Membros Este é um post popular. Evelyn Oliveira Postado Janeiro 28 Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 28 Oi, gente! Sempre tiro muitas dicas daqui, estou voltando agora com o meu relato. Há 5 anos, eu sonhava em fazer a Salkantay. Passei anos pesquisando, a pandemia me impediu de ir em 2020, e o jeito foi continuar nos planejamentos. De todas as agências que tinha visto, a mais barata, até onde me lembro, era uns 270 dólares. Sabia que lá eu conseguiria por menos, mas não tanto. E esse era praticamente meu orçamento para a viagem toda (fiquei 10 dias). Assim, resolvi fazer o caminho por conta própria. Vi o vídeo de um rapaz no youtube e me ajudou bastante, vi que era possível. Logo ao desembarcar, senti um mal estar forte. Isso não é regra, cada um vai sentir o seu, ou nem vai sentir. Passei 4 dias em Cusco fazendo passeios para me aclimatar antes da trilha. Fiz vários dos passeios constantes no boleto turístico, e fui me acostumando aos poucos com a altitude. Só quando andava um pouco mais rápido é que eu sentia mal estar. No 5º dia, fiz a trilha para a Laguna Humantay. No caminho para Soraypampa, começou a me bater uma bad. Por mais que já tenha feito a maior parte das minhas viagens sozinha, de repente eu me senti meio.... sei lá.... largada no mundo.... kkkkk..... todo mundo de casal, de família, amigos, e eu ali, sozinha entre aquelas montanhas gigantes. Tinha conhecido uma pessoa em Cusco, tinha conversado com um monte de gente e, de repente, estava a Humantay na minha frente, a Salkantay à direita.... sei la, acho que me senti um farelo de pedra. Não sei se vcs que viajam sozinhos tem esses momentos, só sei que tive o meu e quase desisti ali mesmo. Mas o guia, que já sabia que eu ia me aventurar no dia seguinte (pq eu já tinha avisado na agência que não voltaria com eles), contou pra todo mundo antes de subir kkkkkkk a galera suspirou admirada, todos bateram palma e desejaram boa sorte, o guia falou super bem da trilha, que era segura e talz, e que eu poderia levar minha pedrinha e minha folha de coca para fazer minha própria cerimônia quando chegasse.... aí meus olhos se encheram de lágrimas kkkkkkkkkk.... pensei, lascou! Agora eu vou ter que ir mesmo! Por mim, e por eles, que confiaram em mim.... Voltando à Humantay: achei ela sofrida, mas subi devagar, tomando água, tomando fôlego, no meu tempo, e deu tudo certo. Quando desci, meu guia conversou com a senhora ali da lojinha/ restaurante do estacionamento, aonde carimbam os passaportes, e já fiquei por ali mesmo. Apesar de terem sido muito carinhosos e receptivos comigo, não recomendo esse lodge, pq a mais ou menos 40 minutos/ 1h de caminhada, existem vários outros, que te fazem ganhar um bom tempo no dia seguinte. Nesse mesmo dia, no final da tarde, eu ainda estava na bad, saí para ver o pôr do sol, e foi aí que apareceu aquele que cortaria meu barato de trilhar sozinha: um brasileiro 12 anos mais jovem que eu e com muita disposição kkkkkkkkkkk Começamos a conversar, e não é que ele tbm tava na bad? kkkkkkk cada um com seus motivos. Combinamos de começar a trilha juntos no dia seguinte e, dependendo do ritmo, depois cada um iria no seu. E assim foi. Fizemos companhia um para o outro, dividimos os lodges, e a trilha acabou sendo mais divertida e suave. O primeiro dia foi beeem cansativo. As 4h de subida até o ponto culminante são reais. Mas a sensação de estar na imensidão daqueles vales enormes e aquele montanha nevada bem pertinho, é emocionante e incrível demais para não valer cada fração de oxigênio puxado lá das profundezes dos pulmões!! Depois desse ponto, é só descida ladeira abaixo, e foi aí que nos separamos, pq esse menino tirou o freio dos bastões e sumiu kkkkkkkk quando cheguei lá embaixo, ele já tinha descido a mochila das costas e arrumado um lugar pra gente ficar. Do dia seguinte pra frente, foi um pouco mais suave. Nem vou detalhar muito daí pra frente, pq é um sobe / desce/ vai reto (sendo que já perdeu bastante altitude) até chegar no próximo vilarejo. No 4º dia, que seria o da hidrelétrica, nós subimos até o ponto em que há um mirante, que dá para as costas de Machu Picchu. Só havia nós e mais 2 pessoas ali naquele momento, e assim ficamos por um bom tempo, imersos em contemplar aquela vista secular. Meu ingresso para MP era para dali dois dias, e meu amigo nem tinha. Ia comprar em Águas Calientes. Resolvemos acampar ali. 70 soles para cada, incluso jantar e café da manhã, chuveiro quente (muito roots, de bambu e sem teto), e a barraca, com colchão e cobertores imensos). Foi a melhor coisa que fizemos. Pq estávamos cansados, e no dia seguinte, tinha que subir e descer a última montanha até a hidrelétrica, com seus 10km de pura pedra. Uns 100m a frente, há algumas ruínas incas. Chegamos em Águas Calientes mortos kkkkkkkkkkk cruz credo. Subimos MP separados depois, no mesmo dia, mas cada um num horário. Minhas impressões sobre ter feito essa trip: se vc não estiver bem da cabeça, não faça essa trilha sozinho. Ela é segura sim, e eu teria feito sozinha tranquilamente, mas ela é longa, imponente, e apesar de ter gente no caminho o tempo todo, não necessariamente as pessoas estão dispostas a conversar. Tem muito gringo, e a maioria que encontrei eram bem na deles. Todos as hospedagens em que fiquei ofereciam as mesmas coisas: jantar e café, banheiro (nem sempre privativo), wi-fi (nem sempre bom kkkkkk), numa média de 70 soles. Achei os peruanos encantadores, carinhosos, respeitosos, só teve um véio maluco no primeiro lodge que me ofereceu pisco puro, e tentou fazer confusão na minha cabeça a respeito das paradas no caminho. Acabou se oferecendo para me acompanhar depois, e eu agradeci prontamente!!! Cada parte do caminho da Salkantay, apesar de sofrido, valeu a pena. Mais até do que Machu Picchu. Faria novamente, com ctz!! E olha que tenho os joelhos desgastados!! Alguns dias depois, desembarquei em SP, fui terminar as férias em Ubatuba , atravessei um rio, meu celular molhou e morreu. Estava sem espaço no Google e perdi todas as fotos. Só tenho as que foram tiradas no celular do meu amigo.... é isso aí, minha gente. Precisando de alguma informação, só chamar. Espero que tenham gostado do relato enorme. Abraços, e boas trips!!! 6 Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 29 Membros Postado Janeiro 29 Para informar o pessoal aqui.Quanto está o boleto turistico de Cuzco?Há ainda as opções de 7 ou 15 lugares a ser visitados com ele? Citar
Membros Evelyn Oliveira Postado Janeiro 29 Autor Membros Postado Janeiro 29 2 horas atrás, D FABIANO disse: Para informar o pessoal aqui.Quanto está o boleto turistico de Cuzco?Há ainda as opções de 7 ou 15 lugares a ser visitados com ele? Se não me engano, foi uns 150 soles. Estudante paga metade. Não lembro se tinha essa opção, comprei um boleto único com vários passeios. Vale por 10 dias. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.