a princípio pediu 30min, depois mais 30min, outros 30min e posteriormente mais 15min mas que desta vez iríamos, e de fato fomos. Claro que não eram exatos 30min, então tivemos um atraso aproximado de 135 minutos mas finalmente saímos de Guarulhos com destino a Lima. Ao chegarmos no aeroporto, claro, estava um caos. Havia uma muvuca de gente pra todo lado, as malas que os passageiros despacharam não funcionavam no auto atendimento, fazendo com que todo mundo tivesse que pegar uma fila e despachar manualmente, imigração, checagem das passagens… Só sei que quando nos vimos prontos pra embarcar, faltavam apenas 20min pro portão fechar. Lembrando que eu era muito familiar ao aeroporto de Lima (pela experiência anterior) e algumas pessoas até me seguiram pois estavam na mesma situação. Óbvio que o voo atrasou também, mas chegamos em Cusco com 2h de atraso total. Creio que por mais caótico que tenha sido, nossa conexão “normal” seria de mais tempo do que foi feito nessa situação, logo, tiramos uns minutinhos do atraso e ok, estávamos em Cusco. Nossa mala chegou quebrada, fomos ao guichê da LATAM e resolvemos lá mesmo (me ofereceram se eu não me engano 50 dolares) e saímos da área, o que logo fez um milhão de taxistas aparecerem de todos os cantos pra perturbar e sim, eles tentam aplicar um golpe em turista se você não ficar esperto. Jamais podemos subestimar esses momentos, achando "sou ligeiro, caio nessas não", meu caro, você pode cair sim, o ideal é irmos preparados para tal, afinal, chegamos exaustos no destino e por vezes "queremos apenas resolver logo" e é ai que a oportunidade deles aparece. Havia lido que os primeiros taxistas cobrariam bem mais caro do que alguns outros que ficam mais afastados (segundo o relato, facilmente 3x a menos) então, como havia visitado Lima em 2022, nem troquei dinheiro nenhum e levei 20 soles da viagem anterior em fácil acesso e quando o cara grudou na gente se oferecendo e cobrando $40, repeti diversas vezes que "só tenho 20 soles", ele foi baixando pra 35, 30... Até que aceitou os 20, era cerca de 5km de lá para nossa estadia. Mas enfim, pegou nossas malas, colocou no carro e iniciamos a viagem. Ao dar partida no veiculo, ele pediu 5 soles pra pagar o estacionamento (sim, sabia que a sacanagem começava ali) mas não se esqueça: Só tenho 20 soles; Eu confesso que sou uma pessoa que gosta da previsibilidade, estudo tudo que vamos fazer, principalmente em fases criticas mas desta vez, sei lá porque optei pela imprevisibilidade pois queria ver onde aquilo ia dar. Paguei a saída e misteriosamente os outros 5 soles sumiram, me devolvendo apenas 10. Ao invés de me levar pro endereço que queria, disse que me levaria a uma agencia conhecida, bem mediana por sinal (havia comentários na Internet de passeios ok mas outros desastrosos, do tipo “perdi o tour”, 3.2 estrelas), fui simpático, peguei alguns valores, simulei uns e bora pra casa. Quando finalmente chegamos no local onde iamos ficar e entreguei pra eles os 10 soles, retrucou "a gente combinou 20", disse "mas eu tinha os 20" e entreguei os 10. Ele ficou com uma cara muito feia mas foi embora. Ao chegarmos, fomos muito bem atendidos pela nossa host, nos deu folhas de coca, pegou um mapa em 3D de Cusco, apontou nossa localização e começou a fazer marcações de locais importantes, desde mercados, feiras, pontos turisticos importantes proximos, chip de celular, restaurantes... Tudo que iamos precisar. Nos entregou o mapa e nos direcionou ao quarto. Chegamos, tiramos o excesso de peso e já saímos pra resolver as coisas. Percebemos a altitude, eu e minha irmã nos cansavamos mais rápido, ela ficou um pouco enjoada, tomou um chá de coca e melhorou um pouco e depois um remédio de enjoo, mas tudo ok e dentro do esperado. Eu não sei se tive alguma coisa, pois como fiquei dormindo e acordando no voo e isso sempre me deixa com dor de cabeça, tomei um remédio pra isso (ainda indo para Lima) e não tive mais nada. Pelo cansaço, fomos apenas a praça de Armas, tiramos umas fotos, trocamos dinheiro, conseguimos um chip de celular, comemos alguma coisa e voltamos pra descansar. A grande base de crédito que usamos foi o cartão global da Inter, maravilha do senhor jesuis. Posso adiantar? Venha com dinheiro, mas você pode majoritariamente usar seu cartão global que é muito mais prático e na pior das hipóteses, sai igual a perda na melhor casa de câmbio que você encontrar. Fica a dica; #Dia 2 - O normal, apenas conhecemos os principais pontos da cidade, já notando uma queda considerável nas vezes que precisávamos parar numa subida por conta da aclimatação. Até aqui, nada de enjoo, dor de cabeça, cansaço, nenhum sintoma. Minha irmã estava ok também hoje; #Dia 3 - Inicialmente, iriamos fazer um bate volta até Arequipa mas, durante os ultimos momentos de planejamento (além de pesquisas e perguntas, inclusive aqui mesmo no fórum) optamos por não irmos e trocamos pelo nosso primeiro tour nas montanhas. Tinhamos consciência que não era ideal e que estava cedo demais, quando contamos pra host do nosso ap que fomos lá ela ficou "mas vocês foram muito rápido", mas não havia outra opção pois parte do roteiro, principalmente Machu Picchu, já estava decidido e não haveria outra janela. Fomos de van até Pacchanta, onde tomamos café, nos aquecemos, recebemos o briefing e iniciamos. A principio, eu achei que acompanharia o grupo, pois estava indo no mesmo ritmo mas ficava pra não deixar minha irmã a uma distancia muito grande, mas eventualmente eu me equiparei ao ritmo dela e ficamos bem pra trás, BEM pra trás, deixamos o grupo ir e acabamos quase no final da ultima galera. É interessante salientar que em nenhum momento tivemos grandes problemas, trabalhávamos com uma alta margem de segurança e não estivemos em risco em nenhum momento, só parávamos por um ou dois minutos e seguiamos. Quando chegamos a primeira laguna, o grupo já estava lá espalhado e diria que tivemos até pouco tempo, mas a partir dali não ficamos tão pra trás, pois paramos um pouco e deu pra se recuperar bastante. O visual é impressionante, principalmente do entorno, você fica morrendo de vontade de ir ali sozinho só pra ficar o quanto quiser, mas infelizmente não é assim que funciona. Continuamos pela trilha seguindo um grupo que estava embaralhado por ali e só lá no finalzinho que fizemos uma parada pra comer algo, beber agua e tirar umas fotos com as lhamas (ou eram Alpacas?) e dai ficamos um pouco pra trás, mas não tanto. No final, não sei se nos empolgamos com a decida e aumentamos mais o passo ou eram os efeitos altitude, mas quando chegamos e paramos na cidadezinha me veio uma dor de cabeça que nunca havia sentido antes: Ela começava forte, incomodava bastante e simplesmente desaparecia poucos minutos depois e posteriormente retornava como se nunca houvesse sumido, almocei e tomei um remédiozinho e logo passou. Minha irmã foi um pouco mais grave, teve enjoo, o apetite foi embora, nem saiu muito lugar pra conhecer os arredores afim de se recuperar. Novamente, depois de tomar o comprimido de enjoo, bastou uns 20 minutos e antes da van partir já estavamos bem. O lugar é lindo e recomendo muito que vocês separem um dia para tal, ao mesmo tempo que sugiro deixar para depois, quando estiveres bem aclimatado. O local parece ser bem plano mas há pontos de subida consideráveis então não é moleza, principalmente se você chegou na cidade há pouco. Todo o caminho é incrível, não só a parte da trilha mas inclusive nas rodovias. Editado Novembro 13 por adrianomask 1 3 Citar
Membros adrianomask Postado Maio 15 Autor Membros Postado Maio 15 (editado) #Dia 4: Pegamos leve, começamos hoje a gastar o boleto turístico e juntamos com os City tour que a gente faz por conta, percebi um aumento grande na resistência, a Montanha do dia anterior ajudou bastante, praticamente não parava mais em subida e conseguia subir algumas escadas em “marcha atlética”, pouca coisa claro. #Dia 5 - O Dia 5 marcou o inicio do tour Machu Picchu e escolhemos ir pela hidrelétrica. Aviso: Esteja preparado, você vai passar muito tempo numa van (aprox 6h) porém, haverá paradas (uma pro café e outra para comprar alguma coisa na beira da estrada) que ajudam um pouco a esticar as pernas (e que ajudam a elevar o tempo total pra umas 7h) mas ainda é bem cansativo. Assim que este trecho for finalizado, restará a parte final que é a caminhada até Aguas Calientes. Em um dado momento, minha irmã havia encontrado uma outra familia de brasileiros (formada por mãe e filho) e eles estavam muito, mas MUITO apressados, principalmente o rapaz. Conversamos um pouco durante a parte inicial do trajeto e ele comentou que estava andando rápido porque lhe faltava alguma coisa para poder entrar em MP e que provavelmente era o meu caso também. Fiquei sem entender pois não havia deixado nada pendente mas bem na hora que ia perguntar o que seria, chegamos no ponto de controle pra assinarmos o nome e colocarmos o documento e eu tive que alcança-los depois pra saber do que ele estava falando, quando compreendi, o mano não tinha os ingressos ainda, estava fazendo todo esse rolê sem a garantia de que visitaria Machu Picchu, corajoso da parte dele. Comentei que tinha o meu desde janeiro e ele disse algo do tipo "você tem algo que não tenho: Planejamento", nos separamos e torço para que tenha conseguido. O tempo estava bom, levamos 2h45min para realizar a caminhada. Inclusive, adiciono um detalhe: Durante o trajeto, há algumas passagens por trilhos onde há um certo espaço entre as madeiras e pelo que notei, isso "trava" algumas pessoas. Se você tem algum problema com isso ou esta com alguém que seja este o caso, vá preparado. Eu sinceramente não tive inconvenientes, mas num grupo a frente vi uma garota ficar temerosa e minha irmã também, eu passei diversas vezes indo e voltando pra demonstrar que estava tudo certo e era fácil. Uma vez em Águas Calientes, queria muito poder ter explorado a cidade inteira, mas não foi o caso. Andamos por alguns pontos proximos do nosso hotel mas optamos por ir pra cama pois as energias estavam no vermelho. Muito bonito o que vimos por lá e foi uma pena não ter explorado tudo, mas faz parte. #Dia 6 - Ida a Machu Picchu e retorno No outro dia, subimos de ônibus e entramos na cidade as 06h, o clima estava bem fechado na chegada mas ainda assim era algo incrível de se ver, porém fomos agraciados com o dispersar da névoa e fomos presenteados por um lindo sol azul com nuvens; Dica: Se você esta lá e retornará pela hidrelétrica também, antes de entrar na cidade haverá uma area com banheiros onde é possível deixar sua mochila por $2 (soles), infelizmente só vi no final mas super recomendo. Leve apenas um power bank caso seu celular não sustente a carga de maneira legal e uma garrafa d'agua, acredite em mim, não vai precisar de muito mais que isso e tornará sua visita bem mais confortável. Dica extra: É possível entrar as 07h sem muita correria, não precisa ficar na neura de entrar o mais cedo possível, as 07h o clima já esta melhor e você já chega chegando. Nosso retorno foi a pé, a descida levou aproximadamente 55 minutos (foi tranquilo e paramos pra comer) e depois mais 2h de caminhada até a hidrelétrica. No caminho, vimos que estava ameaçando chover e apertamos de leve o passo. Quando chegamos ao restaurante, só deu tempo de escolher o almoço e caiu um pé d'agua, que só parou uns minutos antes do nosso horario limite e parece que foi até "combinado" pois ao chegarmos no ponto de encontro final, começou a chover de novo e não parou por horas. Enfim, retornamos para Cusco exaustos mas satisfeitos por termos conhecido essa maravilha do mundo, valeu cada minuto de esforço. #Dia 7 - Optamos novamente por pegar mais leve, acordamos um pouco mais tarde (umas 06h e sim, acordamos bem cedo no nosso cotidiano) e mais tarde pegamos um tour pra Maras, Moray e as Salineras, que levaria parte da manhã e o início da tarde. Esta ai um outro local que gostaria de ter visitado por conta propria, sem guias. Pois além do local em si, o cenário também é incrível e você facilmente ficaria um tempo por lá só apreciando a paisagem, mas como era um tour guiado, você acaba sendo convocado para continua-lo. A ideia inicial era fazermos esse tour de carro, mas não o consegui no dia em questão, logo, fomos "obrigados" a contratar uma agencia. Enfim as 15h já estávamos em Cusco pra almoçar e tirar o restante do dia de folga. #Dia 8 - Alugamos um carro, contrariando as recomendações de “não dirija no Peru em hipótese nenhuma”. Não uso carro no dia a dia então sem stress, pego mesmo pra lazer. É uma baderna? Sim. Eles quase não usam seta? Fato. Buzinam pra tudo? Certamente. Tentam colocar dois carros quando obviamente só cabe um? Claro! Mas quer saber? Foi ótimo e uma experiência pra se lembrar. Paguei 50U$$ num Rav4, uma pechincha, fomos a Pisac, passamos pela Laguna Huacarpay e paramos em Ollantaytambo, foi um dia cheio mas deu pra conhecer muita coisa; Editado Outubro 4 por adrianomask Adição de imagens 3 Citar
Membros adrianomask Postado Maio 15 Autor Membros Postado Maio 15 (editado) #Dia 9: No princípio, seria o primeiro dia na “altitude mais alta”, antes das 7 Lagunas ser inserida lá no terceiro dia. Desta vez, a Lagoa Humantay era nosso objetivo. Devido a um deslizamento de terra decorrente as chuvas do início do ano (2024), as vans não iam onde era suposto nos deixar e tivemos que andar uns bons minutos mas, como era no plano, nenhum problema. A grande diferença desta trilha para as outras é que rapidamente você vê seu objetivo final, isso é bom por um lado e ruim pelo outro, já que a todo momento você tem uma certa noção de quanto te falta ao mesmo tempo que te anima por... Saber quanto tempo lhe falta. Você vê de tudo, pessoas que nem começaram direito e já desistem pois afirmam que não vão conseguir e outros que nem se quer tentam e vão direto pros cavalos que estão ali do lado. Em nenhum momento ficamos intimidados, nos planejamos pra isso, fizemos tudo o que era recomendado para estar bem naquele momento, aclimatação estava ok, o dia anterior havia sido tranquilo, não havia simplesmente nenhum motivo para não tentar, simplesmente nos olhamos e "é agora, vamos ver o que vai dar"; Como não é novidade, é uma subida forte e intensa, mas além do preparo devido aos dias em Cusco tinhamos um pouco de confiança a mais devido a experiencia anterior. Antes de iniciarmos a trilha, minha irmã tomou aquele remédio de enjoo, eu não, queria ver como estaria durante o trajeto. Não sei quanto tempo levamos, do ponto que a nos deixam até o pico foram menos de 2h, deixamos muita gente pra trás na subida, MUITAS mesmo, um casal de Holandeses estava praticamente no mesmo ritmo que nós mas num tempo diferente, ora nos passavam, ora a gente estava na frente, foi muito melhor do que a gente imaginava mesmo parando e não fazendo nenhuma loucura. Me lembro até agora do momento em que você desce o ultimo trecho e vê o lugar, é simplesmente indescritível, você não acredita que um lugar assim exista. Fomos um dos primeiros do grupo a chegar (junto com o casal que relatei) e ficamos bastante tempo lá, bem mais que os 40min que dizem, afinal, chegamos bem mais cedo. No final, iniciamos a descida que foi bem mais tranquila e fomos para casa. Não tivemos nenhum pós, eu que fui zerado de qualquer influência medicinal, idem. A única coisa que ingeri foram balas de coca que sei lá se ajudam (pareceu que sim, mas pode ser placebo), mas o chá mesmo só tomei na chegada em Cusco. #Dia 10: No décimo dia, já tinhamos visitado praticamente todos os pontos turisticos que queriamos e aproveitamos pra conhecer alguns locais a noite, já que chegavamos cansados demais nos outros dias. Foi um dia bem tranquilo, optamos por sair pouco e ficar pela região do nosso hotel, a ideia era recarregar as baterias para o grand finale do tour: Encarar a montanha colorida, que tenderia a ser mais leve afinal, iríamos de quadriciclo. #Dia 11: Acordamos logo cedo para fazer o tour nas montanhas, paramos para o café na metade do caminho e seguimos até o ponto final. Novamente, eu fui zerado de medicamentos e a unica coisa que usei foi a agua florida (que o guia nos dava) e o restinho das balinhas de coca. Porém, fomos de quadriciclo e foi uma ótima experiencia, divertido demais pilotar com aquele visual incrível da região. Quando de fato pegamos o quadriciclo e iniciamos a subida, já era visivel alguns raios de sol e ficamos com a impressão que o tempo abriria rapidamente, porém foco na estrada. O trajeto levou pouco menos de 30min e quando chegamos lá, fomos "presenteados" pela chuva e frio. Sem dúvidas o tour mais gélido de todos, não havia neve em si mas percebíamos gelo no rosto. Durante o trajeto nos outros tours íamos retirando algumas camadas de blusas mas desta vez foi diferente, até as luvas que sempre levávamos mas praticamente não usávamos só eram retiradas na hora de tirarmos uma foto, bem frio mesmo. A chuva perdurou por uns 15 minutos e dai parou e o sol voltou a aparecer. Sim, pode acreditar no guia quando ele diz que o clima é doido e muda do nada, é a pura verdade. O clima ficou um pouco mais ameno e deu pra aproveitar o lugar. Pra quem tem dúvidas: Ao contrário da Laguna Humantay, por mais que seja um tour muito legal de se fazer, o entorno acaba se destacando muito, talvez até mais que a montanha colorida, pelo menos foi minha sensação. Claro que fizemos cliques de frente a ela mas a maioria das fotos estávamos olhando o cenário em volta que eram incríveis também. Editado Outubro 5 por adrianomask 1 3 Citar
Membros Este é um post popular. adrianomask Postado Maio 15 Autor Membros Este é um post popular. Postado Maio 15 (editado) Devido ao atraso no voo de ida a Cusco, tinhamos a opção de gratuitamente alterar a viagem e assim o fizemos. Como haviamos conhecido tudo que queriamos e não temos tanto tempo assim afim de retornarmos ao trabalho e a rotina comum, ao invés de embarcarmos no dia seguinte as 06AM para o retorno ao Brasil, o fizemos as 21h daquele mesmo dia. Foi uma correria insana mas deu tudo certo. Também houveram atrasos, principalmente no voo para Lima, creio que uns 25 minutos como maximo, algo que também foi levado pro voo seguinte para Guarulhos porém, a previsão da passagem era levar 5h30m de trajeto e foi cerca de 5h, conseguimos chegar no horario. Por alguma razão ficamos pelo menos 20min esperando as malas chegarem (depois de passar por toda a imigração e blablabla) mas estava em ordem e finalmente, deu tudo certo. No fim, ficamos muito felizes por novamente, depois de 6 anos, termos uma viagem internacional na qual tudo deu certo, as ultimas haviam sido antecipadas de maneira abrupta por força maior. Claro, no periodo fizemos outras bem sucedidas em território nacional mas me refiro as fora do país. Como dito, usamos majoritariamente o cartão global da Inter, creio que Nomad e Wise sejam amplamente funcionais por lá também, mas recomendo levar um pouco de dinheiro pois dependendo da agencia, o valor do acesso as montanhas pode não estar incluso e ser necessario pagar por lá e dai, apenas em especie. Usando o Inter como parametro, você perde cerca de 2% na hora de converter seus reais para dolar e nas casas de cambio, estimava que estava perdendo aproximadamente 7% comparando com o valor de pesquisas no Google em soles. Alguns estabelecimentos cobram uma taxa de 5% se for no cartão, as vezes eles desistem dessa taxa mas em outras situações você pode optar por sair e procurar outro que não cobre, ai vai de você. Se aceitar a taxa fica igual o dinheiro, se não aceitar pode economizar esses 5% mas perderá tempo procurando um estabelecimento que não cobre. Eu não me importei pra isso (a diferença é pequena) então, você quem sabe. Eu usei o pagamento por aproximação na maioria dos casos, diretamente pelo celular e usei o cartão (fisico) poucas vezes, mas você deve leva-lo. Tiveram dois lugares que por alguma razão não funcionava a aproximação (talvez por falta de insistencia do vendedor) mas isso não é nem de longe um problema. Algo que estranhei muito foi meu cartão principal (Nubank) não ter passado de jeito nenhum na hora de alugar o carro, pois eles exigem $4500 (soles) de pré reserva (!!!) e mesmo eu tendo sobras, nem uma notificação eu recebia, entrei em contato com o banco e eles nem sabiam o que estava acontecendo pois não estava chegando por lá. O único que funcionou foi o da Inter "normal" (estou falando no crédito, o Global é débito e não funciona para esse fim), porém por ser um cartão muito mais novo meu limite era baixo, então o locatário do veiculo passou apenas metade do valor, perguntou pra onde eu ia e "deixa assim mesmo" e me deu o carro. Ele foi de grande ajuda, pois queria um carro pequeno e o mesmo foi baixando o preço até se adequar ao orçamento, considerando que o veiculo era grande. Inclusive, muito cuidado com veiculo grande, algumas ruas de Cusco são BEM estreitas e o muro as vezes avança e você pode danificar o carro. Planeje a rota evitando esses locais ou tenha muita atenção, porque além de ser estreito, há pessoas trafegando e dividindo o espaço com você Feche os passeios mais classicos no Peru mesmo, não seja ansioso de tentar reservar tudo por aqui pois as opções são mais limitadas. Eu fechei os meus com a World Exploring Peru, os preços eram, no minimo, 30% mais baratos do que uma outra agencia que "pré fechei" aqui do Brasil, chegando as vezes a 50% ou até um pouco mais que isso de economia, mesmo considerando que nessa que conversei aqui do BR, era tudo incluso e a World Exploring Peru tinha que pagar por separado as entradas. Sim, ainda dessa forma a economia era gritante. No mais, é isso. Posso tirar qualquer duvida que vocês tiverem e vou adicionando dicas caso lembre de alguma coisa Editado Outubro 4 por adrianomask 8 Citar
Membros Roberto Brandão Postado Maio 15 Membros Postado Maio 15 Ótimo relato, bem detalhado e com muitas dicas. 1 Citar
Membros racf Postado Junho 15 Membros Postado Junho 15 Olá nobre colega forista! Muito obrigado por este relato! Estou pesquisando as atrações da minha viagem, e o seu relato me ajudou muito na orientação do que levar e quanto levar, principalmente, em relação à moeda. Sobre os passeios, a sua dica no final foi ótima. Já salvei no mapa e vi que é perto do local onde estarei hospedado em Cusco. Uma outra pergunta, que eu gostaria de fazer, é em relação à alimentação. Você conseguiu se alimentar bem? Sem restrição? Lembra de lugares legais que foi em Cusco com boa comida e preço justo (não somente para turistas)? Abração Citar
Membros adrianomask Postado Junho 15 Autor Membros Postado Junho 15 (editado) 1 hora atrás, racf disse: Olá nobre colega forista! Muito obrigado por este relato! Estou pesquisando as atrações da minha viagem, e o seu relato me ajudou muito na orientação do que levar e quanto levar, principalmente, em relação à moeda. Sobre os passeios, a sua dica no final foi ótima. Já salvei no mapa e vi que é perto do local onde estarei hospedado em Cusco. Uma outra pergunta, que eu gostaria de fazer, é em relação à alimentação. Você conseguiu se alimentar bem? Sem restrição? Lembra de lugares legais que foi em Cusco com boa comida e preço justo (não somente para turistas)? Abração Opa, e ai. Irei concentrar a resposta aqui pra facilitar o andamento das questões Desta vez, eu não cheguei a ir a Lima, passei por lá em 2022 e não fiz nenhum passeio. Havia pré marcado alguns pelas dunas de Ica e pela reserva de Paracas mas como houveram os protestos que travaram todo o país, não consigo dizer se recomendo ou não. Se não estiver enganado, os encontrei pela internet de maneira aleatória, o que teria o link até hoje seria um rolê nos canions de Arequipa, mas pelo seu relato não terá essa cidade então, não consigo agregar muito nesta parte. Em Cusco eu fiz com a World Exploring Peru Tours, tenho o Whatsapp deles caso precise. Não sei se existe diferenças entre as agencias mais baratas e os caras, tirando o fato de algumas delas já incluírem a entrada nas montanhas, que vão de 20~25 soles. Não sei quais você vai conhecer, mas duvido que muita coisa seja diferente pois os veiculos são todos iguais, exceto quem fecha aqueles mais exclusivos, dai deve ser diferente. Eu fechei com eles lá mesmo, mandei mensagem pelo Google e "do nada" o cara me aparece perguntando se era eu que estava falando com ele, são bem atenciosos então recomendo. Se você for conhecer a Montanha Colorida de quadriciclo dai se sugere uma antecedencia de alguns dias. Se Machu Picchu já esta totalmente resolvido, já é uma coisa a menos a se preocupar, ai realmente é verificar quais montanhas você pretende ir e quantos dias passará na região; Alimentação: Depende muito de você, eu particularmente sou bem simples, não bebo nada e fico apenas na entrada e principal. Tem de todo preço, $12 as mais simples (que incluem uma sopa que geralmente é muito boa) e alguns de $30, $40... Aguas Calientes, cidade base de MP foi sem dúvidas a melhor refeição de toda a viagem e me custou singelos 20$. Valores em soles. As vezes a gente pesquisa na internet e parece que tudo é caro, mas basta fugir um pouco da zona turística que tudo fica mais em conta. Creio que seja um fator mais pessoal do que de preços em si. Em algumas refeições tem um sério problema ao meu ver: Eles oferecem muita batata, e muitas vezes é bem gordurosa e eu sinceramente evitava consumi-las, sou meio fresco com saúde e no fim comia no maximo a metade delas. Não tive nenhuma restrição mas no penultimo dia na cidade não fiquei muito bem após um almoço desses, mas como foi num restaurante bem simples e básico ali mesmo proximo a estadia, talvez não seja o seu caso. Dinheiro eu diria que também depende dos seus padrões, mas eu iria com uns 30~35% do que você pretende levar em especie, como comentei, não sei exatamente qual seu roteiro e os passeis que pretendes fazer, mas o boleto turistico de Cusco é apenas no dinheiro (130$ por pessoa) e nos tours como Laguna Humantay e Montana de Colores, cobram um valor que igualmente só pode ser pago em dinheiro. Compras em feirinhas também é recomendado usa-lo. Lima é bem mais "civilizado" então depende do quanto investirá por lá. Eu usei o cartão global da Inter, já era correntista então foi bem fácil pedir o cartão, rapidamente já aprovaram e me liberaram o Virtual e em pouco mais de uma semana chegou o físico, se tiver da Nomad ou Wise creio que terá o mesmo funcionamento. Em grande maioria usei a aproximação do celular com o cartão configurado mas em alguns momentos precisei do físico, então recomendo ir com a opção que te permita ir com o cartão real. Editado Junho 15 por adrianomask 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 17 Membros Postado Junho 17 @adrianomask Não entendi a história do computador e do aeroporto. Esse computador era o da cabine do piloto ou o da chegada ao aeroporto?Saudades da minha perna boa que aguentou fazer tudo isso e mais o boleto turistico todo em 2011. Citar
Membros adrianomask Postado Junho 17 Autor Membros Postado Junho 17 1 hora atrás, D FABIANO disse: @adrianomask Não entendi a história do computador e do aeroporto. Esse computador era o da cabine do piloto ou o da chegada ao aeroporto?Saudades da minha perna boa que aguentou fazer tudo isso e mais o boleto turistico todo em 2011. Segundo o piloto, era um dos computadores de navegação do avião. Geralmente esses aviões fly by wire Tem um conjunto de sistemas que analisam e respondem aos comandos de voo, creio que tenha sido algum deles. Achei estranho que num dado momento vieram verificar a asa esquerda da aeronave, mas quem sou eu afinal Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 17 Membros Postado Junho 17 Sim,era o avião, entendi até aqui, mas o que isso tem a ver com atrasos no aeroporto? Citar
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