Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
2 horas atrás, ThiagoHM disse:

Como você não tem nenhum dia de descanso, seria bacana alugar bastões pelo menos pra Laguna de los Tres/Fitz Roy, os últimos kms tem uns 300m de elevação e muita pedra, então seus joelhos vão agradecer. Mas é aquilo, vai do corpo de cada um. 

Huemul é curta e tem essa elevação de 200m, os bastões vão ajudar, mas não diria que é tão importante quanto Fitz Roy ou Pliegue Tumbado. De qualquer forma, você pode decidir isso no dia anterior, depois das outras trilhas e ver como tá se sentindo.

Inclusive, tem esse trecho, que devido ao tempo extra, você pode querer fazer:

image.png.bea4f34dc0833c05fd62367c86706d26.png

Ou você pode voltar mais cedo e andar um pouco pelo Lago del Desierto, antes de dar o horário da van.

Sim pretendo fazer esta parte extra do Huemul parece q a vista é muito bonita lá de cima. Obrigado

• Membros
Postado (editado)
Em 14/03/2024 em 12:17, igorilas disse:

Bastão de caminhada: Qual de todas as trilhas é necessário: Fritz Roy é indispensável? A da Laguna Torre pode ajudar? Huemul vi que tem uma boa subuida e na volta descida, será que ajuda bem?

Eu recomendo fortemente os bastões (um em cada mão) de caminhada na subida da Lloma de Pliegue Tumbado e na subida final para a Laguna de Los Tres.

Laguna Huemul também vai ajudar, apesar de ser curta. Na Laguna Torre, não vejo necessidade, mas ajudaria bastante se pretendes fazer o Mirador Maestri.

Mas não adianta levar se não souber usar, têm que servirem de impulso nas subidas, de apoio nos trechos difíceis e como freio nas descidas. Nada de usar como apoio o tempo todo, como vi muitos fazerem nas trilhas. Corpo deve estar sempre ereto, o comprimento dos bastões deve estar de forma que a curva dos braços fique em 90 graus e deve-se aumentar uns 10/15 cm de comprimento nas descidas.

Editado por fabkinder
  • Amei! 1
  • 10 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 27/02/2024 em 14:07, Alan Rafael Kinder disse:

Beleza, o serviço da Chalten Travel é de boa qualidade.
Eles fornecem esse serviço de transporte rodoviário de forma organizada.

Dito isso, você possivelmente estará na rodoviária de El Chaltén no horário estipulado.
Todavia, caso você tenha mala (e dessa forma precisou despachar no ônibus), esse procedimento de recuperar a bagagem é meio lento (podendo tomar até 15 minutos, caso tua mala esteja lá no final).

Fora isso, precisarás caminhar até tua hospedagem, e fazer o check-in, o que poderá tomar mais um bocado de tempo.

É possível que estejas livre apenas perto do meio dia, e talvez queiras almoçar.

Eu acredito que não há esse serviço a partir do meio dia, pois o translado de El Chaltén até o Lago del Desierto toma aproximadamente 01:20 horas (sem contar a coleta dos passageiros e as pausas que costumeiramente são feitas).

Você precisaria ao menos 02:00 horas e muita disposição física para fazer a trilha da Laguna Huemul e conseguir aproveitar a paisagem.

Se fores somar o tempo que se toma para ir, para fazer a trilha e aproveita-la, e para voltar (pois o último horário de saída do Lago del Desierto é as 17:00 horas), verás que talvez não seja possível fazer isso neste primeiro meio dia.

Entretanto, você tranquilamente poderia fazer a Laguna Torre neste dia, mesmo iniciando após o meio dia, contanto que tenhas um ritmo bom de caminhada, e não fique fazendo pausas desnecessárias.

São duas experiências diferentes. Eu não perderia nenhuma delas. Mas respondendo tua pergunta - eu diria que a Laguna Huemul tem um melhor gran finale, pois o panorama do lago com o glacial atrás, e a cor turquesa da água, é tudo muito extraordinário.
A Laguna Torre envolve muito mais trilha, com diversas paisagens memoráveis, e a oportunidade de conhecer o Campamento D'Agostini (não é nada absurdo, mas é legal de se ver), e em seu final, subir até o Mirador Maestri para ter uma vista panorâmica da laguna e do cerro.

Você vai a pé da cidade, bem tranquilo.

Assim, como sugestão eu indicaria:
1º Dia (meio período): Chegue em El Chaltén, faça seu check-in, uma refeição (caso deseje), e então siga pelo Sendero Torre até a Laguna Torre/Cerro Torre. Se possível, aproveite para conhecer o Campamento D'Agostini e suba até o Mirador Maestri. Esse trajeto toma cerca de 06:00 horas em um bom ritmo (analise quantos kms tu costuma fazer por hora).
2º Dia: Transfer até a ponte sobre o Rio Electrico, Sendero Pilar passando pelo Glaciar Piedras Blancas, chegando no Campamento Poincenot, e então a subida até a Laguna de Los Três/Fitz Roy, retorno pelo Sendero Capri, passando pela Laguna Capri e retornando até a cidade. Esse trajeto toma cerca de 08:00 horas em um bom ritmo.
3º Dia: Transfer até o Lago del Desierto, vá até a Laguna Huemul, no retorno aproveite e desça na entrada do Chorrillo del Salto, por fim retorne para a cidade. Se tiveres vontade, talvez consigas ainda subir até o Mirador de Los Condores e de Las Águillas (apesar que será apressado).
3º Dia (alternativo): Faça a Loma del Piegle Tumbado, melhor visão panorâmica do Cerro Torre, do Fitz Roy, da Laguna Torre, e de praticamente todo o vale que você fez nos dois primeiros dias.

Olá, amigo! Gostei dessa sua sugestão de roteiro! Vou ficar 2 dias e meio, então pensei em Mirador de Los Condores e Las Águilas na tarde do 1º dia, Laguna de Los Tres (ida e volta pelo Sendero Pilar, rola? pois estaremos de carro, então penso que o ponto de chegada teria que ser no mesmo de partida.. infelizmente, pq eu queria passar pela Laguna Capri, mas enfim..) e 3º dia Glaciar Huemul + Lago del Desierto, passando por Chorillo del Salto na volta.. No dia seguinte à trilha do Fitz Roy a gnt não fica quebrado demais pra fzr qq outra caminhada não? kkk to com medo de não conseguir fzr o Huemul no dia 3, mesmo sendo uma trilha mais tranquila..

• Colaboradores
Postado

Olá Maíra, seja bem vinda ao fórum.

Tua escolha de roteiro é bem tranquila! ^^

16 horas atrás, Maíra Pantel disse:

Mirador de Los Condores e Las Águilas na tarde do 1º dia

Se fores durante o verão, os dias serão longos (com o céu escurecendo apenas após as 21:30h). Dito isso, considerando que agora são feitas cobranças nas entradas de algumas trilhas da cidade (e os valores não são razoáveis), eu acredito ser uma boa escolha fazer o Mirador de Las Águilas e Los Condores nesse primeiro dia, de tarde, após a guarita de cobrança terminar suas atividades (para economizar uma boa grana). É uma trilha bem agradável, que começa com uma subida mais intensa, mas se desenvolve tranquilamente durante o circuito (pois ela dá um volta).

Laguna de Los Tres (ida e volta pelo Sendero Pilar, rola? pois estaremos de carro, então penso que o ponto de chegada teria que ser no mesmo de partida.. infelizmente, pq eu queria passar pela Laguna Capri, mas enfim..)

Rola sim! Inclusive, é o ideal para você que estará de carro.

O início do trajeto (ainda não denominado) serpenteia próximo ao Rio Blanco até chegar no início do Sendero Pillar (antigo acesso), e de lá você caminhará em ascensão leve (porém constante), passando pelo Mirador do Glaciar Piedras Blancas, chegando até a intersecção do Sendero Capri (de onde podes retornar em direção a cidade, passando pela Laguna Capri), seguindo adiante até o Campamento Poincenot, e de lá iniciar a subida até a Laguna de Los Tres.

Esse trajeto final após o Campamento Poincenot é exigente, bastante íngreme e com o solo irregular. Quase no final você passa por um platô que forma um túnel de vento, e depois dele, uma brevíssima última subida até a Laguna de Los Tres.

Do teu roteiro, certamente será a atividade mais cansativa, mas como vocês a farão retornando pelo Sendero Pillar, a quilometragem será consideravelmente reduzida.

3º dia Glaciar Huemul + Lago del Desierto, passando por Chorillo del Salto na volta.. No dia seguinte à trilha do Fitz Roy a gnt não fica quebrado demais pra fzr qq outra caminhada não? kkk to com medo de não conseguir fzr o Huemul no dia 3, mesmo sendo uma trilha mais tranquila..

O trajeto até o Lago del Desierto é todo de carro (pela Ruta 23, com alguns pontos bacanas para parar no caminho).

A trilha até a Laguna Huemul é muito bonita (e diferente das demais do parque), começando de forma leve, e ao final com um aclive considerável. Mas acredito que vocês não terão qualquer dificuldade em faze-la (é só ir com calma).

Chegando ao topo, basta caminhar até o lago e aproveitar!
Considere subir à direita até o topo dos montes, onde poderás ter uma visão panorâmica de parte do Lago del Desierto (e com mais vontade ainda, andar pela crista destes morros até a parte nevada do Glaciar Vespignani).

Se por ventura sentires que está muito pesado caminhar, considere alugar um bastão de caminhada - quando bem usado ele auxilia enormemente.

Abraços e boa viagem!

• Membros
Postado
38 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Maíra, seja bem vinda ao fórum.

Tua escolha de roteiro é bem tranquila! ^^

Se fores durante o verão, os dias serão longos (com o céu escurecendo apenas após as 21:30h). Dito isso, considerando que agora são feitas cobranças nas entradas de algumas trilhas da cidade (e os valores não são razoáveis), eu acredito ser uma boa escolha fazer o Mirador de Las Águilas e Los Condores nesse primeiro dia, de tarde, após a guarita de cobrança terminar suas atividades (para economizar uma boa grana). É uma trilha bem agradável, que começa com uma subida mais intensa, mas se desenvolve tranquilamente durante o circuito (pois ela dá um volta).

Rola sim! Inclusive, é o ideal para você que estará de carro.

O início do trajeto (ainda não denominado) serpenteia próximo ao Rio Blanco até chegar no início do Sendero Pillar (antigo acesso), e de lá você caminhará em ascensão leve (porém constante), passando pelo Mirador do Glaciar Piedras Blancas, chegando até a intersecção do Sendero Capri (de onde podes retornar em direção a cidade, passando pela Laguna Capri), seguindo adiante até o Campamento Poincenot, e de lá iniciar a subida até a Laguna de Los Tres.

Esse trajeto final após o Campamento Poincenot é exigente, bastante íngreme e com o solo irregular. Quase no final você passa por um platô que forma um túnel de vento, e depois dele, uma brevíssima última subida até a Laguna de Los Tres.

Do teu roteiro, certamente será a atividade mais cansativa, mas como vocês a farão retornando pelo Sendero Pillar, a quilometragem será consideravelmente reduzida.

O trajeto até o Lago del Desierto é todo de carro (pela Ruta 23, com alguns pontos bacanas para parar no caminho).

A trilha até a Laguna Huemul é muito bonita (e diferente das demais do parque), começando de forma leve, e ao final com um aclive considerável. Mas acredito que vocês não terão qualquer dificuldade em faze-la (é só ir com calma).

Chegando ao topo, basta caminhar até o lago e aproveitar!
Considere subir à direita até o topo dos montes, onde poderás ter uma visão panorâmica de parte do Lago del Desierto (e com mais vontade ainda, andar pela crista destes morros até a parte nevada do Glaciar Vespignani).

Se por ventura sentires que está muito pesado caminhar, considere alugar um bastão de caminhada - quando bem usado ele auxilia enormemente.

Abraços e boa viagem!

Obrigada pela receptividade! Show demais estes fóruns, viu! Mtas informações e dicas riquíssimas! Então.. Vms final de abril, e pelo que pesquisei os dias já não são tão longos, né.. Anoitece por volta das 19h e amanhece pouco dp das 08h, se não estou enganada..

Mas essa de cobrança na entrada de algumas trilhas me dxou chocada! 1ª vez que tenho essa informação.. Caraca.. justo na minha vez.. kkkkk Por acaso vc sabe quais estão sendo cobradas e valores? Ou se puder me dizer onde posso consultar, te agradeço!

Sobre o trekking para Laguna de Los Tres, esse trajeto que vc citou passando pelo Rio Blanco até chegar no início do Sendero Pillar ainda é de carro ou já é caminhando? Fazendo ida e volta por este sendero (se formos direto para a laguna de los três, sem descer para a Laguna Capri) dá qntos km andando e qto tempo aproximadamente? Estaremos eu, marido e 2 filhas adolescentes (14 e 11), então pensar no trajeto mais curto e menos difícil creio ser a melhor alternativa msm.. Além da questão da andança, tem tb o frio né.. Mas assim, elas se dão bem com caminhadas, e a pessoa mais friorenta de nós 4 sou eu mesma.. kkk Então, tô confiante que vai dar certo..

Vamos considerar levar bastões sim (apesar de eu não saber como usar, exatamente.. rsrs) Mas pra mim será indispensável, especialmente com meus joelhos problemáticos.. rsrs

Agora, uma última dúvida.. O que vc acha melhor: Laguna de los Tres no 2º dia e a trilha para o glaciar huemul + lago del desierto no 3º e último dia, ou o contrário?! No dia seguinte de manhã pegaremos estrada descendo para El Calafate..

Valeu demais pela ajuda!!!
  • Colaboradores
Postado
4 horas atrás, Maíra Pantel disse:

Obrigada pela receptividade! Show demais estes fóruns, viu! Mtas informações e dicas riquíssimas! Então.. Vms final de abril, e pelo que pesquisei os dias já não são tão longos, né.. Anoitece por volta das 19h e amanhece pouco dp das 08h, se não estou enganada..

De fato, em abril os dias começam a ficar mais curtos em comparação ao verão, mas ainda assim haverá tempo de sobra para aproveitá-los.

Você começará a ver os ñires e lengas com cores amareladas e avermelhadas no outono.

Mas essa de cobrança na entrada de algumas trilhas me dxou chocada! 1ª vez que tenho essa informação.. Caraca.. justo na minha vez.. kkkkk Por acaso vc sabe quais estão sendo cobradas e valores? Ou se puder me dizer onde posso consultar, te agradeço!

Você pode consultar as tarifas no site oficial do governo argentino: https://www.argentina.gob.ar/interior/ambiente/parquesnacionales/tarifas

Neste mesmo site é possível fazer a compra dos ingressos, entretanto eu sugiro deixar para comprar no ato (caso seja preciso).

Há um tópico aqui no fórum que está com uma conversa longa sobre o pagamento destas tarifas, e nele também muitas dicas de como evitá-las. Talvez fosse interessante dar uma lida nele...

Mas resumidamente, El Chaltén fica dentro da parte norte do Parque Nacional Los Glaciares (para teres ideia do tamanho desse parque, o famoso Glaciar Perito Moreno fica na parte sul - qual sempre houve cobrança de entrada).

De El Chaltén você pode seguir pela Ruta 23 em direção ao Lago del Desierto, qual já fica fora dos limites do parque nacional.

Entrar na cidade não custa nada, porém no acesso de algumas trilhas haverá guaritas com guardaparques cobrando a entrada, sendo elas:
- Sendero de Las Águillas e Los Condores / Loma del Pliegle Tumbado / Laguno Toro (essa fica na entrada da cidade, ao lado do Centro de Visitantes).
- Sendero Capri (que sai do estacionamento no final da cidade, passando pela Laguna Capri até o Campamento Poincenot, e culminando na Laguna de Los Tres - destino mais famoso da cidade).
- Sendero 'não denominado' que conecta ao Sendero Pillar (que conecta no Sendero Capri bem pertinho do Campamento Poincenot, também levando até a Laguna de Los Tres).

Talvez seja uma boa dares uma olhada em um mapa com as trilhas da cidade para entender minhas instruções...

Das trilhas conhecidas da cidade, as seguintes não possuem guarita (e por isso não há cobrança):
- Sendero Torre (que vai até o Glaciar Grande e Cerro Torre). Deste aqui é possível efetuar a conexão Madre y Hija chegando até o Sendero Capri (evitando as guaritas daquela trilha, porém a quilometragem é considerável).
- El Paredón, que leva até um platô próximo da cidade permitindo uma visão panorâmica dela, similar aquela do Mirador de Los Condores.

Sobre o trekking para Laguna de Los Tres, esse trajeto que vc citou passando pelo Rio Blanco até chegar no início do Sendero Pillar ainda é de carro ou já é caminhando? Fazendo ida e volta por este sendero (se formos direto para a laguna de los três, sem descer para a Laguna Capri) dá qntos km andando e qto tempo aproximadamente? Estaremos eu, marido e 2 filhas adolescentes (14 e 11), então pensar no trajeto mais curto e menos difícil creio ser a melhor alternativa msm.. Além da questão da andança, tem tb o frio né.. Mas assim, elas se dão bem com caminhadas, e a pessoa mais friorenta de nós 4 sou eu mesma.. kkk Então, tô confiante que vai dar certo..

Não, quando vocês avistarem a ponte de ferro vermelha (não tem erro), haverá bastante espaço antes dela para deixar o carro estacionado fora da pista.

image.thumb.png.548223e0d69e56959b04274c4363296d.png

Tentei fazer uma captura de tela e umas anotações para facilitar o entendimento...
Segue o link da imagem acima no Google Maps: https://maps.app.goo.gl/weM4S1DvTwqeXxK27

A trilha 'sem denominação' começa aí no círculo vermelho onde fica a ponte de ferro, basta se aproximar que vocês vão ver o caminho.

A partir daí, você deverá seguir pelo trajeto (fiz riscos amarelos pois não sei exatamente onde passa pelo mapa, mas é um caminho que muita gente faz - em alta temporada umas cinquenta por dia no mínimo) - nesse caminho você atravessará pontilhões de madeira sobre o rio e em certo momento chegará onde antigamente havia o Sendero Pillar, e de lá seguir por ele.

Acredito que esse trajeto tenha cerca de 20km, ida e volta.

O caminho da ponte de ferro até o início do Sendero Torre é super tranquilo, aí começa uma subida sutil porém constante, passando pelo Mirador Piedras Blancas, até chegar na intersecção com o Sendero Capri, lá o caminho é tranquilo até o Campamento Poincenot.
Depois dele, aproveite para pegar água, pois não haverá na subida final, que é bem exigente até basicamente a Laguna de Los Tres.

Agora, uma última dúvida.. O que vc acha melhor: Laguna de los Tres no 2º dia e a trilha para o glaciar huemul + lago del desierto no 3º e último dia, ou o contrário?! No dia seguinte de manhã pegaremos estrada descendo para El Calafate..

Acho melhor fazer a Laguna de Los Tres no 2º dia, é uma atividade mais exigente, e certamente será melhor teres mais tempo disponível para faze-la.

A trilha para a Laguna Huemul é tranquila, e pode ser feita em menos de 02:00 horas sem dificuldade... aproveitar o panorama daquele local, e também do Lago del Desierto, toma menos de meio dia... e se quiser ainda parar no Chorrillo del Salto no caminho, a trilha reta e curta não demora nem meia hora (do estacionamento na Ruta 23 - não da cidade).

• Gostei! 1
  • Membros
Postado
5 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Você pode consultar as tarifas no site oficial do governo argentino: https://www.argentina.gob.ar/interior/ambiente/parquesnacionales/tarifas

Neste mesmo site é possível fazer a compra dos ingressos, entretanto eu sugiro deixar para comprar no ato (caso seja preciso).

Ótimo! Vou dar uma olhada antes, pra ter uma ideia dos preços, mas dxar para comprar lá na hora (caso precise, como vc disse)!

Há um tópico aqui no fórum que está com uma conversa longa sobre o pagamento destas tarifas, e nele também muitas dicas de como evitá-las. Talvez fosse interessante dar uma lida nele...

Ah, encontrei este tópico hj mais cedo e maratonei ele todo! Kkk valeu pela dica!

- El Paredón, que leva até um platô próximo da cidade permitindo uma visão panorâmica dela, similar aquela do Mirador de Los Condores.

Opa! Talvez eu considere este então, no lugar da trilha de los condores e las aguilas, caso estejam cobrando entrada no 1° dia que estivermos na cidade.. ela tb é tranquila de se fazer?

quando vocês avistarem a ponte de ferro vermelha (não tem erro), haverá bastante espaço antes dela para deixar o carro estacionado fora da pista.

Ótimo! Então a dica é a "ponte de ferro vermelha"! Show!!! Achei a imagem abaixo no Google e o início da trilha é esse, bem ao lado do início da ponte, pelo visto!

Screenshot_20250211_220542_Maps.thumb.jpg.224199550312d9d12bd609e11b9f9c8d.jpg

E o nome oficial desta entrada parece ser "Portal Rio Electrico" ou "Electric River Entrance (National Park)"

Screenshot_20250211_221210_Maps2.thumb.jpg.304e8f7fafbec03cb4de9d15f56267f0.jpg

Acho melhor fazer a Laguna de Los Tres no 2º dia, é uma atividade mais exigente, e certamente será melhor teres mais tempo disponível para faze-la.

Sim, tem razão! Inclusive uma dica que vi é considerar a instabilidade do tempo.. dar preferência para o passeio mais "crítico" primeiro, pois se no dia programado o tempo estiver ruim pra fzr, vc ainda tem o outro dia e então pode inverter.. a trilha para o Fitz Roy creio ser mais complicada com chuva/neve, por exemplo.. já glaciar huemul ainda da pra fzr com alguma chuvinha.. então planejo Fitz para dia 2.. se não rolar por mau tempo, ainda consigo inverter e fzr no dia 3, se necessário..

Bom.. então acho que é isso! No mais, torcer para não ser cobrada na ida ao Fitz Roy, pq aqui somos 4! Se não, vms morrer numa grana absurda.. capaz inclusive de nem dar pra fzr..

Obrigada demais pela troca!!! Abraços!

• Colaboradores
Postado
10 horas atrás, Maíra Pantel disse:

Opa! Talvez eu considere este então, no lugar da trilha de los condores e las aguilas, caso estejam cobrando entrada no 1° dia que estivermos na cidade.. ela tb é tranquila de se fazer?

Então, há duas formas que chegar ao mirante... a forma mais tranquila (e tradicional) ou por um ponto de escalaminhada.

De toda forma, é bem curtinha (cerca de 5km, ida e volta, a partir da ponte) e com pouca altimetria (mas tem pontos que podem cansar).

Segue o link de um tracklog recente (2023): https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/mirador-del-paredon-el-chalten-155170734

Sim, tem razão! Inclusive uma dica que vi é considerar a instabilidade do tempo.. dar preferência para o passeio mais "crítico" primeiro, pois se no dia programado o tempo estiver ruim pra fzr, vc ainda tem o outro dia e então pode inverter.. a trilha para o Fitz Roy creio ser mais complicada com chuva/neve, por exemplo.. já glaciar huemul ainda da pra fzr com alguma chuvinha.. então planejo Fitz para dia 2.. se não rolar por mau tempo, ainda consigo inverter e fzr no dia 3, se necessário..

É isso mesmo! Inclusive a Laguna Huemul fica linda com neve, se tornando uma opção de passeio para basicamente qualquer situação (salvo chuva intensa, o que é raro).

Em contrapartida, a famosa Laguna de Los Tres e o Cerro Fitz Roy perdem muito da sua beleza se o clima não estiver favorecendo - por isso é sempre prudente reservar o 'melhor dia' para faze-lo (sugiro usar o aplicativo WindGuru para acompanhar as previsões do tempo daquela região, mas tenha em mente que o clima simplesmente pode mudar, é algo característico da Cordilheira dos Andes).

Bom.. então acho que é isso! No mais, torcer para não ser cobrada na ida ao Fitz Roy, pq aqui somos 4! Se não, vms morrer numa grana absurda.. capaz inclusive de nem dar pra fzr..

Como vocês estão de carro, considerem ir até o início da trilha (onde fica a ponte) bem cedo - antes dos guardaparques começarem o expediente na guarita - de forma que possam evadir a cobrança. Não sei dizer qual é o horário deles, pois parece ser irregular, mas duvido que tenha alguém lá antes das 05:00 horas da manhã. :)

• Membros
Postado
13 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Então, há duas formas que chegar ao mirante... a forma mais tranquila (e tradicional) ou por um ponto de escalaminhada.

De toda forma, é bem curtinha (cerca de 5km, ida e volta, a partir da ponte) e com pouca altimetria (mas tem pontos que podem cansar).

Segue o link de um tracklog recente (2023): https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/mirador-del-paredon-el-chalten-155170734

Sensacional! Vou dar uma olhada! Obrigada!

14 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

sugiro usar o aplicativo WindGuru para acompanhar as previsões do tempo daquela região

Sim, vou baixar tb para usar lá! Vi alguns vídeo do pessoal recomendando esse app mesmo! Legal!

15 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Como vocês estão de carro, considerem ir até o início da trilha (onde fica a ponte) bem cedo - antes dos guardaparques começarem o expediente na guarita - de forma que possam evadir a cobrança. Não sei dizer qual é o horário deles, pois parece ser irregular, mas duvido que tenha alguém lá antes das 05:00 horas da manhã. :)

Com crtza! kkkkk O bom é que em toda viagem a gnt gosta de acordar/sair cedo pra aproveitar bem o dia! Então isso pra nós é tranquilo! O único porém é a hora que o dia clareia por lá na época que vms.. depois das 08h, gente? kkk né possível viu.. kkk capaz de começarmos a trilha no escuro.. kkk mas ta bom tb.. melhor começar no escuro (e economizar um rim) do que terminar no escuro (e sem um rim).. rsrs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...