Membros Natália da Cruz Miranda Postado Janeiro 31 Membros Postado Janeiro 31 Pessoal vou estar semana que vem em El Chalten, vou ficar 5 dias para fazer os trekking da região, você recomendam incluir a Laguna Huemul? Se sim como chegaram lá, transfer ou passeio. Vamos de ônibus de El Calafate para El Chalten e vamos ficar sem carro para se deslocar interno. Obrigada! Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 2 Membros Postado Fevereiro 2 (editado) dê uma lida nos tópicos dessa mesma página, estavam discutindo exatamente isso em alguns deles esse mês. Como esse aqui, tem toda a discussão sobre onde você vai: Editado Fevereiro 2 por Davi Leichsenring 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Fevereiro 2 Colaboradores Postado Fevereiro 2 (editado) Olá Natália, como o Davi pontuou, realmente já houve muita discussão sobre El Chaltén (e é conteúdo recente). De toda forma, afim de economizar alguns cliques, eu diria que é simplesmente inaceitável ir para El Chaltén, ficar por lá (ou seja, ter tempo livre), e não dedicar um dia para conhecer a Laguna Huemul. Sempre digo que tudo por lá é lindo, mas dentre todos esses pontos de interesse, a Laguna Huemul ainda se destaca. Como você estará em El Chaltén por cinco dias, eu indico fortemente incluir a Laguna Huemul no roteiro. Nas duas vezes que fui para El Chaltén (2020 e 2023) eu aproveitei e, durante o retorno deste passeio, ao invés de retornar até a hospedagem, pedia para o motorista me deixar na entrada da trilha que leva ao Chorrillo del Salto, e então fazia-a e retornava depois a pé até a cidade (não é longe). Há serviço de transfer diário durante a alta temporada. Você simplesmente contrata o serviço no dia anterior (visto que ele sai cedo), e aguarda ser coletada pela van ou micro-ônibus. O percurso toma cerca de uma hora, e te leva até o Lago del Desierto. O motorista lhe dirá o horário e local que estará aguardando no final do dia para levar de volta para a hospedagem. Lá você compra a entrada para a Laguna Huemul em uma bilheteria (somente em dinheiro em espécie). Há uma lanchonete, com preços um pouco maiores que os da cidade, mas que aceita cartão nesse local. Editado Fevereiro 2 por Alan Rafael Kinder 3 Citar
Membros JanaCometti Postado Fevereiro 2 Membros Postado Fevereiro 2 (editado) Em 31/01/2024 em 07:27, Natália da Cruz Miranda disse: Pessoal vou estar semana que vem em El Chalten, vou ficar 5 dias para fazer os trekking da região, você recomendam incluir a Laguna Huemul? Se sim como chegaram lá, transfer ou passeio. Vamos de ônibus de El Calafate para El Chalten e vamos ficar sem carro para se deslocar interno. Obrigada! Transfer com a empresa Frontera Sur Vale a pena demais 💙 Voltei de lá tem algumas semanas, segue meu relato https://www.mochileiros.com/topic/108788-ushuaia-el-calafate-e-el-chalten-janeiro-de-2024-enfim-saiu/page/2/#comment-877367 Editado Fevereiro 2 por JanaCometti 1 Citar
Membros Natália da Cruz Miranda Postado Fevereiro 3 Autor Membros Postado Fevereiro 3 Obrigada pela ajuda pessoal 🤩 1 Citar
Membros igorilas Postado Fevereiro 27 Membros Postado Fevereiro 27 (editado) Em 02/02/2024 em 11:23, Alan Rafael Kinder disse: Olá Natália, como o Davi pontuou, realmente já houve muita discussão sobre El Chaltén (e é conteúdo recente). De toda forma, afim de economizar alguns cliques, eu diria que é simplesmente inaceitável ir para El Chaltén, ficar por lá (ou seja, ter tempo livre), e não dedicar um dia para conhecer a Laguna Huemul. Sempre digo que tudo por lá é lindo, mas dentre todos esses pontos de interesse, a Laguna Huemul ainda se destaca. Como você estará em El Chaltén por cinco dias, eu indico fortemente incluir a Laguna Huemul no roteiro. Nas duas vezes que fui para El Chaltén (2020 e 2023) eu aproveitei e, durante o retorno deste passeio, ao invés de retornar até a hospedagem, pedia para o motorista me deixar na entrada da trilha que leva ao Chorrillo del Salto, e então fazia-a e retornava depois a pé até a cidade (não é longe). Há serviço de transfer diário durante a alta temporada. Você simplesmente contrata o serviço no dia anterior (visto que ele sai cedo), e aguarda ser coletada pela van ou micro-ônibus. O percurso toma cerca de uma hora, e te leva até o Lago del Desierto. O motorista lhe dirá o horário e local que estará aguardando no final do dia para levar de volta para a hospedagem. Lá você compra a entrada para a Laguna Huemul em uma bilheteria (somente em dinheiro em espécie). Há uma lanchonete, com preços um pouco maiores que os da cidade, mas que aceita cartão nesse local. Eu terei apenas 2 dias e meio em El Chalten, no primeiro dias chego as 10:40 com a empresa Chalten Travel. Queria saber se tem algum transfer Trilha Lago del Desierto (Glaciar Huemul) as 12 hs pq vi que o o ultimo transfer sai as 11 , então não daria tempo de eu ir. Acho que a empresa Zona Austra faz este serviço as 12hs. Acho melhor neste dia eu ir no Huemul e Chorrillo del Salto. Então só não irei no Mirador de Los Condores e de las Áquilas, mas talvez de tempo de eu ir no dia 2 ou 3 após chegar da Ponte do Rio Elétrico ou da Laguna Torre. No dia 2 eu pretendo fazer a laguna de Los 3 e laguna Capri a partir da Ponte do Rio Elétrico No dia 3 to querendo fazer a Laguna Torre, pois vi que a paisagem durante o percurso é uma das melhores, aliás a trilha da laguna Torre vc acha mais imperdivel que a do Huemul, apesar do Laguna Huemul ser mais bonita? E pra ir pro início da Laguan Torre precisa de algum ônibus ou da pra ir de a pé de el El Chalten? Editado Fevereiro 27 por igorilas Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Fevereiro 27 Colaboradores Postado Fevereiro 27 1 hora atrás, igorilas disse: Eu terei apenas 2 dias e meio em El Chalten, no primeiro dias chego as 10:40 com a empresa Chalten Travel. Beleza, o serviço da Chalten Travel é de boa qualidade. Eles fornecem esse serviço de transporte rodoviário de forma organizada. Dito isso, você possivelmente estará na rodoviária de El Chaltén no horário estipulado. Todavia, caso você tenha mala (e dessa forma precisou despachar no ônibus), esse procedimento de recuperar a bagagem é meio lento (podendo tomar até 15 minutos, caso tua mala esteja lá no final). Fora isso, precisarás caminhar até tua hospedagem, e fazer o check-in, o que poderá tomar mais um bocado de tempo. É possível que estejas livre apenas perto do meio dia, e talvez queiras almoçar. 1 hora atrás, igorilas disse: Queria saber se tem algum transfer Trilha Lago del Desierto (Glaciar Huemul) as 12 hs pq vi que o o ultimo transfer sai as 11 , então não daria tempo de eu ir. Acho que a empresa Zona Austra faz este serviço as 12hs. Acho melhor neste dia eu ir no Huemul e Chorrillo del Salto. Então só não irei no Mirador de Los Condores e de las Áquilas, mas talvez de tempo de eu ir no dia 2 ou 3 após chegar da Ponte do Rio Elétrico ou da Laguna Torre. Eu acredito que não há esse serviço a partir do meio dia, pois o translado de El Chaltén até o Lago del Desierto toma aproximadamente 01:20 horas (sem contar a coleta dos passageiros e as pausas que costumeiramente são feitas). Você precisaria ao menos 02:00 horas e muita disposição física para fazer a trilha da Laguna Huemul e conseguir aproveitar a paisagem. Se fores somar o tempo que se toma para ir, para fazer a trilha e aproveita-la, e para voltar (pois o último horário de saída do Lago del Desierto é as 17:00 horas), verás que talvez não seja possível fazer isso neste primeiro meio dia. Entretanto, você tranquilamente poderia fazer a Laguna Torre neste dia, mesmo iniciando após o meio dia, contanto que tenhas um ritmo bom de caminhada, e não fique fazendo pausas desnecessárias. 1 hora atrás, igorilas disse: No dia 3 to querendo fazer a Laguna Torre, pois vi que a paisagem durante o percurso é uma das melhores, aliás a trilha da laguna Torre vc acha mais imperdivel que a do Huemul, apesar do Laguna Huemul ser mais bonita? São duas experiências diferentes. Eu não perderia nenhuma delas. Mas respondendo tua pergunta - eu diria que a Laguna Huemul tem um melhor gran finale, pois o panorama do lago com o glacial atrás, e a cor turquesa da água, é tudo muito extraordinário. A Laguna Torre envolve muito mais trilha, com diversas paisagens memoráveis, e a oportunidade de conhecer o Campamento D'Agostini (não é nada absurdo, mas é legal de se ver), e em seu final, subir até o Mirador Maestri para ter uma vista panorâmica da laguna e do cerro. 1 hora atrás, igorilas disse: E pra ir pro início da Laguan Torre precisa de algum ônibus ou da pra ir de a pé de el El Chalten? Você vai a pé da cidade, bem tranquilo. Assim, como sugestão eu indicaria: 1º Dia (meio período): Chegue em El Chaltén, faça seu check-in, uma refeição (caso deseje), e então siga pelo Sendero Torre até a Laguna Torre/Cerro Torre. Se possível, aproveite para conhecer o Campamento D'Agostini e suba até o Mirador Maestri. Esse trajeto toma cerca de 06:00 horas em um bom ritmo (analise quantos kms tu costuma fazer por hora). 2º Dia: Transfer até a ponte sobre o Rio Electrico, Sendero Pilar passando pelo Glaciar Piedras Blancas, chegando no Campamento Poincenot, e então a subida até a Laguna de Los Três/Fitz Roy, retorno pelo Sendero Capri, passando pela Laguna Capri e retornando até a cidade. Esse trajeto toma cerca de 08:00 horas em um bom ritmo. 3º Dia: Transfer até o Lago del Desierto, vá até a Laguna Huemul, no retorno aproveite e desça na entrada do Chorrillo del Salto, por fim retorne para a cidade. Se tiveres vontade, talvez consigas ainda subir até o Mirador de Los Condores e de Las Águillas (apesar que será apressado). 3º Dia (alternativo): Faça a Loma del Piegle Tumbado, melhor visão panorâmica do Cerro Torre, do Fitz Roy, da Laguna Torre, e de praticamente todo o vale que você fez nos dois primeiros dias. 1 Citar
Membros igorilas Postado Fevereiro 27 Membros Postado Fevereiro 27 (editado) 16 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: Beleza, o serviço da Chalten Travel é de boa qualidade. Eles fornecem esse serviço de transporte rodoviário de forma organizada. Dito isso, você possivelmente estará na rodoviária de El Chaltén no horário estipulado. Todavia, caso você tenha mala (e dessa forma precisou despachar no ônibus), esse procedimento de recuperar a bagagem é meio lento (podendo tomar até 15 minutos, caso tua mala esteja lá no final). Fora isso, precisarás caminhar até tua hospedagem, e fazer o check-in, o que poderá tomar mais um bocado de tempo. É possível que estejas livre apenas perto do meio dia, e talvez queiras almoçar. Eu acredito que não há esse serviço a partir do meio dia, pois o translado de El Chaltén até o Lago del Desierto toma aproximadamente 01:20 horas (sem contar a coleta dos passageiros e as pausas que costumeiramente são feitas). Você precisaria ao menos 02:00 horas e muita disposição física para fazer a trilha da Laguna Huemul e conseguir aproveitar a paisagem. Se fores somar o tempo que se toma para ir, para fazer a trilha e aproveita-la, e para voltar (pois o último horário de saída do Lago del Desierto é as 17:00 horas), verás que talvez não seja possível fazer isso neste primeiro meio dia. Entretanto, você tranquilamente poderia fazer a Laguna Torre neste dia, mesmo iniciando após o meio dia, contanto que tenhas um ritmo bom de caminhada, e não fique fazendo pausas desnecessárias. São duas experiências diferentes. Eu não perderia nenhuma delas. Mas respondendo tua pergunta - eu diria que a Laguna Huemul tem um melhor gran finale, pois o panorama do lago com o glacial atrás, e a cor turquesa da água, é tudo muito extraordinário. A Laguna Torre envolve muito mais trilha, com diversas paisagens memoráveis, e a oportunidade de conhecer o Campamento D'Agostini (não é nada absurdo, mas é legal de se ver), e em seu final, subir até o Mirador Maestri para ter uma vista panorâmica da laguna e do cerro. Você vai a pé da cidade, bem tranquilo. Assim, como sugestão eu indicaria: 1º Dia (meio período): Chegue em El Chaltén, faça seu check-in, uma refeição (caso deseje), e então siga pelo Sendero Torre até a Laguna Torre/Cerro Torre. Se possível, aproveite para conhecer o Campamento D'Agostini e suba até o Mirador Maestri. Esse trajeto toma cerca de 06:00 horas em um bom ritmo (analise quantos kms tu costuma fazer por hora). 2º Dia: Transfer até a ponte sobre o Rio Electrico, Sendero Pilar passando pelo Glaciar Piedras Blancas, chegando no Campamento Poincenot, e então a subida até a Laguna de Los Três/Fitz Roy, retorno pelo Sendero Capri, passando pela Laguna Capri e retornando até a cidade. Esse trajeto toma cerca de 08:00 horas em um bom ritmo. 3º Dia: Transfer até o Lago del Desierto, vá até a Laguna Huemul, no retorno aproveite e desça na entrada do Chorrillo del Salto, por fim retorne para a cidade. Se tiveres vontade, talvez consigas ainda subir até o Mirador de Los Condores e de Las Águillas (apesar que será apressado). 3º Dia (alternativo): Faça a Loma del Piegle Tumbado, melhor visão panorâmica do Cerro Torre, do Fitz Roy, da Laguna Torre, e de praticamente todo o vale que você fez nos dois primeiros dias. Eu terei uma mala pequena para desembarcar, mas é tranquilo só 15 minutos para retirar a mala. Depois vou andando fazer o Check in (não tem taxi lá?) almoço e parto pra Laguna Torre. Aqui eu faço uns 5 km em 1 hora caminhando. O Total da Laguna Torre até o mirador Maestri pelo que vi são 22 km, ou seja, eu gastaria umas 5 horas para ir e voltar? Se eu sair as 13hs chegaria la pelas 18hs. Em Março, no verão, escurece tarde lá em El Chalten? Obrigado pela dica. não sabia que era possivel eu fazer neste primeiro dia a laguna Torre, achei que precisaria começar de manhã! Quanto ao 3º dia vou preferir a Laguna Huemul e na volta Chorrillo de Salto, e se desse tempo seria encerrar com chave de ouro fazer tambem o Mirador de Los Condores e de Las Águillas. Editado Fevereiro 27 por igorilas Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Fevereiro 27 Colaboradores Postado Fevereiro 27 (editado) 40 minutos atrás, igorilas disse: Eu terei uma mala pequena para desembarcar, mas é tranquilo só 15 minutos para retirar a mala. Depois vou andando fazer o Check in (não tem taxi lá?) almoço e parto pra Laguna Torre. Nunca vi taxi/remi por lá, afinal de contas, a cidade é muito pequena. Observe na imagem acima (recorte do Google Maps), fiz um traço com a ferramenta do aplicativo, de uma ponta da cidade, indo por uma das principais ruas, até o extremo oposto, são 1.5km. Logo, você consegue percorre-la facilmente a pé. 40 minutos atrás, igorilas disse: Aqui eu faço uns 5 km em 1 hora caminhando. O Total da Laguna Torre até o mirador Maestri pelo que vi são 22 km, ou seja, eu gastaria umas 5 horas para ir e voltar? Se eu sair as 13hs chegaria la pelas 18hs. Em Março, no verão, escurece tarde lá em El Chalten? Obrigado pela dica. não sabia que era possivel eu fazer neste primeiro dia a laguna Torre, achei que precisaria começar de manhã! Tens um ritmo excelente! Suponho que essa velocidade seja em terreno plano, certo? Agora ando parado, mas como já fiz alguns trekkings na vida, certa vez monitorei meu desempenho em uma academia, e percebi que conseguia caminhar (em terreno plano) a 6.2km/h tranquilamente, em uma subida, conforme registros do Wikiloc, meu ritmo cai para, em média, 3km/h (dependendo ainda do aclive e do tipo de terreno). O trajeto do Sendero Torre é bem tranquilo. Inicia com uma subida média, depois são muitos kms em terreno basicamente plano (algumas pequenas lombas) até chegar a Laguna Torre. O Mirador Maestri envolve um aclive alto (não intenso), mas o solo é composto por rochas soltas, o que aumenta o esforço empregado. Se houver vento, fica ainda mais difícil. Use este site (https://www.timeanddate.com/sun/@6690180) para monitorar os horários do nascer e pôr do sol. Pelo que vi, o mês de março começa com o sol nascendo as 07:30 e se pondo as 20:30 horas. Já no final do mês de março, o sol nasce as 08:15 e se põe as 19:30 horas. Naturalmente, conforme nos aproximamos do inverno, o tempo de sol diminui (e a temporada na Patagônia costuma ir até o final de abril, depois praticamente tudo deixa de funcionar). 40 minutos atrás, igorilas disse: Quanto ao 3º dia vou preferir a Laguna Huemul e na volta Chorrillo de Salto, e se desse tempo seria encerrar com chave de ouro fazer tambem o Mirador de Los Condores e de Las Águillas. Perfeito, vais gostar muito da experiência! ^^ Eu apenas sugeri Loma del Piegle Tumbado pois, em minha experiência, é a trilha mais magnífica de lá (sim, muito superior a famosa Laguna de Los Tres) - mas essa é uma opinião pessoal, possivelmente outros acham diferente. Eu aprecio muito mais um panorama vasto, qual eu possa olhar tudo de cima. E nessa última viagem em novembro consegui ainda fazer o Cumbre del Piegle Tumbado (cerca de 200m a mais de altimetria em relação ao mirador tradicional). Se quiseres, visite meu Instagram (@alankinder), lá tenho basicamente fotos de minhas viagens. Incluindo as duas que fiz para El Chaltén (2023 e 2020). Abraços! Editado Fevereiro 27 por Alan Rafael Kinder 1 Citar
Membros JanaCometti Postado Fevereiro 27 Membros Postado Fevereiro 27 @igorilas, em El Chalten tudo é muito lindo. Agente tem ansiedade quando viaja em querer fazer muita coisa e tal, mas pense que o que você conseguir fazer sera incrível. Eu tinha planos de fazer as duas principais trilhas longas, no fim não fiz nenhuma e mesmo assim foram dias de sonho. Conte também que o clima lá é muito doido, e tente decidir o mais em cima da hora possível a sequência das trilhas que fará, dando preferência pra quela que vc mais quer pro dia de tempo mais aberto. Imagina subir até a Laguna de Los três e não conseguir ver nada...pode acontecer mas se puder evitar ... No fim, eu fiquei exatamente o mesmo tempo q vc ficará, inclusive cheguei nesse ônibus da Chaltén Travel. Na frente da rodoviária tem um ponto de táxi, como minha hospedagem era n a ultima rua lá de cima eu fui de táxi, custou 1500 pesos. Nesse dia dei uma nada pela cidade, fui almoçar tranquila e subi no Mirador de Los Condores e Las Águilas. No día seguinte o tempo estaria mais fechado, com chuva inclusive. Fomos pro Glaciar Huemul, fizemos a trilha na chuva, depois lá em cima parou e abriu. Fui na van da Frontera Sur das 9:30, aconselho que faça o mesmo, pq aí consegue aproveitar o lago del desierto que é bem lindo TB. Na volta pode parar na entrada do Chorillo del salto, eu não parei, a cachoeira é bem pequena (sem graça pra padrões brasileiros, ao meu ver), fui comer, tomar uma cerveja. E no último dia eu fui embora no ônibus das 19h, nesse dia resolvemos em família ir só até a Laguna Capri, então dormimos um pouco mais, fizemos a trilha e curtimos muito a Laguna. O dia estava lindo, porém ventoso. Aproveite a cidade TB, que é um a delícia!! 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.