Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
9 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

Se eles achassem isso, não dariam 90 dias de visto turismo para todo mundo. O importante é não comentar que fará trabalho remoto, pois por lei nem isso pode (mas não tem como saberem, apenas se você se auto denunciar). De resto, você está indo turistar, o que milhares de pessoas fazem por dia, apresentar os requerimentos básicos do qual já comentou é suficiente.

Sim, sim. Essa questão do visto de 90 era algo que eu acabava ponderando no sentido de "não estar fazendo nada ilegal". Mas sabe como é, dúvidas e preocupações tomam a cabeça dos viajantes muitas vezes. Famoso "e se brotar uma arma ou drogas na minha bolsa enquanto passo pelo raio-x?"

Essa parte de não comentar o trabalho remoto é uma sugestão preciosa. Obrigado pelo toque!

10 minutos atrás, Davi Leichsenring disse:

Opinião a parte, porque não vai pro sudeste asiático fazer isso? Pois se consegue passar 80 dias na Europa, consegueria passar no mínimo o dobro para aquelas bandas.

Rapaz, já pesquisei muito sobre sudeste asiático também. Ainda quero ir para aquelas bandas no futuro, mas particularmente preferiria ir pro SA acompanhado ou pelo menos depois de já ter me arriscado a ficar um tempo fora em outro país. 😅 

No mais, agradeço novamente pelo comentário e pelos esclarecimentos. Forte abraço!

• Colaboradores
Postado
2 horas atrás, Travis disse:

aproveitando o tópico, se alguém puder esclarecer, uma dúvida antiga que tenho veio à mente:

Para estabelecer um breve cenário: trabalho home office aqui no Brasil já faz uns anos, sou CLT e vira e mexe aparece um freela pra pegar. Tenho muita vontade de passar uns 2 meses fora (minha renda não me permitiria "viver o nomadismo digital" em países onde o real é desvalorizado, então eu me manteria com meu salário BRL nesses 2 meses + com o dinheiro que venho juntando há um tempo - o suficiente para ficar uns 80 dias nos países que gostaria de me estabelecer, como a Rep. Tcheca e Hungria, sem precisar apelar para reserva de emergência) porque meu trabalho é bastante flexível e conseguiria adaptar a questão de horários/conseguiria turistar em dias de semana, em determinados períodos, sem que prejudicasse meu fluxo, mas acabo ficando com receio de ser barrado.

sei que pode parecer uma coisa besta já que muita gente viaja e trabalha simultaneamente, mas meu medo é encrencarem achando que o "longo período" de estada de um jovem indo sozinho significa que eu vá querer ficar ilegalmente num país/tentar arranjar trabalho etc. Existe alguma coisa que eu poderia fazer pra facilitar este processo de que não tenho intenção de viver lá? Eu gostaria, particularmente, de tirar 15-20 dias de férias no trabalho CLT aqui do Brasil; ir pro exterior neste período para "turistar" mesmo, e de lá trabalhar/aproveitar os momentos livres nos outros 55-60 dias.

se alguém já fez algo do tipo e puder me dar uma luz, alguma dica (comprovação de renda para esses ~80 dias; carta de vínculo empregatício no Brasil; ter passagens internas compradas/hospadegem alugada/passagem de volta pro brasil, ou algum outro ponto que eu não saiba), ficarei muito agradecido

@Travis

Como Davi já comentou, nada a temer mas, pelo amor de são cristinho, não fale que vai trabalhar, programar, desenvolver, empreender, nada disso. Você vai "turistar". Vai tomar cerveja em Pilsen, vai ver o castelo do Drácula, vai ver o Buda e a Peste, vai comer uns bolinhos loucos em Amsterdam, vai fazer o que for, mas não fale nada que seja relacionado a trabalho porque vai melar ;)

Agora, deixa te contar uma coisa: o que você vê na internet normalmente é fake. Essa história de "viaja e trabalha simultâneamente" é uma puta de uma mentira pois você não faz nenhum dos dois direito. Exemplo: estava no Brasil e vim para uma reunião anual aqui na Bélgica. Na volta, resolvi que "ia descansar". Minha mulher estava no Brasil e foi para Salvador onde nos encontramos. Fomos para um resort que gostamos por quatro dias. Resultado? Só curti o domingo. O restante? Trampo numa porcaria de internet xexelenta enfiado dentro de um quarto de hotel chateado porque não podia dar a atenção devida à minha mulher e a mim mesmo. O mesmo aconteceu ano passado quando fomos para Djerba na Tunísia. Uma semana de trampo e nada de resort :(

A Ásia é uma boa opção devido ao fuso horário. Você curte enquanto o povo está ralando e vice-versa. Claro que tudo isso varia de pessoa para pessoa, de área para área, de atividade para atividade porém, por experiência própria de muitos anos trabalhando remoto (bem antes da pandemia), isso é uma grande falácia. Se puder, tire seus 30 dias de férias, tranque o laptop no armário, enfie duas cuecas na mochila e duas camisetas e vá curtir seus 30 dias. Aproveitará muito mais.

• Amei! 3
  • Membros
Postado
27 minutos atrás, pmichelazzo disse:

@Travis

Como Davi já comentou, nada a temer mas, pelo amor de são cristinho, não fale que vai trabalhar, programar, desenvolver, empreender, nada disso. Você vai "turistar". Vai tomar cerveja em Pilsen, vai ver o castelo do Drácula, vai ver o Buda e a Peste, vai comer uns bolinhos loucos em Amsterdam, vai fazer o que for, mas não fale nada que seja relacionado a trabalho porque vai melar ;)

Agora, deixa te contar uma coisa: o que você vê na internet normalmente é fake. Essa história de "viaja e trabalha simultâneamente" é uma puta de uma mentira pois você não faz nenhum dos dois direito. Exemplo: estava no Brasil e vim para uma reunião anual aqui na Bélgica. Na volta, resolvi que "ia descansar". Minha mulher estava no Brasil e foi para Salvador onde nos encontramos. Fomos para um resort que gostamos por quatro dias. Resultado? Só curti o domingo. O restante? Trampo numa porcaria de internet xexelenta enfiado dentro de um quarto de hotel chateado porque não podia dar a atenção devida à minha mulher e a mim mesmo. O mesmo aconteceu ano passado quando fomos para Djerba na Tunísia. Uma semana de trampo e nada de resort :(

A Ásia é uma boa opção devido ao fuso horário. Você curte enquanto o povo está ralando e vice-versa. Claro que tudo isso varia de pessoa para pessoa, de área para área, de atividade para atividade porém, por experiência própria de muitos anos trabalhando remoto (bem antes da pandemia), isso é uma grande falácia. Se puder, tire seus 30 dias de férias, tranque o laptop no armário, enfie duas cuecas na mochila e duas camisetas e vá curtir seus 30 dias. Aproveitará muito mais.

Precisa de duas cuecas? Não é só virar do avesso pra economizar espaço? 😳

Mas falando sério, essa questão de trabalhar x viajar é algo que eu tenho o pé bem no chão. Não caio na ladainha de trabalhar com notebook e celular na Indonésia, com vista para o mar, gastando 3 reais por dia num hotel 7 estrelas e faturando 10 mil diariamente com marketing digital. Tenho o hábito de trabalhar enquanto viajo porque a agência de PP que atendo (especificamente, um cliente relacionado ao marketing político) é freela, então nem me dou o luxo de sonhar com férias. Mas são coisas que consigo resolver pelo celular - basicamente, escrever texto, revisar texto e responder pessoas. O trampo CLT exige notebook pq envolve mais pesquisa, e aí eu de fato precisaria trabalhar normalmente dentro de 7 horas, tentando aproveitar o tempo livre para curtir aqui e tomar uma cervejinha ali - mas sei que é um cenário ilusório acreditar que conseguiria aproveitar sempre.

No geral, tenho avaliado com cautela o melhor caminho. Dificilmente eu conseguiria tirar 30 dias de férias porque não teria ninguém pra me cobrir na empresa (por isso minha primeira ideia teria sido tirar X dias de férias + continuar viagem trabalhando de fora), e só de pensar no acúmulo de coisa pra revisar e pesquisar depois já me dá um tique nervoso.

E, pra finalizar, dica anotada: em qualquer hipótese na imigração, estarei turistando (do jeito que sou inocente, eu realmente teria dito que trabalharia de lá 🥶). Vou até comprar umas camisas floridas, um colar havaiano e um chapéu para facilitar minha identidade turística

• Hahahaha! 2
  • Membros
Postado
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Sabe que esses dias estava pensando em passar um mês na Tailandia em home office, mas uma prática que tenho é de mentalmente simular antes de fazer as coisas. Fiquei me imaginando num quarto com uma cadeira desconfortável, com meu notebook sem segundo monitor (sou programador, uso 2 monitores sempre), trabalhando até as 17:00 horas para sair só de noite, tendo apenas sábado e domingo pra sair praticamente (e o primeiro e ultimo fds perdido porque estaria no avião indo/voltando). Ou seja, de 30 dias, 22 parados num quarto desconfortável para trabalhar, então desisti da ideia

• Colaboradores
Postado
7 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

Sabe que esses dias estava pensando em passar um mês na Tailandia em home office, mas uma prática que tenho é de mentalmente simular antes de fazer as coisas. Fiquei me imaginando num quarto com uma cadeira desconfortável, com meu notebook sem segundo monitor (sou programador, uso 2 monitores sempre), trabalhando até as 17:00 horas para sair só de noite, tendo apenas sábado e domingo pra sair praticamente (e o primeiro e ultimo fds perdido porque estaria no avião indo/voltando). Ou seja, de 30 dias, 22 parados num quarto desconfortável para trabalhar, então desisti da ideia

Pois é, estamos no mesmo barco. Eu hoje nem levo mais laptop em viagens pois, se estou viajando em férias/feriado, estou viajando em férias/feriado. Manejo de alguma forma alguns dias em viagens curtas e sumo.

Ano que vem estou programando para ir com minha mulher para o sudeste asiático. 30 dias de férias no Vietnã, Laos e Camboja (países que ela ainda não conhece) e 30 dias enfurnado numa vila em Bali. Durante os primeiros 30 dias, férias realmente. Os demais, trabalho de um lugar remoto. Como você, sou programador e sofro com essa coisa de não ter um setup decente para trabalhar. Essa coisa de programar deitado na cama é para a G'z :)

• Colaboradores
Postado
8 horas atrás, Travis disse:

Tenho o hábito de trabalhar enquanto viajo porque a agência de PP que atendo (especificamente, um cliente relacionado ao marketing político) é freela, então nem me dou o luxo de sonhar com férias. Mas são coisas que consigo resolver pelo celular - basicamente, escrever texto, revisar texto e responder pessoas. O trampo CLT exige notebook pq envolve mais pesquisa, e aí eu de fato precisaria trabalhar normalmente dentro de 7 horas, tentando aproveitar o tempo livre para curtir aqui e tomar uma cervejinha ali - mas sei que é um cenário ilusório acreditar que conseguiria aproveitar sempre.

Então seu cenário é um bom candidato para fazer o que quer fazer. Em meu caso que dependo de servidores, rede estável e ainda algumas encheções de saco como VPN's, já se torna uma paúra.

BTW: em Bali se conseguem vilas com preços ridículos para pagamento mensal e a locação de uma motoca para andar para baixo e para cima por 3 dólares/dia. Neste caso valeria muito a pena por causa de seu trabalho.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...