Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Seu caso foi muito peculiar, vai ser nosso primeiro contato com a altitude então devemos estar com os modos de atenção ligados; 

Essa semana esta sendo bem intensa, talvez a gente pela primeira vez terá um roteiro hibrido, indo a MP nos primeiros dias e se mantendo na altitude por mais tempo pra se acostumar, deixando o plano B sempre embaixo do braço caso a coisa não esteja muito confortável. 

Se baseando no histórico pra outras coisas, eu diria que me adaptarei "rápido", ao mesmo tempo acho que posso levar uma pancada no inicio muito forte. Não tem nada a ver mas só um exemplo, quando fui ao Chile em 2018, primeira viagem de avião véi, minha cabeça parecia que ia implodir, senti um incomodo muito grande na decolagem e no pouso, do nosso grupo (eram 3), fui o que mais relatou incomodo, os outros foram bem mais leves. O retorno de Santiago já foi muito mais confortável e hoje em dia não sinto absolutamente mais nada relacionado. 

Será uma incógnita até Maio 

Editado por adrianomask
  • Membros
Postado

Nunca havia sentido nada,já havia passado semanas em Bolívia e Peru. Era acostumadíssimo,por isso jamais imaginei o que iria acontecer. E na véspera fui pertinho, não a 5200m,mas a 4500m,num tour de Arica e vinha de dias retido em San Pedro. Por tudo isso é que digo,não escolhe data nem pessoa, quando vem, pega em qualquer um.

• Membros
Postado
5 minutos atrás, D FABIANO disse:

Nunca havia sentido nada,já havia passado semanas em Bolívia e Peru. Era acostumadíssimo,por isso jamais imaginei o que iria acontecer. E na véspera fui pertinho, não a 5200m,mas a 4500m,num tour de Arica e vinha de dias retido em San Pedro. Por tudo isso é que digo,não escolhe data nem pessoa, quando vem, pega em qualquer um.

Desde que o roteiro inicial de Cusco nasceu (creio que em meados da metade de 2022, pós viagem nacional ao Sul do Brasil), sempre pesquisei por altitude e seus efeitos e peguei dezenas de relatos sobre todos os problemas que podem vir a ocorrer. Além dos vídeos/posts, vou nos comentários pra colher mais relatos e pelo que vejo, uns 70~80% das pessoas conseguem fazer os tours nas montanhas, a minoria sofrendo pouco, talvez a grande parte relate problemas médios durante a subida e uma parte fala da extrema dificuldade, passam por situações insanas mas conseguem, e diria que 20% desiste, não consegue, etc; 

Vi poucos casos extremos, mas eles existem e assustam bastante, como o seu relato. Eu tinha pensado que havia ocorrido na chegada, aparentemente você passou bastante tempo por lá e ao fazer algo especifico que foi acometido, cara, bizarro demais. Se tem algo que certamente vou fazer é setar meu rastreador de saúde lá no talo com todas as rotinas possíveis enquanto estiver por Cusco, pra ele me sinalizar caso ocorra algo, mesmo que a bateria dure apenas 3 dias 😁

• Membros
Postado (editado)

Sim,foi na chegada, mas a Bolívia vindo de San Pedro que está a 2500m de altitude. Fui inúmeras vezes,conheço tudo aquilo e nunca senti nada.Só essa vez é uma vez foi suficiente para praticamente acabar comigo, mas isso é outra história. Morava em Santiago, quase toda folga eu ia para a região. Uma vez eu saí de Chile por Arica,cruzei a Tainá,fiz Arequipa,Cuzco(que estive 3 vezes,uma depois do ocorrido),Puno,Copacabana, La Paz,e o demais que só fiz 1 vez,pois da outra acabei no hospital, que consiste em Cochabamba,Sucre e a volta a Chile. 

Editado por D FABIANO
  • Membros
Postado
2 minutos atrás, D FABIANO disse:

Sim,foi na chegada, mas a Bolívia vindo de San Pedro que está a 2500m de altitude. Fui inúmeras vezes,conheço tudo aquilo e nunca senti nada.Só essa vez é uma vez foi suficiente para praticamente acabar comigo, mas isso é outra história. 

A gente pensou em ir em San Pedro antes de Cusco, pra testar a altitude de maneira controlada, mas, havia outros problemas que nos impediam. 

É aquela, não dá pra entender como esse troço funciona não, você fez o "recomendado", ficou um pouco mais abaixo antes e subiu posteriormente, tem gente que faz isso e ta ok (pretendo na medida do possível), outros vão direto pra Cusco e La Paz e ta tudo certo, é uma roleta 

• Membros
Postado
14 horas atrás, adrianomask disse:

Teriamos de uma certa forma... Pois a gente chegaria lá, iria rapidamente em algumas agencias pra fechar uns passeios e na tarde mesmo sairiamos de lá com destino a Ollantaytambo onde os efeitos são bem menores, fazendo MP dia seguinte. 

Nunca na minha vida eu imaginei que fazer um roteiro pra Cusco seria tão insano, no mais completo e tranquilo nós iriamos no terceiro dia pra Lagoa, num "otimizado" com alguns riscos iriamos no quarto. Em outro um pouco mais cansativo iriamos no quinto e o mais seguro de todos, iriamos no sexto. Dou conta disso não😁

É uma viagem que o mais importante mesmo é a aclimatação, sem ela tem gente que não sente nada e tem gente que tem que voltar antes do previsto.

Uma.pergunta, como pretende ir para Ollantaytambo? Eu fui por um passeio pelo Valle Sagrado cujo último destino era Ollanta, levei só mochila com uma troca de roupa, deixei a mala grande no hostel de Cusco (todo mundo faz isso) e fiquei por lá.

• Membros
Postado

@adrianomask Eu não vou mais. Pessoalmente, corri muitos riscos até de morte,segundo o consul e o médico que cuidaram de mim em La Paz e já conheço inclusive o norte de Peru que ninguém fala aqui, mas tem patrimônio da humanidade visitado por todo o mundo,menos por brasileiros.Há outros lugares no mundo,uns 40 paises na Europa e 50 na África para conhecer, se bem que já fui a metade dos europeus,sem correr risco. 

• Membros
Postado (editado)
9 horas atrás, JanaCometti disse:

É uma viagem que o mais importante mesmo é a aclimatação, sem ela tem gente que não sente nada e tem gente que tem que voltar antes do previsto.

Uma.pergunta, como pretende ir para Ollantaytambo? Eu fui por um passeio pelo Valle Sagrado cujo último destino era Ollanta, levei só mochila com uma troca de roupa, deixei a mala grande no hostel de Cusco (todo mundo faz isso) e fiquei por lá.

Pelo que li, existem vans que te levam de Cusco a Ollantaytambo, saem sempre que estão cheias. Dependendo do caminho que a gente for da pra fazer isso que tu fez, ir num tour aleatorio pelos lugares, chegar lá pro local sagrado principal da cidade e dormir ali mesmo, preciso ainda me debruçar nesse roteiro, decidir e simplesmente comprar a briga;

@D FABIANO, quase fui pro norte do Peru em 2022, quando o sul estava todo fechado, pensamos em ir pra Huaraz, lindo o local, mas não estávamos prontos em vários sentidos, principalmente roupas e muito menos planejamento, sem contar que tinhamos receio de fecharem as ruas nos protestos. Não lembro mais quais eram, mas haviam outros dois, por coincidência todos fecharam por um período, menos Huaraz

Editado por adrianomask
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

@adrianomask Quando falo em norte,não é Huaraz,que não tem muito, mas sim em Trujillo,Chiclayo,Piura e Tumbes(no litoral) e nos Andes a belíssima e histórica Cajamarca e Chacapoyas(essa não conheço),assim como a fronteira onde está Iquitos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...