Membros adrianomask Postado Dezembro 5, 2023 Membros Postado Dezembro 5, 2023 (editado) Olá a todos... Antes, gostaria de salientar que entendo que cada pessoa leva a situação de um jeito, mas gostaria de opiniões de uma maneira geral; Finalmente pude garantir minhas passagem para Cusco, ficarei lá por 11d em maio e de longe, o que mais anda queimando meu juizo é o que fazer ou não com este roteiro, no que toca a bendita altitude; Macchu Picchu e Lagoa Humantay são paradas obrigatorias, mas a Montanha Colorida esta no roteiro também além de claro, tudo o que Cusco tem a oferecer, mas é ai que entra minha maior questão: Pensei em ir em Arequipa ou ficar em Puno. Arequipa me parece mais interessante, Puno é mais perto e (na minha visão) nos mantem no processo de aclimatação;. Vocês recomendam chegar em Cusco, ir pra Arequipa a noite, dia seguinte conhecer a cidade, ter um contato com a altitude no tour das Salinas, nesta noite mesmo retornar a Cusco ou é melhor ficar por Cusco mesmo, conhecer Puno e não perder o processo de adaptação? As vezes penso que Arequipa ajuda, pois lá é 2.5 mil metros e no outro dia iria pra 4.2m nas salinas e outras vezes, imagino que ficar pela area de Cusco seja melhor para estar mais preparados pros passeios que vem a seguir; Teoricamente, indo pra Arequipa, faria a Lagoa Humantay no Terceiro dia em Cusco, se ficar por lá mesmo, seria no quinto dia de aclimatação. O que vocês acham? Editado Dezembro 5, 2023 por adrianomask Citar
Membros D FABIANO Postado Dezembro 5, 2023 Membros Postado Dezembro 5, 2023 @adrianomask Voltou,quanto tempo?Isso varia de pessoa para pessoa. Eu era acostumado a subir a grandes altitudes e descer até um certo dia, no qual nem vi a fronteira de Tambo Quemado,desmaiei sem oxigênio e fiquei dias em coma.Depois disso,fui de novo como teste aos Andes por várias vezes e nada me aconteceu. 1 Citar
Membros adrianomask Postado Dezembro 5, 2023 Autor Membros Postado Dezembro 5, 2023 5 horas atrás, D FABIANO disse: @adrianomask Voltou,quanto tempo?Isso varia de pessoa para pessoa. Eu era acostumado a subir a grandes altitudes e descer até um certo dia, no qual nem vi a fronteira de Tambo Quemado,desmaiei sem oxigênio e fiquei dias em coma.Depois disso,fui de novo como teste aos Andes por várias vezes e nada me aconteceu. Rapaz... Sempre estou por aqui nos planejamentos, seja pesquisando ou vendo relatos de outras pessoas; Eu tenho uma lembrança do seu caso, foi muito extremo a parada, estou tentando ser muito meticuloso pra evitar maiores transtornos. Por vezes estou convencido a deixar Arequipa de lado pois é mais baixo, ficando assim mais tempo em Cusco e arredores com altitude similar, vejo muita recomendação de "fique pelo menos dois dias fazendo coisas leves", sendo que no roteiro atual, no terceiro dia estaríamos indo a lagoa humantay, que esta longe de ser "leve", diferente do caso de ficarmos na região, Puno e similares: Que eu iria no quinto dia, pegando a Rainbow Mountain apenas no sétimo; Essa ideia me deixa um pouco mais confortável na maioria das vezes; Citar
Membros JanaCometti Postado Dezembro 5, 2023 Membros Postado Dezembro 5, 2023 3 horas atrás, adrianomask disse: Rapaz... Sempre estou por aqui nos planejamentos, seja pesquisando ou vendo relatos de outras pessoas; Eu tenho uma lembrança do seu caso, foi muito extremo a parada, estou tentando ser muito meticuloso pra evitar maiores transtornos. Por vezes estou convencido a deixar Arequipa de lado pois é mais baixo, ficando assim mais tempo em Cusco e arredores com altitude similar, vejo muita recomendação de "fique pelo menos dois dias fazendo coisas leves", sendo que no roteiro atual, no terceiro dia estaríamos indo a lagoa humantay, que esta longe de ser "leve", diferente do caso de ficarmos na região, Puno e similares: Que eu iria no quinto dia, pegando a Rainbow Mountain apenas no sétimo; Essa ideia me deixa um pouco mais confortável na maioria das vezes; Com certeza estar em Cusco por mais dias antes da Laguna Humantay será melhor pra aclimatação. No meu caso, fiquei dois dias só com caminhadas leves pela própria cidade (no primeiro dia, em que cheguei, não fiz nada além de descansar e fechar os passeios). No terceiro dia fiz a montanha colorida Palccoyo, que tem.bem menos trilha que a Vinicunca, porém alcança 5000 metros. E foi punk. Senti bastante dor de cabeça e ofegância. Isso eu teria alterado no meu roteiro se fosse hj. Citar
Membros adrianomask Postado Dezembro 5, 2023 Autor Membros Postado Dezembro 5, 2023 5 minutos atrás, JanaCometti disse: Com certeza estar em Cusco por mais dias antes da Laguna Humantay será melhor pra aclimatação. No meu caso, fiquei dois dias só com caminhadas leves pela própria cidade (no primeiro dia, em que cheguei, não fiz nada além de descansar e fechar os passeios). No terceiro dia fiz a montanha colorida Palccoyo, que tem.bem menos trilha que a Vinicunca, porém alcança 5000 metros. E foi punk. Senti bastante dor de cabeça e ofegância. Isso eu teria alterado no meu roteiro se fosse hj. Antes de mais nada, agradeço muito sua interação, eu fico lendo blogs, matérias, ajudam mas as vezes te deixa muito confuso e ouvir pessoas "normais" que tiveram experiencias similares ajuda demais no entendimento da coisa, por mais que seja um tanto particular os efeitos; Algumas coisas me incomodam no meu roteiro, principalmente no que toca a possibilidade de "perder aclimatação", fiz vários e vários itinerários mas em todos eles há perdas neste processo, e não gostaria de perder 1sec se quer, para estar o mais preparado possível, tanto que ir a MP provavelmente vai ficar pro final, justamente pra ter feito tudo possível na altitude e dai sim, curtir o local + Ollantaytambo no final ou antes, a depender do roteiro; Optar por ficar na região reduz as perdas, pois Puno é ainda pior que Cusco e isso pode nos ajudar, indo lá no terceiro ou quarto dia, antes de efetivamente encarar as montanhas. Existe alguma outra cidade não muito distante que a gente possa conhecer, além de Puno? Citar
Membros JanaCometti Postado Dezembro 5, 2023 Membros Postado Dezembro 5, 2023 (editado) 38 minutos atrás, adrianomask disse: Antes de mais nada, agradeço muito sua interação, eu fico lendo blogs, matérias, ajudam mas as vezes te deixa muito confuso e ouvir pessoas "normais" que tiveram experiencias similares ajuda demais no entendimento da coisa, por mais que seja um tanto particular os efeitos; Algumas coisas me incomodam no meu roteiro, principalmente no que toca a possibilidade de "perder aclimatação", fiz vários e vários itinerários mas em todos eles há perdas neste processo, e não gostaria de perder 1sec se quer, para estar o mais preparado possível, tanto que ir a MP provavelmente vai ficar pro final, justamente pra ter feito tudo possível na altitude e dai sim, curtir o local + Ollantaytambo no final ou antes, a depender do roteiro; Optar por ficar na região reduz as perdas, pois Puno é ainda pior que Cusco e isso pode nos ajudar, indo lá no terceiro ou quarto dia, antes de efetivamente encarar as montanhas. Existe alguma outra cidade não muito distante que a gente possa conhecer, além de Puno? Eu acredito que não, e nas montanhas mesmo distâncias não tão grandes acabam ficando muito longe pelas estradas. Posso compartilhar meu roteiro , fiquei só em Cusco e Lima,mas se quiser pra dar uma.olhada como.fizemos. E concordo com vc, que bom ter esse fórum pra compartilhar experiências reais, tamo aqui pra isso!! https://www.mochileiros.com/topic/87132-lima-cusco-macu-picchu-em-junhojulho/ Editado Dezembro 5, 2023 por JanaCometti Citar
Membros adrianomask Postado Dezembro 6, 2023 Autor Membros Postado Dezembro 6, 2023 (editado) 11 horas atrás, JanaCometti disse: Eu acredito que não, e nas montanhas mesmo distâncias não tão grandes acabam ficando muito longe pelas estradas. Posso compartilhar meu roteiro , fiquei só em Cusco e Lima,mas se quiser pra dar uma.olhada como.fizemos. E concordo com vc, que bom ter esse fórum pra compartilhar experiências reais, tamo aqui pra isso!! https://www.mochileiros.com/topic/87132-lima-cusco-macu-picchu-em-junhojulho/ Você fez um roteiro bem diferente, misturou umas coisas e aparentemente deu tudo certo; Foi pra altitude no quarto dia ficando lá por uma semana e relatou não ter tido mais problemas com a ela mesmo tendo "dado um tempo" indo em MP e Ollantaytambo. Achou isso positivo? Nos meus pensamentos, isso meio que atrapalharia o processo, porque você esta lá a 3400m, baixa pra 2.600 e sobe de novo, atualmente, meus roteiros envolvem começar por Arequipa (mais baixo), terminar em MP (também mais baixo) e neste meio curtir Cusco, mas seriam apenas 6 dias na Altitude com as modificações que fiz hoje. Abdicando de alguns recursos de segurança (como não fazer MP no ultimo dia, nem sei se é uma boa ideia pois chegaria 19h em Cusco e meu voo parte as 05h) consigo maximizar o tempo e sem perder nada, faria a Lagoa Humantay no quarto dia, não sei se seria suficiente, mas já é melhor que no terceiro; Muita coisa já passou pela minha cabeça, reduzir Arequipa pra um bate e volta, mas esse dia adicional usaria como "backup" de ultimo dia, pra estar em Cusco dia 13 não sendo util pra aclimatação. Pensei também em tirar Ollantaytambo, mas não dá pra conectar a chegada de Arequipa de onibus com a ida para MP, a unica forma de maximizar a aclimatação e ainda assim ficar com backup é deixar de ir na cidade branca ou, faze-la no meio da aclimatação que não sei o quanto que atrapalha. E ta ai a bucha do meu roteiro Editado Dezembro 6, 2023 por adrianomask 1 Citar
Membros JanaCometti Postado Dezembro 6, 2023 Membros Postado Dezembro 6, 2023 10 horas atrás, adrianomask disse: Você fez um roteiro bem diferente, misturou umas coisas e aparentemente deu tudo certo; Foi pra altitude no quarto dia ficando lá por uma semana e relatou não ter tido mais problemas com a ela mesmo tendo "dado um tempo" indo em MP e Ollantaytambo. Achou isso positivo? Nos meus pensamentos, isso meio que atrapalharia o processo, porque você esta lá a 3400m, baixa pra 2.600 e sobe de novo, atualmente, meus roteiros envolvem começar por Arequipa (mais baixo), terminar em MP (também mais baixo) e neste meio curtir Cusco, mas seriam apenas 6 dias na Altitude com as modificações que fiz hoje. Abdicando de alguns recursos de segurança (como não fazer MP no ultimo dia, nem sei se é uma boa ideia pois chegaria 19h em Cusco e meu voo parte as 05h) consigo maximizar o tempo e sem perder nada, faria a Lagoa Humantay no quarto dia, não sei se seria suficiente, mas já é melhor que no terceiro; Muita coisa já passou pela minha cabeça, reduzir Arequipa pra um bate e volta, mas esse dia adicional usaria como "backup" de ultimo dia, pra estar em Cusco dia 13 não sendo util pra aclimatação. Pensei também em tirar Ollantaytambo, mas não dá pra conectar a chegada de Arequipa de onibus com a ida para MP, a unica forma de maximizar a aclimatação e ainda assim ficar com backup é deixar de ir na cidade branca ou, faze-la no meio da aclimatação que não sei o quanto que atrapalha. E ta ai a bucha do meu roteiro Eu não achei que ter ido pra MP no meio atrapalhou a aclimatação, porém deixei um dia na volta de lá pra ficar em Cusco antes de fazer a Laguna. Esse dia foi meio "livre", mas tem tanta coisa legal pra fazer em Cusco que não foi um problema. Queríamos mesmo dar uma descansada antes de fechar com o Gran Finale. Então talvez esse dia de volta tenha ajudado a não perder a aclimatação. Mas olha, ofegante vc vai ficar todo o tempo KKK. O que foi melhorando pra mim foi a dor de cabeça e o peso no estômago após comer (isso pegou forte nos primeiros dias, e o que mais me ajudou foi o chá de muña) A coca ajuda muito nas trilhas. Deixamos algumas folhas dentro da garrafa de água no dia anterior a trilha e fomos tomando essa água ao longo da trilha, acho q foi uma ótima ideia. A trilha da Laguna foi bem mais tranquila pra mim que a da Montanha Colorida Palccoyo, apesar de ser bem mais longa. Mas já era meu nono dia na região (contando a ida e volta a MP). Por fim, não deixe de ir a Ollantaytambo. Além dos sítios arqueológicos, a cidade é linda, toda de pedra, com edifícios incas ainda habitados, um sistema de captação de água de degelo, é incrível! 1 Citar
Membros adrianomask Postado Dezembro 6, 2023 Autor Membros Postado Dezembro 6, 2023 (editado) 14 minutos atrás, JanaCometti disse: Eu não achei que ter ido pra MP no meio atrapalhou a aclimatação, porém deixei um dia na volta de lá pra ficar em Cusco antes de fazer a Laguna. Esse dia foi meio "livre", mas tem tanta coisa legal pra fazer em Cusco que não foi um problema. Queríamos mesmo dar uma descansada antes de fechar com o Gran Finale. Então talvez esse dia de volta tenha ajudado a não perder a aclimatação. Mas olha, ofegante vc vai ficar todo o tempo KKK. O que foi melhorando pra mim foi a dor de cabeça e o peso no estômago após comer (isso pegou forte nos primeiros dias, e o que mais me ajudou foi o chá de muña) A coca ajuda muito nas trilhas. Deixamos algumas folhas dentro da garrafa de água no dia anterior a trilha e fomos tomando essa água ao longo da trilha, acho q foi uma ótima ideia. A trilha da Laguna foi bem mais tranquila pra mim que a da Montanha Colorida Palccoyo, apesar de ser bem mais longa. Mas já era meu nono dia na região (contando a ida e volta a MP). Por fim, não deixe de ir a Ollantaytambo. Além dos sítios arqueológicos, a cidade é linda, toda de pedra, com edifícios incas ainda habitados, um sistema de captação de água de degelo, é incrível! Eu já vi muitos videos no Youtube de pessoas subindo essas duas montanhas, tanto a Rainbow quanto a Humantay, de fato estão ofegantes mas dependendo, muito menos que outros, acho que depende dos dias. Há muitas recomendações e as vezes fico em dúvida do que é melhor, fazer passeios "escadinhas" de altitude ou se aclimatar mais tempo seguido? De um lado, dizem que passar um dia alto e dormir baixo ajuda muito (é uma técnica de alpinista) mas dois dias já é muito? Questões, questões e mais questões, acho que vou ter que comprar uma ideia e ir fundo nela, vendo o que acontece; Na minha mais recente modificação, iria pra MP logo de cara. Chegaria em Cusco pela manha, compraria o necessario e visitaria algumas agencias, logo depois iria pra Ollantaytambo no começo da tarde, ficaria por lá a noite e dia seguinte já estaria fazendo a trip de MP, retornando a Cusco, ficando um dia lá e indo pra Arequipa pra um bate e volta cansativo que não sei se vale a pena, mas não tenho muita ideia de quantos dias precisaria em Cusco, atualmente temos dois exclusivos pra ele, conhecer a cidade em si e os locais sagrados um pouco mais distantes, tirando a aclimatação que tem outro dia adicional; Não sei, tenho uma planilha cheia de variações e não sei qual escolher, quero conhecer Ollantaytambo pois parece uma cidade bacana, pequena mas muito bonita, em Arequipa tem um passeio as Salinas (4.2m) de meio dia que não sei se ajuda no processo, que roteiro insano! Editado Dezembro 6, 2023 por adrianomask Correção de erros Citar
Membros JanaCometti Postado Dezembro 6, 2023 Membros Postado Dezembro 6, 2023 43 minutos atrás, adrianomask disse: Eu já vi muitos videos no Youtube de pessoas subindo essas duas montanhas, tanto a Rainbow quanto a Humantay, de fato estão ofegantes mas dependendo, muito menos que outros, acho que depende dos dias. Há muitas recomendações e as vezes fico em dúvida do que é melhor, fazer passeios "escadinhas" de altitude ou se aclimatar mais tempo seguido? De um lado, dizem que passar um dia alto e dormir baixo ajuda muito (é uma técnica de alpinista) mas dois dias já é muito? Questões, questões e mais questões, acho que vou ter que comprar uma ideia e ir fundo nela, vendo o que acontece; Na minha mais recente modificação, iria pra MP logo de cara. Chegaria em Cusco pela manha, compraria o necessario e visitaria algumas agencias, logo depois iria pra Ollantaytambo no começo da tarde, ficaria por lá a noite e dia seguinte já estaria fazendo a trip de MP, retornando a Cusco, ficando um dia lá e indo pra Arequipa pra um bate e volta cansativo que não sei se vale a pena, mas não tenho muita ideia de quantos dias precisaria em Cusco, atualmente temos dois exclusivos pra ele, conhecer a cidade em si e os locais sagrados um pouco mais distantes, tirando a aclimatação que tem outro dia adicional; Não sei, tenho uma planilha cheia de variações e não sei qual escolher, quero conhecer Ollantaytambo pois parece uma cidade bacana, pequena mas muito bonita, em Arequipa tem um passeio as Salinas (4.2m) de meio dia que não sei se ajuda no processo, que roteiro insano! Eu não faria bate e volta a Arequipa, ficaria lá uns dois dias inteiros...TB da pra ir.depois de Cusco, os.roteiros q vejo a maioria faz isso. Dois dias inteiros são suficientes só para Cusco. Podem ser os dois primeiros. Nos outros vc faz passeios ao Valle Sagrado. Eu só não recomendo fazer duas trilhas dois dias seguidos, acho cansativo, não só pelas trilhas em si, mas pq a dinâmica dos passeios é cansativa, saem muito cedo da cidade, muitas horas de estrada. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.