Membros Claudio Lisboa Postado Fevereiro 27 Membros Postado Fevereiro 27 Gente. Preciso tirar essa dúvida enquanto é tempo. Na hora de preencher o bilete de compra da passagem aérea internacional eu coloquei assim: (sendo o nome Andre Augusto Sampaio Freitas. Primeiro nome: Andre Nome do meio: Augusto Sampaio Sobrenome: Freitas. E no passaporte está assim: primeiro nome Andre. Segundo nome: Augusto Sobre nome: Sampaio Freitas. Dúvidas... Sera que vou ter problemas no embarque como também com a imigração por não colocar os dois últimos sobrenome juntos? Grato. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 27 Membros Postado Fevereiro 27 O Sobrenome é sempre o último mesmo, e é só um. Os sobrenomes do meio tem pouca relevância na emissão de bilhete, pois eles sempre olham o último. Citar
Membros Claudio Lisboa Postado Fevereiro 27 Autor Membros Postado Fevereiro 27 Grande Davi! Obrigado por responder. E para passagens internacional? Ouvi falar que essa regra só vale para voos aqui dentro do Brasil e alguns países da America Latina, onde vc não precisa mostrar seu passaporte e com apenas com seu R.G vc consegue migrar para qualquer região. Mas para o USA que vc precisa até de visto, será que não vai dar problema na Imigração? Fico no aguardo. Muito Grato. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 27 Membros Postado Fevereiro 27 (editado) Isso é para passagens internacionais, esse negócio de ter mais de um sobrenome é coisa de português, em muitos países o padrão é ter apenas um sobrenome mesmo, logo, internacionalmente o sobrenome do meio é igual nome composto. Mantendo o primeiro nome e o último sobrenome correto é o mais importante. Sem contar que funcionário não é robô, eles são humanos e entendem claramente que o campo nome e sobrenome, juntando os dois dá o nome completo da pessoa. Editado Fevereiro 27 por Davi Leichsenring Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 27 Colaboradores Postado Fevereiro 27 Quando comprar uma passagem, use somente o primeiro e o último nome. Não importa se tem 2, 3, 4 nomes no meio ou se tem um nome como de D. Pedro II; primeiro e último nome, ponto. Citar
Membros Claudio Lisboa Postado Fevereiro 28 Autor Membros Postado Fevereiro 28 Oiiii pmlchelazzo! Brigadão aí pela sua participação. É importante a opinião de vcs, caras viajados sobre o assunto, sendo esse procedimento mais comum do que se imagina. Ao resolver tirar essa dúvida me deparei com incontáveis vídeos e opiniões no Youtube e no Google, mais nenhum que fosse específico sobre ele, serviu apenas para aumentar ainda mais a dúvida. Têm gente que afirma que se o bilhete de passagem internacional, (principalmente para o USA), não for preenchido exatamente como está configurado no passaporte, ( 1° nome, nome do meio e os sobrenomes todos juntos, como está no passaporte), vc não conseguirá embarcar no voo, (e caso venha a acontecer), vc terá problemas com a imigração americana. Como nunca sai da América latina, sendo esse meu primeiro voo fora do quintal de casa, fiquei com muitas dúvidas, e muito obrigado pela acertiva de vcs, que no melhor estilo de gentileza e elegância vêm com sua experiência e conhecimento descomplicar o que foi complicado por pessoas que não sabem muito bem do que estão falando. Grato.🙏🙏🙏 Citar
Colaboradores Solução pmichelazzo Postado Fevereiro 28 Colaboradores Solução Postado Fevereiro 28 (editado) @Claudio Lisboa Passei por quase 60 países do mundo em 5 continentes. Nos EUA, passei pelo menos umas 10 vezes, fosse visitando, fosse fazendo conexão (a última, mês passado). Em nenhum deles, digo NENHUM, eu usei meus nomes do meio (são dois). Sempre o primeiro e o último nome. A imigração passa o código de barra de seu passaporte na leitora que neste momento (principalmente nos EUA e Europa) checam seus dados (nacionalidade, nome, data de nascimento, etc) e outros bancos de dados como Interpol, Europol e etc. Para confirmar o que digo: eu tenho passaporte europeu contendo 3 nomes, ao invés de 4 como fui registrado quando nasci (essa história fica para outra hora). Quando eu renovo meu ESTA (já foram 4 vezes), um documento que europeus precisam ter para viajar aos EUA, eu uso somente meu nome e meu sobrenome, omitindo o nome do meio. "ahhh, mas isso é porque você tem passaporte europeu". Não, é porque simplesmente é assim Existe uma única derivativa dessa situação: nomes com caracteres não-latinos que são passados para latinos. Exemplo: um passaporte búlgaro cuja pessoa tem um nome em cirílico mas que apresenta o nome original e o nome em Inglês. Na compra da passagem o sujeito DEVE usar o nome com grafia em Inglês como apresentado no rodapé da página de identificação do passaporte e não em cirílico. (vide exemplo na imagem abaixo retirada da web). Um outro exemplo são nomes acentuados como "Cláudio", "José", "França" ou "diferentosos" como Müller", "Øskar", etc. Para isso, já existe remédio. Os acentos são retirados e os "caracteres estranhos" trocados por seus equivalentes (Müller se torna Mueller, Øskar se torna Oskar, etc) diretamente no passaporte. Como bem disse @Davi Leichsenring, quem faz o "cara-crachá" é um ser humano que está em sua frente e ele é capaz de entender seu nome é Claudio Lisboa, mesmo sendo "Claudio da Silva Santos Marques Joselito Paraguaçu Lisboa". Esse procedimento inclusive é técnico: as companhias aéreas possuem um limite de caracteres em seus sistemas para o nome do passageiro, o que, quando o viajante enfia o nome inteiro e ele é grande, o mesmo fica "truncado" no sistema (já vi isso acontecer inclusive comigo quando uma agência de uma empresa usou meu nome inteiro num bilhete). Acredite, não será a falta de nomes do meio que será um problema em sua viagem mas sim se estiver em alguma red list. Aí sim terá problemas (espero que não esteja). BTW: Tu consegue imaginar seu convite de casamento escrito "O noivo, Claudio da Silva Santos Marques Joselito Paraguaçu Lisboa"? Só por Deus hein... 😂 Editado Fevereiro 28 por pmichelazzo Citar
Membros Claudio Lisboa Postado Fevereiro 29 Autor Membros Postado Fevereiro 29 Rapazzzzz! Se eu disser que não estou roxo de inveja de vc, eu estarei mentindo. Agora que vim a compreender o significado da letra da música MY WAY de Frack Sinatra em toda a sua profundidade e extensão, bem aqui, na altura dos meus 65 anos, onde faço atualmente dela a minha bandeira, confesso que me arrependo, (apenas neste sentido), de não ter direcionado a levar uma vida como a sua, optando por alguma carreira que me fizesse viajar por ai e não criasse tantas raízes. Obrigado por tirar as minhas dúvidas, agora posso viajar tranquilão e sem receio de ficar travado em algum aeroporto, graças a vc e a @Davi Leichsenring. Grato por tudo! Claudio Lisboa. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 29 Colaboradores Postado Fevereiro 29 4 horas atrás, Claudio Lisboa disse: Rapazzzzz! Se eu disser que não estou roxo de inveja de vc, eu estarei mentindo. Agora que vim a compreender o significado da letra da música MY WAY de Frack Sinatra em toda a sua profundidade e extensão, bem aqui, na altura dos meus 65 anos, onde faço atualmente dela a minha bandeira, confesso que me arrependo, (apenas neste sentido), de não ter direcionado a levar uma vida como a sua, optando por alguma carreira que me fizesse viajar por ai e não criasse tantas raízes. Obrigado por tirar as minhas dúvidas, agora posso viajar tranquilão e sem receio de ficar travado em algum aeroporto, graças a vc e a @Davi Leichsenring. Grato por tudo! Claudio Lisboa. Não tenha inveja. Eu somente segui um caminho diferente na vida. Andei pelo mundo todo mas ainda não tenho onde cair morto Como dizia "o arquiteto": escolhas, somente escolhas. Pode viajar na paz. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.