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Conheço isso demais,morava em Santiago,ia por terra para conhecer mesmo até terem tentado me extorquir na fronteira de Pedro Juan e nessa de Encarnación.Tenho ódio de ouvir o nome desse lugar,pelo tanto que me fizeram lá.Mas,o que interessa.Voce sabia que muitas das "ruinas",na verdade são reconstruções.arecem originais,mas segundo fui informado na época,apenas a de San Inácio em Missiones,Argentina que não é reconstruida?

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21 horas atrás, D FABIANO disse:

Conheço isso demais,morava em Santiago,ia por terra para conhecer mesmo até terem tentado me extorquir na fronteira de Pedro Juan e nessa de Encarnación.Tenho ódio de ouvir o nome desse lugar,pelo tanto que me fizeram lá.Mas,o que interessa.Voce sabia que muitas das "ruinas",na verdade são reconstruções.arecem originais,mas segundo fui informado na época,apenas a de San Inácio em Missiones,Argentina que não é reconstruida?

Acredito que sua experiência de ter que atravessar constantemente a fronteira com o seu carro, passando por policiais corruptos, como também existem no Brasil, prejudica sua forma de avaliar. E sobre a ruína, isso que você falou não deprecia em nada. A Europa é quase toda reconstruída e mesmo assim tem importante valor histórico em suas "ruínas". A minha impressão foi de turista que encontrou belas paisagens e foi muito bem tratada em todos os lugares. 

Lamento pelo seu relato. 

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Belo Roteiro, fiz parecido ha alguns anos atras partindo de Puerto Iguazu sozinho de bus.

Pessoal tem muito preconceito com o Paraguai, mas tambem tem atracoes interessantes

 

Editado por joao alexandre
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@dwilleVoce se engana:Entrei por Pedro Juan duas vezes para pegar onibus a Asunción lá.Logo,que me deparei com a pobreza do país foi um choque.Conheci Asunción,não gostei nem um pouco devido a pobreza mesmo e sai por Clorinda.Tudo bem.Fiquei 1 ano longe,pois voltei pela Argentina.No ano seguinte repeti o caminho do ano anterior.Qual não foi a minha surpresa ao chegar a fronteira e ter informação que não teria saido do pais,ou seja,devo ter virado fantasma e estava de novo querendo entrar.Foi o que disse e a mulher da fronteira liberou.Dessa vez havia entrado com identidade,não usava o passaporte ainda por aqui.Fui a Asunción pela 2 vez e sumiu meu passaporte em um quarto de 4 estrelas.Pensei na hora,Pedro Juan e Asunción nunca mais.Eles deram a desculpa que passaporte brasileiro em branco era valioso no mercado negro.

Outra vez,ai sim de carro com um amigo coronelda policia argentina entramos para conhecer essas ruinas de Trinidad e voltariamos depois para Posadas,pois já tinha nojo a paraguayo que discriminam os brasileiros entre eles.Não sei se fala espanhol para entender.Eu falo muito bem e,na época vivia em Chile,então já viu,entendia as conversinhas de pé de ouvido,os sorrisinhos debochados,entre outros.A razão é a Guerra do Paraguay,para nós,ou da Triplice Aliança para eles.Dizem que vivem na miséria porque foram destruidos por Caxias e suas tropas há mais de cem anos.Voltando a Encarnación,entramos e estavamos a caminho das ruinas,quando fomos parados por guardinhas que inventaram de fazer uma revista no carro.Meu amigo ficou nervoso,disse um monte a eles,se apresentou como coronel,disse que queria ver o comandante e foi um problema.Eu,decidi,Paraguay?Nunca mais.

Editado por D FABIANO
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3 horas atrás, D FABIANO disse:

... Entrei por Pedro Juan duas vezes para pegar onibus a Asunción ... Conheci Asunción,não gostei nem um pouco ...

... Eu,decidi,Paraguay?Nunca mais.

Muito suspeito seu relato... Pedro Juan não faz sentido algum como caminho a ser repetido para Santiago, ainda para quem detestou o local e seu povo no ano anterior.

 

3 horas atrás, D FABIANO disse:

... pois já tinha nojo a paraguayo que discriminam os brasileiros entre eles. Não sei se fala espanhol para entender.Eu falo muito bem e,na época vivia em Chile,então já viu,entendia as conversinhas de pé de ouvido ...

Maioria dos paraguaios conversam entre si em Guarani. Quando querem não entendemos uma palavra! 

 

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Em 17/10/2023 em 16:35, dwille disse:

... E assim foi minha aventura no Paraguai. ...

Bem interessante seu relato. Fico feliz por ter compartilhado.

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@renata83Está me chamando de mentiroso?Então sou mentiroso há tempos, pois sempre contei essa história desde a época, e tem mais de 15 anos.

Sim Pedro Juan,pois antes eu ia ao MS.Tenh9 muita amizade entre os fazendeiros de lá e contei aqui também nos tópicos antigos. 

Hoje em dia, nem lembro disso, pois meus amigos do MS ficaram velhos demais ou muitos morreram(em sua maioria eram de 3 idade)e não vou lá desde 2017.

Nessa época eu só andava por aqui. Era um menino rico cheio dos sonhos,nem sabia que isso aqui existia, só pensava na vida boa que o dinheiro dá.Até o dia que inventei de ir a La Paz e a história também já contei várias vezes.Aquele que estudava para,no mínimo ser juiz, se viu deficiente para sempre. 

Sei o que os paraguayos falam e desejo que eles se danem.

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Em 18/10/2023 em 23:45, D FABIANO disse:

@renata83Está me chamando de mentiroso?Então sou mentiroso há tempos, pois sempre contei essa história desde a época, e tem mais de 15 anos.

Sim Pedro Juan,pois antes eu ia ao MS.Tenh9 muita amizade entre os fazendeiros de lá e contei aqui também nos tópicos antigos. 

Hoje em dia, nem lembro disso, pois meus amigos do MS ficaram velhos demais ou muitos morreram(em sua maioria eram de 3 idade)e não vou lá desde 2017.

Nessa época eu só andava por aqui. Era um menino rico cheio dos sonhos,nem sabia que isso aqui existia, só pensava na vida boa que o dinheiro dá.Até o dia que inventei de ir a La Paz e a história também já contei várias vezes.Aquele que estudava para,no mínimo ser juiz, se viu deficiente para sempre. 

Sei o que os paraguayos falam e desejo que eles se danem.

Me desculpe, não dá pra levar a sério o que você diz, independente de ser verdade ou não. É muita xenofobia. 

Eu falo, sim espanhol.

Como disse no meu relato, recebi carona de uma paraguaia que me levou jantar com suas amigas. Me acolheram, falaram o quanto gostam do Brasil. Me trataram super bem e nos falamos pelas redes sociais. 

E em todos os lugares por onde passei e com as pessoas que cruzei, fui bem tratada. 

Os paraguaios odiarem a gente pela Guerra do Paraguai é igual a gente odiar os portugueses por eles terem "levado" o nosso ouro.... francamente!

Você com seu ódio e nojo a que se referiu aos paraguaios, fica de butuca por aqui só pra michar os relatos dos outros. Cada um atrai aquilo que emana. Sai pra lá!

Editado por dwille
erro ortográfico
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Em 17/10/2023 em 17:35, dwille disse:

Encarnación - 28/08/2023

1ª dia

A ideia de conhecer o Paraguai surgiu da pergunta: Por onde retornar ao Brasil, depois da Argentina, já que não comprei aéreo de Buenos Aires e entrei na Argentina pelo Rio Grande do Sul (moro em Curitiba). Para retornar, considerei Puerto Iguazu, porém, decidi estender a viagem e conhecer o Paraguai, país limite com o estado que eu vivo e que quase ninguém o visita e comenta o que viu por lá. A partir daí, tracei meu roteiro, entrando no Paraguai a partir da cidade de Posadas, na Argentina. Em Posadas você pode atravessar para o Paraguai pela ponte (de carro, ônibus) ou do jeito que eu escolhi, de trem. Na estação de trem, você faz a saída migratória da Argentina e já acessa a plataforma do trem. Confesso que não lembro o valor que paguei na passagem, ainda mais com a loucura do câmbio argentino no momento, mas é muito barato. A travessia dura em média 10 minutos ou menos. Ao descer do trem você já faz a entrada migratória no Paraguai. Foi tudo muito rápido e simples. Dizem que de carro ou ônibus, você pode levar até 2 horas para fazer a travessia.

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Já no lado Paraguaio, na cidade de Encarnación, peguei um táxi e me dirigi ao hotel que reservei via Booking. Achei as opções de hospedagem acessíveis, se considerar a hotelaria brasileira Paguei o táxi com alguns pesos argentinos que me restavam. É possível também pagar com reais ou dólar. Depois de utilizar o táxi, me liguei que poderia usar o Uber, que sairia bem mais em conta.

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Encarnación tem cara de cidade do interior, que de fato ela é. Os próprios moradores a consideram bem segura e eu também achei. Tem muito gringo na cidade. Depois fiquei sabendo que existem muitos alemães que se aposentaram e foram viver no Paraguai. 

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Encarnación tem uma Costanera belíssima e com boa estrutura. Ela é banhada pelo Rio Paraná e a margem é tão larga que você esquece que é um rio e pensa que está na praia. De fato, a cidade tem praia, praia fluvial, mas tá valendo.Também possui um sambódromo e me disseram que o Carnaval é muito animado. 

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Como estive em Agosto deste ano, a água estava um pouco gelada, ainda mais que havia feito um frio incomum uns dias antes. Mesmo assim, minha filha, que viajou comigo, aproveitou pra brincar na água. 

 

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A cidade possui bons restaurantes e redes conhecidas do mundo todo, como Mac Donalds, Burguer King, Pizza Hut.

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Neste nosso primeiro dia, aproveitamos para conhecer a Costanera, o shopping (para almoçar), fomos ao centro de informações aos visitantes tentar entender como visitar as missões jesuíticas, e, para assistir ao pôr do sol, escolhemos a Playa San Jose. Foi um pôr do sol lindíssimo. Aliás, todo pôr do sol paraguaio que vivenciamos nesta viagem foi de cair o queixo. 

 

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Bate e volta em Trinidad - 28/08/2023

2ª dia

No segundo dia, descansamos muito, porque estávamos acumulando quase 20 dias de viagem, e quase toda por via terrestre. Havia pesquisado anteriormente sobre Trinidad e suas missões jesuíticas e a ideia era ter ido cedo, mas como disse estávamos muito cansadas. No fim foi bom, porque novamente presenciamos um pôr do sol deslumbrante no Paraguai.

Para fazer o bate e volta em Trinidad, fomos até a rodoviária e pegamos um ônibus da empresa El Tigre. Não sei dizer se outras empresas fazem o mesmo trajeto. É necessário avisar o cobrador onde você vai descer, porque a parada final é em Cidade del Leste. A distância de Encarnación até Trinidad é de aproximadamente 30 Km. O valor, confesso que não lembro, mas era algo em torno de 20 reais o trecho. No ônibus tem gente vendendo de tudo, comida, perfume. Uma loucura. 

O ônibus te deixa no portal da cidade de Trinidad, e a partir dali existem placas indicando o caminho até as ruínas. Não tem como se perder. A cidade é bem pequena, porém tem um vibe muito gostosa, achei bem agradável. Já nas ruínas, você compra o ingresso (não lembro o preço, sorry, porém muito barato), paguei em Guarani, mas tinha a possibilidade de pagar com cartão. Logo no inicio você assiste a um filme explicativo e depois pode explorar as ruínas a vontade. 

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Confesso que a ideia de catequizar indígenas não me agrada, entretanto, entendendo o contexto da época, onde os povos originários estavam sendo escravizados e mortos, foi uma alternativa interessante. O modo de vida era bastante utópico e funcionou por um tempo, até os jesuítas serem expulsos. 

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Achei o local muito bem cuidado e conservado e bastante integrado a comunidade. Haviam crianças jogando bola em um campinho anexo ao complexo e faz parte de um projeto com o dinheiro arrecado a partir do turismo. Bem bacana. 

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Para voltar à Encarnación é necessário retornar ao portal da cidade e esperar o ônibus do outro lado. Quando chegamos no ponto estava noite e fiquei com medo de demorar até podermos embarcar. As informações sobre os horários diziam que era de hora em hora, porém de noite, fica mais escasso. Enfim, não demorou nem 10 minutos e um moça parou o carro e nos ofereceu carona. Ela estava sozinha e por isso aceitei. Mais uma prova que Encarnación é muito segura. A motorista nos contou que tinha uma filha da mesma idade que a minha. Combinamos de mais tarde jantar. Trocamos redes sociais e nos falamos até hoje. 

Encarnación - Assunção

3º dia

Dia de viajar para Assunção. 

Compramos passagem de ônibus leito e era realmente confortável. Porém, nas paradas, subiam pessoas vendendo comida, como as famosas Chipas. Após 6 horas chegamos na capital paraguaia. O percurso é muito bonito, pois o Paraguai é muito verde. Você vai vendo as fazendas, as plantações. 

Quando chegamos, confesso que me choquei um pouco com a vibe caótica da cidade. O trânsito é meio devagar. Entretanto, o bairro da nossa hospedagem era maravilhoso (Las Lomas). Muito tranquilo, casas bonitas, bons serviços. A ideia era chegar e explorar um pouco o centro, mas descobrimos que estávamos hospedadas bem longe. Deixamos pro dia seguinte. O detalhe é que reservei só um dia pra Assunção, acho que já não estava racionando direito a respeito da logística, depois de tantas cidades, hospedagens, transportes. Não dá pra conhecer Assunção em um dia só. O que valeu muito foi a hospedagem. Bem confortável, com piscina. Descansamos, curtimos. 

Assunção

4º dia

Foi uma manhã alucinada para conhecer os principais pontos turísticos de Assunção. Pegamos um uber que levou 50 minutos até o centro e felizmente tudo é muito pertinho. Passamos voando pela Costanera, desta vez banhada pelo Rio Paraguai.

Assunção tem os problemas das cidades grandes: trânsito, favelas. Quando chegamos ao centro, estava acontecendo uma manifestação, o que dificultava um pouco andar por lá. De qualquer forma, queria ter explorado mais. Não posso dizer que conheço Assunção o suficiente para opinar sobre a cidade. Antes de ir embora, passamos pelo Lido Bar, bar super tradicional, e compramos comidas típicas para o almoço e para levar na viagem até Foz do Iguaçu. O que provei de mais diferente foi a Chipaguaçu. Achei que se tratava de uma chipa, mas na verdade é como se fosse um bolo de milho muito úmido e com bastante queijo. Amei!

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E assim foi minha aventura no Paraguai. País bonito, barato e com povo acolhedor. Super recomendo. !

Que relato maravilhoso, mudou as impressões que tinha do Paraguai, não sabia que tinha tanta coisa linda. Gratidão por compartilhar 😍

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