Membros D FABIANO Postado Março 9 Membros Postado Março 9 Passei todo o mês de fevereiro no Egito e fiquei muito decepcionado e triste, apesar de ter visto nos relatos aqui e da minha garota não querer ir comigo justamente por uma coisa que não esperava ser tanto:a falta de infraestrutura e a consequente exploração de turistas decorrente dessa. Voo pela Catar a Doha comprado no dia só consumidor do ano passado, quando a empresa fez a promoção do mês de Ramada, como faz também este ano,dando 30%de desconto,o que não precisei utilizar pontos(que teria de comprar e ficaria mais caro),mas sem a opção de stop over em Dubai, o que acabei me arrependendo,pois se a cidade for metade do que é o aeroporto(que considero o melhor que já conheci) deve ser muito bom.Foram 14h tranquilas,mas em preço normal não iria pela Catar que é para paulista, mas sim com a Emirates, que tem do Galeão. Mas,apesar de ser cercado por chineses no voo, foram 14h tranquilas e sem abrir a boca, pois eles só falavam mandarim.Ao chegar a Doha,na outra noite,peguei outro voo ao Cairo.Ao descer, tem uma escada rolante ou elevador e um balcão que vende o visto. Leve dinheiro 25 dólares,pois eles aceitam cartão, mas a conversão é no câmbio oficial que está 32 libras por dólar,enquanto no paralelo encontra-se ao menos 50 por dólar,sendo que encontrei em Alexandria 70 por dólar.E o cartão tem que ter o seu nome escrito. Terminando esta fase,tem um monte de guias esperando suas vítimas. Primeira vez que vejo esses espertinhos dentro da área se desembarque na área internacional, Egito é único mesmo. Há que entrar em uma grande fila para carimbar o visto caça níquel e,depois, há depois vai a um outro sujeito que implicou comigo por ter passaporte brasileiro. Ele chamou outro e disse do Brasil. Começava a história que já conheço.O cara indagou tudo que eu faria no país, perguntou se não tinha ido levar cocaína(para ver o nível deles)e que ia abrir minhas coisas.Ah,que maravilha, lembrar a entrada de Chile com 24h de voo Demorou, veio um outro de gravata e mexeu em tudo. Satisfeito?Saudei-os,que me indicaram a saída é disseram para eu tomar cuidado, pois estrangeiros são muito visados no país. Acabei fazendo dois amigos, o tempo diria se eles tinham razão e contarei no decorrer do relato. Abracei os dois, e fui pegar o taxi segundo orientação deles. Havia vários, mas fui a uma cabine e saí com o preço fixado em 35 dólares. O transfer cobrava 20,mas vale a segurança, pois estava chegando a um país de cultura e língua totalmente diferente. O aeroporto é distante da praça Tahrir, local aonde fiquei é o hotel é qualquer coisa simplesmente maravilhosa. Fui dormir 3h da madrugada, para no outro dia começar a minha surpresa do que é Egito. 1 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Março 10 Autor Membros Postado Março 10 Cairo Passei 4 dias completos e mais um quase inteiro na capital que todos conhecem, porém vou acrescentar alguns detalhes aos lugares que lá tem para ir que não vi em nenhum relato. Fiquei em plena Praça Tahrir e todo o seu movimento. Ao reservar o hotel, pensei que estaria no centro do centro com conexão a toda a cidade. Engano!Ninguém falou, mas Cairo, como todo o Egypt não tem transporte público e os carros andam feito loucos e não existe lei de trânsito. Na praça há várias esquinas com sinais apagados, isso mesmo, sinais apagados, então para se atravessar é preciso esperar os guardas pararem o trânsito o que acontece apenas ao estar um sentido muito congestionado ou,a noite, quando há menos carros. O primeiro dia não sabia e fui aí museu egípcio antigo que fica ao lado direito do prédio de escritórios do governo, o Tahrir, que dá nome à praça. Para chegar lá foi uma longa demora.E para voltar após as 17h?Um caos.O museu em si é muito bom e tem vários objetos antigos. Outra,museu no país só é pago no cartão para cobrarem a cotação oficial na conversão. Isso acaba com o mito divulgado por outros viajantes que o destino é barato. Não é,devido à essas duas cotações, sevfoi algum dia, atualmente, as atrações turísticas são mais caras que na Europa, custando ao menos 10 euros. A noite fui a um show em um barco atracado no Rio Nilo,local aonde há muitos barcos, uns se movimentam e outros não. Todos cobram 15 dólares e lhe dão um farto jantar self service e o direito ao show. Isso sim é barato. Fui a 3 diferentes em 3 noites e nem sei qual foi o que mais gostei. Imperdível! Fiquei mais 1 dia na cidade, no qual eu fiz o City tour. Tudo no país fiz exclusivo.Nao sei se por comprar na hora ou devido a exigir guia em espanhol, mas fui sozinho,com guia e motorista a tudo, enquanto quem compra paxote se sujeita a andar em ônibus lotado, os únicos existentes no país. O city que fiz vai 1h na cidadela,2h porque pedi mais tempo, no belissimo novo museu que também é sensacional e mais 1h em Copte Cairo, lugar que segundo a lenda abrigou a sagrada família durante a fuga ao Egito. Lá tem 4 igrejas coptas para visitar e 1 pequeno museu .O almoço desse dia é em frente e custa 10 dólares.Tudo aqui e pago exclusivamente no cartão com cotação de assustar. No próximo dia,,era a hora de fazer o tour mais elucidativo e entrar em 2 mesquitas da idade média. Fiquei sabendo muito do Isla neste dia e se não fosse tradicionalmente ateu teria me convertido,pois o que eles acreditam tem alguma base,não são apenas historinhas como os ocidentais. Mas isso não vem ao caso. Depois das mesquitas, o guia levou a um museu e ao mesmo restaurante da véspera que ele disse ser o melhor da cidade. Para terminar, mais uma mesquita.Nesse dia só paguei o tour,pois o almoço estava incluso. 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Março 11 Autor Membros Postado Março 11 (editado) Giza Passei 1 dia na cidade que está do outro lado do Nilo,porém praticamente ligada à Cairo com o rio Nilo como separação. Aqui concentra-se muitas favelas e o nível de vida deve ser baixo.Transporte?Aqui não chega o metro que há em Cairo,então os moradores tem que recorrer às vans que caem aos pedaços e não tem fiscalização nenhuma. Antes,o guia levou ao passeio de 1h de feluca pelo rio Nilo.É um passeio rápido, mas que mostra a grandeza e a péssima distribuição de renda do país. Com modernos arrana céus com pessoas passando fome nas suas portas e nenhum transporte pelas ruas. Mas, de turismo é o local em que se encontram as 3 pirâmides mais famosas do mundo. Outrora,quando construídas era tudo espaço vazio,Cairo não existia e a capital estava em Memphis,aonde também há pirâmides, mas não deu tempo de ir conhecer.Hoje,elas estão cercadas como fosse um parque e cobram 800 libras egípcias apenas no cartão para você entrar.Se for o caso,e a pessoa quiser entrar em 1 delas(ficam abertas em revezamento)terá que pagar mais 9 euros. Como não estava afim e não gosto de esforço físico visitei apenas por fora e está ótimo. Lá há todo o tipo de exploração como passeios de camelo,egípcios vestidos a caráter como os antigos que levam para dar uma volta em carroças,estacionamento para carros,mas cada um leva o seu próprio guia(o meu falava espanhol perfeito e contou tudo sobre a construção)e não há exploração neste caso (ou seja nada de pagar por fora). Aqui também há a esfinge tão famosa. Tumba de um faraó também, formato de esfinge por ser construída como a cara de faraó e o corpo de cachorro. A noite é aqui que fazem um belo espetáculo de som e luz que conta toda a história do antigo Egito, com a esfinge como personagem principal. Para ver,há venda na hora por 20 euros. Eu paguei 30 euros, pois vim em outro dia da Tahrir Square.(esse comprei na agência devido a não ter transporte). Para finalizar os atrativos, todas as visitas vão te levar ao museu do papiro. Isso é uma grande enganação para ganhar dinheiro. Mas lá você pode ir ao banheiro de graça, o que nas pirâmides também tem que pagar.O museu e muito pequeno, há uma rápida explicação sobre o processo de colheita e beneficiamento do papiro(que é uma árvore) para depois te venderei papiros lisos para escrita ou quadros em papiro já desenhados. Editado Março 14 por D FABIANO 1 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Março 14 Autor Membros Postado Março 14 (editado) Oásis de Fayoun Dia de sexta, primeira vez em um país árabe,aonde tudo é fechado. Sabia disso,mas não deixei de estranhar a calmaria da Praça Tahrir neste dia ao sair para também conhecer o Saara.1 vez no mais famoso deserto do mundo em um tour exclusivo como todos os outros. Ir a Fayoun seria um belíssimo passeio para este dia.O oasis é longe,mas vale a pena. Lá é parque nacional, onde há que pagar 5 dólares de entrada. Antes,também passei em uma casa museu da Idade Antiga, porém bem conservado, mas também paguei 5 dólares e tudo valeu muito. Saara em si é um deserto muito parecido com Atacama.Areia aos montes,e depois vi,montanhas de areia, porém perto de Cairo, somente areia. No oasis,muitos ônibus ou pessoas, como eu,com guias em tours particulares. Seja como for, todos querendo ver a cachoeira que há ali no meio do deserto ou tentando almoçar no restaurante do parque nacional, o que não fiz,pois o guia também levou a um restaurante também exclusivo e muito bom.Por 10 dólares,comi muito bem,ao final do tour. Depois do almoço,na vila de Tunis,aonde a pobreza é gritante não havendo nem rua asfaltada, uma grande favela com poucas coisas a destacar, entre elas esse restaurante. Saindo da cidade, há vários resort egípcios que só ao passar pela porta,desconfia se que não há o luxo de seus co irmãos do ocidente.Sao 3 horas de estrada,mesmo andando a 120 km/h,e dia de poucos carros na rua, o guia demorou para chegar ao hotel. Que dia ótimo!!! Editado Março 14 por D FABIANO 2 Citar
Membros D FABIANO Postado Março 15 Autor Membros Postado Março 15 (editado) Aswan Era hora de conhecer o interior.Sem minha menina, restou-me deixar o passeio de barco para outra oportunidade e ir curtir por terra o que teria para conhecer no sul do país. Sai do Cairo em um voo noturno ao mesmo preço do trem que divulgam tanto aqui por indicação da minha amiga Juliana.Faz em cerca de 90 minutos,aquilo que o trem leva meio dia ou mais. Quem o indica gosta de sofrer.Cheguei a noite e fui jantar conhecendo ali um sujeito,que encontrei outros pelo Interior,que se dizem ser seu amigo, falam ótimo inglês, mas o que querem é tirar seu dinheiro através de migalhas. Esse aqui parecia ser um garçom, mas na verdade,tem uma loja ao lado do restaurante. Fez de tudo para vender os produtos dele(especiarias),mas como garçom cobrou mais. Descobri, no,outro dia,quando o guia de verdade levou num restaurante de verdade.200 libras no máximo um prato, enquanto esse cara cobrou 300.Lá também não há cardápio ou tabelas de preços. É tudo pela cara da pessoa, enquanto no do guia há preços como em restaurantes que conhecemos. Mas a comida estava boa! No outro dia, com o guia,fiz um belíssimo tour.Pelo começo da tarde,fui a estrela de fome,que não tem nada demais. Apenas um marco pela fome causada pela seca ocorrida há mais de 3000 anos. Lugar é muito estudado, mas não é turistico.Antes,pegamos uma feluca e subi a um antigo cemitério, aonde estavam sepultados alguns faraós do tempo em que Aswan foi capital e passamos no belissimo Jardim Botânico.Um oasis em uma ilha(de nome Kitchner) formado no meio do Nilo. Todos esses lugares cobram entrada,porém estava incluso no tour e o guia pagou.Depois do almoço, pegamos a feluca outra vez e fomos a um passeio sem graça ao povoado nubio.Nubios são descendentes de sudaneses,entao tem a pele escura e foram deslocados de suas moradias pela construção da hidroelétrica. Eles fizeram desse assentamento um ponto turístico. Caça-níqueis essa é a verdade. Mais um dia? Fui a belíssima ilha aonde foi transferido o templo de Philae. Apesar de a ilha aonde se encontrava originalmente estar inundada pelo lago da hidroelétrica e estar reconstruido tem construção belíssima. Fomos,depois conhecer a hidroelétrica em si e voltamos para assistir ao imperdível som e luz sobre a Deusa Ísis. Foi o dia que mais gostei,embora conheci tudo que teria em Aswan. Editado Março 15 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 16 Autor Membros Postado Março 16 (editado) Abu Simbel Localizado perto da fronteira com o Sudão é uma pequena cidade ao redor do templo construído para o mais famoso rei do Egito antigo, Ramsés II e sua esposa preferida Nefertiti.Dizem que é o melhor preservado do mundo e muito visitado, apesar da imensa distância dos centros maiores, pois está a 300 km de Aswan.A entrada é a mais cara do país também, 650 libras egípcias. Fui de Aswan com guia exclusivo e horário também, sai as 9h,como outros carros também saem até mais tarde.Há que procurar, pois a grande maioria vai nos ônibus de turismo por volta das 4h da moanhã. É deserto puro,só havendo um lugar para parar em um pequeno café,mas não há combustível, há de sair com tanque pata fazer 700 km.O motorista foi quem gostou da estrada livre(deve ser assim na maioria dos dias)e foi a 140-150 km/h.Chegando lá, o guia esperava.Todos nesse tour falavam inglês.Para mim,sem problemas, mas comprei o tour em espanhol. E se eu não entendesse a língua yanki? É rápido o tour,um caminho pavimentado leva aos templos,um de frente ao outro. Ao lado está o pier de parada do Cruzeiro pelo lago Nasser,que margeia a vila e tem nesse Cruzeiro e nos templos a sua maior fonte de renda. Duas horas no máximo é o que gasta este passeio, o distante mesmo é o caminho de 300 km,por isso escolhi o horário mais tarde.Cheguei de volta a Aswan ia dar 16.30h. Editado Março 16 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 18 Autor Membros Postado Março 18 (editado) Edfu e Kom Ombo Acabaram os belos pontos turísticos de Aswan,cidade que jamais esquecerei de tão bela que é,e diferente da capital, respeita-se os poucos sinais de trânsito que há. Outra sexta,hora de or embora. Normalmente as pessoas vão a Luxor em 3 dias por rio.Um dia param em Edfu,o outro em Kom Ombo.Sao 2 templos bem antigos, eu também fui,mas sem guia.Pude conhecer,mas não sei detalhes que tanto gosto, mas deu para ver tudo em apenas uma sexta completa, com tudo fechado como é comum. Edfu é o templo do crocodilo. Tem várias estátuas deles,que viviam pelo Nilo.Com a construção da hidroelétrica e o surgimento de desníveis no Rio,hoje eles estão restritos praticamente a fronteira com o Sudão e a esse país. Eu não vi nenhum.O templo é em parte conservado, não entendi para que servia por não ter guia. Kom Ombo,por sua vez,é mais preservado.O templo e gigantesco e leva cerca de 2h para visitar. Há um imenso restaurante lá, mas eu não comi ali,pensando em achar na péssima estrada. Mas,nessa na sexta tudo estava fechado, só havia mulheres de burca se dirigindo às mesquitas e muitos caminhões, pois os arredores de Luxor tem muita plantação de cana.Quanto a visita, está equidistante das 2 cidades maiores, o que impossibilita em parte,os tours,embora esses sejam oferecidos tanto em Aswan como em Luxor aonde cheguei eram mais de 16h.Belo dia,embora nesse não tive explicação alguma. Editado Março 18 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 22 Autor Membros Postado Março 22 (editado) Luxor Cheguei a cidade mais bonita do Egito.A antiga capital deixa qualquer pessoa apaixonada, seja por alguma ordem no trânsito ou pelos belos pontos turísticos que há. Não sei as moradias dos locais como são, pois me restringi ao redor do Nilo e a antiga Thebas,como em Aswan. Fiquei no hotel mais simples da viagem, mas ótimo também é o dono logo se tornou um grande amigo. Graças a ele,fui explorado pouco na rua, aonde um sujeito vivia dizendo que ia me levar a todos os lugares, claro que mais caros que outros para ganhar algum, e ele mandou um funcionário correr com o indivíduo no 3 dia.É,mesma coisa de Aswan, só que esse muito mais insistente. Ia jantar e lá vinha o tal me perturbar. Fiquei 4 dias,sendo a 1 noite de chegada. No outro dia,o guia veio logo cedo e levou no sensacional vale dos reis. Lá você escolhe 3 tumba de cerca de 10 que estão abertas.Vale 600 libras,mas a de Tutancamon é separado. Eu que não fui.As que fui,dos Ramsés,são parecidas,hieróglifos nas paredes e o local aonde ficava a múmia ao fundo. Saindo dali fomos ao vale das rainhas. Aqui tive que pagar 900 libras a mais pois queria ver a tumba de Nerfetari ,mulher preferida do maior de todos faraós, Ramsés II. A tumba desse está fechada desde 2016,segundo o guia.Acabou ali fomos ver o templo de Hatshepsut,ali perto.Há uma boa conservação, porém aonde era o túmulo da 1 rainha do Egito antigo ninguém sabe. Fomos almoçar para continuarmos a visita a tarde quando fomos ao sensacional Templo de Luxor e ao pequeno, mas também excelente Templo de Karnak.Nos dois paguei cerca de 300 libras,tudo em cartão. No dia seguinte era domingo, 1 dia da semana árabe, porém em Luxor não fecha nada nem na sexta. Dia de ir ao museu de Luxor pela manhã e depois das 17h ir ao museu da mumificação. Cobra 200 libras,porém é bem pequeno. Após, fui assistir ao som e luz que aqui conta a história da monarquia egípcia ocorrida em Thebas e a primeira mudança de religião do,país com destaque as procissões que ocorriam pela av das Efinges entre os templos de Luxor e Karnak.Essa e cara,20 dolares só em espécie. Próximo dia? Um outro guia em espanhol levou a conhecer outras tumba.Essa mais afastada mas também interessante, a dos funcionários dos faráose depois ao lado dos nobres.Entradas cerca de 250 libras cada. Outra manhã era hora de ir embora, o transfer veio me buscar as 10 em ponto com um guia que me levou em mais um ponto turístico a 1h de Luxor e depois segui com o motorista Mahmud pelo deserto, parando no caminho para almoço já tabelado em 10 dólares, até Hurgharda. Editado Março 23 por D FABIANO Citar
Membros D FABIANO Postado Março 23 Autor Membros Postado Março 23 Dendera Hugharda é banhada pelo Mar Vermelho aonde as praias ficam longe,normalmente em bairros fechados, que são uma praia do capitalismo maldito, mas existem em todo o país.Esse é um falso Egito, pois nele há tudo,enquanto no restante do país a carência é muito maior que no Brasil. É um chute para qualquer pessoa não direitista.Mas não fui direto, antes tinha que ir as ruinas mais conservadas do antigo Egito. Cheguei cansado,após visitar por 2h as ruinas de Dendera,na saída de Luxor, templo sensacional e são mais de 300km de estrada até o mar. Fazer tudo custou 150 dólares, enquanto só o templo custava 80 a 90 dólares. Não pensei duas vezes,aceitei na hora a proposta do dono do hotel que disse ser das 10 às 17h.E,surpresa, as 17h ele ligou para o Muhammad perguntando se havia chegado, pediu para falar comigo e,feliz,agradeci pela preocupação e pel9 dia lindíssimo que havia proporcionado. Esse post será sobre as ruinas,ficando o mar e suas belezas para o próximo. O guia fala espanhol perfeito, disse ser um dos únicos 5 que falam em Luxor. Eu adorei os 3 que conheci.Mustafa,Ali e Muhammad. E as ruinas?Pague 300 libras,como sempre no cartão e,ao entrar há uma esplanada, antes do portão principal. aqui dentro está muito bem conservado também, inclusive há pintura com tinta que parece recente(não sei se foi restaurado,garantem que não).E assim passei mais uma manhã de muito aprendizado. Após, seguimos a uma cidade próxima. Cortada também pelo Nilo,é aqui que o guia mora.Deixamos ele próximo de sua casa e seguimos para o almoço no meio do Saara.Foi um erro meu.Devia ter almoçado na cidade,mas deixei para mais tarde e não sabia que o restaurante seria turístico, e como tal,10 dólares, enquanto na cidade, certamente pagaria menos.A travessia do deserto é linda, lembrei muito do Atacama e dos últimos momentos de minha vida perfeito, embora diferente contextos. Citar
Membros rapaulasoares Postado Março 28 Membros Postado Março 28 Ótimo relato Fabiano, obrigada pelas informações! Vi que chegou à noite no aeroporto de Cairo, chegarei às 22h40 e tenho uma dúvida: casa de câmbio para trocar dinheiro e lugar para comprar chip de celular estarão abertos nesse horário? Grata Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.