Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera,

To na Bolívia e queria saber se alguém já passou 1 e 2 de novembro aqui, no día de todos santos e día de los difuntos.

Queria sair a um pueblito, alguém tem dicas de pra onde poderia ir? Pelo departamento de Cochabamba

Graciass y se alguém quiser se juntar a pueblear bora! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Buenas, 

Conto o que fiz pra deixar o relato. Não fui a nenhum lugar específico, mas algumas amigas bolivianas me convidaram pra sair ver as mesas pros mortos e rezar. Me fui.

Aqui se faz o mast'aku, que são mesas de oferendas pros mortos. São maiores no primeiro ano de morte e seguem menores pelos próximos três anos, como que pra acostumar o defunto a que ele se foi, e depois se segue fazendo pela lembrança de todos os mortos da família (incluindo os animais, vi várias mesas com fotos de gatinhos). A moral é que, no ano que a pessoa morre, a mesa é uma oferenda pra que ele se vá e leve as coisas que mais gosta de comer, e depois nos outros anos é um convite pra que baixe e aproveite o dia com sua família que segue viva.

Saímos pelas ruas de alguns bairros, e as casas que tem um laço preto na porta e estão abertas é um convite pra que quem quiser entre pra rezar pelos mortos. Aí tu entra, reza na frente da mesa 3 pai nosso, 3 ave maria e 3 glória pedindo que o morto se vá bem, e em troca te dão uma sacola com pãezinhos e coisas assim, também um refresco que pode ser chicha, suco, refri. 

É engraçadinho ver as crianças com umas sacolas imensas cheias de pães e docinhos, e também as senhorinhas que quase não conseguem carregar as sacolas com tanta coisa. Foi bem intenso pra mim sentir todo esse rito, mesmo que várias pessoas só vão rezar pra ganhar as massinhas é uma troca que se faz, tu reza pelo bem do morto pra que ele ganhe boas energias pra fazer sua travessia.

Foi uma imersão cultural muito tri, e foi muito lindo ver que não preciso ir a pueblitos pra sentir a cultura boliviana, ela tá aqui latente em toda Cochabamba, mesmo que se estejam perdendo as tradições com o passar dos anos como meus amigos me disseram. As coisas estão diminuindo, mas seguem acontecendo e isso é muito lindo.

O cronograma dos dias 1 e 2 é: no dia 1/11, ao meio dia, todas as mesas tem que estar prontas porque é o horário que os mortos descem pra visitar seus familiares. Nessa hora se reza, se canta, se faz esse rito em memória aos teus defuntos. Aí durante todo o dia acontecem as visitas, tem gente que visita só seus familiares e amigos e outros que vão em casa de desconhecidos pra rezar pra todos. No dia 2/11 é no cemitério. Não fui, mas me disseram que igual ao meio dia as mesas tem que estar prontas porque os mortos passam 24h com os vivos, e nesse horário é quando voltam pra onde quer que estejam passando seus dias. Me disseram que também se pode rezar no cemitério e ganhar comidas, e que também se pode rezar por algo que tá na mesa por exemplo tu troca tua oração por um pão ou uma fruta específica que tá ali oferecida pro defunto. 

Aí umas fotos das mesas, a primeira na universidade pelos professores mortos na pandemia e as outras duas em casas de desconhecidos que entrei pra rezar. A última são as crianças com as sacolas cheias de pães.

Assim passei o dia de todos santos em Cochabamba

image.png.5ebdaece4a7feca2709517f6bf18ad9c.pngimage.png.eefd99c3d63c694e4e94d855ccc713f6.pngimage.png.914fcf14efd77fa62665c5febd4ccf99.pngimage.png.12ea94dbaa5ddb2bd5d0fa243095ac53.png

Editado por miranlauberf
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...