Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Nenhuma das rotas se pagam para compensar o investimento, ou seja, podemos esquecer esse sonho.

• 1 mês depois...
  • Colaboradores
Postado

Mas não é para ficar pessimista. Só em 2031 para ter uma ligação de 120Km em mais de uma hora para chegar na Barra Funda?

• Colaboradores
Postado

Não, acho que não é questão de esquecer o sonho. Somente acho que é oba-oba eleitoreiro.

Trens são investimentos extremamente altos (muito mais altos que uma rodovia) e demandam muita manutenção. Infelizmente deixamos sucatear o que tínhamos décadas atrás, principalmente no estado de SP (eu cheguei a andar de trem para o interior de SP com a antiga Fepasa) e agora o preço a pagar é muito alto.

Porque coloquei a questão do tempo e distância no post. Eu morei, estudei e comecei a vida em Campinas, onde fiquei por quase 20 anos e neste período, trabalhei em SP (ou morei em SP, tendo familiares em Campinas) e pegava fretado para ir e voltar todos os dias para a Rua Tutória, no prédio da IBM. Nessa viagem eu gastava duas horas e ainda hoje conheço vários colegas que continuam fazendo essas viagens todo o santo dia nas mesmas duas horas (exceto claro, quando SP pára).

Um trem que leva 64 minutos de Campinas para SP é lento. A título de comparação, Bruxelas - Paris é feito em 1:32 minutos, sendo que são mais de 300 km de distância (isso inclui a parada em Lille). Se juntar os 64 minutos mais o tempo de sair da Barra Funda para ir à Paulista, por exemplo, pegando a linha vermelha, fazer baldeação para a azul e chegar onde deseja, daria mais uma hora de viagem, no mínimo. Assim, para quê vou pegar um trem se posso ir dormindo dentro de um ônibus e acordar na porta do escritório? Aí a concessionária fica p da vida porque estava projetando X passageiros/dia e não chega no esperado; sobe o preço da passagem e cai ainda mais o número de passageiros. Resultado no final? Vira um elefante branco.

Solução existe mas o que está sendo proposto, IMHO, é paliativo para um problema crônico, um buraco de corrupção e uma vitrine para eleger alguns. Só isso.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...