Ir para conteúdo

Carretera Austral - Janeiro de 2025


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,
comecei a planejar a viagem para fazer a Carretera Austral (Puerto Montt a Villa O'Higgins + ida até EL Calafate para o retorno) de bicicleta e estou procurando companhia para essa viagem. O planejamento é para Janeiro de 2025, falta muito, mas tem muita coisa para organizar, se preparar e também para dar tempo de arrumar mais alguém para ir comigo.

Eu pensei inicialmente em 3 possibilidades que variam na questão de quantidade de dias e de distancias percorridas, para ter uma ideia de planejamento e também de quantidade de dias de férias. É só um inicio de definição, ainda não tem nada fixo e pode ir variando com as pesquisas.

Duas dessas opções tem duração de 26 dias considerando a saída e chegada no Rio de Janeiro e diferem nas distancias percorridas de alguns dias. A terceira opção tem duração de 29 dias, também considerando a saída e chegada no Rio de Janeiro, mas possui alguns dias sem pedalar para aproveitar algum ponto 
turístico ou por necessidade de esperar o dia de embarcação. 

A ideia inicial é sair do RJ para Puerto Montt dia 18/01/25(com escala em Santiago). Com base nos voos atuais, chegaria em Puerto Montt dia 19/01/25. 
Nas opções de 26 dias usaria o próprio dia 19 para arrumar as coisas(mercado, bike e etc), mas como é um domingo pode ser que encontre dificuldade para
algumas coisas, na opção de 29 dias a ideia é ter um pouco de folga para caso ocorra algum problema(principalmente com a bike) e ter os dias 19 e 20 para isso.

Ao terminar a Carretera existem duas formas de retornar para casa: 
    - voltar até Coyhaique de ônibus e depois pegar um avião. O trajeto de onibus seria Villa O'Higgins x Cochrane x Coyhaique. Avião Coyhaique/Balmaceda x Santiago x Rio 
    - atravesar para a Argentina e voltar por El Calafate.

Como descrito acima, a minha ideia é atravessar para Argentina. Não pensei na outra opção porque pelo que pesquisei até o momento não é fácil conseguir ônibus e principalmente um ônibus que carregue a bicicleta, pelo que li eles dão preferência para os moradores já que o transporte não é muito frequente.
Existem alguns problemas para a travessia também, como por exemplo, a possibilidade do barco não funcionar no dia marcado e o outro é fazer o trecho entre 
Candelario Mancilla e El Chaltén que possui um trecho de trilha não "pedalavel".

As opções de 26 dias ficariam assim:
18/01/25 - RJ x Santiago (voo noturno)
19/01/25 - Santiago x Puerto Montt (voo cedo)
20/01/25 a 09/02/25 - Carretera Austral - Puerto Montt x Villa O'Higgins (pedal)
10/02/25 - Villa O'Higgins x Candelario Mancilla (Travessia para Argentina de barco) **
11/02/25 - Candelario Mancilla x El Chaltén (pedal e barco) **
12/02/25 - El Chaltén x El Calafate (onibus)
13/02/25 - El Calafate x RJ (Chega dia 14/02/25. Tem escala em BA)

A opçção de 29 dias ficaria assim:
18/01/25 - RJ x Santiago (voo noturno)
19/01/25 - Santiago x Puerto Montt (voo cedo)
20/01/25 - Dia em Puerto Montt
21/01/25 a 11/02/25 - Carretera Austral - Puerto Montt x Villa O'Higgins (pedal) (2 dias sem pedal) (1 dia no Parque Nacional Queulat e 1 dia para visistar Capilla de Marmol)
12/02/25 - Dia em Villa O'Higgins (Só tem barco para Candelario Mancilla no dia seguinte)
13/02/25 - Villa O'Higgins x Candelario Mancilla (Travessia para Argentina) **
14/02/25 - Candelario Mancilla x El Chaltén (pedal e barco)**
15/02/25 - El Chaltén x El Calafate (onibus)
16/02/25 - El Calafate x RJ (Chega dia 17/02/25. Tem escala em BA)

** Esses dois trechos podem ser feitos em um unico dia, vai depender muito do tempo gasto e das embarcações. Esses trechos consistem nos seguintes passos:
- ir até o ponto de embarque (7km da Villa O'Higgins). Pode ser pedalando ou com transporte(pago) da empresa responsável pela travessia.
- pegar o barco  para atravessar até Candelario Mancilla
- percorrer um trecho de 22km até a margem do Lago del Desierto (tem uma subida no inicio e um trecho no final de trilha com uns 5km na divisa não "pedalavel")
    - 1 km subindo uma colina íngreme até o posto fronteiriço do Chile.
    - Cerca de 5 km a mais pedalando e com algumas subidas íngremes de cascalho
    - Cerca de 10 km de uma linda estrada de terra ondulada através de florestas e prados
    - 5 km de “o desafio”, singletrack difícil, basicamente uma trilha de caminhada ou trilha de mountain bike, pela qual você precisará 
    empurrar/puxar/arrastar/carregar sua bicicleta.
- pegar o barco para atravessar o Lago del Desierto
- pegar um onibus ou pedalar(35km) até El Chaltén

Pode ser feito tudo em único dia ou só o primeiro passo em um dia e o resto no dia seguinte ou ainda fazer os dois primeiros passos no primeiro dia e o resto no segundo dia. A princípio tentaria fazer tudo no mesmo dia, pois dessa forma caso não de tempo de pegar o barco, ficamos com a opção de acampar na
margem do lago e no dia seguinte só pegar o barco e ónibus até El Chaltén. Caso de para fazer tudo em um dia(13/02), a ideia é passar o dia de sobra (14/02) em El Chaltén fazendo alguma trilha, por exemplo, mirante para ver o Fitz Roy, e no dia seguinte ir para El Calafate.

*Vi em alguns lugares que os ónibus só transportam bike no malabike, então é uma boa levar para caso seja necessário no caminho por algum problema e também para caso seja necessário nesse trajeto do Lago del Desierto até El Chaltén.

Minha preferência é para a opção de 29 dias, na verdade se pudesse seriam mais rsrsrs. Não pensei ainda nas opções de hospedagem para os lugares que tem hostel e camping, interfere no preço final, mas acho que é possível decidir quando chegar no lugar, de acordo com o cansaço e com os perrengues do dia.

Se alguém estiver interessado e quiser bater um papo ou ter mais informações só mandar mensagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...