Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

::carai:: Olá Pessoal,

Sou novo pelo site...mas gosto antigo por viagens...Acabei de chegar do Jalapão TO...mas já estou pensando na próxima...

No caso percorrer de Diamantina a Paraty...em aproximadamente 15 dias abordo da minha Toyota Bandeirante....

Estive avaliando em ir entre Agosto e Outubro...

Então gostaria de de sugestões e principalmente informações de quem já percorreu o trecho...toda informação será bem vinda...

E...se há algum interessado em me acompanhar na viagem

Abraços a todos ::otemo::

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá Alexandre, há tempos postou a pergunta, já fez a viagem?

Eu e meu marido fizemos o trecho Diamantina/Paraty pela Estrada Real de carro em 12 dias em abril/2008...foi uma viagem sensacional...as paisagens são deslumbrantes, os mineiros muito acolhedores, as comidas deliciosas, uma trip que recomendo e pretendo fazer novamente um dia.

Como disse, iniciamos nossa viagem por Diamantina, cidade com muito história, lá viveu Chica da Silva, foram filmadas várias novelas e seriados da Globo, sugiro visitar primeiro o Centro de Informações Turísticas local (um dos poucoos centros de toda a Estrada Real que realmente possui informações), onde te fornecem um mapa da cidade contendo informações sobre os prédios, ruas...dá pra deixar o carro estacionado e conhecer tudo a pé.

No dia seguinte, seguimos de Diamantina a Serro, cidade considera o berço do queijo mineiro, mas não achei nem uma simples padaria que tivesse o tal queijo pra eu provar...compramos cachaça, tiramos fotos da igreja e praça central, que é linda com muitas roseiras, e seguimos dalí para Conceição do Mato Dentro, no meio do caminho tem um lugarejo que chamam de "cidade fantasma", uma vila com cerca de trinta casas abandonadas e uma igreja, que o pessoal da cidade próxima ocupa apenas uma vez por ano para uma festa de santo...vale muito a visita, principalmente pela vista paranorâmica que se tem da serra no alto das pedras que ficam atrás da igreja, que nos renderam ótimas fotos.

Chegamos em Conceição do Mato Dentro quase à noite, procuramos um lugar bacana para jantar, mas tem poucos restaurantes na cidade, que ainda não foi invadida pelos turistas, a gente tira foto nas ruas e os moradores ficam olhando, como que se perguntando o que tem de interessante ali, mas o mais legal desta cidade são as trilhas, partimos no dia seguinte para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, salvo engano a terceira maior do Brasil, um trilha um pouco puxada pra quem não está acostumado, mas nada de impossível indo com calma nas pedras, a chegada ao poço de queda vale cada gota de suor, deslumbrante.

Dormimos mais uma noite em Conc. do Mato Dentro e partimos para Baependi, uma cidade no circuito das águas de Minas muito simples, rodeadas por rios com cachoeiras ainda pouco exploradas, as pessoas visitam, mas não virou balneário, fomos em uma que tinha apenas um barzinho que estava desativado. Pousamos em Baepedi...consideramos a possibilidade de conhecer Aiuruoca, que dizem ter lindas cachoeiras também, mas achamos que não seria muito diferente do que vimos em Baependi, depois vim a saber que poderia ter valido à pena.

Seguimos então para Ouro Preto, chegamos à noite e no centro da cidade fomos abordados por diversos guias com folhetos de hotéis e pousadas, além de restaurantes...escolhemos uma pousada que nos pareceu barata e acomchegante, já que depois de tantos dias de calor estávamos conhecendo o frio da serra...tivemos sorte porque esfriou um pouco e estava tendo na cidade o Festival de Queijos e Vinhos, ficamos dois dias em Ouro Preto, mas tinha atração para ficarmos mais...conhecemos um mina de ouro desativada, algumas igrejas com obras de Aleijadinho, museus, ótimos restaurantes, artesanato em pedra sabão (o artesanato mais barato da Estrada Real e com ótimas peças para souveniers).

Fomos de Ouro Preto a Mariana na Maria Fumaça (passeio de cerca de 30m, com paisagens lindas, e aquela sensação de ter voltado no tempo) e retornamos de ônibus, descendo no caminho para conhecer mais uma mina de ouro (no local também tem opção para quem quer fazer arvorismo, etc).

De Ouro Preto seguimos para Tiradentes, passando antes por São João Del Rei para almoço, São João é mais moderna que Ouro Preto, preservando alguns prédios históricos, destaque para o artesanato em estanho e a igreja em que esta enterrado o ex-presidente Tacredo Neves. Tiradentes é um capítulo à parte..cidade/cenário, parece que parou em outro século, com pousadas charmosas e relativamente baratas, restaurantes maravilhos sempre munidos daquela cachacinha. Tiradentes também tem muito história pra contar, vale pegar folhetos no Centro de Informações.

Dizem que próximo a Tiradentes, em uma cidade chamada Bichinho, tem o melhor artesanato de Minas...como já havíamos feito muitas compras no caminho deixamos para uma próxima.

Ficamos um dia e uma noite em Tiradentes e rumamos para Paraty...pulamos uma série de cidades bacanas no caminho, mas nosso tempo já estava curto, as férias acabando. Apenas passamos por Guaratinguetá e Cunha.

Entre Cunha e Paraty tem uma estrada de cerca de 10km sem asfalto que foi para nós uma aventura, serra, chuvendo, caminhão tombado na pista, e eu não tinha visto este trecho no mapa ::putz:: Grande navegadora, rsrs.

Chegamos em Paraty com chuva, procuramos uma pousada legal e partimos pra conhecer a noite, muitos bares legais e gente bonita...no dia seguinte ainda de chuva, fizemos um passeio por uma agência local, conhecendo cachoeiras, entre elas a do "surf na pedra" e alguns engenhos de pinga (é saímos de Minas pra conhecer engenho no RJ :shock: ), incluído almoço em um restaurante razoável...à noite estava tendo na cidade um evento religioso com show da Vanessa da Mata...e a gente lá assistindo com guarda-chuvas em punho, tomando banho de chuva, lá, lá, lá, oooo :) . No outro dia, a gente ia fechar a conta da pousada e pegar a estrada cedinho pra voltar pra casa, mas fez um dia lindo, um sol de rachar, então fechamos com a mesma agência local um passeio de escuna para conhecermos as ilhas no entorno, já que a praia de Paraty está tomada pelo porto de barcos e lanchas e o banho é impossível...o passeio de escuna foi barato e valeu muito, paisagens incríveis. Encerramos ali nossa aventura, com gostinho de quero mais. Ainda voltaremos, se Deus quiser, com mais tempo, mais dinheiro, e com a mesma disposição :D .

Espero ter ajudado. Boa viagem!

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

E aí Alexandre,

Pois é, tambem to querendo fazer esta rota ai da ER.

Sou de Rio do Sul/SC e estou planejando com mais 3 amigos para fazermos este roteiro entre fevereiro e março de 2012.

Vamos com 2 Trollers bem equipados e uma razoavel experiencia em 4x4.

Se quiser trocar umas idéias, fica o meu e-mail: eeback@hotmail.com

Abraço.

Eder

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...