Ir para conteúdo

Torres del Paine

chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros

Bullseye,

Pra quem tá acostumado a fazer travessias aqui na Serra da Mantiqueira e Serra do Mar,o circuito O em TDP é a Disneylândia, não se preocupe. Apesar da quilometragem alta o terreno é sempre muito prazeroso de caminhar. As subidas são poucas, são curtas e nenhuma delas é muito íngreme. Se vc levar até uns 12 kg tá ótimo, vai achar tudo fácil.

Só algumas considerações:

1 - saco de dormir com temperatura de conforto -18 graus eu acho muito exagero. Mesmo para março.

Se você tem um saco de dormir para uma faixa de temperatura acima, e ele é mais leve, leve-o.

Eu já fiz o circuito O 5 vezes, sempre em janeiro, e a última vez foi este ano. A temperatura mais baixa que peguei foi 5 graus, no início da noite em Los Perros. Provavelmente a temperatura chegou proxima a zero de madrugada, mas eu dormi muito bem com um saco de dormir com temp de conforto de 0º C, sem usar agasalhos. Em março é mais frio, mas nada que um saco com -5, ou -2 ou até mesmo 0 de conforto não dê conta.

2 - Cuidado com a sua barraca. Ela é excelente, mas lá vc pode pegar ventos de mais de 100km/h e ela não foi projetada pra isso.

Leve cordeletes e estacas extras para ancoragem.

Os acampamentos Dickson e Paine Grande não tem nenhuma proteção. Paine Grande é o pior, pois ali sempre venta muito forte.

Nos outros acampamentos vc encontra sempre um cantinho mais protegido. No Grey também costuma ter ventos bem fortes, mas dá pra acampar dentro do bosque.

No Dickson é a mesma coisa, entre as árvores perto do lago costuma ter muito mosquito, mas é parcialmente protegido do vento.

No acampamento ao lado da Hosteria Las Torres vc também encontra abrigo no meio da vegetação.

Todo ano vejo barracas destruídas pelo vento. Este ano só em Paine Grande eu vi 5. Se for mesmo com essa barraca considere ficar no abrigo em Paine Grande, ou então caminhar direto até o Italiano.

Parece que em março não venta tanto quanto em janeiro, mas mesmo assim vá preparado.

3 - Eu sempre levei comida liofilizada do Brasil mesmo. Vc pode encontrar comida liofilizada nas lojas de equipamentos, mas não vá contando com isso. Nos refúgiso sempre tem uma lojinha e vc pode comprar alguma comida, sempre a

preço de ouro, rsss (macarrão, biscoito, chocolate). Mas também não conte com essas lojinhas no final de temporada.

4 - Gás vc compra em qualquer ferreteria, tanto em Punta Arenas quanto em Puerto Natales, mas o cartucho de 110g vc não acha em qualquer lugar. Umas das loja em Puerto Natales é a La Cumbre:

http://www.lacumbreonline.cl/index.php/horizontal/camping-trekking/cocina/gas-devoux.html

Endereço: Barros Arana, 299

Se vc vai de ônibus pela Buses Pacheco, na mesma rua da "oficina" onde vc vai pegar o ônibus tem uma ferreteria e lá vende gás.

A Buses Pacheco em Punta Arenas fica na Av Cristóbal Colón 900. A ferreteria fica na mesa rua mas no sentido contrário ao Estreito de Magalhães, direção noroeste.

Não me lembro o nome nem o endereço, mas é só seguir pelo lado direito (1 ou 2 quadras de distância). É uma lojinha pequena, com uma escada descendo até o subsolo. Vc pode comprar a passagem e ir lá comprar o gás enquanto espera o ônibus (é bem perto). Assim vc poupa tempo.

Se vc quer ir direto para o parque, parando em Puerto Natales, mas sem pernoitar lá, vá de Buses Gomez. Tem ônibus saindo de Puerto Natales às 14:30, chegando na Laguna Amarga às 16:30. O problema é que pelas novas regras acho que vc não pode fazer trilha após 17:00, então vai ter que acampar em Hosteria Las Torres e inicar o circuito no dia seguinte.

A Puma Tour faz Punta Arenas - TDP direto, inclusive saindo do aeroporto de Punta Arenas< às 6 da manhã. Mas se vc vai em março é melhor ligar ou mandar um e-mail pra confirmar:

http://www.pumatour.com/tour1-en.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Minerim...

Entao o saco de dormir sei que e exagerado menos 18... Mas pelo peso de 1180'gramas ele ainda e mais leve que qualquer saco meu atual... Marco e abril sendo mais frios precisariam de um saco de pelo menos 5 graus negativos e aqui no Brasil pesariam bem mais que 1,2kg... Outra coisa q indo com ele sei q o conforto da noite e essencial... Quando fiz a Praia do cassino em 8 dias 7 noites o que mais pegou foi o conforto ao dormir... Com esse saco tenho peso minimo e conforto extra...

Vento realmente e um problema... E minha maior duvida... Minha outra opcao seria ir com a barraca vapor light da serra desings mas iria aumentar o peso em 850gramas... Mas e algo a considerar... A alta possibilidade de chuva me desanima em bivacar... Evita o vento mas não a chuva... Vou revisar tudo mas se nos pontos com mais vento tiver abrigo fecho direto no abrigo...

A puma tour pode ser minha salvação... O vôo chegaria em punta arenas as 5:30... Minha duvida e se daria para pegar esse onibus as 6:00... Se der me fecha o primeiro dia... Seria perfeito... Espero que o o vôo que chega as 5:30 seja o primeiro do dia e esse horario do onibus ja seja cronometrado com ele... Vou pesquisar.... Outra questão e que se fizer assim teria de comprar o gás em Torres del paine e não em punta arenas... E possível? Mesmo q compre o de 250 gramas?

Link para o comentário

• Membros

Xi, tá complicado a questão da barraca. Eu também sou adepto do ultralight backpacking, mas na Patagônia eu uso uma barraca pesadona da Manaslu, bem adaptada pra suportar ventos muitos fortes (botei mais pontos de amarração em locais estratégicos). Mas como eu disse, já ouvi dizer que em março não venta tão forte como em janeiro. E mesmo em janeiro eu sempre vi algumas pessoas com barracas super frágeis, só não sei como eles sobrevivem. No ano que eu peguei a pior ventania no Grey e no Paine Grande tinha um cara com uma barraquinha frágil igual a que eu uso aqui no Br, mas no Grey ele acampou dentro do bosque e no Paine Grande ele sumiu. Não sei se foi para o abrigo ou se passou direto.

O horário desse ônibus da Puma Tour é sincronizado com os vôos que chegam de Santiago, só que você esta indo no final da temporada, então é melhor confirmar com eles. Outro problema é que esse ônibus direto não vai parar pra você comprar gás em Puerto Natales. Resta a opção de contratar um traslado individual, aí vc pode parar em Puerto Natales pra comprar o gás. A Puma Tour faz isso, mas não deve sair barato.

Em 2010 eu fui para o parque sem pernoitar em Puerto Natales. Meu vôo chegou 5:30, peguei o primeiro ônibus da Buses Pacheco (acho que é 7:30) e em Puerto Natales peguei o ônibus de 14:30 da Buses Gomez, depois de fazer as compras. Mas na época não tinha a restrição de horário que tem hoje. Depois do incêndio de 2012 endureceram um pouco as regras e agora tem limite de horário para sair de cada acampamento. O máximo que dá pra fazer agora é ir para o acampamento Las Torres e dormir lá, começando a trilha só no dia seguinte.

Link para o comentário

• Membros

Gente, existe um meio de chegar de ônibus ao Pudeto vindo de Puerto Natales a tempo de pegar a catamarã das 9h30? Pelo que pesquisei, o ônibus que sai mais cedo de Puerto Natales é às 7h, e ele só chega ao Pudeto às 10h30. :( Aí a próxima catamarã é só ao meio-dia, e pra fazer Paine Grande/Grey/Paine Grande num dia só começando depois das 13h acho muito puxado pra mim (não sou sedentária, mas também não sou atleta :P ).

Se não tiver jeito mesmo, acho que vou decidir por pegar o ônibus da tarde em Puerto Natales, pernoitando no parque pra poder começar a trilha já na manhã seguinte. O que acham?

Link para o comentário

• Membros

Minerin se eu conseguir companhia para a trilha resolvo o problema da barraca, troco essa Big Agnes por uma Sierra Designs Vapor 2, ela e bem mais resistente a ventos e nao e pesada 1,7kg... Vou dar mais umas pesquisadas.

Paine Grande e onde venta mais porem contorno isso dormindo no refugio. A questão e onde não tem nenhum refugio e se depende 100% da barraca.

Me confirmem uma coisa, dentro do parque tem a venda bujão de gás não? Se tiver mesmo que seja o de 250 gramas pode valer a pena esse esquema da puma tour.

Link para o comentário

• Membros
Gente, existe um meio de chegar de ônibus ao Pudeto vindo de Puerto Natales a tempo de pegar a catamarã das 9h30? Pelo que pesquisei, o ônibus que sai mais cedo de Puerto Natales é às 7h, e ele só chega ao Pudeto às 10h30. :( Aí a próxima catamarã é só ao meio-dia, e pra fazer Paine Grande/Grey/Paine Grande num dia só começando depois das 13h acho muito puxado pra mim (não sou sedentária, mas também não sou atleta :P ).

Se não tiver jeito mesmo, acho que vou decidir por pegar o ônibus da tarde em Puerto Natales, pernoitando no parque pra poder começar a trilha já na manhã seguinte. O que acham?

Tudo depende de o que você pretende fazer na volta do Grey.

Se pretende chegar a tempo do ultimo catamarã pra voltar pra Natales (17:00 ou 17:30, se não me engano), realmente não da tempo. Mas se for pra dormir no Paine grande de novo, acho tranquilo. A caminhada é longa, mas é plana, sem exigências físicas. Vai levar umas 6 a 7 horas de caminhada, contando ida e volta. Como essa época do ano so escurece depois das 10 da noite, vai ter pelo menos 2 horas pra aproveitar o glaciar, descansar, comer...

Saindo até 13 horas, 13 e pouco, vai que dá!

Link para o comentário

• Membros

Marcelo, seria pra dormir no Paine Grande mesmo, pretendo começar o W por lá, então vai ser o primeiro dia. Mas nossa, chegar lá e andar 22km assim de cara me assusta rsrsrs! Mas você me tranquilizou um pouco... como vou só daqui a um ano, acho que dá pra dar uma forçadinha no preparo físico... :)

Link para o comentário

• Membros

Galera, vou fazer o "W" em fevereiro de 2014, mas estou com pouco tempo, então pensei no seguinte roteiro:

Dia 1: chegar no parque 16:30 e ir até acampamento chileno, se possível até acampamento torres.

Dia 2: acordar cedo e pegar o nascer do sol na base das torres, dormir no los Cuernos, se possível ir até o Italiano.

Dia 3: valle del francês e dormir no paine grande.

Dia 4: paine grande - grey - paine grande.

as dúvidas:

1: é humanamente possível fazer esse roteiro no tempo disponível, menos de 3 dias e meio? tenho bom preparo físico, mas não tenho experiência em trilhas.

2: considerando esse tempo que terei, a distribuição dos trechos está adequando?

3: barraca: tenho uma comum que uso aqui no Brasil, será que resiste ao clima patagônico ou corro a risco de ter problemas, compensa levar ou alugar em puerto natales?

Grato.

Link para o comentário

• Membros
Galera, vou fazer o "W" em fevereiro de 2014, mas estou com pouco tempo, então pensei no seguinte roteiro:

Dia 1: chegar no parque 16:30 e ir até acampamento chileno, se possível até acampamento torres.

Dia 2: acordar cedo e pegar o nascer do sol na base das torres, dormir no los Cuernos, se possível ir até o Italiano.

Dia 3: valle del francês e dormir no paine grande.

Dia 4: paine grande - grey - paine grande.

as dúvidas:

1: é humanamente possível fazer esse roteiro no tempo disponível, menos de 3 dias e meio? tenho bom preparo físico, mas não tenho experiência em trilhas.

2: considerando esse tempo que terei, a distribuição dos trechos está adequando?

3: barraca: tenho uma comum que uso aqui no Brasil, será que resiste ao clima patagônico ou corro a risco de ter problemas, compensa levar ou alugar em puerto natales?

Grato.

1. Humanamente possível, é, mas é beeeem puxado. Você previsa ir MUITO leve pra aguentar...

2. Dentro dos limites curtíssimos de tempo, a distribuição está adequada.

Uma opção razoável é começar pela perna Grey (mas aí você não pega o nascer do sol). Dorme o primeiro dia no Paine grande. No segundo, faz o bate e volta no Grey (sem mochila) e para no Italiano, no terceiro faz o vale do francês e para na hosteria Torres, e no quarto dia faz as Torres (sem mochila) e volta pra Puerto Natales.

3. Provavelmente sua barraca serve. As barracas alugadas lá são bem comuns, sem nada de mais. Se a sua tiver 2 camadas e não for de um tecido que permita passagem de vento, tá ok. So precisa alugar o colchonete isolante e o saco de dormir adequado.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...