Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado

Depende de onde vai sair. Se for de Porto Alegre, a idéia é ir seguindo para o norte passando por Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, voltando para pegar a Transamazônica até Manaus, pegar a balsa para Boa Vista, voltar para Manaus, pegar balsa para Macapá, voltar para Belém e vir descendo pelo litoral. Se for do meio do país, está lascado.

60 dias? Duvido e faço pouco. Só na Transamazônica, se pegar período de chuva (que é quase sempre), fica uma semana no atoleiro.

  • Membros
Postado

O maior problema é no norte, como o Michelazzo comentou, pois ali não tem estrada direto, tem que ser de balsa muito mal conservada, levando uma semana para chegar a outra capital, isso se der sorte.

Tirando isso, acredito que o melhor roteiro é ir subindo pelo litoral (claro, depende de onde parte) até Belém e depois retornar pelo meio do país.
Os dias vai depender de quanto tempo quer ficar em cada cidade, mas eu diria pelo menos uns 3 meses

  • Colaboradores
Postado (editado)

A ideia é ótima, possível de ser executada, e tem vários canais do youtube que ajudariam nessa jornada. É um tópico interessante, pois estou pensando em fazer algo parecido de bike em 2026.

Como foi falado, se for a partir do RS é interessante, e vc começaria pegando boas estradas. Vc poderia acompanhar a BR-116 (a maior rodovia do país) e subir toda a região litorânea brasileira, pegando sul, quase todo o sudeste, e boa parte do nordeste. São 10 estados só nessa rodovia, e vc faria alguns poucos desvios. Finalizando no Ceará, vc poderia pegar Piauí, Maranhão e parar em Belém, no Pará.

Note que o Amapá é isolado por barreira fluvial, vc pegaria uma balsa para ir lá (a partir de Belém, provavelmente), mas assim, é um estado pequeno e sem muita coisa para ver, a passagem ali seria rápida. Mas seria interessante um registro na fronteira com a Guiana Francesa, caso batesse a curiosidade.

O Amazonas também é complicado para chegar de carro. Ou vc pode despachar seu carro por uma balsa e pegar um barco a partir de Belém, subir o rio e levar uma semana para chegar em Manaus, ou dar a volta pelo centro-oeste (ou transamazônica, embora eu não ache uma ideia das melhores) até Rondônia e chegar a Manaus pela polêmica BR-319 (e vc teria que ir somente no auge da época seca para evitar cilada com atoleiro, como também citado). De Manaus vc pode pegar a BR-174 até Boa Vista e voltar para Manaus (e de quebra vc poderia visitar a fronteira com a Venezuela, caso houver interesse).

 Do Amazonas/Roraima vc poderia descer, saindo de Manaus e pegando a BR-319 novamente até Rondônia, visitando o Acre e partindo para o Centro-Oeste, visitando os estados que ainda não pisou. Acredito que ou vc acabaria em Mato Grosso do Sul ou em Minas. Mas claro, isso é uma sugestão.

O maior obstáculo, sem dúvidas, é a qualidade das estradas (sobretudo no norte e alguns pontos do nordeste) e a necessidade de atravessar o carro entre Macapá, Belém e Manaus por via fluvial (embora exista a opção terrestre para Manaus).

Quanto a tempo, difícil definir, depende de fatores como o carro que vc usaria, a época da viagem e possíveis imprevistos. Mas acredito que não chegaria a 6 meses. Vc faria o sentido sul, sudeste, nordeste, norte, centro-oeste, e finalizando no Mato Grosso do Sul ou Minas. É possível reverter, começando no centro-oeste, norte, nordeste, sudeste e sul? Também é possível.

Editado por StanlleySantos
  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Seguindo o trajeto sugerido pelo @pmichelazzo, dá pra ir até Rio Branco e evitar a transamazônica voltando para Rondônia e seguindo de Cuiabá para Goiás Velha rumando para o Norte. Baita rolê? Sim. Mas certamente melhor do que ficar preso em atoleiro. Belém - Manaus é balsa também mas menos doída do que subir o Rio Madeira por Rondônia. 

  • Membros
Postado

Dá para ir... vai levar tempo, principalmente se separar dias de qualidade para conhecer elas, mas vai ser uma baita viagem...

Não sei seu ponto de partida, mas particularmente iniciaria do Sul , Centro Oeste , Norte... A região Norte é a que irá exigir mais planejamento, mas nada de outro mundo..... o cenário hoje é muito melhor que o de 20 anos atrás... vários trechos já privatizados... e quando não tiver estrada, vai ter que recorrer a Balsas...  no trajeto inteiro, vai pegar pista ruim? vai... mas de férias, sem pressa, dá para ir tranquilo...

Ai a volta, vem pelo litoral... de Belém para baixo, é só alegria...

 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...