Ir para conteúdo

Torres del Paine

chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros de Honra

ira 1980

quanto ao clima na patagonia, é impossível prever. No mesmo dia pode estar o maior sol e fazer uma viração e até mesmo nevar. Lá não existe previsão do tempo, vá preparado pra tudo.

Agora ir pra TDP e nao fazer pelo menos o W, acho que não vale a pena!

Mas se não tiver tempo, eu sugiro pelo menos subir até as torres. É simplesmente demais chegar lá e ver aquele lugar lindo!

A cidade base pra TDO é Puerto Natales. eu fiquei em uma casa de família, achei hospedagem quando cheguei mesmo!

O que voce quer dizer com não passar perrengue?

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Bom pessoal, como prometido aqui estou de volta da viagem a Patagônia... cheguei hoje de madrugada às 2...

Fomos eu e minha noiva e nosso roteiro foi:

El Calafate - 03 a 05/11

Puerto Natales - 05/11

TDP - 06 a 11/11

Chalten - 12 a 20/11

Buenos Aires - 21 a 23/11

Para não ficar confuso vou postar as informações relativas a TDP e Puerto Natales aqui, as de Calafate no tópico de Calafate e as de Chalten no tópico de Chalten. Todas as informações são de novembro de 2010. Qualquer outra dúvida vão perguntando

Outra coisa, quando colocar A$ são pesos argentinos, C$ são pesos chilenos e U$ são dólares.

TDP:

1 - Como chegar partindo de El Calafate:

Existem 4 maneiras de chegar:

- Alugando um carro (nem cogitei porque o carro ia ficar 5 dias parado enquanto fazia o W)

- Contratando o pacote da Always Glacier. Custa A$ 340 e você pode descer na Laguna Amarga ou no Pudeto. Chega no parque por volta de 12:00. O preço é caro porque você paga pelo pacote que vem com o guia explicando as coisas de brinde.

- Pegando um ônibus que vai para Puerto Natales, descendo em Cerro Castilho e pegando outro para TDP.

- Indo para Puerto Natales, dormindo lá e seguindo no outro dia para o parque. A passagem custa A$ 80,00 e o ônibus sai todos os dias às 08:00 pela empresa Cootra. Chega em Puerto Natales às 14:00. Tem outra empresa que faz pelo mesmo preço, mas somente segunda, quarta e sexta (Escolhemos esta opção)

Obs: Quando dizem que a aduana chilena é muito chata podem acreditar! Abriram varias mochilas e tudo é passado pelo raio-X. Se tiver comida fresca ou de origem animal já era... tem que declarar em um papel e eles jogam fora na hora. Se não declarar a multa é de míseros U$ 4500,00...

Resumindo: fica muito difícil ir direto para o parque sem dormir em Puerto Natales, você não pode levar muitos tipos de comida e em Cerro Castilho não tem nada para comprar, a não ser lembranças para turistas. Os preços de comida no TDP vou postar mais abaixo.

2 - Puerto Natales

Hospedagem: não tinhamos nada reservado e quando descemos do ônibus haviam uma porção de senhoras que alugam quartos para os turistas. Vem mostrando fotos e rola um concorrência no preço. Escolhemos uma que mais nos agradou e pagamos C$ 15000,00 (cerca de R$ 60,00) por um quarto de casal com banheiro privativo. O transporte para o parque compramos com a própria dona do "hostel" e sai por C$ 6000,00 por pessoa. Na cidade tem algumas empresas que fazem o transporte e todas são entre C$ 5000,00 e C$ 8000,00.

Onde comer: jantamos na Picada do Charlito... lotado de turistas. Excelente preço e comida. Comemos uma Parrilada e bebemos 4 refris e a conta deu C$ 11000,00.

Lojas: infinitamente melhor para comprar que El Calafate. Tem 2 lojas muito boas com equipamento de camping e alguns supermecados para comprar a comida. O preço é muito melhor que na Argentina. Além disso uma das lojas vende Benzina Branca (combustível para fogareiro MSR).

Neste cidade você consegue encontrar tudo para comprar e uma boa dica são os produtos da Doite (ótima marca Chilena), que tem de tudo (barracas, mochilas, fleeces, etc...). Compramos os bastões de caminhada da Doite (C$ 14900,00 cada um).

Outras coisas compradas com o preço:

Garrafa Nalgene 1lt - C$ 6900,00

Meia Merino - C$ 12900,00 (isto foi a única coisa que achei muito cara)

Garrafa MSR grande - C$ 14900

Benzina branca - C$ 1600 o litro

Só para terem um idéia: não cheguei a anotar o preço exato, mas as cargueiras da Doite (excelentes) custam na faixa de R$ 200,00 a R$ 300,00. Uma pechincha...

3 - Finalmente TDP

Aqui irei postar as dicas/preços e tempos gastos nos percursos:

Entrada no parque pela Porteria Laguna Amarga: C$ 15000,00

1º dia

Iniciamos pelo Pudeto, o ônibus chegou lá as 10:15 e tivemos um tempo tranquilo para ir ver a cachoeira Salto Grande.

Dica 1: deixar a mochila na casa onde fica os ônibus.

Dica 2: quando chegar NÃO sair andando em direção ao catamarã (fizemos isto). Dá uns 500mts de distância e não tem ninguém no barco, pois ele só sai 12:00... ao contrário, deixar a mochila na varanda da casa (todos fazem isto) e fazer a caminhadinha até o Salto Grande. Não adianta querer comprar os tickets antes, pois são vendidos dentro do barco na hora...

Valor do Catamarã:

Ida - C$ 11000,00

Ida e volta C$ 19000,00

Horários do catamarão de 16/11/2010 à 15/03/2011:

Saida Pudeto: 09:30 - 12:00 - 18:00

Saida Pehoe: 10:00 - 12:30 - 18:30

Obs: O horário de manhã não funciona nos dias 25/12 e 01/01

Chegamos ao Pehoe e pagamos o camping (C$ 4500,00 p/p), montamos a barraca e saímos com a mochila leve para ir até o Grey e voltar ao Pehoe para dormir.

Trecho: Pehoe - Grey

Distância: 11Km

Tempo previsto pelo parque: 3:30

Tempo gasto: 04:00

Trecho: Grey - Pehoe

Distância:11km

Tempo gasto: 03:50

Obs: Sinceramente, voltamos andando muito depressa pois tinha começado a chuviscar e mesmo assim gastamos um tempinho acima do previsto. E olha que estávamos sem cargueira... conversando com um casal de franceses também acharam o tempo muito curto para o trecho.

Chegamos ao camping às 21:20 (ainda estava de dia). Comida e cama... essa noite foi uma das mais frias. Às 22:30 sai da barraca para ir ao banheiro e quase morri congelado. Temperatura: -1º

Detalhes sobre o camping:

Muito bem estruturado, com cozinha coletiva (com fogões) e banheiro limpo com água quente. O mercado do albergue é o melhor que encontramos e com preços nem tão abusivos. Como o outro dia estava tranquilo aproveitei para copiar o preço de quase tudo no caderninho...

Seguem abaixo os preços que anotei (tudo em pesos chilenos):

Macarrão pronto: 1500

Molho de tomate: 500

Sopa: 500

Leite em po: 500

Arroz para 2: 1000

Saquinho suco: 500

Lata atum: 1500

Ovo: 200

Barrinha cereal: 500

Doce de leite medio: 1500

Nozes: 2000

Frutas secas: 1200

Chocolates: 2000

Biscoitos: 700-1000

Suco pronto 1lt: 1800

Coca lata: 1500

Queijo ralado: 2000

Manteiga pequena: 100

Pacote salsicha: 1000

Todinho: 400

Gas para fogareiro: 2500

Pacote de pão: 2500

2º dia

Trecho: Pehoe - Italianos

Distância:7,6km

Tempo previsto pelo parque: 2:30

Tempo gasto: 03:00

Obs: com cargueira o passo diminuiu bem. Aproveitamos o resto do dia para descansar.

Detalhes sobre o Italianos: Não tinha guarda-parque e os banheiros estavam trancados.

3º dia

Trecho: Italianos - Francês - Italianos

Distância: 7,5 km (ida)

Tempo previsto pelo parque: 3:00

Tempo gasto: 02:30

Obs: tempo somente de ida. Na volta dá para gastar menos tempo pois é descida.

4º dia

Trecho: Italianos - pehoe - Catamarã - Torres

Distância: 7,6 km

Tempo previsto pelo parque: 2:30

Tempo gasto: 03:00

Obs: minha noiva torceu o joelho e optamos por voltar ao Pehoe e ir para o Torres de catamarã-ônibus. O trecho de 17km entre o Italianos e o Torres seria muito longo para ela fazer nestas condições. Alguns outros grupos também fizeram isto, pois tinham que terminar o W em 3 dias...

Obs 2: saindo o Italianos o primeiro catamarã que tínhamos disponível era o das 12:30 (nessa época não havia o de 09:30), entre todos os transfers, acabamos chegando no Torres às 15:00. Não tem jeito de chegar antes...

Valor dos transfers:

Pudeto - Laguna Amarga: C$ 2000,00 p/p

Laguna Amarga - Torres: C$ 2500,00 p/p

Não existe transfer direto da Laguna Amarga para Torres.

5º dia

Trecho: Campamento Torres - Mirador Torres - Campamento Torres

Distância: 9,5 km

Tempo gasto: 03:40

Obs: Mesmo com o joelho machucado e andando devagar gastamos pouco mais do que o tempo previsto pelo parque. Do Torres ao Chileno foram somente 01:40.

Obs 2: Para quem vem do Italianos, tem uma outra trilha entre o Los Cuernos e o Chileno. Ou seja, neste dia, a pernoite é no acampamento chileno.

Detalhes sobre o Acampamento Torres:

Deve ser o maior camping do planeta... a área é gigante e tem 2 ponto com banheiros. Água bem quente, inclusive nas torneiras para lavar louça. NÃO tem cozinha coletiva. Preço: C$ 4000,00 p/p

Cama no refúgio. Preço: 22000,00

Tem 2 mercados... 1 no albergue e outro perto do hotel. MAS, são caríssimos! E o pior, não tem pão... o mercadinho do Pehoe é muito melhor e tem pão...

Quando localizar o papel posto alguns preços aqui.

6º dia

Trecho: Retorno para El Calafate

Obs: Tiramos este dia somente para voltar a El Calafate. Tem 2 formas de fazer isto:

- Indo para Puerto Natales e dormindo lá...

- Comprando antecipadamente uma passagem daquele mesmo passeio da Always Glacier... mas tem um grande diferença: você pega o ônibus no fim do passeio pelo parque na Laguna Amarga às 17:00. O ônibus volta direto para El Calafate chegando lá por volta de 22:30. Preço: A$ 171,00 p/p. A princípio parece caro, mas se somar a passagem de volta a Puerto Natales, Hospedagem e a passagem de Puerto Natales para El Calafate sai só uns R$ 20,00 mais caro... a grande vantagem é ganhar um dia dependendo da viagem que estiver fazendo.

Algumas outras observações:

- Voltando direto de TDP para El Calafate, não tem como aproveitar muito os preços baixos da cidade... pois se comprar na ida terá que carregar a tralha o circuito W inteiro...

- Não precisa reservar hospedagem em Puerto Natales (não sei se na temporada lota tudo)

- Sobre o circuito W:

A subida dos 3 vales (Grey, Francês e Torres) são os pontos altos e imperdíveis. Caminhadas maravilhosas e com uma vista magnífica no final. Se precisar abortar algum trecho, como fizemos, compensa para subir os vales.

Montamos um roteiro no qual não subimos os vales com as cargueiras, fizemos bate e volta. O único que foi muito cansativo foi o trecho Pehoe-Grey-Pehoe... é longe pacas e não temos o dia inteiro para percorrer o trecho, pois o barco chega às 12:30.

No mais é isso por enquanto... se tiverem dúvidas vão perguntando que as informações estão bem frescas na cabeça...

Link para o comentário

• Membros

Matheus, boa noite.

Fiz o "W" no sentido contrário ao que pretende fazer mas digo que é viável sim fazer o trecho Pehoe -> Italiano -> Vale do Frances -> Italiano -> Los Cuernos no mesmo dia.

Saí por volta das 8:30h do Los Cuernos, fiquei 2~3h curtindo o visual no Vale do Francês e cheguei no Pehoe por volta das 19:00h. Os tempos de caminhada entre os trechos foram compatíveis com os tempos indicados no mapa do parque. Será um dia puxado mas viável.

Saindo do Los Cuernos, sugiro que vá direto para o Camp Chileno. É uma caminhada tranquila mas de visual incrível. Ao chegar no camp Chileno vc decide se subirá até o mirante Las Torres ou se deixa para o dia seguinte. Outra sugestão, se o tempo estiver bom, não perca a oportunidade de ir até o mirante no mesmo dia. O tempo muda repentinamente e nunca se sabe como estará amanhã.

No mapa do parque não aparece muito claro uma bifurcação que existe indo em direção ao camp Chileno, se quiser entre em contato via mail que lhe envio um mapa indicando esta bifurcação.

Boa viagem.

Mario

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Alan!

DE CARRO você tem a possibilidade de seguir direto de EL CALAFATE para TORRES DEL PAINE. O percurso mais curto é via EL CERRITO, a estrada é de rípio, fechada no inverno.

DE ÔNIBUS de EL CALAFATE para PUERTO NATALES (Empresas COOTRA e BUS SUR – diariamente – custa US$ 16). Todavia há a possibilidade de viajar de EL CALAFATE à CERRO CASTILLO (Empresas BUS SUR e ZAAHJ – terça, quarta, sexta, sábado e domingo). Em CERRO CASTILLO tomar outro ônibus direto à TORRE DEL PAINE. Como sempre, é bom fazer reserva assim que chegar em EL CALAFATE.

A melhor escolha dependerá da existência do ônibus na data desejada, inclusive a disponibilidade da conexão em Cerro Castillo para opção direto de El Calafate para Torre Del Paine.

Boa Viagem,

Alfredo

Link para o comentário

• Membros

marioluc,

Acho até que eu copiei de você. Não sabia que dava pra ir de carro até o Pudeto, fiquei sabendo depois de um relato que eu li aqui.

Esse segundo dia, você não acha que fica muito puxado?

E no terceiro, que catamarã é esse que vai pro Grey? Eu só conheço o que faz Pudeto-Pehoé e vice-versa.

Link para o comentário

• Membros
André, brigadão pelas dicas. Vou dormir no Italiano então.

"Acho que se vc conseguir ficar no Italiano no primeiro dia, subir e voltar do Valle, no segundo dia (dependendo da sua resistência) rola de você voltar até o Pehoé, armar acampamento, subir até o Grey e voltar." - Ce jura??? Acho que eu não aguento isso tudo num dia só não, não tenho muito preparo físico. Sabe como é, estudante de Medicina do sexto ano. É muita bunda sentada na cadeira estudando e pouca esteira.

Mais uma dúvida que eu tenho: como as pessoas fazem, normalmente, pra ir ou voltar das torres depois (ou antes) que escurece, no caso de ir pra ver o nascer ou por do sol lá? Uma lanterninha de mão dá conta do recado?

Sim Livia, seria um trecho bastante pesado. O trecho Pehoé - Italiano fica em segundo lugar no nível de dificuldade dentre os que percorri em TDP. Mas do Pehoé ao Grey, apesar de ser longe, eu achei bem fácil. Eu fiz do Campamento Los Guardas (o que fica depois do Campamento Grey) até o Italiano no mesmo dia (com a cargueira) em umas 6,5 horas sem grandes problemas, mas eu tenho sim algum condicionamento, inclusive durante 3 meses antes da viagem eu me preparei: fiz musculação e caminhei 20Km 3 vezes por semana, acho que isso ajudou bastante.

Quanto a ver o por do sol nas torres, não sei de ninguém que tenha feito isso. Acho que não seria tranquilo não, a parte final da trilha é meio tensa, muito íngreme e cheia de pedras. Pegar aquilo a noite com chuva ou neve deve ser dureza, mas caso decida ir, acho que uma headlamp seria ideal, lanterninha de mão e manter o equilíbrio com rajadas de vendo não combinam! Fora o frio desgraçado que deve fazer!

Agora para o nascer do sol sei que tem bastante gente que faz, vc sai cedinho (quando você chegar na parte mais difícil já terá luz suficiente pra caminhar) e quando chegar nas torres o sol vai começar a nascer por trás delas.

Bjs

Mudei tudo. Vejam se está viável agora:

DIA 1) Ir de carro até Pudeto, pegar o catamarã até Pehoé e ir até o Valle del Francés (2,5h) até o Campamento Británico e dormir lá.

DIA 2) Británico - Pehoé. Dormir lá.

DIA 3) Pegar o catamarã de volta e o carro até Las Torres e fazer a subida das torres. Ver o por do sol lá e voltar a Las Torres ou Chileno e dormir no escolhido.

DIA 4) Chileno ou Las Torres, de volta pro carro rumo a El Calafate. Precisamos entregar o carro às 16h.

L.vanna,

Já fiz um circuito +- parecido como esse seu, e estavamos de carro.

Vou lhe dar uma boa alternativa:

1º dia - chegada ao parque as 15:00 horas, monta barraca no las torres, vá até ao mirante las torres, umas 3 horas devagar; fique lá no máximo 2 horas; durma no las torres; Vc pode ir de carro bem próximo do camping.

2º dia - saia bem cedo do las torres, pegue o catamarã(deixe o carro no estacionamento, perto do catamarã), monte a barraca no paine grande; vá até o valle francês sem mochila, somente roupas de frio e comida; volte, é bem longe, ida e volta deve dar uns 25kms, e algumas subidas fortes, principalmente depois do Italiano;

3º dia - acorde cedo, pegue o catamarã, se der tempo, vá até o mirante do lago grey(estrada que fica ao sul do parque, uma caminhada de uns 20 minutos), muito bonito aquilo lá.

DICAS:

CONSIDERE QUE NESTA EPOCA DO ANO FICA CLARO ATÉ 22 OU 23 HORAS DA NOITE, O DIA É MAIS LONGO!

Se vc não tiver bem preparada fisicamente não vá de mochila até o italiano, pois se desgastará desnecessariamente, pois esse trecho é pesado, e esse camping não tem estrutura alguma;

Os camping do las torres e do paine grande, tem ótima estrututa.......

Discordo do Marcio quando diz que o Italiano não tem estrutura nenhuma. Só não tem um refúgio como os campings pagos. Ou seja, não vai ter comida pra comprar e nem banho quente pra tomar. Mas para um camping no meio de um parque nacional, 4 banheiros (de verdade! com vaso sanitário e descarga rs!) e um local para cozinhar, além de um posto dos guardaparques eu acho uma estrutura bacana. O las torres e o paine grande tem estrutura de hotel praticamente, mal dá pra chamar de camping. Bom, como dá pra notar, eu prefiro as coisas mais selvagens! rs

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Babi,

Se você achar uma maneira de chegar antes no Pudeto creio que seu roteiro é possível sim.

Ficaria:

Primeiro dia: Pudeto - Mirador Los Cuenos - Pudeto - Pehoé - Grey - Pehoé

Segundo dia: Pehoé - Italiano - Valle del Frances - Italiano - Los Cuernos

Terceiro dia: Los Cuernos - Chileno - Mirador Las Torres - Chileno

Quarto dia: Chileno - Hosteria Las Torres - Laguna Amarga. Daí pega o bus da tarde que é umas 15:00.

O meu por exemplo está assim:

(Não irei ao Mirador Cuenos)

29/01 - Puerto Natales (07:30) > (11:00) Pudeto (12:00) > (12:30) Lago Pehoé (13:00) > (17:00) Refúgio Grey (18:30) > Lago Pehoé (22:00).

30/01 - Lago Pehoé (08:00) > (10:10) Italiano (10:40) > (13:30) M. Vale do Frances (14:30) > Italiano (17:30) > Los Cuernos (22:00).

31/01 - Los Cuernos (08:00) - Chileno (15:00) – Mirador Torres – Chileno (21:00)

01/02 – Chileno > Laguna Amarga > Puerto Natales.

Com as caminhadas mais demoradas do que no mapa.

Link para o comentário

• Membros

Matheus e Christian,

obrigada pelas respostas!

Pretendia chegar no Pudeto naquele ônibus que chega 11h.

Se só a ida pro Mirador Cuernos dá 1:15 não vai dar tempo de ir e voltar e pegar a barca de 12h. Vou trocar o Mirador Cuernos pelo Salto Grande.

O problema de dormir no italiano é q só tem camping e eu pretendo ficar em refúgio. =/

Acho que o meu vai ficar bem parecido com o do Matheus. Incluindo Salto Grande seria:

1o dia - Puerto Natales (07:30) > (11:00) Pudeto > Salto Grande > Pudeto (12:00) > (12:30) Lago Pehoé (13:00) > (17:00) Refúgio Grey (18:30) > Lago Pehoé (22:00).

2o dia - Lago Pehoé (08:00) > (10:10) Italiano (10:40) > (13:30) M. Vale do Frances (14:30) > Italiano (17:30) > Los Cuernos (22:00).

3o dia - Los Cuernos (08:00) - Chileno (15:00) – Mirador Torres – Chileno (21:00)

4o dia – Chileno > Laguna Amarga > Puerto Natales.

Beijos!

Link para o comentário

• Membros

Babi,

realmente se for ficar em refúgios a opção é esta mesma que postou. Você tem uma opção de mudança:

3º dia: Los Cuernos - Chileno - e:

Se o dia estiver limpo subiria ao Mirador Torres (dia vai ficar bem puxado também)

Se o dia estiver fechado, arriscaria ir no outro dia de manhã cedo.

Eu deixaria para decidir isto lá de acordo com o tempo. A volta do Mirador Torres direto até a Hosteria Torres é bem tranquila, só descida...

Como a sua opção é pelos refúgios e vai caminhar sem uma mochila muito grande, as partes que seriam mais puxadas ficarão tranquilas.

Matheus

Diferença é o que o José Luiz postou...

Como o Italianos é camping do parque não tem chuveiros e a áreas coberta para cozinhar é muito pequena. Tem 4 banheiros para as necessidades (quando eu fui na primeira quinzena de novembro estavam fechados).

Los Cuernos é camping pago e portanto tem chuveiros para tomar um banho.

O Italianos é mais tosco mesmo, no meio das árvores... segue uma foto dele assim que eu havia acabado de montar a barraca:

dsc04077v.jpg

Qualquer dúvida tô na área...

Link para o comentário

• Membros

Creio que teoricamente são 2.5h do italiano ao mirador. Eu consegui fazer em 1:15 minutos (mas "bombando" forte, porque eu tava muito sem tempo rs)

Então acho que algo entre 1:45h e 2h seria um bom tempo. Não sei desse efeito do amanhecer vermelho não, mas sei que bastante gente sobe pra ver o nascer do sol sim.

Bjs

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...