Ir para conteúdo

Cuba

robertachain

Posts Recomendados

Visitante Andre_Franca

detalhe: ate o que é cotado em peso cubano pro estrangeiro é convertido na mesma hora para CUC, exemplo entrei em um paladar que so cobra em cup supostamente quando o atendendo sacou meu sotaque em espanhol queria cobrar em CUC! ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

Estou indo pra Cuba sozinho dia 01 de novembro 2010.

Vôo da COPA direto de BH para Panamá e, depois de apenas uma hora de conexão, Havana.

Quem quiser se juntar, será bem vindo(a).

O roteiro ainda não está fechado.

Mas começarei por Havana e La Bodeguita Del Médio.

branco.carvalho@gmail.com

aquele abraço

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros

Gente,

Tô postando 2 respostas a emails que recebi pedindo informações. Talvez possa ajudar...

>Lugares para comer: nada vai ser espetacular. Mas comi até nas "cafeterias" (que não passam de camelôs) e não tive nenhum problema. Comi uma comida boa no Los Nardos, em Havana Vieja, em frente ao Capitólio, e na estrada comi uma lagosta espetacular na casa de umas pessoas a caminho para Maria La Gorda. Se for ficar em casas particulares, a melhor opção é comer por lá (em Havana eles costumam servir só café da manhã...). O básico é "moros y cristianos", que é arroz com feijão misturados, carne e batata doce. Frutas e sucos vai ser sempre da fruta da época (quando eu fui, goiaba). Mas é isso: a comida não é espetacular, mas não vai te deixar de cama... :-)) Quanto aos paladares, apesar de muita gente falar que é a opção mais em conta, não acho a melhor opção. Se vc garimpar vai achar restaurante mais barato.

>Cayo Largo só comprando o "pacote" avião+resort. Não tem outra opção, não. Esses pacotes não costumam sair muito caro. A praia é um desbunde e o atendimento no resort uma droga. Mas de qq forma vale muito a pena. A cor do mar é indescritível...

>Seguro saúde não precisa. Tem muito posto de saúde e qq grana que vc der o médico vai ficar feliz da vida (eles ganham US$ 25,00 mensais!). Leve os medicamentos básicos!

>Mais uma dica: troque um pouco (bem pouco) de pesos cubanos na casa de câmbio. Ela é útil para comprar algumas besteirinhas para comer, cartão telefônico, refrigerante etc. e as coisas saem mais em conta (não aceitam em todo lugar).

>As casas: antes de ir fiz a reserva de 3 dias em Havana e deixei o resto para reservar por lá, já que não sabia exatamente meu roteiro. No último dia de hospedagem o Léo, da "cooperativa" deles, me ligou na casa, foi até lá e me deu um monte de dicas bacanas. E fui fazendo assim: quando decidia para onde ia, ligava para ele em alguma cidade, tipo um dia antes, e pedia para ele fazer reserva em alguma casa para mim. Todas as sugestões foram acertadas. Ele foi muitíssimo atencioso. O email dele leo@casaparticularcuba.org.

>Aluguei sim. É o seguinte: vc só tem uma opção de empresa (cubacar, se não me engano). Eu aluguei em um hotel (pode ser em qualquer um dos grandes hotéis) pq resolvi em cima da hora e era a minha última opção. Se vc for reservar com antecedência procura nesse site: www.cubaism.com.

>Dicas:

>. Ande com cuidado, pq vc vai encontrar de tudo pelo caminho (carroça, bicicleta, pedestre).

>. O pessoal da agência vai te orientar para não dar carona. Eu dei bastante e acho que é uma boa oportunidade de conversar com as pessoas... em geral ninguém tem carro e depende da boa vontade dos outros. Ficarão mais assutados que vc de ver um turista parando para ajudar...

>. Se vc for multado, não pague a multa para o policial. Eles tentarão te induzir a fazer isso (com a gente aconteceu), mas de uma forma bem mais "elegante" que os nossos policiais... Vc paga as multas quando entrega o carro. A gente foi parado duas vezes, em ambas tínhamos culpa, mas eles deduzem que vc está acima da velocidade no olhômetro (a gente realmente devia estar acima dos 40 km por hora quando passamos em frente ao "punto de control").

>. Passe sempre muito devagar em frente a esses "puntos de control".

>. tente olhar todos os problemas do carro antes de pegar. Foi um cubano que nos orientou a fazer isso pq costuma ter golpes... O nosso carro acabou dando defeito em Cienfuegos e trocamos o carro. Acabamos pagando por um carro com ar e tivemos que ficar com a janela aberta...

>. a gasolina é mais ou menos o mesmo preço daqui.

>. a sinalização é ruim, mas com um mapinha básico dá pra se virar. Sair de Havana foi um pesadelo. Ficamos uns 40 min perdidos. Peça orientação antes de sair. O resto foi bem tranquilo.

Link para o comentário

• Membros

Bom dia pessoal,

cansei de ler os tópicos do mochileiros.com e sonhar em mochilar por ai, então decidi que 2011 farei meu primeiro mochilão. Destino: Cuba. Será que alguém pode ajudar um perdido como eu a calcular gastos médios, definir mesmo que de forma superficial roteiros, locais para hospedagem, documentação e etc?

Atenciosamente,

Ricardo Dias

Link para o comentário

Visitante Andre_Franca

oi ricardo , tudo bem? a maneira mais facil de se chegar la e com a copa airlines via panama! nao necessariamente a mais barata! que seria via venezuela! o visto se compra com a cia aerea e o seguro saude que se tornará obrigatorio no pais na chegada.... cuba tem praias maravilhosas, então não perca, varadero e maria la gorda, ou baracoa..... as cidades de havana e trinidad sao otimas tbm, nas grandes cidades vc pode ficar em casa de familia e nos lugares turisticos so te resta hotel mesmo!

Link para o comentário

• Membros

Pessoal,

Alguém sabe se ainda dá pra fazer o visto na hora? E o seguro saude, que agora é obrigatório, pode ser de qualquer empresa? (sei q nao é o certo, mas nunca fiz seguro)

E sobre os voos da cubana, sou que nao sei usar o site, ou nao aparece os precos mesmo? Eu vou ter pouco tempo na ilha, pensei em comprar um voo havana - santiago...

bjs e obrigada.

Link para o comentário

• Membros

Oi pessoal!

Acabei de voltar de Cuba e vim deixar algumas impressões...

Não fui como mochileira, fui num pacote fechado para uma semana em Varadero, numa promoção que está acontecendo junto à cia aérea Whitejet, cia aérea portuguesa que veio para o Brasil somente com voos fretados. Por isso meu voo fez somente uma breve escala em Punta Cana e já partiu direto para Varadero. Porém esse voo só é possível adquirir comprando um pacote.

Antes de fazer essa viagem eu li tudo que tinha aqui para me interar do destino, que por mais que eu fui com um pacote fechado a idéia era conhecer o máximo do destino. Inclusive muito do que eu li aqui me desanimou, pois a maioria dos depoimentos que citam Varadero não são favoráveis, dizendo que Varadero é uma cidade comprada pelos grandes resorts, e tal.... Fiquei basante desanimada, pois já havia fechado o pacote, e sempre me interessei por conhecer a cultura local.

Digo que é possível sim se integrar com o povo local mesmo ficando nesses tipos de Resorts. Claro que não se compara à experiência de se hospedar em uma casa particular, por exemplo, mas tudo depende de você.

Varadero é linda... praia paradisíaca, ABERTA para qualquer pessoa frequentar, inclusive encontrei alguns cubanos enquanto estava no mar...

A história de que eles não tem acesso a pasta de dentes, sabonete, xampu, etc, produtos de higiene, é ultrapassada....

Todas as pessoas que tive o prazer de conhecer lá, me disseram que isso faz parte do passado deles...

Inclusive imaginei que não fosse encontrar nenhum produto americano, e logo dei de cara com uma geladeira com Coca Cola, Fanta....

A moeda CUC não é somente usada pelo turista, mas como também pelos próprios cubanos.... Na hora que tive essa notícia muito me espantei, pois 1 CUC é aproximadamente 17 pesos cubano, e imaginei que seria totalmente inviável um cubano pagar algo em CUC....

Mas como o turismo é praticamente a maior fonte de renda, a moeda não só circula entre os turistas mas também entre os próprios cubanos.

Realmente visitar Cuba não é barato, se formos por base que troquei 1 euro por 1,17 CUCs, ou seja, quase 1 pra 1, e eu troquei o euro pelo câmbio de 2,41... Ou seja, nada barato para nós brasileiros com nosso Real.

De Varadero fiz 3 passeios. Fiz o famoso "Crucero del Sol", onde você pega um catamarã na Marina de Varadero com destino a Cayo Blanco. No caminho fizemos uma parada para mergulho com Snorkel e a parada para nadar com os golfinhos..... que embora eles estejam presos, foi a realização de um sonho.... A parada em Cayo Blanco é magnífica, com direito a diversão numa cama elástica em cima de uma bóia no meio do mar! Foi uma delícia. Tudo isso por 75CUCs. (incluindo almoço com muita lagosta!)

Outro passeio foi até Havana. Me arrependi muito de não ter ido por conta, com o ônibus da Viazul. Resolvemos contratar o passeio de um dia para lá pois achamos que pelo valor cobrado (67 CUCs) sairia meio que elas por elas. Mas o tour foi muito corrido, e ainda tivemos o azar de ser um dia de chuva, e praticamente todo o dia choveu, aumentando mais ainda a correria do passeio.

E o mais sensacional de todos, que eu indico e muito, foi para Cayo Largo. O aviãozinho da AeroCaribean de início dá um pouco de medo, mas o voo foi super tranquilo, e ainda com a vista sensacional de sobrevoar o mar do Caribe. O lugar é lindo demais, águas calmas, quentes, de um azul inexplicável, areia branquinha e fininha.... O tour completo, com o transporte, catamarã, parada com mergulho, parada na Cayo Iguana (ilha infestada de Iguanas de todos os tamanhos), almoço, dia todo na praia, saiu por 166CUCs.

Quanto às baladas em Varadero, me decepcionei um pouco pois imaginei que em qualquer lugar eu encontraria muita Salsa e Merengue, e o que eu vi foi baladas infestadas de canadenses,russos, com muita música eletrônica....

O lugar que os cubanos me recomendaram para ir, porém não conseguir visitar, foi a Casa de la Musica, que se eu não me engano fica na Calle 43, onde todos os dias tem banda ao vivo até umas 23h30 tocando muita música latina.

A famosa Cueva del Pirata inicia a noite com um show lindo, com dançarinos excelentes, banda muito boa. Porém depois do show lá vem as músicas americanas, eletrônicas..... E me senti como se tivesse numa balada aqui em São Paulo.... por isso corri para o Bar Calle 62 para tomar uma das melhores piñas coladas que tomei em Varadero.

Enfim, o que me lembro por agora é isso....

Sintam-se à vontade de perguntar o que quiserem, que se tiver ao meu alcance responderei com todo prazer!

Beijos,

Aline

Link para o comentário

Visitante Andre_Franca

oi mariseber, quando fui a cuba comprei o visto no embarque da copa linhas aereas! quanto ao seguro não sei dizer pois não existia na epoca! so sei que parece que voce pode comprar na chegada ao país! o site da cubana e uma furada, tentei comprar uma passagem de hava as ilhas cayman e so fez uma reserva de 48 horas nem debitou no meu cartao de credito e tive que anular a viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...