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#Dia 4: Pegamos leve, começamos hoje a gastar o boleto turístico e juntamos com os City tour que a gente faz por conta, percebi um aumento grande na resistência, a Montanha do dia anterior ajudou bastante, praticamente não parava mais em subida e conseguia subir algumas escadas em “marcha atlética”, pouca coisa claro. 

 

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#Dia 5 - O Dia 5 marcou o inicio do tour Machu Picchu e escolhemos ir pela hidrelétrica. Aviso: Esteja preparado, você vai passar muito tempo numa van (aprox 6h) porém, haverá paradas (uma pro café e outra para comprar alguma coisa na beira da estrada) que ajudam um pouco a esticar as pernas (e que ajudam a elevar o tempo total pra umas 7h) mas ainda é bem cansativo. Assim que este trecho for finalizado, restará a parte final que é a caminhada até Aguas Calientes. 

 

Em um dado momento, minha irmã havia encontrado uma outra familia de brasileiros (formada por mãe e filho) e eles estavam muito, mas MUITO apressados, principalmente o rapaz. Conversamos um pouco durante a parte inicial do trajeto e ele comentou que estava andando rápido porque lhe faltava alguma coisa para poder entrar em MP e que provavelmente era o meu caso também. 

Fiquei sem entender pois não havia deixado nada pendente mas bem na hora que ia perguntar o que seria, chegamos no ponto de controle pra assinarmos o nome e colocarmos o documento e eu tive que alcança-los depois pra saber do que ele estava falando, quando compreendi, o mano não tinha os ingressos ainda, estava fazendo todo esse rolê sem a garantia de que visitaria Machu Picchu, corajoso da parte dele. Comentei que tinha o meu desde janeiro e ele disse algo do tipo "você tem algo que não tenho: Planejamento", nos separamos e torço para que tenha conseguido.

O tempo estava bom, levamos 2h45min para realizar a caminhada. Inclusive, adiciono um detalhe: Durante o trajeto, há algumas passagens por trilhos onde há um certo espaço entre as madeiras e pelo que notei, isso "trava" algumas pessoas. Se você tem algum problema com isso ou esta com alguém que seja este o caso, vá preparado. Eu sinceramente não tive inconvenientes, mas num grupo a frente vi uma garota ficar temerosa e minha irmã também, eu passei diversas vezes indo e voltando pra demonstrar que estava tudo certo e era fácil.

 

Uma vez em Águas Calientes, queria muito poder ter explorado a cidade inteira, mas não foi o caso. Andamos por alguns pontos proximos do nosso hotel mas optamos por ir pra cama pois as energias estavam no vermelho. Muito bonito o que vimos por lá e foi uma pena não ter explorado tudo, mas faz parte.  

 

#Dia 6 - Ida a Machu Picchu e retorno

 

No outro dia, subimos de ônibus e entramos na cidade as 06h, o clima estava bem fechado na chegada mas ainda assim era algo incrível de se ver, porém fomos agraciados com o dispersar da névoa e fomos presenteados por um lindo sol azul com nuvens;

Dica: Se você esta lá e retornará pela hidrelétrica também, antes de entrar na cidade haverá uma area com banheiros onde é possível deixar sua mochila por $2 (soles), infelizmente só vi no final mas super recomendo. Leve apenas um power bank caso seu celular não sustente a carga de maneira legal e uma garrafa d'agua, acredite em mim, não vai precisar de muito mais que isso e tornará sua visita bem mais confortável. Dica extra: É possível entrar as 07h sem muita correria, não precisa ficar na neura de entrar o mais cedo possível, as 07h o clima já esta melhor e você já chega chegando. 

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Nosso retorno foi a pé, a descida levou aproximadamente 55 minutos (foi tranquilo e paramos pra comer) e depois mais 2h de caminhada até a hidrelétrica. No caminho, vimos que estava ameaçando chover e apertamos de leve o passo. Quando chegamos ao restaurante, só deu tempo de escolher o almoço e caiu um pé d'agua, que só parou uns minutos antes do nosso horario limite e parece que foi até "combinado" pois ao chegarmos no ponto de encontro final, começou a chover de novo e não parou por horas. Enfim, retornamos para Cusco exaustos mas satisfeitos por termos conhecido essa maravilha do mundo, valeu cada minuto de esforço. 

 

#Dia 7 - Optamos novamente por pegar mais leve,esticamos o sono um pouco mais e fomos ao tour de Maras, Moray e as Salineras, que levaria parte da manhã e o início da tarde.

 

Esta ai um outro local que gostaria de ter visitado por conta própria, sem guias. Pois além do ponto em si, o cenário também é incrível e você facilmente ficaria um tempo por lá só apreciando a paisagem, mas como era um tour guiado, você acaba sendo convocado para continua-lo. A ideia inicial era fazermos esse tour de carro, mas não o consegui no dia em questão, logo, fomos "obrigados" a contratar uma agencia. Não sei se recomendaria ir de carro também, pois o final do caminho é um tanto quanto estreito e não são todos os motoristas que encarariam a descida. Mas as 15h já estávamos em Cusco pra almoçar e tirar o restante do dia de folga.

 

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#Dia 8 - Alugamos um carro, contrariando as recomendações de “não dirija no Peru em hipótese nenhuma”. Não uso carro no dia a dia então sem stress, pego mesmo pra lazer. É uma baderna? Sim. Eles quase não usam seta? Fato. Buzinam pra tudo? Certamente. Tentam colocar dois carros quando obviamente só cabe um? Claro! Mas quer saber? Foi ótimo e uma experiência pra se lembrar. Paguei 50U$$ num Rav4, uma pechincha, fomos a Pisac, passamos pela Laguna Huacarpay e paramos em Ollantaytambo, foi um dia cheio mas deu pra conhecer muita coisa;

 

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Editado por adrianomask
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#Dia 9: No princípio, seria o primeiro dia na “altitude mais alta”, antes das 7 Lagunas ser inserida lá no terceiro dia. Desta vez, a Lagoa Humantay era nosso objetivo. Devido a um deslizamento de terra decorrente as chuvas do início do ano (2024), as vans não iam onde era suposto nos deixar e tivemos que andar uns bons minutos mas, como era no plano, nenhum problema. 

A grande diferença desta trilha para as outras é que rapidamente você vê seu objetivo final, não sei se é bom ou ruim... Por um lado é um fator positivo ver o quanto que te falta porém, se você não estiver confiante pode achar que falta muito e desistir da subida. Lá, você vê de tudo, pessoas que nem começaram direito e já desistem pois afirmam que não vão conseguir e outros que nem se quer tentam e vão direto pros cavalos que estão ali do lado. Em nenhum momento ficamos intimidados, nos planejamos pra isso, fizemos tudo o que era recomendado para estar bem naquele momento, aclimatação estava ok, o dia anterior havia sido tranquilo, não havia simplesmente nenhum motivo para não tentar, simplesmente nos olhamos e "é agora, vamos ver o que vai dar";

 

Como não é novidade, é uma subida forte e intensa, mas além do preparo devido aos dias em Cusco tínhamos confiança extra já que não seria nosso primeiro contato com a altitude e tirando os pormenores, tudo tinha saido bem. Antes de iniciarmos a trilha, minha irmã tomou aquele remédio de enjoo, eu não, queria ver como estaria durante o trajeto. Não sei quanto tempo levamos, do ponto que a nos deixam até o pico foram menos de 2h, deixamos muita gente pra trás na subida, MUITAS mesmo, um casal de Holandeses estava praticamente no mesmo ritmo que nós mas num tempo diferente, ora nos passavam, ora a gente estava na frente, foi muito melhor do que a gente imaginava mesmo parando e não fazendo nenhuma loucura.

 

Me lembro até agora do momento em que você desce o ultimo trecho e vê o lugar, é simplesmente indescritível, você não acredita que um lugar assim exista. Fomos um dos primeiros do grupo a chegar (junto com o casal que relatei) e ficamos bastante tempo lá, bem mais que os 40min que dizem, afinal, chegamos bem mais cedo. No final, iniciamos a descida que foi bem mais tranquila e fomos para casa. Não tivemos nenhum pós, eu que fui zerado de qualquer influência medicinal, idem. A única coisa que ingeri foram balas de coca que sei lá se ajudam (pareceu que sim, mas pode ser placebo), mas o chá mesmo só tomei na chegada em Cusco.

 

 

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#Dia 10: No décimo dia, já tinhamos visitado praticamente todos os pontos turisticos que queriamos e aproveitamos pra conhecer alguns locais a noite, já que chegavamos cansados demais nos outros dias. Foi um dia bem tranquilo, optamos por sair pouco e ficar pela região do nosso hotel, a ideia era recarregar as baterias para o grand finale do tour: Encarar a montanha colorida, que tenderia a ser mais leve afinal, iríamos de quadriciclo.

 

#Dia 11: Acordamos logo cedo para fazer o tour nas montanhas, paramos para o café na metade do caminho e seguimos até o ponto final. Novamente, eu fui zerado de medicamentos e a unica coisa que usei foi a agua florida (que o guia nos dava) e o restinho das balinhas de coca. Porém, fomos de quadriciclo e foi uma ótima experiencia, divertido demais pilotar com aquele visual incrível da região. 

 

Quando de fato pegamos o quadriciclo e iniciamos a subida, já era visivel alguns raios de sol e ficamos com a impressão que o tempo abriria rapidamente, porém foco na estrada. O trajeto levou pouco menos de 30min e quando chegamos lá, fomos "presenteados" pela chuva e frio. Sem dúvidas o tour mais gélido de todos, não havia neve em si mas percebíamos gelo no rosto. Durante o trajeto nos outros tours íamos retirando algumas camadas de blusas mas desta vez foi diferente, até as luvas que sempre levávamos mas praticamente não usávamos só eram retiradas na hora de tirarmos uma foto, bem frio mesmo.

 

A chuva perdurou por uns 15 minutos e dai parou e o sol voltou a aparecer. Sim, pode acreditar no guia quando ele diz que o clima é doido e muda do nada, é a pura verdade. O clima ficou um pouco mais ameno e deu pra aproveitar o lugar. Pra quem tem dúvidas: Ao contrário da Laguna Humantay, por mais que seja um tour muito legal de se fazer, o entorno acaba se destacando muito, talvez até mais que a montanha colorida, pelo menos foi minha sensação. Claro que fizemos cliques de frente a ela mas a maioria das fotos estávamos olhando o cenário em volta que eram incríveis também.

 

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Editado por adrianomask
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Olá nobre colega forista! 

Muito obrigado por este relato! Estou pesquisando as atrações da minha viagem, e o seu relato me ajudou muito na orientação do que levar e quanto levar, principalmente, em relação à moeda. 

Sobre os passeios, a sua dica no final foi ótima. Já salvei no mapa e vi que é perto do local onde estarei hospedado em Cusco.

 

Uma outra pergunta, que eu gostaria de fazer, é em relação à alimentação. Você conseguiu se alimentar bem? Sem restrição? 
Lembra de lugares legais que foi em Cusco com boa comida e preço justo (não somente para turistas)?

Abração

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1 hora atrás, racf disse:

Olá nobre colega forista! 

Muito obrigado por este relato! Estou pesquisando as atrações da minha viagem, e o seu relato me ajudou muito na orientação do que levar e quanto levar, principalmente, em relação à moeda. 

Sobre os passeios, a sua dica no final foi ótima. Já salvei no mapa e vi que é perto do local onde estarei hospedado em Cusco.

 

Uma outra pergunta, que eu gostaria de fazer, é em relação à alimentação. Você conseguiu se alimentar bem? Sem restrição? 
Lembra de lugares legais que foi em Cusco com boa comida e preço justo (não somente para turistas)?

Abração

Opa, e ai. Irei concentrar a resposta aqui pra facilitar o andamento das questões :)

 

Desta vez, eu não cheguei a ir a Lima, passei por lá em 2022 e não fiz nenhum passeio. Havia pré marcado alguns pelas dunas de Ica e pela reserva de Paracas mas como houveram os protestos que travaram todo o país, não consigo dizer se recomendo ou não. Se não estiver enganado, os encontrei pela internet de maneira aleatória, o que teria o link até hoje seria um rolê nos canions de Arequipa, mas pelo seu relato não terá essa cidade então, não consigo agregar muito nesta parte. 

 

Em Cusco eu fiz com a World Exploring Peru Tours, tenho o Whatsapp deles caso precise. Não sei se existe diferenças entre as agencias mais baratas e os caras, tirando o fato de algumas delas já incluírem a entrada nas montanhas, que vão de 20~25 soles. Não sei quais você vai conhecer, mas duvido que muita coisa seja diferente pois os veiculos são todos iguais, exceto quem fecha aqueles mais exclusivos, dai deve ser diferente. 

 

Eu fechei com eles lá mesmo, mandei mensagem pelo Google e "do nada" o cara me aparece perguntando se era eu que estava falando com ele, são bem atenciosos então recomendo. Se você for conhecer a Montanha Colorida de quadriciclo dai se sugere uma antecedencia de alguns dias. Se Machu Picchu já esta totalmente resolvido, já é uma coisa a menos a se preocupar, ai realmente é verificar quais montanhas você pretende ir e quantos dias passará na região;

 

Alimentação: Depende muito de você, eu particularmente sou bem simples, não bebo nada e fico apenas na entrada e principal. Tem de todo preço, $12 as mais simples (que incluem uma sopa que geralmente é muito boa) e alguns de $30, $40... Aguas Calientes, cidade base de MP foi sem dúvidas a melhor refeição de toda a viagem e me custou singelos 20$. Valores em soles. As vezes a gente pesquisa na internet e parece que tudo é caro, mas basta fugir um pouco da zona turística que tudo fica mais em conta. Creio que seja um fator mais pessoal do que de preços em si.

 

Em algumas refeições tem um sério problema ao meu ver: Eles oferecem muita batata, e muitas vezes é bem gordurosa e eu sinceramente evitava consumi-las, sou meio fresco com saúde e no fim comia no maximo a metade delas. Não tive nenhuma restrição mas no penultimo dia na cidade não fiquei muito bem após um almoço desses, mas como foi num restaurante bem simples e básico ali mesmo proximo a estadia, talvez não seja o seu caso.  

 

Dinheiro eu diria que também depende dos seus padrões, mas eu iria com uns 30~35% do que você pretende levar em especie, como comentei, não sei exatamente qual seu roteiro e os passeis que pretendes fazer, mas o boleto turistico de Cusco é apenas no dinheiro (130$ por pessoa) e nos tours como Laguna Humantay e Montana de Colores, cobram um valor que igualmente só pode ser pago em dinheiro. Compras em feirinhas também é recomendado usa-lo. Lima é bem mais "civilizado" então depende do quanto investirá por lá. 

 

Eu usei o cartão global da Inter, já era correntista então foi bem fácil pedir o cartão, rapidamente já aprovaram e me liberaram o Virtual e em pouco mais de uma semana chegou o físico, se tiver da Nomad ou Wise creio que terá o mesmo funcionamento. Em grande maioria usei a aproximação do celular com o cartão configurado mas em alguns momentos precisei do físico, então recomendo ir com a opção que te permita ir com o cartão real. 

Editado por adrianomask
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@adrianomask Não entendi a história do computador e do aeroporto. Esse computador era o da cabine do piloto ou o da chegada ao aeroporto?Saudades da minha perna boa que aguentou fazer tudo isso e mais o boleto turistico todo em 2011.

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1 hora atrás, D FABIANO disse:

@adrianomask Não entendi a história do computador e do aeroporto. Esse computador era o da cabine do piloto ou o da chegada ao aeroporto?Saudades da minha perna boa que aguentou fazer tudo isso e mais o boleto turistico todo em 2011.

Segundo o piloto, era um dos computadores de navegação do avião. Geralmente esses aviões fly by wire Tem um conjunto de sistemas que analisam e respondem aos comandos de voo, creio que tenha sido algum deles. 

 

Achei estranho que num dado momento vieram verificar a asa esquerda da aeronave, mas quem sou eu afinal xD

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