Membros Roberto Brandão Postado Janeiro 11 Membros Postado Janeiro 11 Segundo o site Poder 360, há vários projetos de trem de passageiros em estudo de viabilidade, mas sete deles estão em estágio avançado. Todos têm algo em comum: são trechos de em média 100 km de extensão que ligam grandes municípios a regiões metropolitanas. Leia mais: https://www.melhoresdestinos.com.br/viagens-de-trem-concessoes-ferrovias.html Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Janeiro 11 Colaboradores Postado Janeiro 11 Nenhuma das rotas se pagam para compensar o investimento, ou seja, podemos esquecer esse sonho. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Janeiro 11 Membros Postado Janeiro 11 Depois que o Lula construiu o trem de alta velocidade Rio-São Paulo, acredito que todos esses irão estar em funcionamento em breve! 2 Citar
Membros Roberto Alencar Postado Fevereiro 21 Membros Postado Fevereiro 21 (editado) Para os pessimistas de plantão: Leilão de trem de passageiros entre São Paulo e Campinas atrai interesse da CCR e chinesa CRRC. https://leiaisso.net/a7qxy/ Editado Fevereiro 21 por Roberto Alencar Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 22 Colaboradores Postado Fevereiro 22 Mas não é para ficar pessimista. Só em 2031 para ter uma ligação de 120Km em mais de uma hora para chegar na Barra Funda? Citar
Membros Roberto Alencar Postado Fevereiro 22 Membros Postado Fevereiro 22 Melhor esquecer esse sonho, né?! Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Fevereiro 22 Colaboradores Postado Fevereiro 22 Não, acho que não é questão de esquecer o sonho. Somente acho que é oba-oba eleitoreiro. Trens são investimentos extremamente altos (muito mais altos que uma rodovia) e demandam muita manutenção. Infelizmente deixamos sucatear o que tínhamos décadas atrás, principalmente no estado de SP (eu cheguei a andar de trem para o interior de SP com a antiga Fepasa) e agora o preço a pagar é muito alto. Porque coloquei a questão do tempo e distância no post. Eu morei, estudei e comecei a vida em Campinas, onde fiquei por quase 20 anos e neste período, trabalhei em SP (ou morei em SP, tendo familiares em Campinas) e pegava fretado para ir e voltar todos os dias para a Rua Tutória, no prédio da IBM. Nessa viagem eu gastava duas horas e ainda hoje conheço vários colegas que continuam fazendo essas viagens todo o santo dia nas mesmas duas horas (exceto claro, quando SP pára). Um trem que leva 64 minutos de Campinas para SP é lento. A título de comparação, Bruxelas - Paris é feito em 1:32 minutos, sendo que são mais de 300 km de distância (isso inclui a parada em Lille). Se juntar os 64 minutos mais o tempo de sair da Barra Funda para ir à Paulista, por exemplo, pegando a linha vermelha, fazer baldeação para a azul e chegar onde deseja, daria mais uma hora de viagem, no mínimo. Assim, para quê vou pegar um trem se posso ir dormindo dentro de um ônibus e acordar na porta do escritório? Aí a concessionária fica p da vida porque estava projetando X passageiros/dia e não chega no esperado; sobe o preço da passagem e cai ainda mais o número de passageiros. Resultado no final? Vira um elefante branco. Solução existe mas o que está sendo proposto, IMHO, é paliativo para um problema crônico, um buraco de corrupção e uma vitrine para eleger alguns. Só isso. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.