Membros cabraljr Postado Maio 2, 2011 Membros Compartilhar Postado Maio 2, 2011 [info]Tópico criado para discussão de assuntos sobre facas da marca BENCHMARK.[/info] BenchMark Neck knife backpacker BMK 001 Eis aqui a famosa pequena notável! Me surpreendi tão positivamente com esta “grande faquinha”, que acabei por comprar 2! Comprimento total de 15,3cm, com lâmina de 7,3cm e fio útil de 6cm, no formato drop point e com um desbaste tipo hollow grind bem acentuado, iniciando-se quase ao nível da espinha. Tang integral com 3mm de espessura, talas em micarta preta e um furo para lanyard. Há muitas menções na internet, inclusive em fóruns especializados dando conta que seu aço é o 1095... mas na verdade ela é de aço stainless , muito provavelmente o 8Cr13MoV, já que no meu teste empírico de dureza, ela ficou no mesmo nível do meu Cold Steel com 59RC e abaixo do meu Byrd com 61RC ( indentação de espinha ). Digo isso porque ela fica com um fio muito semelhante e a mesma resistência à exposição ao vinagre de maçã que o meu Byrd. A retenção de fio como podem imaginar é muito boa! :'> :'> Estes detalhes mais o timbre “China” em sua lâmina me levam a crer que seu aço seja mesmo o 8Cr13MoV. Sua bainha é do tipo kydex moldada com 6 inserts vazados em aço, um mosquetão ( porqueira ) e um clip para cinto em aço carbono. Sua fixação é muito segura na bainha, mas se for embanhada de qualquer forma que não seja pressionando a espinha contra a bainha, a parte do fio poderá tocar na bainha em sua porção média, ficando cego. Acho que o simples fato de refazer o fio para o meu fio padrão ( que envolve um pequeno desgaste ) deve ser o suficiente para resolver isto. É muito confortável na empunhadura apesar do reduzido tamanho. Uma delas apresenta a micarta mais “pontuda” próximo à lâmina, mas nada que uma lixadinha não dê jeito! Seu peso é de exatos 72g e sua bainha pesa outros 53g. Seu preço entre 15 e 20 dólares no e-bay fazem desta “pequena notável” uma peça extremamente interessante com excelente custo/desempenho/benefício! Adorei! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros padovaz Postado Abril 26, 2013 Membros Compartilhar Postado Abril 26, 2013 Sou fã da marca pelo excelente acabamento e qualidade, mesmo as feitas na China - as feitas no USA não tem o que falar. Acho que vou estudar melhor essa tal de pequena notável!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.