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Roteiro de 11d em Cusco


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Vamos então a um relato da minha passagem pelo Peru entre 03/05 a 14/05 de 2024. 

Pra quem não me conhece, essa é a minha quarta viagem internacional e estava 1x2 para rolês não concluidos. Minha primeira foi em 2018 para Santiago no Chile e foi um sucesso, fomos em 2020 pra Argentina e ao Uruguai em março (sim, quando a pandemia explodiu) e, em 2022 fomos pro Peru mesmo, mas a Lima com destino final Arequipa. Nessa ocasião, os protestos pararam o país inteiro e não conseguimos sair da capital. Felizmente, esse retorno ao país, indo desta vez unicamente a Cusco foi incrível e inesquecível, empatando o jogo;

 

#Dia 1 - Partida do Brasil e chegada em Cusco 

 

Nosso voo partiria dia 03 de maio às 03h30 da manhã, gosto de chegar nos países o mais cedo possível. Expectativa? Estar 10h05m em Cusco… Mas não foi assim. Segundo o piloto da aeronave, houve um problema com o computador e eles estavam o substituindo, a princípio pediu 30min, depois mais 30min, outros 30min e posteriormente mais 15min mas que desta vez iríamos, e de fato fomos. Claro que não eram exatos 30min, então tivemos um atraso aproximado de 135 minutos, próximo a 2h15, mas finalmente saímos de Guarulhos com destino a Lima. 

 

Ao chegarmos no aeroporto, claro, estava um caos. Havia uma muvuca de gente pra todo lado, as malas que os passageiros despacharam não funcionavam no auto atendimento, fazendo com que todo mundo tivesse que pegar uma fila e despachar manualmente, imigração, checagem das passagens… Só sei que quando nos vimos prontos pra embarcar, faltavam apenas 20min pro portão fechar. Lembrando que eu era muito familiar ao aeroporto de Lima (pela experiência anterior) e algumas pessoas até me seguiram pois estavam na mesma situação. Óbvio que o voo atrasou também, mas chegamos em Cusco com 2h de atraso total. Creio que por mais caótico que tenha sido, nossa conexão “normal” seria de mais tempo do que foi feito nessa situação, logo, tiramos uns minutinhos do atraso e ok, estávamos em Cusco. 

 

Tivemos problemas com a mala, resolvemos por lá mesmo e sai da área, o que logo fez um milhão de taxistas aparecerem de todos os cantos pra perturbar e sim, eles tentam aplicar um golpe em turista se você não ficar esperto. Como sabia que poderia estar cansado e simplesmente querer resolver logo, sai de lá apenas com 20 soles no bolso que trouxe da viagem anterior, claro que poderia trocar dinheiro mas foi assim que cheguei e meti a cara. Nosso hotel ficava a 5km do aeroporto, o sujeito queria me cobrar 40 soles. Repeti 500x que só tinha 20, uma hora ele aceitou, pegou nossas malas e entramos no taxi. 

 

Ao dar partida no veiculo, ele pediu 5 soles pra pagar o estacionamento (sim, sabia que a sacanagem começava ali) mas meu caro, é o que eu tenho. Paguei a saída e misteriosamente os outros 5 soles sumiram, me devolvendo apenas 10. Ele me levou pra uma agência bem mediana (havia comentários na Internet de passeios ok mas outros desastrosos, do tipo “perdi o tour”, 3.2 estrelas, fui simpático, peguei alguns valores, simulei uns e bora pra casa. Quando chegamos, ele queria os 20 soles, repeti o que falei desde o início “só tinha 20 soles”, ele aceitou, meio com cara feia mas ficou por isso mesmo. 

 

Chegamos, tiramos o excesso de peso e já saímos pra resolver as coisas. Percebemos a altitude, eu e minha irmã nos cansavamos mais rápido, ela ficou um pouco enjoada, tomou um chá de coca e melhorou um pouco e depois um remédio de enjoo, mas tudo ok e dentro do esperado. Eu não sei se tive alguma coisa, pois como fiquei dormindo e acordando no voo e isso sempre me deixa com dor de cabeça, tomei um remédio pra isso (ainda indo para Lima) e não tive mais nada. Pelo cansaço, fomos apenas a praça de Armas, tiramos umas fotos, trocamos dinheiro, conseguimos um chip de celular, comemos alguma coisa e voltamos pra descansar. A grande base de crédito que usamos foi o cartão global da Inter, maravilha do senhor jesuis. Quer uma dica? Venha com dinheiro, mas você pode majoritáriamente usar seu cartão global que é muito mais prático e na pior das hipóteses, sai igual a perda na melhor casa de câmbio que você encontrar. Fica a dica;

 

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#Dia 2 - O normal, apenas conhecemos os principais pontos da cidade, já notando uma queda considerável nas vezes que precisávamos parar numa subida por conta da aclimatação. Até aqui, nada de enjoo, dor de cabeça, cansaço, nenhum sintoma. Minha irmã estava ok também hoje;

 

#Dia 3 - A loucura do rolê, a gente sabia que era cedo demais porém, era o que tinha. Fomos as 7 lagunas, pegamos a Van e simplesmente chegamos lá. No início eu achei que acompanharia o grupo, só não o fazia pois minha imã ficava pelo caminho e eu esperava, mas, passado uns 20 minutos não ficou fácil e também deixei o grupo ir. Deixando bem claro: No Brasil, lembro de um momento que quase desmaiei por correr sem respirar (faz muito tempo, era sedentário) diria que nessa subida, cheguei no máximo a 65~70% daquilo, tinha margem, não forcei em nenhum momento mas… Fiquei bem pra trás, o grupo foi embora. Quando chegamos a primeira das 7, todos se juntaram, descansamos e não ficamos mais tanto pra trás por um bom tempo, só no final que comemos alguma coisa, bebemos água, tiramos blusas e daí uma galera passou a gente, mas foi de boa. 

Ao chegar lá embaixo e parar, eu tive uma dor de cabeça chata mas ocasional. “Como assim?” Sei lá, estava sentindo, andava 5m e parava completamente, depois caminhava de novo e ela retornava como se não tivesse sumido. Tomei uma neosaldina de novo e fiquei bem. Minha irmã ficou enjoada, perdeu o apetite e teve que tomar um remédiozinho para enjoo, tomou e ficou ok também, 30min de van e estavamos tranquilos. 

 

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Editado por adrianomask
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#Dia 4: Pegamos leve, começamos hoje a gastar o boleto turístico e juntamos com os City tour que a gente faz por conta, percebi um aumento grande na resistência, a Montanha do dia anterior ajudou bastante, praticamente não parava mais em subida e conseguia subir algumas escadas em “marcha atlética”, pouca coisa claro. 

#Dia 5 e 6 - Foi o tour para Machu Picchu. Fomos pela hidroeléctrica, chegando lá de van e terminando o trajeto a pé. Felizmente o dia estava bom, chegamos em aproximadamente 2h45min, daria pra ter chegado antes mas… Uma vez em Águas Calientes, estávamos bem cansados, conhecemos por altos a cidade e já fomos descansar. Gostaria de ter chegado um pouco mais cedo ou levado menos peso, pois só queria relaxar. 

No outro dia, subimos de ônibus e entramos na cidade as 06h, estava bem fechado mas tá aí um local que não fica feio de forma nenhuma, o tempo foi abrindo e fomos recompensados por um lindo céu azul com nuvens. 

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Nosso retorno foi a pé, a descida levou aproximadamente 55 minutos (foi tranquilo e paramos pra comer) e depois mais 2h de caminhada até a hidrelétrica. Quando chegamos ao restaurante começou a chover e assim ficou por um bom tempo, felizmente fomos certeiros na escolha de horário e não precisamos pegar chuva. Retornamos pra Cusco exaustos mas satisfeitos por termos conhecido essa maravilha do mundo, valeu cada minuto de esforço. 

 

#Dia 7 - Optamos novamente por pegar mais leve, acordamos um pouco mais tarde (umas 06h e sim, acordamos bem cedo no nosso cotidiano) e mais tarde pegamos um tour pra Maras, Moray e as Salineras, que levaria parte da manhã e o início da tarde, as 15h já estávamos em Cusco pra almoçar e descansar. 

 

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#Dia 8 - Alugamos um carro, contrariando as recomendações de “não dirija no Peru em hipótese nenhuma”. Não uso carro no dia a dia então sem stress, pego mesmo pra lazer. É uma baderna? Sim. Eles quase não usam seta? Fato. Buzinam pra tudo? Certamente. Tentam colocar dois carros quando obviamente só cabe um? Claro! Mas quer saber? Foi ótimo e uma experiência pra se lembrar. Paguei 50U$$ num Rav4, uma pechincha, fomos a Pisac, passamos pela Laguna Huacarpay e paramos em Ollantaytambo, foi um dia cheio mas deu pra conhecer muita coisa;

 

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#Dia 9: No princípio, seria o primeiro dia na “altitude mais alta”, antes das 7 Lagunas ser inserida lá no terceiro dia. Desta vez, a Lagoa Humantay era nosso objetivo. Devido a um deslizamento de terra decorrente as chuvas do início do ano (2024), as vans não iam onde era suposto nos deixar e tivemos que andar uns bons minutos mas, como era no plano, nenhum problema. 

A diferença dessa trilha é que, você rapidamente vê o seu fim, ao mesmo tempo que aquela visão pesa contra, pois ela é ingrime e puxada. Vimos pessoas desistirem logo no início e outras nem tentarem, indo direto pros cavalos que estavam ali do lado. Só olhei pra mana e “bora vê o que vai dar”, o roteiro foi pensado pra isso e não fazia sentido nem tentar. Como não é novidade, é uma subida forte e intensa, mas em nenhum momento pensamos em desistir, se dá última vez chegamos nos 65~70% do limite, desta vez, com a confiança diria que ficamos nos 70~75%. Antes de iniciarmos a trilha, minha irmã tomou aquele remédio de enjoo, eu não, queria ver como estaria. Não sei quanto tempo levamos, do ponto que a nos deixam até o pico foram menos de 2h, deixamos muita gente pra trás na subida, mesmo parando e não fazendo nenhuma locura. Subimos, comemoramos, curtimos a vista, ficamos bem mais que 40min (estávamos lá bem antes da maioria do grupo) e depois iniciamos a descida e fomos pra casa. Não tivemos nada, eu que fui zerado de qualquer influência medicinal, idem. A única coisa que ingeri foram balas de coca que sei lá se ajudam (pareceu que sim, mas pode ser placebo), mas o chá mesmo só tomei na chegada em Cusco.

 

Devo admitir que foi muito mais tranquilo do que eu esperava, pois o agente de viagem deixou bem claro o quão ingrime era o trajeto e no final, não encontramos dificuldade e por mais que parassemos pra descansar, fomos um dos primeiros do nosso grupo a chegar e passamos uma quantidade enorme de pessoas  durante o caminho, mesmo sem forçar e parando pra descansar sempre que necessário. 

 

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#Dia 10: Aproveitamos pra descansar, já tínhamos visitado praticamente tudo que queríamos, reservamos a noite pra conhecer alguns pontos (já que geralmente chegávamos sempre cansados) e nos preparar para o grand finale do tour: Encarar a montanha colorida, que tenderia a ser mais leve afinal, iríamos de quadriciclo.

 

#Dia 11: Acordamos logo cedo para fazer o tour nas montanhas, paramos para o café na metade do caminho e seguimos até o ponto final. Novamente, eu fui zerado de medicamentos e a unica coisa que usei foi a agua florida (que o guia nos dava) e o restinho das balinhas de coca. Porém, fomos de quadriciclo e foi uma ótima experiencia, divertido demais pilotar com aquele visual incrível da região. 

Chegamos lá em cima em pouco menos de 30min mas, fomos "presenteados" pela chuva e o frio, tivemos que rapidamente vestir proteções para não nos molharmos, creio que pela primeira vez na vida tenha sentido um pouco de gelo no ar, pois como havia pingos de água "solidos", mas não houve neve. Ficou assim por uns 15 ou 20 minutos até o tempo abrir, ficar sol de novo e conseguirmos curtir o local. É lindo mas vou concordar: O cenário em volta chama muita atenção, as vezes até mais que a propria montanha em si, então, ao contrario da Laguna Humantay que o ponto de destaque é a Laguna, aqui pode ser o entorno.

 

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Editado por adrianomask
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  • 1 mês depois...
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Olá nobre colega forista! 

Muito obrigado por este relato! Estou pesquisando as atrações da minha viagem, e o seu relato me ajudou muito na orientação do que levar e quanto levar, principalmente, em relação à moeda. 

Sobre os passeios, a sua dica no final foi ótima. Já salvei no mapa e vi que é perto do local onde estarei hospedado em Cusco.

 

Uma outra pergunta, que eu gostaria de fazer, é em relação à alimentação. Você conseguiu se alimentar bem? Sem restrição? 
Lembra de lugares legais que foi em Cusco com boa comida e preço justo (não somente para turistas)?

Abração

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1 hora atrás, racf disse:

Olá nobre colega forista! 

Muito obrigado por este relato! Estou pesquisando as atrações da minha viagem, e o seu relato me ajudou muito na orientação do que levar e quanto levar, principalmente, em relação à moeda. 

Sobre os passeios, a sua dica no final foi ótima. Já salvei no mapa e vi que é perto do local onde estarei hospedado em Cusco.

 

Uma outra pergunta, que eu gostaria de fazer, é em relação à alimentação. Você conseguiu se alimentar bem? Sem restrição? 
Lembra de lugares legais que foi em Cusco com boa comida e preço justo (não somente para turistas)?

Abração

Opa, e ai. Irei concentrar a resposta aqui pra facilitar o andamento das questões :)

 

Desta vez, eu não cheguei a ir a Lima, passei por lá em 2022 e não fiz nenhum passeio. Havia pré marcado alguns pelas dunas de Ica e pela reserva de Paracas mas como houveram os protestos que travaram todo o país, não consigo dizer se recomendo ou não. Se não estiver enganado, os encontrei pela internet de maneira aleatória, o que teria o link até hoje seria um rolê nos canions de Arequipa, mas pelo seu relato não terá essa cidade então, não consigo agregar muito nesta parte. 

 

Em Cusco eu fiz com a World Exploring Peru Tours, tenho o Whatsapp deles caso precise. Não sei se existe diferenças entre as agencias mais baratas e os caras, tirando o fato de algumas delas já incluírem a entrada nas montanhas, que vão de 20~25 soles. Não sei quais você vai conhecer, mas duvido que muita coisa seja diferente pois os veiculos são todos iguais, exceto quem fecha aqueles mais exclusivos, dai deve ser diferente. 

 

Eu fechei com eles lá mesmo, mandei mensagem pelo Google e "do nada" o cara me aparece perguntando se era eu que estava falando com ele, são bem atenciosos então recomendo. Se você for conhecer a Montanha Colorida de quadriciclo dai se sugere uma antecedencia de alguns dias. Se Machu Picchu já esta totalmente resolvido, já é uma coisa a menos a se preocupar, ai realmente é verificar quais montanhas você pretende ir e quantos dias passará na região;

 

Alimentação: Depende muito de você, eu particularmente sou bem simples, não bebo nada e fico apenas na entrada e principal. Tem de todo preço, $12 as mais simples (que incluem uma sopa que geralmente é muito boa) e alguns de $30, $40... Aguas Calientes, cidade base de MP foi sem dúvidas a melhor refeição de toda a viagem e me custou singelos 20$. Valores em soles. As vezes a gente pesquisa na internet e parece que tudo é caro, mas basta fugir um pouco da zona turística que tudo fica mais em conta. Creio que seja um fator mais pessoal do que de preços em si.

 

Em algumas refeições tem um sério problema ao meu ver: Eles oferecem muita batata, e muitas vezes é bem gordurosa e eu sinceramente evitava consumi-las, sou meio fresco com saúde e no fim comia no maximo a metade delas. Não tive nenhuma restrição mas no penultimo dia na cidade não fiquei muito bem após um almoço desses, mas como foi num restaurante bem simples e básico ali mesmo proximo a estadia, talvez não seja o seu caso.  

 

Dinheiro eu diria que também depende dos seus padrões, mas eu iria com uns 30~35% do que você pretende levar em especie, como comentei, não sei exatamente qual seu roteiro e os passeis que pretendes fazer, mas o boleto turistico de Cusco é apenas no dinheiro (130$ por pessoa) e nos tours como Laguna Humantay e Montana de Colores, cobram um valor que igualmente só pode ser pago em dinheiro. Compras em feirinhas também é recomendado usa-lo. Lima é bem mais "civilizado" então depende do quanto investirá por lá. 

 

Eu usei o cartão global da Inter, já era correntista então foi bem fácil pedir o cartão, rapidamente já aprovaram e me liberaram o Virtual e em pouco mais de uma semana chegou o físico, se tiver da Nomad ou Wise creio que terá o mesmo funcionamento. Em grande maioria usei a aproximação do celular com o cartão configurado mas em alguns momentos precisei do físico, então recomendo ir com a opção que te permita ir com o cartão real. 

Editado por adrianomask
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1 hora atrás, D FABIANO disse:

@adrianomask Não entendi a história do computador e do aeroporto. Esse computador era o da cabine do piloto ou o da chegada ao aeroporto?Saudades da minha perna boa que aguentou fazer tudo isso e mais o boleto turistico todo em 2011.

Segundo o piloto, era um dos computadores de navegação do avião. Geralmente esses aviões fly by wire Tem um conjunto de sistemas que analisam e respondem aos comandos de voo, creio que tenha sido algum deles. 

 

Achei estranho que num dado momento vieram verificar a asa esquerda da aeronave, mas quem sou eu afinal xD

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