Membros Qudrosraf Postado Novembro 17, 2023 Membros Postado Novembro 17, 2023 Oi gente! Estou com um caso mto específico. Já tenho acompanhamento com uma assessoria direito da Lituania. Porém, ao receber a certidão de nascimento do meu avô (filho da Lituana), vi que o sobrenome dela está completamente errado. O nome da minha Bisa: Emilia Guseviciute O nome dela da certidão do filho (meu avô) e na do meu pai (como neto): Emilia Izabel. Ela teve 5 filhos, todos os outros 4, possuem erros basicos, como “Guzebitos, Guzeviçaite”.. coisas que passariam. Mas Izabel, é dificil associar a Guseviciute. Tenho a certidão de casamento da minha Bisa, 1928: Emilia Guzeviçaite (erro que passaria). o que acho estranho é, meu avô nasceu em 1932, ela ja possuia uma certidão de casamento (mesmo que com erro basico no sobrenome) e mesmo assim, registraram ela com um sobrenome completamente diferente. Finalizando: o Cartório pede a certidão de nascimento dela, apostilada e traduzida juramentada para que possa fazer a retificação. Consegui a certidão na Lituania, ja esta apostilada e a caminho do br, porém, só existe 1 tradutora juramentada no Br e ela deixou claro que não possui mais agenda. O que posso fazer nesse caso? Sei que o processo por Juiz demora muito mais. Existiria alguma possibilidade de utilizar Certidão de Casamento, Obíto.. talvez ate mesmo juntar todas as certidões dos outros filhos, com erros mais aceitaveis.. Na certidão de obito dela aparece o nome do meu avô, e dos outros filhos. Citar
Membros Qudrosraf Postado Novembro 17, 2023 Autor Membros Postado Novembro 17, 2023 (editado) 1 hora atrás, Qudrosraf disse: Oi gente! Estou com um caso mto específico. Já tenho acompanhamento com uma assessoria direito da Lituania. Porém, ao receber a certidão de nascimento do meu avô (filho da Lituana), vi que o sobrenome dela está completamente errado. O nome da minha Bisa: Emilia Guseviciute O nome dela da certidão do filho (meu avô) e na do meu pai (como neto): Emilia Izabel. Ela teve 5 filhos, todos os outros 4, possuem erros basicos, como “Guzebitos, Guzeviçaite”.. coisas que passariam. Mas Izabel, é dificil associar a Guseviciute. Tenho a certidão de casamento da minha Bisa, 1928: Emilia Guzeviçaite (erro que passaria). o que acho estranho é, meu avô nasceu em 1932, ela ja possuia uma certidão de casamento (mesmo que com erro basico no sobrenome) e mesmo assim, registraram ela com um sobrenome completamente diferente. Finalizando: o Cartório pede a certidão de nascimento dela, apostilada e traduzida juramentada para que possa fazer a retificação. Consegui a certidão na Lituania, ja esta apostilada e a caminho do br, porém, só existe 1 tradutora juramentada no Br e ela deixou claro que não possui mais agenda. O que posso fazer nesse caso? Sei que o processo por Juiz demora muito mais. Existiria alguma possibilidade de utilizar Certidão de Casamento, Obíto.. talvez ate mesmo juntar todas as certidões dos outros filhos, com erros mais aceitaveis.. Na certidão de obito dela aparece o nome do meu avô, e dos outros filhos. @Davi Leichsenring @leocaetano Editado Novembro 17, 2023 por Qudrosraf Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Novembro 17, 2023 Colaboradores Postado Novembro 17, 2023 3 horas atrás, Qudrosraf disse: O que posso fazer nesse caso? Sei que o processo por Juiz demora muito mais. O que já deveria ter feito. Procurar um advogado e resolver o problema na justiça. Infelizmente é isso mesmo, demora. Eu levei 8 anos para obter a minha cidadania italiana por conta de probleminhas desse tipo e claro, devido o "jeito brazil" dos italianos. Se a Lituânia for crica como os italianos, acredite, não tem outra possibilidade senão arrumar toda a zona. Infelizmente quando nossos antepassados chegaram no Brasil, os brasileiros da imigração mal sabiam o português e quem chegava não sabia nada além de suas línguas nativas. Assim, esse tipo de coisa é mais do que comum. Boa sorte. Citar
Membros Solução Davi Leichsenring Postado Novembro 17, 2023 Membros Solução Postado Novembro 17, 2023 Certidão de nascimento é o documento que origina o nome da pessoa, então toda retificação deve ser feita exclusivamente com ela. Eu também tive que contratar advogado para retificar uns documentos para minha cidadania, não tem muito o que fazer. Citar
Membros Qudrosraf Postado Novembro 17, 2023 Autor Membros Postado Novembro 17, 2023 3 horas atrás, Davi Leichsenring disse: Certidão de nascimento é o documento que origina o nome da pessoa, então toda retificação deve ser feita exclusivamente com ela. Eu também tive que contratar advogado para retificar uns documentos para minha cidadania, não tem muito o que fazer. Graçaaaas a deus, a tradutora me confirmou agora que vai traduzir!! Vc fez por cartorio mesmo? mas no caso ela era casada ja quando meu avô nasceu, pra mim faria sentido usar a de casamento, mas, agora eu aceito qualquer uma hahaha Citar
Membros Qudrosraf Postado Novembro 17, 2023 Autor Membros Postado Novembro 17, 2023 4 horas atrás, pmichelazzo disse: O que já deveria ter feito. Procurar um advogado e resolver o problema na justiça. Infelizmente é isso mesmo, demora. Eu levei 8 anos para obter a minha cidadania italiana por conta de probleminhas desse tipo e claro, devido o "jeito brazil" dos italianos. Se a Lituânia for crica como os italianos, acredite, não tem outra possibilidade senão arrumar toda a zona. Infelizmente quando nossos antepassados chegaram no Brasil, os brasileiros da imigração mal sabiam o português e quem chegava não sabia nada além de suas línguas nativas. Assim, esse tipo de coisa é mais do que comum. Boa sorte. Sem contar que pelo que li, eles chegavam com o passaporte, e ficou retido ate 1940 (quando criaram o RNE). Ou to falando merda? Kk Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Novembro 17, 2023 Colaboradores Postado Novembro 17, 2023 8 minutos atrás, Qudrosraf disse: Sem contar que pelo que li, eles chegavam com o passaporte, e ficou retido ate 1940 (quando criaram o RNE). Ou to falando merda? Kk Possível. O país era muito diferente na década de 40, para melhor ou pior. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Novembro 17, 2023 Membros Postado Novembro 17, 2023 Mas o registro de casamento é posterior ao de nascimento, jamais poderá ser usado como base para retificação. Retifiquei com juiz, tive que contratar advogado e tals. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.