Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Segue o relato da viagem realizada no período de 11/01/2010 a 25/02/2010, paises visitados(Uruguai, Argentina, Chile, Perú e Bolívia), foram aprox.

24.000 kms rodados.

Destaques desta viagem:

Circuíto completo de Torres del Paine: 6 dias e 8 horas;

Carretera austral(chile chico, Villa O'higgins, chaiten, cerro castillo, puerto cisnes, cochrane, Palena, futelaufu) 6 dias;

Paso Águas Negras (divisa Argentina/Chile);

Carnaval de Puno(encerramento);

Carnaval de Oruro(primeiro dia de desfile da diablada).

1º DIA - 11/01/2010 - SEGUNDA-FEIRA

Saída de São Paulo as 10:30hrs

Chegada a Torres-RS as 00:00

Kms.: aprox. 950 kms.

Pedágios: R$14,50 (11 postos)

Preço médio gasolina: R$2,60 p/lt aditivada.

Privatizaram a Regis Bittencourt, mas o trecho sob concessão está uma bosta... muitos buracos, ainda não concluiram a duplicação de alguns trechos, os pedágios são baratos(cerca de R$1,20), mas convenhamos, está quase do mesmo jeito, melhorou muito pouco.

No Brasil temos esse problema: Estradas boas, Pedágio CARÍSSIMO, estradas ruins pedágio barato....

A previsão era sair as 06 da manhã e dormir em Porto Alegre, mas tive que resolver alguns problemas em sampa. Neste dia pegamos um pouco de chuva, vimos algumas colisões na Regis. Resolvemos rever nosso amigo(aquele que nos socorreu na nossa primeira viagem a Argentina em 2006), na cidade de colombo-PR, depois de tomarmos aquele chá da tarde e colocar o papo em dia, seguimos viagem, até Floripa estrada boa, mas com muitas curvas, mas piso bom, após palhoça, começa o martírio do motorista, trecho ainda em fase de duplicação(poxa já são uns 5 anos de obra, e não acaba!!!), como perdemos muito tempo neste trecho, chegamos tarde a Torres-RS, prá não perder tempo pernoitamos num motel na beira da rodovia 101 (Motel Reflexus, torres-RS, R$60,00 razoável).

2º DIA - 12/01/2010 - TERÇA-FEIRA

Saída de Torres-RS as 07 hrs

Chegada a Buenos Aires-Argentina às 09 horas do dia 13

Kms.: Brasil: uns 500 kms Uruguai: ~= 530 kms + trecho buquebus

Pedágios: BRASIL R$38,10 (6 postos) URUGUAI pur$225,00 (5 postos) No Uruguai os pedágios aceitam R$(R$1 = PUR$10), US$ e Euro

Preços médio gasolina: Brasil: R$2,66 aditivada(Chuí-RS) Uruguai Pur$30,00 p/lt gas. 97

BUQUEBUS: PUR$3.080,00 (sendo 2 pessoas + carro)

Cambio Moeda Uruguai: R$1 = de Pur$10,00 a Pur$10,80

SEGURO CARTA-VERDE: Banco Banrisul, Porto Alegre-RS - R$216,00 para 30 dias, MUITO CARO!!

Chegamos cedo em Porto Alegre-RS, aproveitamos para trocar o óleo do carro, adquirir a carta verde e cambiar dinheiro. Procuramos no aeroporto a agência do banco do brasil,muita burocracia e estavam dificultando a emissão, segundo eles só fazem para clientes, então resolvemos procurar o HSBC, pois a carta verde deles cobre até o chile. Na agência Hsbc da av. farrapos, próximo ao posto que estava trocando óleo, dizeram que não fazem mais esse seguro para não correntistas, então começou a penitência pelas ruas da cidade, me indicaram a Sul américa seguros, depois de muito procurar, cai numa agência do banrisul perto do mercado público,depois de muito custo, devido a falta de informação dos atendentes, consegui fazer o seguro, ufaaaaaaaaa perdi umas 3 horas, mas pelo menos conheci o organizado, limpo e bonito centro da capital gaucha.

Depois de tudo pronto e resolvido, pegamos estrada rumo a Chui, até aqui nosso planejamento era dormi lá, pois a carta verde começaria a vigorar a partir do dia 13, mas como os hoteis em chui estavam caros, resolvemos ir até a aduana uruguaia e tentar entrar mesmo assim, depois de bater um papo com o atendente, o mesmo nos liberou.

Seguimos viagem pelas ótimas estradas do uruguai, estávamos indecisos se iriámos para buenos aires pelo buquebus ou pela estrada, com o adiantar da hora, resolvemos ir até colônia sacramento, chegamos por volta das 4 horas da manhã, OHHh dia complicado, para nossa sorte tinha uma balsa saindo as 05:30hs, sem dormir, pegamos a mesma, chegamos em Buenos aires bem cedo, mas com o sono atrasado.

Nota: chegando em colonia de sacramento, como estava com muito sono, dormi no volante, por sorte o carro saiu pelo acostamento e minha esposa me despertou....que sorte, sempre tem a primeira vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 339
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Boa tarde, meu nome é Ricardo e como estreante em viagens internacionais é natural que eu tenha várias dúvidas..rsrs..então conto com a paciência de todos e lanço a primeira, que seria com relação ao roteiro que pretendo seguir.

Pois bem, meu roteiro em território nacional pode ser explicado a partir do Rio de Janeiro até ao Chuí...até aí tudo beleza.

Partindo do Chuí, ao entrar no Uruguai pretendo passar por Punta Del Leste, Montividéu, Colônia Del Sacramento, atravessar para Buenos Aires (gostaria aqui de informações sobre a travessia da balsa), seguir pela Ruta 3 até Ushuaia e voltar pela mesma Ruta seguir até Bariloche, onde pergunto se é possível atravessar os Andes e seguir em direção a Santiago e Valparaíso.

A partir daí minha intenção é voltar pela Ruta 7 em direção a Buenos Aires e fazer o caminho de volta até o Rio de Janeiro.

Pergunto se isso é possível e quanto tempo levarei em média (a partir do Rio de Janeiro), levando-se em consideração que desejo rodar 500 Km por dia e ficar pelo menos 1 em algumas cidades como Torres, Punta Del Leste, Montividéu, Buenos Aires, Ushuaia, Bariloche, santiago, Valparaiso e Mendoza.

Como disse, sou novato em viagens internacionais e gostaria muito dessas informações ou roteiros parecidos daqueles que já tenham realizado o sonho de conhecer o extremo sul das Américas de carro.

Meu muito obrigado a todos

Ahh, pretendo ir num Ford Ecosport 1.6 e disponibilizo 35 dias para realizar esta aventura.

PS: Existe algum site onde eu possa montar este tipo de roteiro?

Link para o comentário

• Membros de Honra

Ricardo,

Para atravessar a balsa até b.aires é super simples, siga até colônia de sacramento no Uruguai. Paguei cerca de Pur$3.080 para atravessar na balsa lenta(3 horas) existe também a balsa rápida(1 hora) custa um pouco mais. Acesse o site da buquebus (http://www.buquebus.com/cache/HomeARG.html).

Sobre passar para o chile é super tranquilo na região de bariloche, são vários Pasos.

Para ajudar na elaboração do roteiro consulte esses sites:

Argentina: www.ruta0.com

chile: http://www.copec.cl/extranet/wps/wcm/connect/copec+publico+web+content/Copec+Publico/Mundo+Copec/Rutas+de+Chile/

Aqui no "mochileiros" tem vários roteiros de viagem a essa região, inclusive esse que vc postou a mensagem, vá no início que terá várias informações importantes.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Ricardo,

Para uma viagem longa como esta até Ushuaia, rodar 500 km/dia acho pouco, dá para fazer mais e talvez, assim, aproveitar mais tempo em determinada localidade. Por exemplo, a ruta 3 tem longos trechos sem nada de atrativo então ficar nos 500 km/dia é perder tempo.

Link para o comentário

• Membros

Antes de mais nada obrigado aos companheiros marioluc e beier pelas informações.

Pelo que vi a viagem até Ushuaia não é nenhum sonho impossível...rsrs...acho que com planejamento e a ajuda de quem já tem experiencia no assunto posso me organizar de forma a realizar uma viagem maravilhosa.

Bem, acho que a idéia do beier de se rodar mais de 500 Km/dia em trechos sem muita atração é bem interessante, pois pretendo reservar alguns dias para me alojar em lugares mais atraentes como Buenos Aires, Punta Del Leste, Bariloche, Ushuaia e Valparaíso por exemplo....o negócio é planejar

Vou verificar nos sites sugeridos e nos topicos tb com os relatos....são muitos detalhes, mas importantes.....pelo que vi, aqui o pessoal é bem explicativo e de muita boa vontade com aqueles que sacam pouco do assunto

Mais uma vez obrigado e qq sugestão será muito bem aceita.....Vlw

Link para o comentário

• Membros

Pois bem... Um site que estou usando para montar meu roteiro (Curitiba - Mendoza - Buenos Aires - Curitiba) é esse da YPF:

http://www.guiaypf.com/guiaypf/Ruta/Calcular/itinerario.aspx

Muito bom, pois nele você coloca as cidade que quer passar (usei ele para ver o caminho que o marioluc fez num dos comentários deles quando o mesmo passou por Mendoza - EXCELENTE CAMINHO pelo norte ARG).

Então... Gostaria de saber de vocês o que acham do meu roteiro. Como disse, estou pretendendo fazer Curitiba - Mendoza - Buenos Aires - Curitiba em 15 dias, NO MÁXIMO!!! Minha ideia é Curitiba/Posadas no 1º dia; Posadas/Santa Fé no 2º dia; Santa Fé/Mendoza no 3º dia; ficar em Mendoza 4 dias, contanto que nesse período quero ir até Penitentes para esquiar uns 2 dias; de Penitentes ou Mendoza para Villa Mercedes no 7º dia; Villa Mercedes/Buenos Aires no 8º dia, ficando uns 2 ou 3 dias em Buenos Aires. A partir daqui é que paira a dúvida!!! Não sei se volto até Puerto Iguazú ou entro no Brasil por alguma cidade da fronteira entre Brasil - Argentina. Qual cidade seria essa??? Tava pensando em passar por Caxias do Sul e Bento Gonçalves para tomar mais uns vinhos, mas não faço muita ideia a partir de qual cidade da Argentina dá para entrar no Brasil. Apenas para concluir, caso saia de Buenos Aires até Puerto Iguazu (ou volto para me hospedar em Posadas mesmo, visto que dá uns 300 km de diferença), desta cidade estarei a um dia de Curitiba! Voltando para casa no 13º dia!

O que os senhores acham? Marioluc? Você que já meu ídolo aqui, o que acha? Quando crescer quero ser que nem esse cara!!! ::otemo::

Abraço a todos!!!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Danilo,

Seu roteiro para mendoza tá legal, acho que dá sim, consulte o site www.ruta0.com, veja as distâncias, 1.200kms por dia é tranquilo na argentina.

Se eu fosse tu, concentraria minha viagem a Argentina, deixaria a serra gaucha para outra viagem, quinze dias é muito pouco.

Vc tem alguns opções para entrar no Brasil vindo da Argentina: Uruguaiana, são borja, tem outra cidade que há balsa.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Continuação do relato:

3º DIA - 13/01/2010 - QUARTA-FEIRA

Descansando em Buenos Aires.

Cambio de Moeda: R$1 = Par$2,20 na loja (câmbio america, av. sarmiento)-melhor cotação conseguida(vide Dollarhoy.com) preferi trocar real do que US$

Chegamos a cidade antes do almoço, viemos de buquebus, na saída da balsa não tivemos problema, somente conferiram os documentos, nem abriram o carro.

Como não dormimos na noite anterior, aproveitamos e tiramos a tarde para dormir. No final da tarde aproveitamos para ir até o centro comercial Alto Palermo, de metrô, conhecemos a loja da The North Face, mas ainda não estavam em promoção, mas os preços são melhores do que na loja em São Paulo.

Ficamos hospedados no Hotel Alcazar, na av. de Maio, bem próximo do café Tortoni, instalações novas, camas estreitas mas confortáveis, banheira ótima, tv a cabo, internet wi-fi somente na recepção. No ínicio do ano ficamos neste hotel também, reclamamos muito do café da manhã, ai o que aconteceu, simplesmente não servem mais...Reclamou eles cortam. Não tem estacionamento, deixei ele do outro lado da avenida 9 de julio, paguei Par$30 por um dia.

Perto do hotel tem um carrefour, compramos muita fruta, água, biscoitos, suprimentos para continuação da viagem.

4º DIA - 14/01/2010 - QUINTA-FEIRA

Saída de Buenos Aires cedo

Chegada em Bahia Blanca as 20 horas

Kms.: 930 kms, sendo (buenos aires x mar del plata x bahia blanca)

Pedágios: Par$23,00 (em 5 postos)

Gasolina: Fangio: Par$3,91 em La Plata e V. Power Par$4,20 em Necochea

Quando fui abrir o meu vidro(do motorista) a surpresa, emperrou, não abria nem a pau...ai começou a grande novela que foi terminar somente no fim da viagem, imagina, mais de 45 dias dentro do carro, com vidro fechado, e olhe que peguei 40º, tentei consertar em santiago do chile, mas o mecânico desmontou a porta e não achou o defeito. FAZ PARTE.

Pegamos a auto-pista e fomos conhecer de longe, Mar del Plata, fiquei surpreso com a cidade, achei muito limpa, bonita, organizada e de bom astral, mas viajar para Argentina e conhecer praia não dá, PRAIA É BRASIL, o resto, bem....

Depois de cortar várias plantações, chegamos a cidade de Bahia Blanca, onde pernoitamos.

Hotel Chiclana, no centro, camas boas, tv a cabo, internet wi-fi, estacionamento grátis, café da manhã básico, os quartos são baixissimos, eu parecia um gigante nele...parecia casa de boneca...mas faz parte. PREÇO: Par$190,00

5º DIA 15/01/2010 - SEXTA-FEIRA

Saída de Bahia Blanca cedo

Chegada a Fritz Roy as 01 da manhã de 16/01/2010

kms.: uns 1350

Pedágios: não há

gasolina: fangio Par$4,10(santo antonio d'Oeste) gasolina super Par$2,697(estrada) e Par$2,759(caleta olivia)

Neste trecho podemos sentar o pé no acelerador, as estradas estão ótimas, tudo muito traquilo, movimento fraco, retas e mais retas. Naquela de sempre esperar mais um pouco para abastecer, quando entrei num posto(ENTRE TRELEW X COMODORO RIVADAVIA) para completar o tanque, a surpresa, estava faltando gasolina, tinha que aguardar o caminhão chegar, nisso tivemos que esperar mais de 5 horas o que atrasou muito a viagem......Neste posto conheci um jovem de Curitiba que estava indo até Ushuaia de bike, coisa de doido, mas ele todo animado, fiquei admirado, conversamos muito...como os jovens são animados.

Seguimos viagem na intenção de dormir em Caleta Olivia, chegamos muito tarde, alguns hoteis lotados, outros caros, moral da história, vamos tocar, se o sono pegar paro prá dormir, na cidade de Fritz Roy, com o adiantar das horas, resolvi tirar um cochilo no carro mesmo, estacionei num posto perto de alguns caminhões e carros, e puxei a "paia", pelo menos vi um lindo amanhecer!! ...faz parte.

6º DIA 16/01/2010 - SÁBADO

Saída de Fritz Roy-Argentina

Chegada a Punta Arenas-Chile fim da tarde

kms.: desculpem, mas não anotei, mas deve ter dado uns 900kms

Algumas distâncias: Rio Galllegos(0) x Aduana(70) x Punta arenas(+-200)

Pedágio: não há

Gasolina: Fangio Par$3,02 (Pietrabuena, estrada) - Gasolina Super Par$2,69(Rio gallegos)

Cambio de moeda no chile(Punta Arenas): US$1 = Pcl$485

Com medo de ficar sem gasolina, sempre abastecia, não deixava o tanque baixo. Mas foi tranquilo, paramos para tirar algumas fotos, as primeiras da viagem, trecho com alguns buracos, máquinas na pista, mas sem grandes problemas. Nos postos da cidade de Puerto San Julian, não tinha gasolina, pessoal esperando várias horas na fila.

Estão reformando a aduana do chile, portando todos os trâmites estavam sendo feitos na aduana da Argentina, ai vcs já sabem o rolo que foi, filas e mais filas, perdemos um bom tempo ali, mas pelo menos eliminaram uma, mas por pouco tempo, pois as obras estão terminando. Entramos no Chile e o vento apareceu, firme e forteeeee, qualquer descuido e o carro vai para fora da pista ou para a outra ´pista, é sério tem que ficar bem atento, principalmente com as grandes rajadas, tem que segurar bem firme na direção, senão bye-bye.......

Gosto muito de punta arenas, sempre tenho que passar por lá, incrível, mas desvio só prá sentir o clima da cidade, será que em outra encarnação já vivi ali, desta vez não conseguimos pegar a zona franca aberta e seus preços tentadores, iria comprar bateria e cartão da máquina fotográfica, pois Torres del paine em alguns refúgio não tem energia. O pior que no domingo era feriado, dia do segundo turno das eleições presidenciais...tudo bem, compro então em Puerto Natales. ledo engano!

Chegamos ao chile, na véspera da eleição, mas não senti o clima esquentar, estava tudo normal na cidade, coisa de primeiro mundo.

Como fomos muito bem tratados de outras vezes, não pensamos duas vezes, fomos direto para o Hostal de la Avenida, bem no centro, quarto ótimo, banheiro bom com secador de cabelos, tv a cabo, frigobar, limpíssimo, quintal cheioooo de flores e árvores, e para coroar a hospedagem, um ótimo café da manhã, o melhor que comi no Chile. PREÇO: pCL$30.000,00 um pouco caro, mas compensa. RECOMENDO.

ATÉ AGORA ESSA VIAGEM NÃO TEVE EMOÇÃO,....MAS VAI TER!!!!...MUITAS.....

7º DIA 17/01/2010 - DOMINGO

Saída de Punta Arenas as 11 horas

Chegada a Puerto Natales as 14 horas

kms.: uns 200 - estrada boa.

Pedágios: não há

Gasolina: 97 oct. Pcl$657,00 (puerto natales) e 95 oct. Pcl$641,00(puerto natales) - Copec

Câmbio de Moeda: US$1 = Pcl$485

Acordei cedo e fui conhecer o cemitério de punta arenas, muito bonito.

Dia de eleição, comércio fechado, vamos atrasar nossa ida para torres del paine em um dia, tudo bem, vamos descansar pois a empreitada será brava, serão mais de 120 kms, de muita subidas e principalmente descidas(as descidas são phodas), VAMOS ENFREnTAR O MAIOR DESAFIO FISICO/MENTAL/HIGIÊNICO...DE NOSSAS EXISTÊNCIAS...... a emoção vai começar.

Ficamos perambulando pela cidades, fomos comer um cordero na picada do carlito, tava muito bom e com preço honesto, esse restaurante não fecha à tarde, pode chegar para almoçar qualquer hora.

A cozinheira do hostel tava assando pão à tarde, aproveitamos para saborear, saidos do forno, mas o pão chileno não é lá essas coisas.

dia muito morno e de muita preguiça.

Abriram um grande supermercado em puerto natales, tem tudo, inclusive assados(pernil, salmão, peru, frango...), saladas, arroz..... muito sortido, tem tudo, com preços honestos.

No início da noite saiu o resultado da eleição, ai o povo foi para o centro festejar a vitória do Piñera, acho que o chile não tem muita coisa para mudar, estão muito na nossa frente, em vários aspectos.

O hotel que costumamos ficar estava fechado(isso mesmo, os funcionários não apareceram para trabalhar, era eleição, credo, se a moda pega), então resolvemos ir num hostel que ficamos uma vez, o Patagonic people adventure(é um misto de hostel, agência de turismo, escritório, guias...), as camas são ótimas, limpo, o banheiro eh bom, mas o local da ducha é minúsculo, tem internet free, café bom. PREÇO: pcl$28.980,00, achei caro.

8º DIA - 18/01/2010 - SEGUNDA-FEIRA

Puerto Natales

Preparativos para enfrentar o circuito "O" de torres del paine.

Telefone para o brasil: Pcl$550 por minuto.

Acordamos bem cedo, nosso hostel ficava um pouco distante do pequeno centro, então tinhamos que comprar os mantimentos e descer prá guardar e voltar, estávamos indecisos se compravamos barraca, saco, fogareiro.... ou alugavamos, decidimos comprar o fogareiro e as panelas e alugar o resto, era o primeiro grande trekking, imagina comprar tudo e não gostar do "esporte".

Aqui tivemos uma péssima surpresa: NÃO ACHEI EM PUERTO NATALES UM CARTÃO PARA MINHA MÁQUINA, PORTANTO, IREI SOMENTE COM UM CARTÃO, SERÃO POUCAS FOTOS DAQUELE PARAÍSO.....faz parte.

Fizemos pesquisa de preços para alugar, decidimos alugar tudo no mesmo lugar, num hostel na praça principal, vou ficar devendo o nome, mas vou procurar, o pessoal é muito atencioso, e, melhor, eles montam a barraca na tua frente, se tiver problema eles arrumam outra, faz isso com o saco de dormir.... quando vc retornar, eles conferem tudo, então muito cuidado, senão vai ter que pagar os estragos, isso é muito justo.

A lista dos produtos, com preços, quantidades(alimentícos, remédios, roupas,.....), informarei na mensagem seguinte, pois tenho que procurar as anotações.

Ficamos no mesmo hostel do dia anterior.

AQUI VAI UM ALERTA IMPORTANTE: "QUANDO FOR ESCOLHER UM PARCEIRO(A) PARA FAZER UM ROTEIRO FORTE E LINDO, IGUAL TDP, CUIDADO, VC PODE TER GRANDES PROBLEMAS" ::essa::::essa::::essa::

Link para o comentário

• Membros de Honra

Fiquei devendo o endereço do pessoal que aluga equipamento de trekking em Puerto Natales, segue:

Marisa Pugliese & Jorge Ruiz

Hostel, agência de viajes, restaurante, aluguel de equipamentos.

Calle Tomas Rogers, 179 Puerto Natales - PRAÇA PRINCIPAL

Contato: info@apatagonia.com

fone: (56-61) 411028

Eles alugam tudo: saco de dormir, barracas(doite/north face), bastão, isolante, mochila(doite), panelas, talheres, copos, protetor mochila, copos..........

A vantagem deles é que montam a barraca antes de entregar, na tua frente, se tiver algum problema é resolvido na hora, mas quando vc for devolver, vão fazer o mesmo processo, portanto, se houver algum estrago terá que pagar.

São ruins de negociãção, não dão desconto se alugar, por exemplo por dez dia.

a diária vence as 22 horas, se por acaso deixar para entregar no outro dia cedo, pagará outra diária.

Link para o comentário

• Membros de Honra

TORRES DEL PAINE - ROUPAS, EQUIPAMENTOS, ALIMENTOS, REMÉDIOS.....

EQUIPAMENTOS:

COMPRADOS(Loja Balfer - filial Puerto Natalaes):

Fogareiro Doite a gás...: Pcl$13.750,00 bem pequeno e prático, deu conta do recado.

Jogo de cozinha Doite...: Pcl$20.700,00 (panela, frigideira, 2 pratos, copo, chaleira, espátula), muito prático.

Gás butano 230 grs doite: Pcl$ 3.300,00 cada (levamos dois)

capa mochila

ALUGADOS (Calle Roggers, 179 - Praça principal Puerto Natales:

Barraca 2 pessoas ......: pcl$4.500,00 por dia - Marca doite, modelo himalaya - ÓTIMA

Saco dormir ......: pcl$2.000,00 por dia - marca doite - ÒTIMO

Isolante térmico .......: Pcl$ 500,00 por dia

Bastão ......: Pcl$1.500,00 por dia o par

Mochila doite 70 lts ...: Pcl$1.800,00 por dia

Polainas ...............: Pcl$ 800,00 por dia o par - muito útil

Máquina fotográfica sony, compacta, 7.1 mpx.

Restante: talheres, luva de borracha(muito útil), faca, saco lixo, repelente, protetor solar/labial, sabo pó, esponja, cordão, isqueiro, fósforo....comprados em puerto natales.

ALIMENTOS:

JANTAR:

Macarrão instantâneo, sopa, atum, sardinha, salmão defumado, salaminho, sal, óregano, queijo ralado, azeite,

Café da manhã/meio da tarde:

Barra cereal, bolacha, suco em pó, chocolate, castanhas e nozes, frutas cristalizadas, café instantâneo, chás, adoçante, açúcar, doce de leite.

REMÉDIOS:

pessoais,relaxante muscular(não esqueçam), anti-ácido, pastilha garganta(útil), mertiolate, band-id, esparadrapo, ataduras, faixas, arnica.

Para os pés: creme hidratante + glicerina(para dores nos pés) receita ótima

ROUPAS:

Bota Snake alpinist, aguentou bem

2 calças que reverte prá bermuda;

1 corta vento(blusa e calça);

1 flecce 200;

3 camisetas - manga comprida;

1 par luva, gorro;

1 sandália;

meias, roupas íntimas

capa chuva

boné(importante)

óculos sol

DIVERSOS:

Tolha rosto(p/banho); sabonete, shampoo, desodorante, creme hidratante, repelente(importante), pasta dente, escova cabelo, papel higiênico...

ÍTEM INDISPENSÁVELLLL: TOALHAS EMUDECIDAS, AQUELAS DE LIMPEZA DE BEBÊ........, três dias sem banho, sem ela não dá.....

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...