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  • Membros de Honra
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Eu, lenta como uma lesma, com o joelho estragado e meu pai de 65 anos fizemos do Campamento Chileno ao Mirador Torres em 2:15h. E tem um monte de gente que levanta lá pelas 4h e vai para ver o nascer do sol lá do Chileno... Leve repelente, pois o campamento chileno é um criadouro de moscas, mosquitos, mutucas e afins, por causa da compostagem de esterco que eles tem por lá... Me arrependi de ter passado a noite lá...

Bjs e Boas Viagens!

  • Colaboradores
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Chegando a Puerto natales, é difícil conseguir passagem de PN para Punta Arenas e de PA para Ushuaia para depois de fazer o W? Será que é necessário se preocupar com isso desde aqui do Brasil e já reservar?

 

Valeeeeeeu.

 

Passagem de Pto Natales a Pta Arenas é fácil conseguir (só a Bus-Sur tem 4 saídas diárias!!)

 

Já a passagem de Punta Arenas para Ushuaia talvez seja mais difícil pq somando todas as empresas, deve haver 1 saída diária apenas... mas acho que comprando com 1 ou 2 dias de antecedência se consegue lugar.... (eu comprei com 4 dias de antecedência logo que cheguei em Ushuaia no fim de novembro e o ônibus foi lotado!)

  • Membros
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Voltei ontem de viagem. Gastei muito mais do que esperava e estou endividada até a alma mas valeu à pena. QUE LUGAR!

Vou colocar resumidamente o que fiz e vou escrever o relato completo depois.

 

Como eu já dizia antes de viajar, tive a ideia de alugar um carro, pela falta de tempo. Pra quem puder gastar um pouco mais e tiver pouco tempo, eu recomendo demais!!! Saiu bem mais caro, de fato, porque além do carro, tem a gasolina, os kms extras que pagamos e o voo pra substituir os ônibus mas pude conhecer lugares no parque que não conheceria a pé no tempo que eu tinha. Fora as caminhadas poupadas.

 

Bom, pegamos o carro à noite pra podermos sair de manhã cedo porém tinha esquecido de trocar dinheiro e não tinha nada em pesos chilenos. Bobeamos e perdemos muito tempo nisso porque as casas de câmbio só abriam às 10h. Acabou que só saímos de El Calafate às 10:45h e chegamos em Paine (na portaria da Laguna Amarga) por volta das 17h. A mulher da agência garantiu que o parque era logo depois da fronteira mas andam-se 160km desde a fronteira até lá. Não chegava nunca!

Ainda fui mongol de perguntar pro guarda que nos vendeu os tickets de entrada se daria tempo de ir até a base das torres e ele riu da minha cara, óbvio. Perguntou se eu tinha asas.

Como teríamos tempo sobrando e nenhuma trilha pra fazer, pegamos o carro e fomos até a Laguna Azul, que é o fim da estrada praquele lado do parque. Tirei fotos ótimas ali, o lugar é bem bonito. Paramos pra fotos na Laguna Amarga e tal e depois fomos até o acampamento da Hosteria Torres. Pode-se parar o carro bem ao lado da barraca, o que deixa tudo mais prático. Comemos, tomamos banho (ótimo banheiro, por sinal), o carinha veio cobrar (PCH 4 mil por pessoa), vimos um por do sol incrível com vista pra torres e dormimos.

 

No dia seguinte, saímos às 9:15h da hosteria las torres. Deixamos o carro lá perto do hotel mesmo e fizemos até o Chileno em 2h exatas, subindo devagar.

Paramos pra almoçar no Chileno (salame, torradinhas temperadas, água e uma barrinha de cereal de sobremesa - haha, quanta fartura, não?) e seguimos até a base das torres, chegando lá às 13h.

O tempo tava ótimo, muito sol - inclusive, fiquei de regata e não passei protetor. Tô toda descascada agora. :/

O final da subida, aquela parte das pedras, é bem puxada. Não só pela subida em si, mas por eu ter achado bem perigoso. Principalmente na descida, há umas partes de pedra que escorregam. Um guia me ajudou porque meu amigo é pesado e acha que subir devagar é pior porque você precisa dar impulso duas vezes. Bom, eu não consigo subir rápido, não tem jeito.

Enfim, o importante é que conseguimos e num tempo bom.

 

OBS: Depois de ter penado pra subir com as cargueiras em El Chaltén, eu definitivamente não teria conseguido fazer essa subida com a minha mochila. Nem até o Chileno! Bato palma pra quem vai até o Camping Las Torres com carga, viu.

 

 

 

A nossa ideia era pegar o barco das 18h no Pudeto pra já dormirmos no Pehoé nesse mesmo dia e por isso nem ficamos muito tempo lá em cima e voltamos na correria. Fizemos a subida em 4h e a descida em 3. Acabou que ficamos na cabeça que a hora do catamarã era 18:30 e chegamos atrasados. Saímos 17h da hosteria torres e mesmo assim chegamos umas 18:10 lá no Pudeto. Não fazia ideia que era tão longe. Tinha calculado uma meia hora mas deu bem mais. Cuidado com as distâncias dentro do parque, são bem grandes, dependendo do trecho.

A solução foi ficarmos hospedados num camping que tinha ali no lago Pehoé, uns 10km de onde pega o catamarã. Mas antes fizemos alguns passeios de carro ainda. Chegamos a ir até a entrada da trilha pro Salto Grande mas estávamos tão cansados que não aguentaríamos mais 1h de trekking.

Esse acampamento da hosteria Pehoé foi o melhor camping que eu já fiquei. Tinha um aparador de vento e chuva no lugar pra armar a barraca, churrasqueira, uma vista linda de morrer e o melhor banheiro da cidade. Mas paga-se caro por isso. 10 mil pesos chilenos por pessoa. Paguei com cartão de crédito, dentro do parque nacional! Sei lá, achei meio bizarro isso, tava no meio do nada e usando minha tarjeta, numa lojinha de souvenirs.

 

Comemos um gnocchi com molho de tomate e queijo parmesão e tomamos um bom vinho de Mendoza. Luxos que o carro pôde nos dar, pois não precisamos ficar carregando esses pesos.

 

 

No outro dia, deixamos o carro no Pudeto e pegamos o catamarã de 9:30h. O embarque começa às 9:15h e faz-se uma micro trilha pra chegar até lá. Mas muito micro mesmo.

O acampamento Pehoé é bem na cara do porto mesmo. Montamos tudo e às 11h saímos pra fazer nossos 25km de trilha, o dia mais puxado de toda viagem. Pehoé-Italiano fizemos em 2h. Paramos meia hora pra almoçar e em mais 3:30 estávamos no mirador do Vale do Francês, indo bem devagar e parando muitas vezes para fotos. Gente, sério, nesse ponto eu não sabia como ia voltar porque estava bastante cansada mas vale muito a vista. Toda a subida tem-se vistas lindas. Eu tirei trocentas fotos mas nenhuma corresponde à beleza do lugar. A vista é de 360 graus. De tirar o fôlego.

 

Ficamos com medo de anoitecer no meio do caminho e engrenamos a quinta até o Italiano. Paramos um pouco pra descansar e pra um xixi. Tinha um grupo grande de pessoas que foi até lá e não tinha vaga pras barracas deles. Eles não sabiam se voltavam ou se iam até o Pehoé. Deu muita pena. Eu sugeri pra eles irem até o Pehoé porque 1) voltar é foda, dá mó sensação de fracasso e 2) O trecho Italiano-Pehoé é a trilha mais fácil do parque!

Bom, não sei o que foi feito deles mas nós prosseguimos e chegamos ao acampamento às 22h, já escurecendo mas ainda claro e com 11h de caminhada, eu parecia uma velha me apoiando no meu bastão de trekking, não conseguia dar um passo.

Comemos só uma sopa, não deu tempo de cozinhar mais que isso porque o comedor tava fechando, já tava muito tarde.

Tentei tomar banho mas não tinha água quente. A água tava gelando a alma. Sem chance. Medo de pegar pneumonia ou algo pior. Fiz o que pude com os baby wipes mesmo. C'est la vie.

Ah, ninguém cobrou o camping! É de graça e eu não sabia?

 

O nosso último dia seria só a volta porque às 10h tínhamos que pegar o catamarã pra dirigirmos até Calafate e pegarmos o voo pra Ushuaia. Bem corrido.

Eu tinha pensado em sair às 5h da manhã pra fazer um bate-volta ao mirante Grey, a única perna que faltava do W. Até acordei mas minhas pernas doíam horrores do dia anterior e vi que seria impossível caminhar daquele jeito. Fora que meu amigo já disse que eu iria sozinha, que não tinha chance dele ir. Haha.

Voltei a dormir e quando acordei, às 8 ou 9, já tava me sentindo em condições de caminhar mas não tinha tempo. Fiquei muito triste de não ter ido.

Foi mó correria na volta. Fui dirigindo do Pudeto até Puerto Natales o mais rápido que pude mas ainda paramos algumas vezes pra fotos. Passa-se por muitas vistas deslumbrantes. Umas das minhas melhores fotos são desse trecho.

Paramos pra um almoço rápido em Natales e trocamos no volante. De lá até Calafate, foi velocidade 5 do créu pra chegarmos a tempo mas deu tudo certo.

 

Minhas impressões de Torres del Paine: que lugar sensacional! Não é barato ir pra lá mas compensa cada centavo. Lindo de morrer. Quero voltar um dia. Não em breve porque tenho outros planos mas um dia.

 

Muito obrigada a todos que contribuíram com informações e podem mandar perguntas que vou tentar responder. Depois venho postar o link do relato completo com fotos. Beijos.

  • Membros de Honra
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Juju

Tem várias agências em El Calafate, Puerto Natales e até em Ushuaia que fazem excursões de 1 dia no Paruqe Torres del Paine. Outra idéia é alugar um carro e fazer toda a estrada do Parque, desde a Guarderia Serrano até a Laguna Azul em 1 dia. Mas acho um sacrilégio passar apenas 1 dia em TDP...

Bjs e Boas Viagens!

  • Membros
Postado

João,

quem administra o refúgio do Pehoe e o Grey é http://www.verticepatagonia.cl/

E quem administra o Torres, Cuernos e Chileno é a Fantástico Sur cujo site é esse que o José Luiz postou aí em cima (http://www.fslodges.com)

 

Entrei em contato com eles recentemente para fazer minhas reservas para início de março.

Eles demoram um pouquinho pra responder email. E o pagamento da Fantástico Sur é feito com 30 dias de antecedência para garantir a reserva. :shock:

Ainda estou esperando a confirmação da Vertice pra saber do pagamento.

 

 

Beijos,

Babi.

  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Os refúgios, bem como alguns campings, dentro do Parque Nacional Torres del Paine são administrados por duas empresas: a FantásticoSur e a Vértice.

As informações quanto onde os refúgios estão situados dentro do parque e por qual trilha se vai de um refúgio para o outro, bem como informações sobre o que cada refúgio oferece entre outras, pode-se ter através dos sites: http://www.fslodges.com e http://www.greatpatagonia.com

Também através do site pode-se efetuar a reserva, o que é recomendável em alta temporada.

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Uma opção de hospedagem para quem não quer pagar a grana preta que pedem dentro do parque e também não quer voltar até Puerto Natales é a vila de Cerro Castillo. Lá tem uma espécie de hospedaria muito simples mas que quebra bem o galho. Ela fica perto da única bomba de combustível do lugar. Em caso de dificuldade de achar o lugar (acho dificil isto acontecer pois o lugar é minusculo) é só perguntar no posto dos Carabineiros bem na entrada da vila, de quem vem de P.Natales.

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores
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Se o objetivo é chegar a TDP direto a partir do Brasil, o melhor é ir de avião até Punta Arenas e de lá pegar um ônibus até Puerto Natales para então ir a TDP...

Outra opção é ir para El Calafate e de lá pegar ônibus para Puerto Natales para então ir a TDP (o porém nesse caso é passar pela imigração Arg/Chile)

 

Como vc tem uns 3 a 4 dias úteis antes de chegar a TDP, uma opção interessante seria ir a El Calafate e fazer os passeios de Trekking do Perito Moreno (1d) e Navegação Todos los Glaciares (1d) e depois ir para TDP...

 

Agora, se vc terá bastante tempo na volta para passear além de fazer o trekking por TDP, de repente valeria mais a pena vc chegar por Ushuaia e conhecer a cidade por uns 3 dias e depois pegar busão para TDP (que leva 1 dia inteiro de viagem) e na volta ir para El Calafate e El Chaltén e pegar o voo por El Calafate...

 

Abs!

  • 1 mês depois...
  • Membros
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Boa tarde pessoal.

 

Estou indo fazer o circuito completo + W em dezembro/janeiro.

Sei que alguns refúgios tem uma boa estrutura. Alguém saberia dizer quais refúgios eu terei facilidade para recarregar a bateria da câmera digital???? Mesmo levando uma bateria sobressalente, acho que vai ser pouco! :D

Desde já, obrigado pelo retorno.

Abraços.

 

Fábio Fliess

Petrópolis/RJ

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