Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

@jcwandertraveler Levo dinheiro ao mundo todo e Cuba não é diferente. Não pago IOF,mesmo de 1,1% que cobram atualmente. Mas,a discussão é outra.Cuba era muito atrasado, vivia nos anos 50,e por isso atrai muito turismo. Não sei se o embargo yanki acabou, mas no dia em que acabar,levará décadas e gerações para mudar,pois o que há lá é muito ódio ao grande capital, como o meu, por exemplo. Vi nesse site que colocou um cartão local. E a prova do que digo.Isso não existia como net livre, por exemplo. Imagina máquinas de cartão em todo o país. Mesmo para esse local, o site não fala na aceitação geral, acredito que seja apenas em locais turísticos como grandes hotéis e restaurantes. Sabia que há gente que vai a Cuba e fica apenas em grandes hotéis aonde há tudo como em Punta Cana?Deve ser destinado a esse público não para todos. 

• Membros
Postado
Em 16/04/2024 em 16:59, Rutiss disse:

Pessoal, estou indo pra Cuba no final do ano, e estou com uma tremenda dúvida de qual moeda levar daqui pra trocar lá na chegada. O dólar americano está cada dia mais alto e tô cogitando levar o canadenses. O que vcs consideram melhor para este ano, dada as últimas mudanças?

@Rutiss, leve dólar americano.  

Estive lá mês passado, pegamos cotação em Havana de $ 290 (CUP) por US$ 1 (USD) no últimos dias já estavam por $ 300 (CUP) por U$ 1 (USD). Converse com o seu anfitrião, ele irá fazer com você um câmbio seguro. 

No câmbio oficial na Cadeca do aeroporto no dia da nossa partida era $ 110 (CUP) por US$ 1 (USD). Não utilize a cotação do Google, Xe e etc. esses apps vão listar como $ 24 (CUP) por US$ 1 (USD), mas não é o câmbio nem utilizado pelo governo. 

Fiz o relato aqui no site (abaixo), nele abordo também as dicas que pagar em peso cubano nos paladares saem bem mais em conta que pagar diretamente em moeda estrangeira. Geralmente economizávamos em torno de U$ 6 em pagar diretamente em pesos. 

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 17/04/2024 em 10:12, jcwandertraveler disse:

2 - Outra opção é ter um cartão internacional como o da Wise, que pode ser carregado com 50 moedas diferentes, além de economizar no IOF

Contudo, não recomendo colocar moedas que se desvalorizem, exceto se estiver viajando para o país em alguns dias.

Para os lugares que aceitam o cartão de crédito é só usar e para ter dinheiro local troque os dólares, mas cuidado com a taxa de conversão e onde e como trocar.

@jcwandertraveler, esse tipo de orientação não aplica em Cuba.

Cuidado ao dar dicas, você pode comprometer a viagem de outrem.

Lá há embargos econômicos, e somente em alguns lugares estatais que é aceito o cartão... porém é bom lembrar Wise e contas americanas não funcionam por lá. Mas mesmo as bandeiras que funcionam não é tão fácil achar onde usar esses cartões ou caixas eletrônicos. 

Atualmente para negociar com taxistas, bodegas, paladares é utilizado pagamento todo em efetivo. 

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 17/04/2024 em 16:50, jcwandertraveler disse:

Eu estive na feira de turismo nesta segunda e falei com o pessoal de Cuba e tudo parecem bem por lá, mas eu vou esperar mais um pouco para ir a Cuba.

@Rutiss, te indico o post que inclusive virou livro, que é do professor @Eddie Santos e nele há um capitulo que ele fala só de dinheiro: 

• Amei! 1
  • Membros
Postado (editado)
Em 17/04/2024 em 16:50, jcwandertraveler disse:

Eu estive na feira de turismo nesta segunda e falei com o pessoal de Cuba e tudo parecem bem por lá, mas eu vou esperar mais um pouco para ir a Cuba.

Verificando os panfletos que peguei tem o site deles cuba.travel onde explica como funciona a questão de dinheiro e cartões la.

Em resumo

Os cartões de débito ou crédito aceitos em Cuba são: Visa, Mastercard, Union Pay, Ocean Card, CABAL, American International Service (AIS) e MIR. No entanto, os viajantes interessados em viajar para Cuba são aconselhados a verificar junto ao banco onde possuem a conta se poderão utilizar o cartão em território cubano.

Nenhum cartão emitido por instituições dos EUA funciona em Cuba; por isso, é recomendável que verifique previamente se o seu cartão não está associado a uma instituição bancária dos EUA e em segundo lugar, e de grande importância, que tenha sempre um backup de dinheiro para evitar contratempos.

Detalhes completos sobre moedas e pagamentos aqui.

Além de poucos lugares aceitarem cartão de crédito ou débito, e em sua maioria estatais, a cotação é péssima. Neste ano é recomendável levar dólares em Cash e trocar por papel moeda de Pesos Cubanos, e ainda por cima no câmbio paralelo!

Editado por Thiago Loureiro
  • Amei! 2
  • Membros
Postado
1 minuto atrás, D FABIANO disse:

@Thiago Loureiro O cara confessou que nunca foi a Cuba e quis dar uma opinião completamente estapafurdia que não me contive ao ver.kkkkk

Infelizmente o país passa por uma crise tenebrosa pela situação de embargos, provocados principalmente pelos Estados Unidos, e as facilidades que vemos na maioria dos países com destinos turísticos, ainda não chegaram à terra de José Martí...

• Amei! 1
  • Membros
Postado
4 horas atrás, Thiago Loureiro disse:

Infelizmente o país passa por uma crise tenebrosa pela situação de embargos, provocados principalmente pelos Estados Unidos, e as facilidades que vemos na maioria dos países com destinos turísticos, ainda não chegaram à terra de José Martí...

mas não é algo novo, Cuba está com embargo faz mais de 50 anos, só agora que estão começando a aliviar.
Eu nem dou pitaco em relação a Cuba porque é um destino que nunca fui e tem vários detalhes que diferem de um destino mais normal, alguém vir aqui e recomendar cartão de crédito/débito pra usar em Cuba é uma falta de conhecimentos básicos de história e turismo.

• Amei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...