Ir para conteúdo

Torres del Paine

chiconeto
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Torres del Paine. Disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Torres del Paine
🏷️ Clique na tag Torres del Paine para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros

otimo... vou pesar tudo as bateruias extras e pilhas e comparar que fica mais pesado carregadores e plugs ou baterias extras... Tambem preciso ver que sistema de fotografias vou levar e ver o que compensa... estou me programando para fazer o circuito O com somente 8 ou 9 kg na mochila... Ainda estou vendo detalhes de logistica e decidir a data se mais para 15 de marco ou para 15 de abril... Indo no fim da temporada sera que da para ir sem reserva nos refugios? Os refugios servem alimentacao para todos que pedem ou somente para aqueles que dormem nas camas? servem para quem acampam la?

Como e a compra de comida liofilizada la em Punta Arenas ou Puerto Natales?

Sabe se tem o bujao de gaz pequeno de propano/butano o de 110gramas que nao temos no Brasil? Esse aqui?

http://www.mec.ca/product/5003-123/msr-115-isopro-fuel-canister/

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros
otimo... vou pesar tudo as bateruias extras e pilhas e comparar que fica mais pesado carregadores e plugs ou baterias extras... Tambem preciso ver que sistema de fotografias vou levar e ver o que compensa... estou me programando para fazer o circuito O com somente 8 ou 9 kg na mochila... Ainda estou vendo detalhes de logistica e decidir a data se mais para 15 de marco ou para 15 de abril... Indo no fim da temporada sera que da para ir sem reserva nos refugios? Os refugios servem alimentacao para todos que pedem ou somente para aqueles que dormem nas camas? servem para quem acampam la?

Sabe se tem o bujao de gaz pequeno de propano/butano o de 110gramas que nao temos no Brasil? Esse aqui?

Obrigado

Infelizmente, nunca utilizei os refúgios, então não tenho as informações sobre comida e disponibilidade de vagas. Também nunca comi comida liofilizada. Sempre fui no Tang e Miojo com atum ou salsicha...

Mas o bujão de gás que eu costumo comprar em Natales é exatamente esse aí.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Obrigado

Bullseye, a alimentação nos refúgio é pra todos que pedem, independente de vc estar alojado ou acampado. Nessa data vc não precisará de reserva, fim de temporada com certeza encontrará vagas. Estive no início de março e encontrei vaga sem reserva no campamento Los Cuernos, ao chegarmos lá, o tempo virou, muito vento, nuvens e bastante trovões, pra não ficar carregando equipo molhado resolvemos pernoitar no refúgio. Ficamos num quarto só pra gente, pois tinha bastante vagas. O pessoal foi super gente boa. Como não tinha pesos suficientes ele aceitaram o pagamento em real. Não sei se sempre agem assim, mas comigo foram super solícitos. No fim das contas acabou que não choveu. hehehehe! E se vc não encontrar vaga em algum refúgio, pode alugar equipo de camping no próprio refúgio.

Link para o comentário

• Membros

[/quote=Marcelo Soares] Infelizmente, nunca utilizei os refúgios, então não tenho as informações sobre comida e disponibilidade de vagas. Também nunca comi comida liofilizada. Sempre fui no Tang e Miojo com atum ou salsicha...

Mas o bujão de gás que eu costumo comprar em Natales é exatamente esse aí.

Marcelo eu vou muito leve ai estpu copncentrando mesmo nas liofilizadas mesmo... Quanto ao bujao esse modeloq ue mostrei nao e o que tem a venda no Brasil... e menor, mas pelo menos existe uma boa chance de encontar la... Voce sabe se alguma loja de equipos d emontanhismo la tem site?

[/quote=renato5129] Bullseye, a alimentação nos refúgio é pra todos que pedem, independente de vc estar alojado ou acampado. Nessa data vc não precisará de reserva, fim de temporada com certeza encontrará vagas. Estive no início de março e encontrei vaga sem reserva no campamento Los Cuernos, ao chegarmos lá, o tempo virou, muito vento, nuvens e bastante trovões, pra não ficar carregando equipo molhado resolvemos pernoitar no refúgio. Ficamos num quarto só pra gente, pois tinha bastante vagas. O pessoal foi super gente boa. Como não tinha pesos suficientes ele aceitaram o pagamento em real. Não sei se sempre agem assim, mas comigo foram super solícitos. No fim das contas acabou que não choveu. hehehehe! E se vc não encontrar vaga em algum refúgio, pode alugar equipo de camping no próprio refúgio.

Otimo era exatamente o que eu imaginava mas queria confirmar.

Minha posicao e que fazendo o completo terei de acampar mesmo assim estarei levando a barrca. Minha intenção era se estiver muito cansado poder escolher a cama ou barraca e economizar peso com a comida...

Link para o comentário

• Membros

Bulls... vamos por partes....

Estou muito curioso sobre seu plano. Eu nunca pensaria em ir leve para TDP, não seria meu estilo, pra mim, lá tem que ser slowmotion. São muitas coisas para ver, paradinhas aqui e ali... fiz o O em 9 e achei que fui muito... rapido e sofrido. Foi meu primeiro trekk primeiro camping, sofri muito mesmo.... só de pensar na mochila que usei meus ombros ja doem.

Mas... Estou muito curioso sobre seu plano! Quero que se dê bem! Deixa dar uma contribuição.

(...)fazendo o completo terei de acampar mesmo assim estarei levando a barrca. Minha intenção era se estiver muito cansado poder escolher a cama ou barraca e economizar peso com a comida...

Quer ir leve né?.... bom, dá pra deixar a barraca em casa! da pra ir sem comida nenhuma também! Faça assim:

Comida

todo refugio tem comida pronta e "luchbox". Basta não levar nada, nem fogão nem chocolate, nada! Isso te deixa leve, mas vc sabe que vai gastar uma grana em comida, e vai ter que comer o que tiver. Se vc for fresco com comida... esqueça esse plano.

Barraca

Ta com o mapa na mão? Então vc já sabe que a parte do W não é problema. O refugio mais longe é entre os cuernos e o chileno, 6 horas. Para quem não tem mochila, uma moleza!

Já a parte de tráz, é totalmente possível ir sem barraca se você estiver em forma. Já li posts seus. Vc é rato, faz mantiqueira. Para quem faz mantiqueira, TDP é um passeio no shopping. É mais dificil atacar o cume dos marins no bate-e-volta do que sair do Refugio Gray até o refugio Dickson. Do Dickson até a estrada então, é um sobe-e-desce bem leve, sem grandes desníveis, uma moleza. Acredite, sem mochila é possivel e não sera tão dificil quanto um bate-e-volta no marins!

Mas vou te contar um outro detalhe. O acampamento Los Perros, caso não aguente, tem barracas para alugar e venda de comida. Outra coisa que tem lá, é um refeitório (comedor) feito de madeira local e plastico. Sim, esse refeitório tem uma lareira e uma tomada abastecida por gerador, que fica ligado até as 22 se não me engano. Em emergência eu dormiria até dentro daquele refeitório!

Resumindo... se quiser ir LEVE, da pra deixar até o saco de dormir em casa. Mas vai ter 1 dia ou 2 que vai andar umas 10h (possivelmente menos, pq LEVE se vai mais rápido).

Com pesos chilenos no bolso... vc pode fazer TDP sem mochila nenhuma! Inclusive água, eu usei uma caneca na mochila, quando via agua, bebia como um camelo. Sim, tive meus momentos de sede, nada demais, mas não carreguei nada. Se quiser se garantir, uma garrafinha de 500ml já é muita coisa.

(...)vou muito leve ai estpu copncentrando mesmo nas liofilizadas mesmo...

Quando fiz TDP, 9 dias, minha comida (café/almoço/janta) ficou em uns 6 kg.

Eu sempre vou de comida comum mesmo. Eu consumo aprox 2.500kal/dia e a comida pesa em média 650gramas por dia.

Apenas para satisfazer minha curiosidade e talvez rever meus próprios conceitos...

Depois que vc fizer tudo direitinho, pode pesar pra mim sua comida total, não só as lio, inclua o chocolate, bolachinhas, etc... e.... quantas calorias por dia da tudo?

decidir a data se mais para 15 de marco ou para 15 de abril

Na, na, ni, na, não! Você vai 15 de março, pq em abril, os refúgios de tráz do parque estão fechados e já era seu plano de ultraleve.

Link para o comentário

• Membros

Bom vamos por partes...

Quero ir leve para sofrer menos nao significa ir rapido demais apenas ir leve mesmo.

Eu queria mesmo fazer o circuito O mas esta dificil de fazer tudo dar certo...

Primeira dificuldade e conseguir ir direto de Punta Arenas ate o Parque mesmo... Teria possibilidade de pegar um voo que chega em em punta arenas as 5:50, ate fazer tudo que seja 7 da manha, o ideal seria pegar um transfer direto se desse seria cerca de 6 horas de viagem chegaria ao parque 13:00 as 13:40 ja estaria em condicoes de iniciar la. Mas ainda nao consegui nada a respeito. Não sei se terei tempo habil para fazer o circuito O, se for o W ta sussegado... ai da para fazer com menos 7kg facil.

Sobre o peso eu sempre tenho como meta manter autonomia total com uma boa margem de segurança. Assim penso em carregar barraca leve, fogareiro leve e uma quantidade rasoavel de comida.

Sobre a comida minha ideia e carregar o necessario para uma emergencia e nos pontos onde nao conseguir comprar a comida. Sai mais caro mas me daria conforto pelo menor peso e caminhada mais leve e prazeirosa.

Pessoalmente eu fixei que nunca mais faço nenhuma trilha de 4 dias ou menos com peso seco de mais de 9kg!!! Foram anos e anos trabalhando material e equipamento mas consegui.

Vou colocar hoje como ficou:

Material Fixo, ou seja aquele que vai comigo de forma constante:

Mochila Arc'Terix Nozone 55litros a minha pesou 1.380 gramas

Saco de dormir Mountain Hardwear Phantom 0, conforto 18 graus celsius negativos 1.180 gramas

Barraca Big Agnes Fly Creek UL2 a minha pesou 890 gramas

Fogareiro jetboil sol (fogareiro+panela+gás+copo+talher alloy) 540 gramas

Isolante big agnes 480 gramas

Reservatorio CamelBack Antidote Reservoir 180 gramas

Hard Shell The North Face Venture 390 gramas

Calça Hard Shell The North Face Venture 260 gramas

2 Camisetas maga curta 170 gramas

Segunda pele Minus 33 300 gramas

Calça segunda pele solo xpower 130 gramas

Fleece le North Face TKA 100 280 gramas

2 Pares de meia la merino + linner 240 gramas

2 cuecas esportivas 120 gramas

Saco de compressão estanque Sea to Summit 110 gramas

Luvas windstopper 110 gramas

Prato 100 gramas

Manta térmica de emergência 60 gramas

Kit primeiro socorros, protetor solar repelente e higiene 280 gramas

Capa de chuva mochila 120 gramas

Headlamp Black diamond ReVolt 100 gramas

Toalha Sea to Summit 110 gramas

Total fixo: 7.530 gramas

Peso Flutuante:

8 saches gel energético + cafeína 260 gramas

3 kits comida liofilizada. Para 4 dias 1.200 calorias por Kit 700 gramas

8 barras de cereal Dolgener cada uma com 170 calorias 320 gramas

Água 1000 gramas

Peso flutuante 2.280 gramas

Peso Total: 9.830 gramas

Não sei como baixar muito mais esse peso... Usar uma mochila bem ultralight daria, mas o conforto dessa e absurdamente bom... Até hoje eu achei essa o melhor conjunto entre peso e conforto, pois a parte traseira é rigida aguenta cargas pesadas mantendo 100% do conforto.

Esse seria peso minimo na pratica como eu me conheco entraria mais:

maquina fotografica + baterias extras 450 gramas

GPS + pilhas extras 450 gramas

bateria externa + cabos 200 gramas

jaqueta de pluma de ganso ou OTI climate 700 gramas

Link para o comentário

• Membros
Primeira dificuldade e conseguir ir direto de Punta Arenas ate o Parque mesmo...

Essa parte de sair do escritório e chegar logo na cabeça da trilha é algo que tbm busco. Mas pelo que li ja fez sua lição de casa, não conheço forma de otimizar ainda mais. Fui por Calafate, para ir devido ao aéreo$, perde um dia porque a saída é as 6:00AM, mas para voltar compensa: Vc sai as 16:00 de TDP, chega no hotel as 23:00 dorme e pega o avião na manhã seguinte as 8:00!

Pesquisa o aéreo, as x compensa chegar por PUQ e sair por FTE, ocorre até de ficar até mais barato!

Translado entre TDP e El Calafate pela alwaysglaciares.

Sobre a comida minha ideia e carregar o necessario para uma emergencia e nos pontos onde nao conseguir comprar a comida. Sai mais caro mas me daria conforto pelo menor peso e caminhada mais leve e prazeirosa.

Hum... não há tantos pontos assim sem compra de comida. Eu levaria 1 ou 2 barras chocolate suiço comprado no aeroporto e olhe lá. Eu sugiro isso: Chileno > Cuernos > Gray > Perros > Dickson > Seron

Não é nenhuma proeza física esse roteiro e todos tem venda de comida. Só os acampamentos gratís conaf não tem nada.

Se eu fosse voce, tirava esse um kilo de comida de emergência e adionava 10 gramas de peso chileno...rs

Leve um bujão de gaz padrão tbm, esses de 250g. Dá para uma semana tranquilo (apenas 120g a +) porém vc pode fazer chá, cozinhar sopa, etc. Deixa eu contar um causo.....um grupo sentou do meu lado e estavam até fazendo ovos com bacon no gray.... impressionado, perguntei como eles trouxeram ovos pra lá e fiquei abismado...eles tinham comprado os ovos e bacon lá!

Qdo fui, levei comida comum mesmo e autonomia. Inexperiente, queria saber se seria capaz de "enfrentar a natureza" . Em caso de emergência teria refugios. Pra mim, foi um desafio. Hj, compraria comida lá. TDP é uma disneylandia, não um desafio...

(...)Reservatorio CamelBack Antidote Reservoir 180 gramas(...)

Deixa o camelback em casa....Cara, água lá é absurdo de tranquilo. Uma garrafinha plástica 500ml de 20g é quase desnecessário.

Pontos "secos", isto é, tem pouca água (não ausencia, mas pouca, a garrafinha pode ser útil, mas se for sem é possível):

guardas>paso jonh. cruzou o passo é cachoeira atráz da outra;

Dickson >seron >guarderia. Vc anda uns 3 /4 km para achar agua, sem sol vc nem nota.

(...)maquina fotografica + baterias extras 450 gramas

GPS + pilhas extras 450 gramas

bateria externa + cabos 200 gramas

jaqueta de pluma de ganso ou OTI climate 700 gramas

(...)

Isso que é maquina foto ultraleve... meus brinquedos incluem até tripé de 1,5kg (que pra mim, além de ser um tripe "ultraleve" é fundamental) não ficam menos de 4kg...rs

Invejas a parte..... GPS é só para registrar o seus momentos de passagem, nascer por do sol, despertador, etc.... pq TDP é um passeio no shopping. Mesmo sob neblina e nevasca intensa, não há como se perder. Não há pontos sem trilha definida, ou marcas de trilha. Em março/11 no ponto mais distante do parque (andei sentido horario, na contramão) contava pelo menos 40 pessoas passando pela trilha, nos dias mais vazios.

jaqueta de pluma 700g? caraca... isso é pra tempo frio....rs eu acho exagero, deixaria em casa. Mas frio é questão pessoal.

Link para o comentário

• Membros

A maquina acabei de pegar uma nova o test drive vai ser agora usei ela na minha viagem para California mas trip test pesado vai ser agora...

Eu usava antes ou a nikon AW100 uma compacta a prova dagua e impacto mas a qualidade deixava a desejar ou a D600 ou D7000 (depende da viagem) qualidade otima mas sem os beneficios da robustez e resistencia a agua.

Acabei pegando o ultimo lancamento da Nikon:

Olha bem se gosta de foto... Ate o momento esta sendo feita... Podia ter o sensor mais um m3/4 ou mesmo um APS mas ate agora as fotos foram muito boas com ela. Ter uma camera com objetivas intercambiaveis, leve, pratica, a prova dagua, de impacto, de congelamento ate 10 negativos, com GPS integrado era meu sonho.

Amanha ou depois vou fazer minha primeira trilha com ela e faço o review depois...

Da comida a ideia era ir comendoe comprarndo nos refugios e usar so essas racoes quando estivesse nos acampamentos sem comida. O chocolate e uma tinha me esquecido dele. Eu quando encontro para trilha gostei muito do toblerone azul com castanhas torradas e salgadas, achei muito bom quando se sua muito.

Comida comum e muito legal... Mais saborosa geralmente a carga calorica e mais adequada... Mas... Pesa pra caralho... Hoje troco o sofriemnto de comer um pouquinho pior do que sofrer pelo peso...

O Bujao de gas ja esta no peso total, espero conseguir o bujao de 120 gramas mas o fogareiro jetboil+panela+copo+talher alloy+bujao mesmo de 250gramas nao fica muito alem de 630 gramas, e muito leve e pratico, ferve a agua para comida liofilizada em 1minuto e 45segundos com agua partindo de zero grau.

Vou dar uma boa olhada em talves ir e voltar por pontos diferentes...

Queria ter ideia teria uma van, um taxista maluco e por quanto sairia ir direto do aeroporto para o torres del paine. Ganhava um dia muito importante.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...