Membros lucasbeltrao Postado Dezembro 27, 2023 Membros Postado Dezembro 27, 2023 Olá pessoal, sempre deixo meus relatos de viagem aqui, há muitos anos. Apesar de que hoje em dia, tem muito material no YouTube, vlogs, etc, sobre os locais de destino. Também pesquiso muito eles antes de viajar. Decidi ir para EL SALVADOR e GUATEMALA simplesmente porque a bassagem estava barata (R$ 1500,00 ida e volta por São Paulo, pela Avianca). O voo é longo, com conexão em BOGOTA. Cheguei em El Salvador pela manha da quarta-feira, 27 de setembro. A imigração foi tensa, passou todo mundo, mas encanaram comigo. Várias perguntas, etc, olharam toda a mala, não foram mal educados, mas ficavam suspeitando toda hora: “o que você vai fazer aqui?” ou “porque você já foi para Colombia 2x?” Sempre que viajo, eu faço uma pastinha com tudo impresso, passagens, hotéis, e até meus roteiros de viagem. Isso ajudou para me liberarem logo. Para entrar em EL SALVADOR há uma taxa de US$ 8,00 paga na imigração. Na saída do aeroporto, tem um monte de gente oferecendo taxis e etc. Ficava em torno de US$ 30,00, inclusive chamando o Uber pelo app. Eu estava apenas com uma mochila, e fui à esquerda de quem está saindo, atrás do estacionamento, há um ponto de ônibus em uma pequena avenida. É bom pegar informações com pessoas que trabalham no aeroporto, falei com uma funcionária uniformizada, que cuidava do jardim ali na frente. Pois logo quando sai, perguntei à outros turistas e até um policial, mas não souberam informar O ônibus custa US$ 0,60. Eram 09h da manhã, estava meio vazio, deu pra sentar. Ele segue por 30km até o centro da cidade, e vai entrando mais gente, mas nada de sufoco. Desci no centro da cidade perto do centro histórico, vi que estava perto 2KM do Hostel, decidi chamar um Uber pelo aplicativo. Eles costumam demorar uns 15, 20 minutos, mas não desista! Tem que ter paciência, vale a pena. Os valores não passaram de US$ 5,00. Reservei o Hostal Dona Marta, como deixei pra última hora, foi o único que havia quarto privativo com preço bom. Porém não achei legal. Ele fica fora do eixo turístico, dentro de umas ruas fechadas por portões (no bairro), o que causava confusão para chamar Uber. Não se parece nada com as fotos, piscina está fora de uso. E não tem aquela vibe de hostel, sabe? Percebi que as pessoas alojadas, eram no geral, trabalhadores viajando, ou coisa do tipo. O lugar estava em obras também, durante o dia, muito barulho. Logo quando cheguei, fui atendido por uma adolescente, única funcionária no local na hora. Pedi para ir a um banheiro (trocar minha calça por bermuda, e por um chinelo, nem isso liberaram), fui atrás de uma casinha depois e me troquei...) O clima em Setembro estava bem quente. Do hostel era possível caminhar até o centro histórico. Há algumas atrações típicas, praça, mercado municipal, nada de extraordinário. O Mercado Ex Cuartel é um lugar de várias lojinhas de lembrancinhas. Vale a pena comprar as coisas la, do que no Mercado Nacional de Artesanias. Fui até o Museu Nacional de Antropologia, mas eram US$ 10,00 para visitar, deixei pra trás. Eu ia passar 2 dias e meio apenas. Queria visitar os vulcões e outros passeios pro agências. Fui até outro Hostel (La Zona Hostel), esse com vibe de hostel mesmo, me informar na recepção sobre passeios. Estavam na casa dos 100 dólares também, para um passeio de 1 dia (triha no Vulcão por ex...), mas acabei não indo. Sim, minha grana estava curta na viagem. Estava muito calor, no dia seguinte decidi ir até LOS CHORROS. Fica saindo da cidade em Santa Tecla, uns 50km. É fácil ir de ônibus para lá, e custa 1 dolar. Recomendo ir até Santa Tecla de Uber, e lá é fácil pegar o ônibus, que te deixa bem em frente ao parque, na rodovia. LOS CHORROS é uma estância hidromineral, com uma super piscina, além de 2 lagoas de águas cristalinas e geladas. É muito bonito. É possível almoçar no local, baratinho. Fui em uma quinta-feira, tinha poucas pessoas. Veja umas fotos, vale muito a pena o passeio, e é barato. Para voltar, na rodovia mesmo você pega um ônibus, que vai até o centro de EL Salvador. A noite fui jantar no MERCADO CUSCATLAN. Perto do hostel. Há um terraço com uns bares, comida típica, cerveja, tudo bem em conta. Vale a pena. Na outra noite, fui em um shopping center, mas obviamente só tinha fast foods já conhecidos. O mercado fica perto do parque Cuscatlan, legal de conhecer. Por fim, fui visitar a Praça do Pequeno Príncipe (Parque EL Principito), feito em homenagem ao livro. A praça está mal cuidada, mas é legal para quem é fã do livro. Tem várias esculturas dos personagens. Para ir fui de Uber, depois desci até uma avenida principal e peguei um ônibus até o centro. Segui para cidade da GUATEMALA de ônibus. Comprei passagem antes mesmo de viajar pelo site da TICABUS. Procurando no Google, não ficava claro de onde saía o ônibus. Mandei um e-mail, e deram 2 endereços. Acabei indo na tarde anterior confirmar. A saída é do escritório na Boulevard del Hipodramo, quase em frente o La Zona Hostel. Acabou sendo um ônibus da empresa COLON, saiu atrasado em uma hora. Saímos as 14h, e chegamos na Guatemala as 22h. A viagem é tranquila, ônibus com wi fi. Na fronteira um pouco tenso, aquelas perguntas de sempre dos guardas. Esteja com tudo fácil de mostrar, para não te amolarem. É possível trocar dinheiro em um ponto de parada, mas a taxa de câmbio não é boa. Recomendo trocar um pouco, para não chegar sem nada la. O ônibus para na cidade da Guatemala no bairro ZONA 10, área nobre, dos bares. Onde ficava meu hostel também, desci e fui andando. Usei um chip digital da AIR ALO, comprei pelo APP. É meio caro o pacote de dados. E quebrei a cabeça para fazer ele funcionar, não tem nenhum tutorial que ensine de fato no youtube, só propaganda básica. Mas funciona. No android você tem que alterar umas coisas de roaming e servidor, etc. 1 GB era uns 10 dolares. Vale mais a pena comprar um chip local da Tigo ou outra empresa. É isso galera, essa viagem foi em SETEMBRO DE 2023. Logo mais deixo a outra semana que passei na Guatemala. 3 Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 27, 2023 Membros Postado Dezembro 27, 2023 @lucasbeltraoNunca vi nada desse país, apenas notícias de criminalidade e agora a CNN está divulgando que está a beira de um maluco se perpetuar no poder dizendo combater. Até tive a oportunidade de conhecer, quando fui a Cuba,porém sempre foi o país que menos me atraiu nas Américas junto com o Haiti. Parabéns pela coragem! Citar
Membros lucasbeltrao Postado Dezembro 28, 2023 Autor Membros Postado Dezembro 28, 2023 Na semana em que estive lá (setembro 2023) a situação no país estava tranquila. Caminhei a noite por três oportunidades na região central, e senti uma certa segurança, nas áreas movimentas e no bairro. Há muitos poucos pessoas em situação de rua (se comparado ao Brasil), e as pessoas com quem conversei no geral, não fizeram nenhuma ressalva ou coisa do tipo... eu sempre pergunto nos hosteis que fico, se é seguro caminhar, etc, ou se devo me preocupar com algo. Sei que o país está passando por uma série de problemas e tem um presidente meio maluco, mas por hora, isso não está atrapalhando a vida do turista. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.