Ir para conteúdo

Um recomeço para evitar o fim.

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Estou indo embora da Amazônia. Tenho uma passagem que vai me levar até Colatina, ES. De lá, pretendo seguir até o litoral e conseguir reencontrar um sentido pra vida nesse caminho. Não tenho mais condições de estar onde estou, e há um profundo risco de precipitar minha estadia aqui nesse planeta em uma abreviação trágica. 

Por isso, depois de muitas batalhas perdidas na minha tentativa de me adequar aos contextos que fui vivendo aqui onde estou, dramas familiares e pessoais absurdos a ponto de estar em uma depressão profunda... Ainda tenho essa escolha como opção de reencontrar alguma alegria que traga a vontade de continuar e vivo e participando da vida.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês, conselhos também. Imaginos que alguns aqui devem ter uma história parecida. 

Tenho algumas roupas, sem uma mochila específica. E sem dinheiro e sem apoio familiar nenhum mais pra nada. 

Mas, é pode ser uma saída para um fim menos trágico possivelmente. Há um medo também de ser uma escolha ainda pior do que ficar aqui onde estou, mas ficar aqui, me parece estar refém de uma tristeza que não me deixa movimentar nada mais. Sinto que não sou relevante na família, e já aconteceram dramas o suficiente para que minha vida social aqui não tenha valia também.

Assim, oque me dizem, viajantes?

Aaah, daqui há alguns dias faço 30 anos.

IMG_0288.JPG

Editado por Nilson Mello 03
  • Membros
Postado

oriento você procurar ajuda méica especializada antes de qualquer coisa

porque sua tentativa de fuga de sua realidade não é garantia de realização e pode preciptar crises ainda piores

• Amei! 1
  • Membros
Postado

ES não dá nada a ninguém. Nasci lá e para não morrer fui obrigado a sair.Lá é assim, ou faz o que os pastores querem ou morre.Esquece isso é aquele estado maldito!

• Membros
Postado

Se eu estivesse na Amazônia ia querer fazer vários passeios. Por exemplo: visitar alguma aldeia indígena distante, fazer alguma pescaria ou então fazer uma trilha.

Se você tem problemas familiares procure conversar com quem mantém as desavenças (se possível). Às vezes sabendo o outro lado você consegue entender melhor a situação e vê um modo de como contornar... E procure ajuda de um profissional, pois em problemas como depressão de nada adianta mudar de local se o problema está na sua cabeça...

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Olá Jhon, passei por algo parecido em 2021... Passei por um período depressivo após enfrentar algumas perdas na família e a vida naquele momento perdeu o brilho. Mas consegui dar a volta por cima e ver novamente sentido na vida. No meu caso, a minha conexão com a espiritualidade conseguiu me trazer de volta. 

Nestes momentos é preciso que façamos algo por nós mesmos, talvez esta mudança, seja a chave que você precise. Talvez esta mudança de ambientes lhe traga aventuras, novos amigos, um novo trabalho, quem sabe novos amores e a vida novamente volte a brilhar. 

Mas mais importante que isto, é preciso pedir ajuda. Infelizmente não conseguimos resolver tudo sozinhos e ajuda médica e piscicológica são recursos indispensáveis e que devemos buscar. 

Mas gostaria de ressaltar também que apesar das dificuldades, a vida sempre vale a pena. Estamos aqui, em um fórum de viagens, e olha que maravilha... o mundo é um lugar tão vasto e incrível, porque abrir mão de tudo isso? quando há tantas belezas por explorar, tantas pessoas bacanas por conhecer, tantos momentos únicos a serem vividos... Mas entendo teus sentimentos. Força amigo, estou na torcida por você! 

• Amei! 2
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Ei, John!

Achei legal o fato de você ter tido a ideia de fazer essa viagem…O ES não é um destino tão procurado no Sudeste, mas tem muitos lugares lindos. Eu moro aqui há mais de 20 anos, e se pudesse te indicar algumas cidades pra ir seriam:

no litoral - Vitória, Vila Velha, Guarapari, Coqueiral de Aracruz

na região serrana - Santa Teresa, Domingos Martins/Pedra Azul, Matilde

Mas paralelamente a isso, se você ainda não estiver fazendo um acompanhamento psicológico, acho que seria válido demais começar a fazer.

Poderia ser on-line, ou quem sabe através de atendimentos gratuitos prestados por algumas faculdades de psicologia.

Acho que todo mundo passou a olhar com mais cuidado e atenção pra essa questão da saúde mental nos últimos tempos…não dá pra fugir dessa necessidade..e muitas vezes, não conseguimos encontrar o caminho sozinhos..vai ser necessária a ajuda de profissionais e/ou medicamentos..e tá tudo certo…a medicina e a ciência evoluem é pra isso mesmo, tornar a vida humana menos difícil :)

Enfim, sei que não é fácil, é uma travessia incômoda, desconfortável…mas espero que tanto a viagem quanto sua jornada pela recuperação da sua saúde deem certo! Também estou na torcida por você.

Um abraço!

• Amei! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, Fernanda A. disse:

Ei, John!

Achei legal o fato de você ter tido a ideia de fazer essa viagem…O ES não é um destino tão procurado no Sudeste, mas tem muitos lugares lindos. Eu moro aqui há mais de 20 anos, e se pudesse te indicar algumas cidades pra ir seriam:

no litoral - Vitória, Vila Velha, Guarapari, Coqueiral de Aracruz

na região serrana - Santa Teresa, Domingos Martins/Pedra Azul, Matilde

Mas paralelamente a isso, se você ainda não estiver fazendo um acompanhamento psicológico, acho que seria válido demais começar a fazer.

Poderia ser on-line, ou quem sabe através de atendimentos gratuitos prestados por algumas faculdades de psicologia.

Acho que todo mundo passou a olhar com mais cuidado e atenção pra essa questão da saúde mental nos últimos tempos…não dá pra fugir dessa necessidade..e muitas vezes, não conseguimos encontrar o caminho sozinhos..vai ser necessária a ajuda de profissionais e/ou medicamentos..e tá tudo certo…a medicina e a ciência evoluem é pra isso mesmo, tornar a vida humana menos difícil :)

Enfim, sei que não é fácil, é uma travessia incômoda, desconfortável…mas espero que tanto a viagem quanto sua jornada pela recuperação da sua saúde deem certo! Também estou na torcida por você.

Um abraço!

Oi Fernandaaa. Que mensagem linda de receber, grato pelo incentivo. É uma saída em meio ao caos, né, nada que seja de resolução instantânea. Quanto aos acompanhamentos, tenho feito... Amenizam a pressão, de certo. A questão maior é o contexto que permanece o mesmo, e é bem denso. Chega nesse ponto de ter esgotado os recursos né, de movimento, de transformação interna, de diálogo, de sentido. .. bem incomoda mesma essa travessia, mas temos que atravessar né, não tem outra saída. Agradeço o apoio e a torcida, e se puder vamos desenvolvendo esse diálogo, auxilia bastante mesmo. Onde você mora aí? Saio daqui dia 07 agora, e chego em Colatina... E aí a ideia é seguir logo pra Vila Velha, a princípio. Mas sim, de longe ao menos sigo bem encantado com a ideia né, de se renovar em frente a uma paraíso desses como Guarapari.

Abraços 🙏

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 05/01/2024 em 10:58, jjcardoso disse:

Olá Jhon, passei por algo parecido em 2021... Passei por um período depressivo após enfrentar algumas perdas na família e a vida naquele momento perdeu o brilho. Mas consegui dar a volta por cima e ver novamente sentido na vida. No meu caso, a minha conexão com a espiritualidade conseguiu me trazer de volta. 

Nestes momentos é preciso que façamos algo por nós mesmos, talvez esta mudança, seja a chave que você precise. Talvez esta mudança de ambientes lhe traga aventuras, novos amigos, um novo trabalho, quem sabe novos amores e a vida novamente volte a brilhar. 

Mas mais importante que isto, é preciso pedir ajuda. Infelizmente não conseguimos resolver tudo sozinhos e ajuda médica e piscicológica são recursos indispensáveis e que devemos buscar. 

Mas gostaria de ressaltar também que apesar das dificuldades, a vida sempre vale a pena. Estamos aqui, em um fórum de viagens, e olha que maravilha... o mundo é um lugar tão vasto e incrível, porque abrir mão de tudo isso? quando há tantas belezas por explorar, tantas pessoas bacanas por conhecer, tantos momentos únicos a serem vividos... Mas entendo teus sentimentos. Força amigo, estou na torcida por você! 

JjCardoso... Grato pela visão. E é exatamente nesse propósito de renovação que essa ideia surgiu. Vida se esfria quando perde o brilho né? Bem perigoso esse processo. E sim, o acompanhamento tem de alguma forma amenizado... Mas no meu caso, quase não surte efeitos né. Sei que pela visão já saturada do ambiente, e dos resultados vivenciados, mas é isso..m é preciso criar rotas de soluções possíveis, mesmo que tão incertas assim. Agradeço a força e a torcida, fico feliz por você ter.cinsefuiso se renovar também. Sinal que é possível né?! Abraço 🙏

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 05/01/2024 em 08:42, Crom disse:

Se eu estivesse na Amazônia ia querer fazer vários passeios. Por exemplo: visitar alguma aldeia indígena distante, fazer alguma pescaria ou então fazer uma trilha.

Se você tem problemas familiares procure conversar com quem mantém as desavenças (se possível). Às vezes sabendo o outro lado você consegue entender melhor a situação e vê um modo de como contornar... E procure ajuda de um profissional, pois em problemas como depressão de nada adianta mudar de local se o problema está na sua cabeça...

Oi Crom.. valeu pela visão. A Amazônia tem sim seus profundos encantos, e sim, já fiz muitas rotas dessas que alimentaram a minha alma sem dúvida. A grande questão é o agora, como estou, e oque não tenho conseguido fazer aqui de novo que é viver... Tem um contexto que impede muito do meu mundo interno ainda ser real, e estar se desenvolvendo. Mas é isso, possíveis soluções, pra não desistir né... Recriar um sentido que ainda produza vida.

Abraços 

• Membros
Postado
Em 05/01/2024 em 07:40, FCRO disse:

oriento você procurar ajuda méica especializada antes de qualquer coisa

porque sua tentativa de fuga de sua realidade não é garantia de realização e pode preciptar crises ainda piores

FCRO...valeu pela visão. Tenho feito esse acompanhamento, mas é bem paliativo o resultado né. Mas sim, esses riscos e a não garantia me tiram o sono sem dúvida... É que ao meu ver, é a mesa razão de continuar aqui sabe... A única garantia é que se amplie essa sensação de sufoco, e enfim, é uma solução que pode ser valida tento a coragem de seguir. Agradeço o apoio

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...