Colaboradores Este é um post popular. Juliana Champi Postado Fevereiro 18, 2024 Colaboradores Este é um post popular. Postado Fevereiro 18, 2024 (editado) Hey, bão com vcs? Tem muito relato da Itália aqui já, então vou tentar fazer só um resumão sem postar o que fiz em cada dia! Vamos ver se consigo, rs! A alma dessa viagem foi a Toscana, e embora eu esteja cada dia mais ciente de que a Europa tem perdido o brilho pra mim, talvez eu ainda queira voltar um dia para conhecer as Dolomitas, a Sardenha e Veneza. ROTEIRO E DESLOCAMENTOS Londrina > São Paulo > Roma > Florença > Siena (e Toscana) > Milão > São Paulo > Londrina Tirando os aéreos de ida e volta (que foram cerca de 4k por pessoa), o deslocamento dentro da Itália foi de trem e carro alugado. De Roma pra Florença e de Florença pra Milão fomos de trem, e em Siena e toda a Toscana estávamos de carro alugado. Comprei os bilhetes de trem com bastante antecedência (na trenitalia) pq estavam com desconto na Black Friday. Custaram 47 e 77 cada trecho, respectivamente, para 3 pessoas nos trens super rápidos. Os trens foram muito confortáveis e tinha espaço pras malas acima dos nossos assentos. Mas fica a dica de ficar atento a isso se pegarem trens lentos onde as malas ficam nos compartimentos específicos no começo dos vagões, tem muito relato de furto da mala inteira! Há quem leve cadeado de bicicleta pra amarrar a mala no trem. O carro aluguei pela rentcars, pela Alamo, mas na verdade retirei o carro numa garagem da Locauto, que é uma empresa local da Itália. O aluguel para 6 dias foi 225 euros, achei bem em conta. Mas foi um fiat panda, tipo o nosso UNO, que acabou sendo desconfortável pro meu filho que é enorme e não cabia direito atrás, kk! Mas sem maiores problemas! NA PASTINHA DE DOCUMENTOS Passaportes, PID do Guilherme, carteiras de motorista, cartão WISE e o nosso comum do banco, seguro viagem do cartão de crédito, comprovantes de hospedagens, comprovante aluguel do carro, tickets de trem. As atrações que comprei antes (Coliseu, Vaticano, Galeria Uffizi e Galeria da Academia de Belas Artes de Florença) levei somente vouchers no celular. CÂMBIO E ORÇAMENTO Comprei apenas 200 euros em espécie, o resto levei na WISE. Se precisasse sacar eu o faria lá nos ATM, mas não precisou, paga-se tudo no cartão, com exceção das taxas de visitação das cidades. Minha cotação média ficou: 1 euro = 5,42 reais. Nossa média de gastos por dia ficou em 210 euros, os famosos 70 euros pp. Isso sem contar hospedagem, passagens de trem entre as cidades, aluguel do carro e 4 atrações compradas antecipadamente que depois conto quais foram. HOSPEDAGENS As hospedagens na Itália estão bem salgadinhas! Mas eu tb escolhi lugares que achei bem legais, dentro do que podia pagar. Segue: ROMA: Hotel Giolli Nazionale (booking) - 104 euros a diária para 3 pessoas A localização é muito boa, eu gostei e recomendo, tem vários restaurantes bons perto! FLORENÇA: Hotel Bavaria (booking) - 100 euros a diária para 3 pessoas É um casarão antigo, muito legal... até afrescos tinha no nosso quarto. Não tem café da manhã no hotel mas tem uma área onde fica disponível chás, cafés, cappuccino e vc pode comprar algo no mercado e tomar café ali mesmo. O dono do hotel é muito gente fina! Gostei e recomendo! SIENA: Hotel Santa Caterina (booking) - 95 euros a diária para 3 pessoas com café da manhã Este foi incrível! As vistas são de tirar o fôlego, o staff super fofo e o café da manhã bem bom! Este hotel fica bem próximo da porta romana, um dos acessos à cidade murada, mas por esta entrada vc demora uns 15 min a pé até chegar ao centrinho da cidade murada... não vimos problemas nisso. O estacionamento no hotel é pago (15 euros por dia) então deixamos o carro na rua mesmo todos os dias que encontramos vagas. Janela da sala - Siena! MILÃO: Hotel Mythos (booking) – 180 euros a diária para 3 pessoas no centro! Foi o menos legal da viagem, bem caro, mas a localização era bem boa, próximo a estação de trem central! A média de hospedagem por dia ficou em 605 reais pra 3, eu achei bem absurdo embora algumas escolhas tenham sido meio afetadas, kk! COMER NA ITÁLIA Este é um tema que gera alguma controvérsia pq há quem adore e há quem não goste da comida italiana feita na Itália (e não a nossa já pervertida kk). Eu sou do time que gostei muito! kk Se tem algo que eu mudaria nesta viagem é trocar os hotéis por airbnb ou qualquer hospedagem que tivesse cozinha! Quando reservei as hospedagens as opções de airbnb não estavam muito boas... eram longe ou muito caras... e acabei optando só por hotéis, mas eu me esforçaria mais se soubesse que ia desesperadamente querer uma cozinha pra chamar de minha, rs! Pq eu adoro ir no mercado, e fiquei morta de vontade comprar aquelas massas frescas maravilhosas e eu mesma cuidar das nossas jantas, como de costume! Mas enfim... não rolou e certamente ter que comer na rua, almoço e janta, aumenta bastante o custo da viagem! Em todos os restaurantes que fomos o menu trazia opções de entradas, primeiro prato, segundo prato e sobremesas, e não vimos opções de “menu do dia” com frequência. As entradas geralmente eram bruschetas, sopas e coisinhas diversas. Primeiro prato: massa! Segundo prato: mais opções de massas (geralmente mais caras) e opções de proteínas. Sobremesas diversas! Nós vimos italianos almoçando e jantando... alguns pediam só um prato, outros pediam o serviço completo (e levavam comida pra casa pq é coisa que não acaba mais). Mas esta não é a comida do dia a dia deles. Embora eu não tenha ido em nenhum restaurante de dia a dia, e obviamente tb não fui na casa de ninguém, kk, sei que a alimentação deles é mais saudável que se entupir de massa todo dia. Não faz nenhum sentido pra mim o carboidrato ser o primeiro prato mas enfim, kk! Ou seja: na sua cidade, sua casa... ou vc come em casa ou vc come em resurantes comuns, do dia a dia. Aí de vez enquando vc vai comer num lugar mais legal certo? Que não é a comida do seu dia a dia! Foi essa comida do restaurante mais legal que comemos todos os dias por lá! Nós tivemos boas experiências no geral, a comida variou de boa/normal a excepcional, mas confesso que no fim já tava bem enjoada de pizza e macarrão e não via a hora de comer brócolis, jiló e iogurte com chia, hahauaha, pq minha alimentação do dia a dia é bem natureba e saudável! PIZZAS: meu filho praticamente só comeu pizza – marguerita! Foram todas boas, algumas excepcionais! Eu comi algumas, mas não muitas! A base da pizza italiana é a massa e o molho de tomate apenas, não tem queijo. Só vai vir queijo se naquele tipo de pizza vai queijo, tipo a margherita! Eu pedi uma pizza com “burrata” e veio a massa, molho de tomate e burrata, entende? Não tem queijo como ingrediente padrão como as nossas! Mas estava ótima! Comemos pizzas de massas grossas e finas. E o molho de tomate deles é mágico, não sei como fica tão bom daquele jeito! Enfim, pizzas aprovadíssimas! MASSAS: comemos muitas, com muitos molhos diferentes! As preferidas foram caccio e pepe, carbonara e as trufadas ou com fungo porcini! Sensacionais! Mas tb teve nhoque com pesto, lasanhas, tava tudo muito bom! Nas considerações de cada cidade vou colocar os restaurantes que realmente nos marcaram e indicamos! SOPAS: eu tomei uns 3 tipos de sopas diferentes (vegetarianas) e amei todas! PROTEÍNAS: não foi o forte nesta viagem, rs! Eles comem carnes fortes como Javali, principalmente na Toscana, tem lojas e mais lojas com produtos de javali (eu não conseguia nem entrar). Tem a tal da bisteca fiorentina, que é famosa, mas alguns amigos que comeram falaram que não valia a pena, então nem fomos atrás. Carnes no geral eram caras, muitas opções de carpaccio... e muitas opções de embutidos! MUITAS! Eu quase não como carne nem essas coisas então vou ficar devendo indicar essas paradas! DOCES: comemos vários, mas os principais e tradicionais foram os gelatos, tiramissu e canolli (que é um doce do sul da Itália mas encontramos em toda parte). Sobre os gelatos, bom... não teve nenhum ruim, eram todos muito bons! Variaram apenas no preço! De 3 a 7 euros, a depender da fama do fabricante! Os mais caros foram Venchi e Amorino, mas os mais baratos eram bons igual! Tomamos de vários sabores, meus favoritos foram flor de leite, pistache e amarena! Acho que pelo fato de hoje termos acesso a sorvetes italianos aqui no Brasil, de excelentes fabricantes, os gelatos não me impressionaram. De forma alguma achei eles ruins, mas é algo que tem aqui tb, eventualmente mais barato até! Tiramissu provamos dois famosos e os dois foram bons, mas como acho eles enjoativos, foram só estes dois mesmo! Depois coloco o nome das lojas! Canolli comemos em restaurante aleatório, é tipo uma massa de pastel doce frita enrolada num tubinho e dentro tem uma ricota doce, bem gostoso! Coisas de pistache: eu comi de tudo... bolacha, creme, lindt de pistache que nunca vi no brasil, bolinho recheado, enfim... não perca a oportunidade de comer tudo de pistache se vc gosta muito como eu! Amo bruschetas! OS ITALIANOS Simpáticos no geral, alguns puxavam bastante conversa! Uma moça numa cidadezinha que não lembro mais, atendendo num posto de informações turística perguntou de onde eu era. Ao falar Brasil ela ficou em choque, como assim eu abandonei o verão pra viajar pro inverno, kkkk, eu disse a ela que estava amando o friozinho e que detesto calor, foi divertido! Eles fumam muito, cigarro normal, cigarro na piteira, maconha, pendrive, enfim... é bem triste isso. Fumam muito mais do que estamos acostumados a ver por aqui, inclusive muitos jovens! Eles falam inglês! Encontrei poucas pessoas que não falavam. Mas a comunicação foi uma coisa engraçada pq meu inglês é meia boca... e eles entendem um pouco o português assim como o italiano não é tão árido pra nós tb... muitas conversas saiam metade em inglês com partes em italiano, espanhol e português! Hahahauaha Eles falam bastante, e alto! Mas só em Roma vimos o tradicional movimento das mãos, hahahauaha! Pra cima não vimos mais! Imigrantes: especialmente em Roma, muitos! Tem vários tipos de golpes (especialmente os das pulseirinhas) e alguns abordavam com insistência e um q de truculência! A mim, perguntavam antes se eu era italiana, pq acho que se abordam um italiano eles devem levar esporro. No começo falava que não, e aí perguntavam de onde... quando falava que era do Brasil era bem chato pq eles queriam puxar conversa demais. Depois de um tempo comecei a falar Lituânia e não me enchiam mais! O Gui era abordado como turco, confirmava e não mexiam muito com ele, kk! Mas foi só em Roma que vimos mais isso, no resto das cidades foi bem de buenas! Dona de um restaurante em que comemos, estilo demais! DIRIGIR NA ITÁLIA O carro na Itália serve pra se deslocar entre as cidades caso vc queira conhecer a Toscana inteira como eu quis hahahauaha! Dirigir dentro das cidades, especialmente em Roma e Florença é absolutamente desaconselhável! Primeiro pq vc não pode entrar em muitos locais com carro, e segundo pq estacionamento é algo realmente difícil e caro. Dito isto, gostamos muito de ter estado de carro pela Toscana, não teríamos feito um terço do que fizemos sem carro e teríamos gastado muito mais! As estradas são boas. Pegamos poucos trechos com pedágio: vc retira um papel numa máquina quando entra na estrada pedagiada e enfia ele de volta em outra máquina quando vai sair e paga o montante referente ao que vc andou, tipo um estacionamento, bem simples! Pode pagar no cartão e em dinheiro (não tem cobrador, é no totem). A maior parte dos nossos deslocamentos foram por estradinhas simples e muito cênicas, com milhões de curvas! Foi bem legal! As vezes no meio do nada a gente avistava uns dois carros parados!! Aí olhávamos em direção ao interior dos bosques e lá estavam homens e cachorros caçando trufas, rs! Vimos muitos bosques com chão revirado, muito doido! Uma estradinha qualquer! ITÁLIA NO INVERNO Pegamos temperaturas de 0 a 15 graus, tendo sido Roma a cidade mais fria, mas quando ventava em alguma cidadezinha da Toscana a sensação térmica ia lá embaixo tb! O céu ficou azul intenso em Roma e Florença, períodos de sol e nuvens na Toscana e chuva no último dia da Toscana e primeiro dia em Milão. De modo geral, amei o clima! As cidades grandes e as mais turisticamente badaladas estavam ótimas pra passear! Bastante gente em toda parte mas sem filas imensas (com exceção de Milão que estava caótica), e especialmente nos museus, pouca gente em comparação ao normal! Eu postava as fotos no insta e muitos amigos que já estiveram na Itália ficavam em choque em ver como os lugares como o Museu do Vaticano estavam “vazios”. Por isso eu amo o inverno! No entanto, ATENÇÃO! Quem me acompanha aqui no mochileiros sabe que eu amo frio, cidades pequenas e vazias! Mas esta não é a vibe de muita gente, e até pro meu gosto achei que algumas cidades estavam fantasma demais, mas eu fui consciente! Nesta época do ano vários estabelecimentos estão reformando, alguns fechados mesmo (as placas indicavam que iriam voltar no fim de fevereiro e começo de março) e se vc chegar na cidade na hora da siesta (que é mais longa que a espanhola) vai ter apenas alguns restaurantes abertos! Se cidades fantasma são um problema pra vc, indico visitar a Toscana em outra época do ano! Pra mim foi 90% perfeito, eu não mudaria a data da viagem que fiz pq gosto assim! Bom, a seguir vou deixar impressões gerais de cada cidade e recomendações de restaurantes. (CONTINUA) Editado Fevereiro 25, 2024 por Juliana Champi 10 1 1 Citar
Colaboradores Rezzende Postado Fevereiro 18, 2024 Colaboradores Postado Fevereiro 18, 2024 Que bom que animou a escrever!!! Tem muito relato da Itália aqui, mas... nenhum é o seu!!!!! Ansiedade a mil que daqui a 3 meses sou eu hehehehe 1 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Fevereiro 18, 2024 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 18, 2024 1 hora atrás, Rezzende disse: Que bom que animou a escrever!!! Tem muito relato da Itália aqui, mas... nenhum é o seu!!!!! Ansiedade a mil que daqui a 3 meses sou eu hehehehe Ah, valeu demais querido! Vou acompanhar demais a sua trip tb!! Logo mais escrevo o resto deste! 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Fevereiro 19, 2024 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 19, 2024 INTERNET Uma coisa meio geral que esqueci de mencionar no primeiro post foi sobre internet! Pela primeira vez na vida desde que optei por viajar com internet (pq teve um tempo que eu ia sem mesmo) eu não tive que fazer a função de ir atrás de chip! Ah que delícia essas facilidades! Para não ter que ir atrás de chip na chegada ao destino hoje temos duas opções: 1 - eSim, disponível para alguns tipos de celulares (não é meu caso), tem boas recomendações de diversas empresas; 2 - "passaportes" da Claro: eu aderi recentemente ao plano passaporte mundo da Claro (tb tem o passaporte américas e passaporte europa) que promete que a sua internet vai funcionar normalmente nos países que fazem parte da lista (atualmente, no passaporte mundo, cerca de 80 países se não me engano), e deu bom! Assim que cheguei em Lisboa (conexão) já recebi mensagem de que "a Claro estava comigo em Portugal" e o mesmo aconteceu quanto aterrissamos em Roma ("a Claro está com vc na Itália"). Sinal de internet bom, zero reclamações! 4 Citar
Colaboradores Este é um post popular. Juliana Champi Postado Fevereiro 19, 2024 Autor Colaboradores Este é um post popular. Postado Fevereiro 19, 2024 (editado) ROMA E VATICANO Ficamos 4 dias inteiros em Roma e o que planejei fazer em 4 dias fiz em 3 graças ao baixo movimento nas atrações como Vaticano e Coliseu, que possibilitou pegarmos menos (ou nada) de fila e fazermos visitas mais rápidas e dinâmicas. Consideramos usar o quarto dia para fazer um bate e volta pra Nápoles mas ficamos com preguiça! Ficamos apenas vagando pela cidade e revisitando lugares pq Roma é legal de andar à toa! Não usamos transporte público em Roma, andamos a pé, MUITO! Os dias estavam lindos! Apenas para ir ao Vaticano usamos Uber, já que o preço dava pouca coisa a mais do que pagaria indo de metrô e estávamos um pouco atrasados. ATRAÇÕES COMPRADAS ANTES: Coliseu e Museus do Vaticano ATENÇÃO para comprar nos sites oficiais, sem ficar pagando taxa extra pra atravessador! No google é confuso achar o site correto pq o conteúdo patrocinado dizendo que é oficial é tenso! COLISEU (abre para compra 30 dias antes da sua data): https://ecm.coopculture.it/index.php?lang=it VATICANO: https://tickets.museivaticani.va/home/calendar/visit/Biglietti-Musei Para ambas as visitas comprei o primeiro horário disponível no dia e foi perfeito! Recomendo demais! Para a visita ao Vaticano fomos primeiro ao Museu, e só depois à Basílica de São Pedro, que é gratuita. Tinha uma fila relativamente grande mas que andou muito rápido, ficamos cerca de 15 min esperando! Dá pra pagar pra subir na cúpula/domo, mas não quisemos! Na praça em frente a basílica tem mil pessoas tentando mil tipos de golpe, incluindo vender ingressos com hora marcada, não caiam! Eu gosto de história e arte mas não sou aficcionada, então não ficamos demorando séculos em cada sala do Museu… Minha parte favorita foi “a sala dos mapas” que fica bem no caminho da capela Sistina! É muito bonita… e a capela Sistina tb é linda, estava bem vazia, mas é menor do que eu imaginava, haha! O que eu “marquei no mapa” pra visitar em Roma e Vaticano foram as atrações abaixo, embora muitas outras coisas tenham me surpreendido no caminho! Como a área arqueológica do Teatro di Marcello… demais de legal, no meio da cidade! Vc tá atravessando a rua e do nada atravessa a história! ROMA Fontana di Trevi Piazza di Espana Piazza del Popolo Jardins da Vila Borghesi Coliseu Forum Romano Monumento a Vitor Emanuel II Giardino degli Aranci (Trastevere) Panteão (comprado na hora - 5 euros) Piazza Navona Castelo Sant’Angelo (comprado na hora - 13 euros) VATICANO Museus do Vaticano Basílica de São Pedro Vaticano! Coliseu! Outras considerações: Água: da torneira ou das inúmeras fontes espalhadas pela cidade. Zero necessidade de pagar por água! Ela tem um gostinho, mas eu sou bem de buenas pra isso. Cidade dos mini carros: o smart parece até grande perto dos micro carros que tem a rodo nas ruas de Roma, achei fofos! Igrejas: todas lindas, entramos em todas que vimos pelo caminho pois eram todas gratuitas! Elas não estão elencadas na lista de atrações mas foram muito incríveis. Subimos: em todos os morros, colinas e monumentos possíveis, recomendo! No Monumento a Vitor Emanuel tinha um elevador bem caro pra subir até o terraço, não fomos, João foi sozinho pq pra ele era de graça, haha! Aliás, com 15 anos, teve várias coisas que ele não pagou ou tinha preço reduzido! Comida: comemos muito bem em Roma e existem muitas opções em toda parte! Um dos lugares muito recomendados é o bairro de Trastevere, mas só estivemos lá uma noite pra jantar! Recomendamos para lanches rápidos e baratos: Ce stamo a pensa, Pompi Tiramisu, Two sizes (Tiramisu tb), Pizza e Mozzarella (muito boa a pizza). L’antica Fraschetta: nosso destaque de Roma, entretanto, vai pra esse restaurante comunzinho bem perto do nosso hotel que foi muito aconchegante, acabamos indo dois dias lá, e em um deles encontramos um amigo aqui do forum que tb estava por lá, o @Eddie Santos! Legal demais quando os caminhos se cruzam! Um brinde aos mochileiros! Editado Fevereiro 20, 2024 por Juliana Champi 7 Citar
Membros Este é um post popular. Eddie Santos Postado Fevereiro 19, 2024 Membros Este é um post popular. Postado Fevereiro 19, 2024 Que prazer ter compartilhado um momento da viagem de vocês, família mochileira!!! Após ver o check in deles no instagram em Lisboa, conversamos e acabou que bateu alguns dias em Roma. Combinamos de comer uma pizza e tomar um vinho, foi uma grande noite com várias dicas mochileiras! Espero que na próxima a pequena Havana nos faça companhia rsrs Viva a comunidade mochileiros.com!! 4 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Fevereiro 20, 2024 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 20, 2024 16 horas atrás, Eddie Santos disse: Que prazer ter compartilhado um momento da viagem de vocês, família mochileira!!! Após ver o check in deles no instagram em Lisboa, conversamos e acabou que bateu alguns dias em Roma. Combinamos de comer uma pizza e tomar um vinho, foi uma grande noite com várias dicas mochileiras! Espero que na próxima a pequena Havana nos faça companhia rsrs Viva a comunidade mochileiros.com!! Siiiim, foi muito legal esse encontrinho! E torcendo realmente para que os caminhos se cruzem novamente e com Havana na trip tb! 1 Citar
Colaboradores Este é um post popular. Juliana Champi Postado Fevereiro 20, 2024 Autor Colaboradores Este é um post popular. Postado Fevereiro 20, 2024 FLORENÇA Ficamos quase dois dias inteiros em Florença e achei que foi o suficiente para os nossos interesses na cidade. Nosso trem – comprado com antecedência como já mencionei – partiu de Roma Termini às 9h10 e chegou em Florença (Sta Maria Novella, a estação mais central) às 10h45. Como já foi possível fazer check-in, logo deixamos as malas e fomos bater perna! De novo: amei o hotel! A igreja principal da cidade (hahauah tem muitas) é a Santa Maria del Fiore e é IMPRESSIONANTE. Uma pérola da arquitetura gótica. A fachada da catedral é revestida em mármore de cor rosa, verde e branco, é incrível e muito diferente e impactante! Contudo, a inspiração gótica da igreja resulta em um interior bastante sóbrio, bem diferente dos interiores renascentistas que vimos tanto em Roma. Esta igreja tem que pagar pra entrar, e era caro. Como sabia que o interior dela era menos incrível que o lado de fora, rs, só entramos na parte gratuita, que dava pra ver a igreja toda e a cúpula sensacional, mas sem subir (na cúpula) que é o que custa caro. Florença não tem muito erro, é só vc andar por ela que vai achar todos os pontos turísticos, rs! Tem o Mercato Centrale pra rolê e almoço, os arredores da Catedral, outras igrejas bonitas e importantes, a Piazza della Repubblica, o Mercato del Porcellino (cheio de coisa de couro e onde tem o Javali dourado), o Palazzo Vecchio (que não pagamos pra entrar tb) e a praça em frente a ele com a réplica do Davi de Michelangelo, enfim, muita coisa! Eu gostei muito da cidade! Os pontos altos da cidade são as atrações COMPRADAS COM ANTECEDÊNCIA: Galleria degli Uffizi (coleção incrível de obras do Renascimento, com Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Rembrandt, Sandro Botticelli entre outros), e Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, onde está o Davi de Michelangelo, e coleções de instrumentos musicais e cenas da família Médici. A Galeria de Belas Artes estava bem vazia, não precisaria ter comprado antes para a época que fui, mas a Uffizi tava bem cheia, pra garantir, seguem os sites oficiais: Galeria da Academia https://www.galleriaaccademiafirenze.it/tickets/ Galeria Uffizi https://www.uffizi.it/en/the-uffizi#timetable-and-prices Meus favoritos da Uffizi Pedacinhos da Catedral A portinha de vinho e... a quinta série que habita em mim saúda a quinta série que habita em vc! PARA COMER: Melhor macarrão da viagem pro Guilherme foi um carbonara trufado do restaurante LA GROTTA DI LEO: bom demais da conta, foi indicação de um amigo do trabalho!! Eu tomei uma sopa de legumes que tb estava divina! Queríamos ter comido lá de novo no segundo dia mas estávamos longe e cansados, arrependo, kk! Do lado deste tb tem outro restaurante bem legal... chegue cedo ou faça reservas! Outra coisa legal são as portinhas de vinho, kkk, indico a La Buchetta Food & Wine. Essa "All'Antico Vinaio tem em várias cidades e sempre assim, lotada! Então não experimentamos! Esta fica na rua da Galeria Uffizi! Muita gente indicou, diz que eles tem uns lanches bons, enormes e baratos.. mas essa fila aí desanimou, rs! Logo continuo com o resto todo da TOSCANA! 3 1 1 Citar
Colaboradores Este é um post popular. Juliana Champi Postado Fevereiro 21, 2024 Autor Colaboradores Este é um post popular. Postado Fevereiro 21, 2024 “TOSCANA” Dia 4 de fevereiro, um domingão, acordamos cedo em Florença e fomos pegar o carro que alugamos! Um fiat Panda. Não façam isso se estiverem em mais de duas pessoas e tiverem mais de 1.70m hahahauaha! Mas as 3 malas couberam perfeitamente no porta-malas... mágico igual ao do UNO. Bom, fizemos base de seis dias na cidade de SIENA pra conhecer muitas cidades incríveis da Toscana! Vou acabar colocando as cidades que agrupamos por dia pra ficar mais simples! Importante dizer que estas cidades foram escolhidas a dedo num mar de infinitas outras cidades por terem peculiaridades que me interessavam... acabamos ficando 8 dias ao todo na Toscana (incluindo Firenze) justamente pq achei difícil escolher, rs! Foram 18 cidades! CIDADES MURADAS E ESTACIONAMENTOS: tal como já acontecia em Roma e em Firenze, há restrições para circulação de veículos dentro das cidades muradas (e todas eram). Sempre procurávamos estacionamentos próximos a alguma porta e voilá! Na baixa temporada não tivemos nenhum problema em achar vagas! Quase todos eram pagos, mas nada exorbitante! A maioria dos estacionamentos vc pagava (com cartão ou moedas, mas alguns só aceitavam moedas) um determinado tempo e a máquina cuspia um papelzinho que vc afixava no painel do carro. Outros, no entanto, foram mais complicados, kkk! Eles eram gratuitos, mas vc só podia ficar 1h por exemplo, como “provar” que eu só fiquei 1h? Bom, os “nativos” tinham um reloginho de disco de papel, daqueles que a gente brincou na escola quando aprendíamos as horas, hahauahauah, e eles posicionavam esse reloginho na hora que tinham deixado o carro para eventual conferência de fiscais! MAS A GENTE NÃO TINHA ISSO NÉ! Percebi que em alguns carros tinha uma hora anotada num papel no painel tb, mas eu tinha papel e caneta? Não! Papel eu até conseguia arranjar, caneta não! Demos sorte, numa cidade que não me lembro mais qual, de encontrar duas senhoras que tinham ido ao estacionamento naquele momento e que perceberam nossa cara de interrogação, kkk, e ofereceram ajuda! Perguntei se podia deixar a hora anotada a caneta mesmo (disseram que sim) e emprestaram caneta e papel hahahauaha! Ainda rolou conversinha de onde éramos e etc, muito simpáticas! Em outra cidade teve um desses que não tinha nada nem ninguém, duvidei que teria um fiscal pq nem gente tinha na cidade, e deixei sem nada mesmo! Agora vamos para as cidades visitadas! PISA E LUCCA Visitadas a caminho de Siena! Luca é uma cidade maior, e embora não tenhamos tido tempo de muita coisa, tem bastante coisa interessante pra ver e fazer nela... eu marquei uns pontos no mapa e andei aleatoriamente! Subimos na Torre Guinigi para as vistas aéreas, rs, e caminhamos cerca de 1h30 pela cidade... gostei bastante! Lucca! Em Pisa foi estacionar, contemplar e tirar fotos de turista. A tal da torre é MUITO torta e o lugar em si é bem bonito! Mas em 1h no máximo vc viu tudo e pode seguir! Pisa E seguimos, chegamos no nosso hotel em Siena e logo de cara percebi um problema: arrumar forças pra sair dele toda manhã! Era perfeito... a Toscana dos meus sonhos estava diante dos meus olhos! Vistas do hotel Santa Caterina FAVORITA DO DIA: LUCCA VOLTERRA, SAM GIMINIANO E MONTERIGGIONE Como o tempo estava bom pegamos a estrada para Volterra! Eu ia adaptando o que faria no dia conforme a previsão do tempo (mais ou menos encoberto), já que alguns lugares precisavam de tempo melhor, e outros nem tanto! Eu gostei muito de Volterra. As vistas dos miradouros, aquelas ruazinhas medievais, tudo parecia um filme! E falando em filme, hahahauaha, tem uma cena do filme “Lua Nova” da saga Crepúsculo que em tese se passa nesta cidade, que seria a terra dos Volturi... mas a torre que aparece no filme é de outra cidade que mais pra frente eu mostrarei! kk Andamos pela cidade toda, ruínas de um teatro, praças, igreja, batistério, muralhas, e visitamos as (poucas) lojas abertas. Tem uma grande na entrada da cidade com coisas muito boas e preços ótimos, me arrependi de não ter comprado mais comidas aqui, rs Volterra A segunda cidade do dia foi San Giminiano, uma das mais famosas da Toscana. Ela me pareceu maior que Volterra, mas estava um pouquinho mais vazia por termos chegado já na hora da siesta! Almoçamos por aqui, andamos a cidade toda e tb tomamos sorvete na sorveteria que diz ser a mais famosa do mundo (tem várias celebridades nas paredes, incluindo Pelé), que fica de frente com a que se intitula a melhor do mundo, rs! San Giminiano No meio do caminho entre essas cidades do dia visitamos a Vinícola Tenuta Torciano e fiz degustação de alguns vinhos típicos da região. O Vernaccia deles é sensacional! E tb visitamos Monteriggione, mais uma cidade antiga fofa que vale a pena! Monteriggione, dá pra andar sobre as muralhas (5 euros) FAVORITA DO DIA: VOLTERRA (CONTINUA) 6 1 1 Citar
Membros brunosilva20 Postado Fevereiro 21, 2024 Membros Postado Fevereiro 21, 2024 Que massa! Roteiro incrível, Juliana. Quando fui a essa região sem dúvidas o ouro foi conhecer cidades minúsculas da Toscana. São muito charmosas. San Gimignano é incrível, Montalcino tem vinhos caríssimos vendidos aqui no BR, mas lá custam 20 a 30€ 😁 San Quirico D'orcia (com a sua igrejinha) é surreal... 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.