Membros amaro.cristiano Postado Maio 11, 2011 Membros Postado Maio 11, 2011 10/05/11 Gruta de Lancinhas Localização Rio Branco do Sul (+/- 35km do Centro de Curitiba) Acesso pela Rodovia dos Minérios PR-092 Estacionamento Dá pra deixar o carro na casa de um carinha bacana chamado Vanderlei. No arquivo em kml marquei a localização da casa dele. Grau de dificuldade Fácil / médio O que levar - Por se tratar de caverna não conte com iluminação natural, portanto leve lanterna e pilhas reservas, de preferência lanterna de cabeça, pois suas mãos serão bem requisitadas. - Já no início terá que se rastejar pelo chão, depois andar pela água e se espremer por paredes. Se quiser voltar limpo e seco leve roupas extras. - Lanches de sua preferência (barras de cereais; frutas; biscoitos...) - Água (não sei a qualidade da água da gruta) - Uma corda ajudará a vencer alguns obstáculos com mais facilidade além de auxiliá-lo caso queira explorar mais a caverna. - Kit de primeiros socorros (esparadrapo; gaze, remédios...) - Máquina fotográfica Relato Há quase um ano atrás fizemos uma investida mal sucedida a gruta, devido a falta de conhecimento não conseguimos achar sua entrada principal. Na verdade chegamos até a calçadinha (memorial) e achamos uma possível entrada , mas não localizamos o tal “quebra corpo” tão falado e como não possuíamos cordas decidimos não avançar. Pesquisei alguns blogs (links no final do relato), vi um vídeo de uma investida noturna e fiquei um pouco apreensivo, pois em um deles dizia que a travessia tinha durado em torno de sete horas. Email de confirmando ponto de encontro com a galera, mochilas de ataque no porta malas e já era. No meu carro estávamos eu (Cristiano), o Fernando (meu irmão), a Priscila (cunhadinha) e seu irmão, o Ronaldo. Encontramos com o Rodolpho, que trazia em seu carro o Márcio e a Jake (cuja n conhecia), perto das 8h em frente ao Parque São Lourenço. Pegamos a rodovia dos Minérios e chegamos até uma estradinha que só dá pra seguir com uma 4X4. Do lado esquerdo tem uma casinha com um terreno bem grande, bati palma pra pedir pra deixar o carro estacionado e fui muito bem recebido por uma senhorinha muito simpática. Logo apareceu o Vanderlei, um rapaz bem tímido de 16 anos. Perguntei a ele se conhecia a gruta e pra nossa sorte ele disse que já havia ido várias vezes. Conseguimos estacionamento e de quebra um guia Mirim. Hehe Todo mundo pronto!!! Pegamos a estradinha que segue por +/- 2,4 km. O Vanderlei e a Jake estavam empolgados e foram na liderança. Chegamos à calçadinha, que citei acima, e descemos por uma pequena trilha. Lá em baixo é seguinte: desça pelo lado direito (escorregando de bunda mesmo ahaha) e procure no cantinho direito um pequeno buraco em formato de funil. Só passa uma pessoa por vez mesmo. A Jake estava mal informada e só ficou sabendo dos detalhes na hora. Kkk mal sabia ela que depois de escorregar com a bunda iria andar dentro da água. Então surge o primeiro salão, muito bonito mesmo, estavam todos acelerados e eufóricos. O Rodolpho não quis saber de frescura e foi logo metendo os pés na água, enquanto o restante hesitava um pouco. Fomos seguindo o curso do rio (direita) e já estávamos todos dentro da água (caramba que água gelada), só dava pra escutar os gritos... Depois de se esquivar um pouco, pisar na lama, e alguns escorregões chegamos até uma bifurcação. Decidimos seguir por onde o curso da água era mais intenso. Descemos uma pequena cascata e para nossa decepção ali era o final. Então voltamos para a bifurcação (mas antes de voltar o Rodolpho tomou um banho forçado hehe) que pra piorar dava no mesmo lugar. Voltamos prestando a atenção por tudo pra ver se perdemos alguma entrada, mas nada e chegamos novamente ao primeiro salão. Eu já estava conformado em voltar pra casa até que o Ronaldo achou outra entrada, desta vez a esquerda e subindo rio acima. Entramos só eu o Fernando e o Ronaldo enquanto os outros esperavam do lado oposto. Daí começou a aventura, eu e o Ronaldo seguimos adiante pra ver se dava pra continuar, ali a água era mais profunda (cerca de 1,3m), e tinha uns paredões legais pra subir. Assim que percebemos que dava pra continuar voltamos pra buscar as mochilas e a galerinha. Foi um sarro ver as meninas com medo da profundidade da água (claro q eu e o Ronaldo ficamos assustando elas). Depois de passar por mais um ou dois salões chegamos até um pequeno paredão, fácil de vencer, mas preferimos usar a corda pra facilitar a vida das meninas. Obstáculo vencido seguimos em frente, e nos deparamos com mais uma pequena cascata que pode ser desviada pela lateral. Infelizmente este era o último obstáculo e logo já podíamos ver a luz do dia. Eu e o Ronaldo gostaríamos de ter voltado por dentro e explorar todos os “buracos” da gruta, mas quem vence sempre é maioria hehe. Saímos onde, acredito eu, a maioria prefere entrar, porque além de seguir o curso do rio começa pouco depois do meio da estrada. Então seguimos de volta pra casa do Vanderlei pra buscar nossos carros. No caminho, se prestar a atenção, verá que existem pedras coloridas, muito bonitas. A Jake encheu a mochila hehe. Antes de ir embora deixamos uma pequena contribuição ao Vanderlei que custou aceitar, e sua mãe nos deu uma sacolada de pinhão (já assei tudinho RS). Faça o download do arquivo kml para visualização no google earth com pontos marcados e do mapa do interior da gruta em: http://montanhoso.blogspot.com/2011/05/gruta-de-lancinhas.html'>http://montanhoso.blogspot.com/2011/05/gruta-de-lancinhas.html Links úteis: http://montanhoso.blogspot.com/ http://blogdomarcolaboqueirao.blogspot.com/search?q=gruta http://cinqadventure.blogspot.com/search?q=lancinha Citar
Membros marciovm911 Postado Maio 11, 2011 Membros Postado Maio 11, 2011 Vlw Cris. Ficou show o relato. Temos que achar a próxima...rs abraços Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Maio 15, 2011 Membros de Honra Postado Maio 15, 2011 Olá Cristiano! Ficou mesmo muito bom o relato. As fotos também ficaram 100% :'> Pena mesmo foi não ter tido condições de ir junto com vocês! Abraço, Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Junho 6, 2011 Membros de Honra Postado Junho 6, 2011 Salve Pessoal! Hoje estivemos novamente na Gruta de Lancinhas, novamente com a galera do Montanhoso, desta vez com um grupo maior, de 18 pessoas, incluindo um companheiro do Estado de SP que veio prestigiar a missão. Saímos de Curitiba cerca de 8h20min, do estacionamento do Mercadorama da Silva Jardim. Chegamos no ponto de entrada da Gruta cerca de 10h e logo depois começamos a descida. Ficamos no interior da Gruta por cerca de 5 horas pois eu e parte do grupo (6 integrantes ao todo) saímos antes visto que 3 integrantes, eu inclusive, estavam sofrendo um pouco com lesões nos joelhos (na verdade adquiridas antes da ida à gruta) e o pessoal do grupo principal estava disposto ainda a explorar mais alguns salões. O Lugar é realmente fantástico, como já deve ter dado para perceber nos posts anteriores. Seguem algumas fotos da trip de hoje: Criei um álbum lá no Grupo Montanhoso (Facebook) com as fotos do dia, confiram: http://www.facebook.com/home.php?sk=group_150494028352261 Subi também alguns vídeos para o Youtube, dêem uma olhada: http://www.youtube.com/user/gvogetta Abraço e até a próxima! Citar
Membros marciovm911 Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Fala ai Getulio, Bacana o Relato e as fotos. Se tiver mais, manda por email depois. Grande abraço e até a próxima. Citar
Membros Marcelo SBC Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Pessoal, Essa investida na gruta foi animal! Lugar indescritível, vale muito a pena conhecer. Valeu a todos! Citar
Membros marciovm911 Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Vlw Marcelo. Te esperamos na próxima. Grande abraço Citar
Membros Marcelo SBC Postado Junho 6, 2011 Membros Postado Junho 6, 2011 Vlw Marcelo.Te esperamos na próxima. Grande abraço Valeu vcs, Quando tiver novas oportunidades certamente voltarei! Citar
Membros amaro.cristiano Postado Junho 7, 2011 Autor Membros Postado Junho 7, 2011 Show Getúlio, muito bom relato e fotos. Valeu galera Montanhosa!!! Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Junho 7, 2011 Membros de Honra Postado Junho 7, 2011 Valeu aí moçada! Até a próxima!!! Abraço, Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.