Ir para conteúdo

Torres del Paine

chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros

Boa noite pessoal, sou nova aqui, mas li mtos relatos... Minhas férias será no inicio de Maio, pra ser mais exata 02/05/2016. Tenho dúvidas se é possível fazer o circuito W nessa época(Outono), parece que a maioria dos refúgios estarão fechados. Eu sou acostumada a acampar, pensei em alugar equipamentos em Puerto Natales, mas se os campings pagos estiverem fechados, logo não vai dar pra acampar, imagino eu... Li um relato de uma pessoa que esteve em Maio em TDP, mas não tem detalhes desse tipo, de como se hospedou...

Realmente se não tiver onde ficar em TDP, vou ter que abandonar o plano de fzr o W.

Se vc possuir qualquer informação se é possível fzr TDP em Maio, eu agradeço imensamente.

Desde já meu mto obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Patricia, eu pesquisei bastante sobre a viabilidade de fazer TDP em maio e, de fato, não há muitas informações. Em algum lugar tem um post de um cara que falou que dá pra acampar mesmo com os campings fechados (parece que não haveria muito controle). Como eu vou sozinho, achei meio arriscado e consegui adiantar para meados de abril. Mandei um email para a Fantastico Sur, uma das empresas que administram alguns dos campings em TDP e recebi a seguinte resposta: "Estimado, No lamentablemente cerramos a fines de abril. La temporada empieza en septiembre."

Link para o comentário

• Colaboradores

Maio já é complicado mesmo, inclusive as condições meteorológicas não serão muito favoráveis à acampar. Só para você ter uma idéia, agora em dezembro, no verão, o Valle do Francês ficou fechado durante dois dias por causa de neve. Peguei essa neve já em Chalten.

Talvez as hosterias fiquem abertas. Se for o caso, uma opção seria ficar em Paine Grande, fazer o Grey e o Francês sem equipo, pegar o catamara até o Pudeto, depois um ônibus até a Hosteria Las Torres, e de lá fazer a base das Torres. Você terá feito o W praticamente completo. Mas deve-se considerar que algumas trilhas podem estar fechadas. Sugiro mandar emails para as hosterias e para o Parque antes de considerar essa possibilidade.

Abcs

Link para o comentário

• Membros

Estou pensando em ir para TdP na segunda quinzena de Março, juntamente com meu namorado e um amigo. Será o primeiro trekking deles, eu já havia feito day-trekking em Ushuaia e El Chalten em 2010. Não estamos querendo gastar muito, então a idéia seria ficar nos campings e se houvesse disponibilidade no local avaliariamos a hospedagem no refugio.

Minha dúvidas são:

1-É tranquilo para novatos fazer o Circuito W, ou vamos sofrer muito?

2-Corremos o risco de chegar nos campings e não ter vaga para armar a barraca? Pq pelo que vi não dá para fazer reservas.

3-Conhecem locais que alugam equipamentos (barraca, saco de dormir, etc) em Puerto Natales ou Arenas? Vale a pena alugar, do q comprar e levar daqui?

4-Acho que se gasta menos e tem menos preocupações planejando tudo, porem você acaba ficando preso a uma agenda. É possível ir para lá apenas com a hospedagem nas cidades reservadas, e o resto comprar/reservar na hora? Ou teria que sair daqui com tudo planejado.

Valeu Galera.

Link para o comentário

• Membros

Lico, ainda não fiz esse trecho, mas pelo que pesquisei, tenho as seguintes impressões.

1) É possível fazer se vocês tiverem um condicionamento físico razoável. Farei o circuito em abril e estou longe de ser um atleta.

2) Nunca vi nenhum relato sobre falta de vagas para acampar. Já li sobre ausência de vagas nos refúgios, em alta temporada.

3) O pessoal normalmente aluga em Punta Natales, dá para pesquisar andando e ver o que fica mais em conta. Em relação a alugar ou comprar, vocês têm que pensar se vão usar barracas futuramente em outras viagens. Em caso positivo, vale a compra.

4) Eu não vou reservar nenhuma hospedagem. No máximo, na véspera ou com dois dias de antecedência. A ideia é levar uma lista de acomodações em cada cidade, com uma ordem de preferência, e ver o que está disponível no momento. Isso é uma opção minha, que prefiro ter maior possibilidade de alterar o roteiro. Sair com tudo planejado pode evitar algumas dores de cabeça, aí vai de cada um.

No mais, sugiro que leia alguns relatos aqui do pessoal que já foi. Tem muita coisa interessante. Exemplo são os links abaixo, entre tantos outros.

patagonia-colossal-ushuaia-torres-del-paine-w-el-chalten-calafate-e-buenos-aires-gastos-dicas-fotos-e-video-t96868.html

relato-patagonia-dez-2010-ushuaia-punta-arenas-torres-del-paine-el-calafate-el-chalten-t50958.html

Boa sorte!

Link para o comentário

• Colaboradores

Pessoal, já viram essa notícia que vão começar a limitar a quantidade de pessoas na trilha O? Se eu entendi direito, vai ter um limite de 80 pessoas entre Coirón (Dickson?) e Paso e NÃO VAI SER MAIS PERMITIDO ir de Paso para Perros, ou seja, a trilha O vai ser unidirecional e no sentido anti-horário? É isso mesmo? ::hein:

http://www.parquetorresdelpaine.cl/es/noticias/conaf-limita-acceso-diario-a-circuito-macizo-paine

Link para o comentário

• Membros
E isso mesmo. Acho ótima medida, as trilhas do Parque estão começando a ficar muito degradadas. Tinham que limitar também a passagem de cavalos.

Ótima medida pra quem?

Existe no parque uma área chamada pingo-zapata. Permitido acesso apenas com guia. Quem tem $ e saco de andar com um desconhecido prestador de serviço que está lá apenas para ganhar o pão, vai lá e conhece. Antigamente era livre, todos podiam ver. Mas em nome da preservação...

Ótima medida, para quem tem dinheiro. Garante a exclusividade destes que são VIP.

Ótima medida pra quem?

O parque é famoso recebe pessoas aos milhares APENAS porque tem estrutura. Se não fossem os refúgios com suas camas, lareiras, catamarã, vinho, edredon com pluma de ganso.... o fluxo de turismo reduziria em 80%(?). Se duvida, veja El Chalten, que é bonito igual, mas onde você é obrigado a acampar, cagar em latrina ou fazer um bate-e-volta infernal de 10horas de caminhada.

Ótima medida para as áreas privadas, que venderam noites a mais de cama para as pessoas que foram e tem que voltar pelo mesmo caminho.

Ótima medida pra quem?

A lua esta super bem preservada! Natureza quase intocável. Umas pegadas, algumas peças e uma bandeira. Viva a preservação da natureza! Natureza pura e preservada não tem utilidade nenhuma se você não pode desfrutar.

Ótima medida pra encosta inclinada com arvores onde tem uma trilha que irá sumir. O condor que vai pousar lá sozinho. Mas aposto que ele nem vai notar a diferença.

Se quisessem preservar, removiam de lá os catamarãs e os refúgios. Mas não né? $$$

Muita gente, que iria fazer o O, agora vai decidir de fazer apenas o W. Consequência? O W ficará ainda mais lotado, em breve terão medidas de preservação lá também..... alias

As medidas de preservação, vão afetar, como já afetam, apenas as áreas gratuitas. As áres $ privadas, pelo contrário, terão aumento de estrutura para suprir maior lotação $. Já existe novos refúgios no cuernos.... nova área de acampamento. Mas ficar no Italiano mais de uma noite..... a não, isso degrada o parque!

Preservar? Faz-me rir.

Se limitasse apenas o número de pessoas ok... mas a proibição da passagem?

Proibir o direito de ir e vir é algo bem difícil de defender.

Estou baixando a prioridade do parque TDP da minha lista de lugares a revisitar.

Tenho dó de quem não fez o O. Acompanhar na encosta o campo de gelo até chegar na sua ponta onde inicia o lago, era o mais legal de toda a caminhada.

A única coisa que nos resta agora é...... conhecer outros lugares. Existem muitos TDP no mundo, mas não são lotados como TDP porque não tem estrutura.

Leo, não leve a mal ter respondido em cima da sua msg. Eu apenas não consigo ver NADA de positivo na noticia.

Bem, para fechar, deviam colocar logo a placa: É PROIBIDO FAZER PEGADA.

Link para o comentário

• Membros

rlciq,

você que parece conhecer bem o parque e seu funcionamento talvez me esclareça dúvidas que surgiram depois dessa notícia.

O sentido que continuará permitido é aquele que começa, por exemplo, laguna amarga - puesto seron - dickson- los perros - paso - grey- paine grande - italiano - los cuernos - torres. É isso?

Caso seja isso, menos mal para mim porque era o que eu pretendia fazer, agora em meados de março próximo.

O que irá pegar é esse limite de 80 pessoas por dia, entre os acampamentos Corion e Paso. Esse Corion é o Dickson?

Caso eu chegue, por exemplo, amanhã no Dickson e o limite de 80 pessoas tenha sido atingido, teria que esperar até depois de amanhã, ou quem sabe um dia a mais, para poder seguir adiante? seria isso?

Você acha que em março, o fluxo de pessoas ness trecho seria maior que 80 pessoas por dia? Segundo o site da |Conaf, em janeiro foram mais de 200 pessoas por dia, em média nesse trajeto.

Obrigado.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...