Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

@guilhermenavarroDaniel ainda é guia?Conheço ele como guia, levou-me a praticamente todos os lugares que você foi e mais alguns, mas no Mosquito não tinha corrimão, puseram depois, pois a trilha era pesada.Como está o morro do Pai Inácio após as queimadas que ocorreram lá que vi na TV?

• Membros
Postado

Eu visitei a chapada diamantina em setembro de 2022, 10 anos após minha primeira ida. Sempre gostei de á, e acho um dos locais mais bonitos do Brasil para se fazer trilha. O vale do Pati, para quem gosta de trilhas, é imperdível. Mas me revolta a forma como os turistas são tratados (o Pati também não tem nenhuma placa indicativa. Fazer trilha lá sem guia é até perigoso, na minha opinião, se vc não tem costume de "navegar" usando gps. Mas não precisava ser). Não tem uma placa de sinalização nas estadas para orientar os turistas. Vc está ao lado do Pai Inácio e nem uma plaquinha te indica onde entrar. Falo do Pai Inácio porque chegar lá é bem fácil. Alguns locais tem aceso mais complicado e vc tem que se fiar no google maps. Não tem uma placa indicando onde entrar se vc quer ir à pratinha ou demais lugares. E eu já passei uns bons apertos com o google maps, sendo levado a locais que não tem nada a ver com o que eu queria ir. Isso tudo só para te obrigar a contratar guia.

Outro exemplo: para se ir na cachoeira do buracão é obrigatório o acompanhamento de guia (R$ 150,00). No dia que fui eu peguei um guia muito bom que acrescentou ao passeio. Mas já peguei outros guias que são verdadeiras "malas sem alça" que atrapalham seu passeio. E não há nenhum necessidade de guia para se ir ao buracão. O caminho é extremamente fácil. E mais: o guia tem que ser de Ibicoara. Se vc estiver com guia de Lençóis, tem que contratar outro (a não ser que ele seja licenciado em Ibicoara também).

Eu fui ao serrano 01 semana antes de começarem a cobrar taxas (eu acho que, se vc cobra taxa, vc tem que oferecer algo, montar uma estrutura. Afinal de contas, a natureza é de todo brasileiro, não propriedade da prefeitura. Duvido que eles fizeram isso lá). Visitei todos os locais, inclusive o poço de areias coloridas, que hoje tem obrigação de guia (quando começaram a cobrança quiseram tabelar o serviço do guia a R$ 200,00). Tudo tranquilo de se fazer. 

Salvo casos especiais, acredito que guia deveria ser um serviço oferecido ao turista, não imposto a ele. Quando eu fui passear no cânion do Itaimbezinho, em Praia Grande (SC) fui com guia. O guia era tão bom que um turista que estava lá sem guia pediu  contato do cara para contratar ele para os passeios que ele iria fazer nos dias seguintes.

Quem já foi em El Chaltén na Argentina, sabe do que estou falando. As trilhas são tão bem sinalizadas que vc só se perde se tiver vontade. Dá para fazer sozinho, com total segurança, sem pagar nada. Mas no Brasil...

Explore o turismo, não turista!!! Assim que deveria ser feito.

Bem, fica aqui meu desabafo. Peço desculpas com antecedência se ofendi alguém.

• Amei! 1
  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado
Em 01/11/2023 em 14:06, D FABIANO disse:

@guilhermenavarroDaniel ainda é guia?Conheço ele como guia, levou-me a praticamente todos os lugares que você foi e mais alguns, mas no Mosquito não tinha corrimão, puseram depois, pois a trilha era pesada.Como está o morro do Pai Inácio após as queimadas que ocorreram lá que vi na TV?

Não sei se ele atua, pessoalmente, como guia. O Morro do Pai Inácio não apresentava vestígios de queimadas...

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Em 24/01/2024 em 19:59, Ludmila Rodrigues disse:

Melhor relato que vi por aqui. Muito obrigada. Mas deve ser um passeio caro ne ...

Olá, Ludmila. Obrigado!

Creio que comparado a outros destinos, não se trata de local particularmente caro não...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...