Membros Este é um post popular. lucasbeltrao Postado Dezembro 29, 2023 Membros Este é um post popular. Postado Dezembro 29, 2023 Olá pessoal, seguindo meu relato de viagem. Estive em EL SALVADOR e GUATEMALA entre setembro e outubro de 2023. Segui de EL SALVADOR para a cidade da Guatemala de ônibus, comprei pela empresa TICA BUS antecipado pela internet, por 23 dolares. Saí de lá as 14h e cheguei na cidade da Guatemala as 22h. Os ônibus não saem de rodoviárias, mas sim das “bases” das próprias empresas. Na cidade da Guatemala ele para na ZONA 10, área nobre da cidade, onde também ficava meu Hostel, por isso pude ir andando até o local. Optei em ficar na ZONA 10, por além de ser uma área nobre, perto de shoppings (Oakland Place), também estava perto das baladas. Achei o local muito seguro, caminhei durante a noite e madrugada sozinho por vários locais. Fiquei no Hostel CENTRAL 10, devido ao preço bom, pelo quarto individual. O hostel é em uma antiga mansão adaptada, e conta com uma boa piscina, que quebrava um galho, quando eu chegava dos roles a pé no final do dia, cheio de calor. O quarto porém só tinha a cama, faltava pelo menos alguma mesinha ou outro objeto para guardar as coisas né? Achei ruim também, pois os quartos individuais têm uma das paredes de vidro, que dão para a piscina. Há uma cortina para fechar, mas dá uma sensação de pouca privacidade. Na primeira noite, quando voltei da balada na sexta, no quarto ao lado havia um casal cruzando, descaradamente (eles queriam ser vistos pelo jeito), fiquei ali olhando constrangido com o cara da recepção O hostel tem um café da manhã básico, panqueca, cereais leite, café... Como eu falei, ali é o bairro dos bares e baladas, andei na sexta-feira para conhecer a região a noite. Algumas baladas de adolescentes, um lugares pequenos tocando tipo reaggaeton, muito cheios, nem entrei. Havia na esquina um lugar chamado EL ESTABLO, vi uma gente bonita e bem vestida entrando lá, tinha banda ao vivo, mas com o jeito de ser tudo caro. Na 3º avenida esquina com Calle 13 tem uns bares mais populares. Entrei em deles, muito grande, e muito cheio de dois andares, parecia um “bailão”, estava bem legal, uns caras me cumprimentaram (mas estavam tentando bater minha carteira – que nessas ocasiões eu guardo no meio das minhas partes), então fiquem espertos. Malandro tem em todo lugar. Sobre os passeios turísticos. Na cidade da Guatemala fiz a maioria a pé, mesmo sendo longe, fui até o centro histórico da cidade, a Torre del Reformador e o Mercado Central (ótimo para comprar as lembrancinhas – mais barato que outros lugares). Alguns trechos fiz de Uber. Aqui foi mais fácil pegar, do que em El Salvador. Fui até estádio Doroteo Guamuch Flores, o maior da cidade, gosto de conhecer estádios, fui a pé, porém passando pelas avenidas expressas ali, achei meio perigoso (maior incidência de moradores de rua). No ultimo dia cedo ainda fui no Jardim Botânico e Museu de Antropologia, um passeio um pouco mais fraco. Fui no sítio arqueológico de Kaminaljuyu, fui de Uber neste local, é meio longe do eixo central, e voltei de ônibus. Achei bem legal, é uma grande área aberta, uma espécie de parque, com ruínas e escavações maias. Vistei ainda o Museu Popol Vuh na Universidade Francisco Marroquin, muito bem organizado o local, e com muitos itens maias para observar. Para visitar a cidade de Antigua, o hostel oferecia um serviço de transporte por R$ 120,00. Eu iria inicialmente de transportes locais, mas vale a pena pagar o transporte. Fui em um carro de passeio (passou pegar outra menina em outro hostel), e nos deixou na Praça Central de Antigua, pouco mais de 1h de viagem. Saímos em um domingo às 6h da manhã. O motorista explicou que os ônibus de linha, podem ocorrer assaltos a mão armada no caminho... não sei se era migué, mas pela questão de pegar várias linhas, e etc, mais os horários, poderia ser uma economia burra ir de busão de linha normal, os famosos Chicken Bus. Antigua da pra visitar em um dia só, mas tem que chegar cedo e andar bastante. Comecei subindo o mirante, e depois fui para o mosteiro, igrejas, etc. Os locais de almoço pareciam ser caros, comi umas coisas que comprei no supermercado. Era um domingo de calor, e logo a cidade ficou entupida de gente. Se possível, organize sua visita para um dia de semana.A volta estava marcada para as 16h, em um hostel. Voltamos de van, que me deixou no meu hostel na Zona 10, bem tranquilo. Bem gente, foram essas minhas impressões, foi uma viagem curta, e de última hora, não fiz mais passeios ou fui visitar outras cidades, porque a grana e o tempo estavam curtos. Mas seguramente voltaria à Guatemala sim, sobretudo pra visitar Tikal, e aquela região toda. Drante a viagem usei o chip digital da AIR ALO, mas achei complicado de configurar, e meio caro. R$ 50 reais em média por 1 GB de dados. Para fazer câmbio, fui em uma agência em frente o Oakland Mall (outro shopping menor na frente no térreo, à direita). Pediram meu passaporte, mostrei ele por fotos no celular apenas, aceitaram. Há outro lugar de câmbio no centro, perto dos arcos dos Correios (Calle 12 com 7A Avenida), ali o pessoal fica na rua oferecendo para trocar. Se você gosta de frango frito, não deixe comer na franquia POLLO CAMPERO. Era isso gente. Sei que poucos lerão esse relato, mas gosto sempre de escrever aqui, desde 2010, quando comecei viajar pra fora. Os relatos sempre me ajudaram muito. Hoje em dia tem vlogs, youtube e etc, mas gosto de manter a tradição. Qualquer dúvida, me marquem ai, que respondo. Valeu. 5 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.