Membros RUI F.COSTA Postado Abril 30, 2011 Membros Postado Abril 30, 2011 (editado) Olá! Em julho de 2010 eu estava desempregado e desanimado e com vontade de sair pelo mundo. Eu ainda tinha uma grana guardada e pensei em fazer um mochilão pra esfriar a cabeça. Queria uma viagem sem agência, sozinho e sem destino. Pensei em fazer uma viagem de trem, mas isso é quase impossível no Brasil. Na internet descobri um que partia de Belo Horizonte e ía até Vitória (o trem da Vale). Meu pai é caminhoneiro e ele tinha uma viagem pro ES e iria passar por Belo Horizonte. Peguei uma carona até lá. Saímos no domingo de Pirajuí-SP (onde moro) e tocamos até Divinópolis-MG, onde dormimos. Logo cedo partimos até Belo Horizonte, onde eu fiquei e ele partiu. Peguei um circular pra rodoviária e lá me informei sobre pontos turísticos, locomoção e endereços (estação ferroviária, hostel, etc) Andei um pouco pelo centro e fui pro hostel onde ira dormir (hostel Chalé Mineiro - $20,00). Chegando lá, tomei um banho, dormi um pouco e voltei pra cidade. Fui na estação comprar a passagem de trem pra Vitória ($50,00 na classe econômica), andei mais um pouco no centro, conheci o mercado municipal, praças e avenidas. Fui pro hostel, comi um lanche numa padaria e fui dormir. Acordei bem cedo, tomei um café na estação e parti às 7h30 de Belo Horizonte rumo a Vitória. Foram 13 horas de viagem, com paisagens belíssimas do Rio Doce e montanhas de pedras. Dentro do trem andava sem parar de um vagão a outro. Conheci muitas pessoas que entravam e saíam em cada estação (poucas pessoas vão de Belo Horizonte à Vitória). Almocei no vagão restaurante um pf com suco ($8,00) e tomei uns cafezinhos e comi umas paçocas quando o vendedor passava pelos corredores do trem. Uma senhora sentada próximo de mim ficou com pena de eu estar vindo de tão longe sozinho e me oferecia algo pra comer toda vez que ela comia. Achei engraçado a sua gentileza. Depois de muitas curvas e paisagens, paradas, e pessoas, o trem chegou em Cariacica, grande Vitória às 20h30. Na estação e sem rumo certo, busquei informações sobre como chegaria até a rodoviária. Um taxista me indicou qual o circular que me levaria até lá. Cheguei e fui procurar um posto de informações turísticas. A moça me indicou dois hotéis (em Vitória não tem Hostel), mas eu achei meio caro ($80,00) e fui buscar informações sobre algo mais barato com os taxistas. Um deles me indicou um atrás de um indicado pela moça por $40,00. Peguei um circular e fui até lá. O hotel ficava ao lado do palácio do governador, no centro de Vitória. Não era um hotel bom, claro, mas limpo e seguro. Tomei banho e "apaguei" de tanto sono. Acordei cedo, tomei um café bem reforçado, peguei minha mochila e fui embora. Conheci o centro velho a pé. Visitei o palácio do governador e algumas igrejas e ruas antigas. Depois fui almoçar. Andei de circular pela orla da praia e conhei o shopping da cidade. De tarde fui pra rodoviária comprar passagem pra Belo Horizonte. Chegando lá vi uma promoção de passagens pro Rio de Janeiro. Eu fiquei pensando e resolvi prolongar a viagem sem destino... Lembrei que eu tinha um folheto com o telefone de todos os hostel do país. Liguei pra um de Copacabana e reservei uma diária. Comprei a passagem e parti às 21h30. A viagem foi tranquila e a chegada foi às 5h. Acordei bem na hora que ônibus tava passando pela ponte Rio-Niterói. Na hora pensei: "o que eu tô fazendo aqui?". Na rodoviária fiquei meio perdido sem saber pra onde ir. Procurei a agência de ônibus que ia pra minha cidade, mas estava fechada. Fiquei esperando ela abrir e nesse tempo conheci uma moça. Contei minha aventura e ela achou um máximo e me deu umas dicas sobre como andar no Rio (pegar ônibus, metrô etc). Eu disse que gostaria de conhecer o centro e algumas praias e ela me ensinou. Comprei a pasagem pra no dia seguinte às 19h30 e fui de circular até a Av Rio Branco, centrão do Rio. A emoção foi a mesma de quando conheci a Av Paulista pela 1ª vez!! Andei por ela até a Cinelândia e lá visitei alguns pontos turísticos: Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Paço Imperial, Cinema Odeon, Palácio Tiradentes, Museu da Marinha, Centro Cultural da Justiça Federal e algumas praças. O Teatro Municipal estava em reforma, mas eu o apreciei por fora. Andei no bonde dos Arcos da Lapa e fui até o bairro boêmio de Santa Tereza. Queria ter conhecido mais coisas, mas estava anoitecendo e eu precisava ir pro hostel em Copacabana. Peguei um circular e desci na rua indicada pelo recepcionista quando eu liguei para fazer a reserva. Ao chegar, ganhei uma cerveja e não soube o motivo (hostel é um lugar bem descontraído). Fui tomar banho e arrumar minhas coisas. Conheci um companheiro de quarto que por sinal era paulista também e fomos comer algo, pois estava com muita fome. Conheci a orla de Copacabana toda, pois é pequena (achava que fosse bem maior) e fui dormir. Acordei cedo, tomei um café reforçado e fui bater perna. Conheci o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico. Não fui no Cristo, pois o tempo não estava bom e o pessoal disse que não vale a pena pagar caro pra não ver nada. Esse passeio ficou pra próxima!! Depois do almoçar numa padaria e comer umas porcarias de supermercado, fui andar na praia de Ipanema e Arpoador, onde subi nas pedras e apreciei a paisagem tomando uma cerveja, mas o tempo fechou e tive que pegar um circular pra rodoviária. Era por volta das 16h e lá esperei o meu ônibus pra Bauru. Caiu um temporal e demorei muito pra sair da cidade por conta do trânsito lento. Mas a viagem foi tranquila e cheguei em Bauru às 8h. Liguei pra uma tia e fui almoçar com ela, onde contei minha aventura. De tarde tomei um outro ônibus pra minha cidade, onde cheguei às 18h. Foi o meu primeiro mochilão, sem dúvida inesquecível e o primeiro de muitos outros. Editado Agosto 17, 2011 por Visitante Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Agosto 15, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 15, 2011 Muito bacana sua aventura!!! qdo nos lançamos na aventura são muitos os perigos, mas a gente descobre que também tem muita gente boa nesse mundo, muita gente solidária... a senhorinha que te oferecia os lanches que ela comia... comovente...!!!!! qdo estive em Vitória no ano passado fiquei doida pra esticar a viagem até o RJ (que não conheço) mas infelizmente, tinha o trampo logo depois do feríado, então não dava... Mas já que vc tinha dias livres, aproveitou bem!!! Parabéns!!!! Citar
Membros RUI F.COSTA Postado Agosto 17, 2011 Autor Membros Postado Agosto 17, 2011 Oi!!! Minha próxima viagem vai ser pro Maranhão. Era pra eu ter ido esse ano, mas quebrei o pé em março e quando estava me recuperando apareceu uma oportunidade de trabalho e então tive que adiar... Mas o roteiro é diferente: quero sair de Bauru-SP, ir pra Ribeirão Preto-SP e de lá pegar um ônibus até Açailândia-MA (três dias viajando pelo interior do país). Chegando lá, vou pegar um trem ( o da Vale, da mesma empresa que opera entre Belo Horizonte-Vitória), até São Luíz-MA. Deu pra perceber que gosto de viajar de trem. Onde eu moro, antigamente tinha um trem famoso que foi extinto no governo FHC, o trem do pantanal, que partia de Bauru e ia até Corumbá-MS, divisa com a Bolívia. Foi por isso que decidi fazer o "mochilão pelo sudeste" no ano passado. Queria andar de trem, aí pintou a oportunidade de conhecer o Rio o que deixou a aventura muito mais emocionante!! Legal de vc ter gostado!!! E obrigado pelos parabéns!!!! 1 Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Agosto 17, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 17, 2011 Grande Rui, É isso mesmo, salta aos olhos que vc gosta de trem, eu também sou fascinada mas vejo que pouco me mobilizo para viajar de trem. Moro em Salvador, Bahia e aqui são poucas as linhas féreas, mas através desse relato seu surgiu uma enorme vontade de trazer de volta, resgatar esse amor que tenho desde a infância por trens, graças a meu querido pai, já falecido, ele nos deu de presente uma maquete de trem que funcionava por pilha, com a linha, os vagões, o bichinho soltava até fumaça... Em novembro do ano passado estive em São paulo e fui na Estação da Luz, e olha o resuiltado: Parecendo criança!!! Emoção, saudade do meu pai... Bom, este relato está me fazendo refletir sobre as opções de viagens de trem que tenbho aqui pela Bahia e a apartir de agora já começa a pesquisa!! Abraços!!!! 1 Citar
Membros RUI F.COSTA Postado Agosto 17, 2011 Autor Membros Postado Agosto 17, 2011 É muito bacana mesmo!! Andar de trem é ter mais liberdade. Vc anda pra lá e pra cá. Conhece mais pessoas. Tem o vagão restaurante, que é o máximo!! Vc não fica preso na poltrona o tempo todo!!! Bom , mas o Brasil infelizmente não investe em tranporte ferroviário de passageiros. Existe uma forte pressão por parte das empresas de ônibus, caminhões e aviões, que não querem perder seu espaço no mercado pois viajar de trem seria muito mais barato, então.... temos que aproveitar o que tem!!! rsrrsr Mas enfim, gosto de viajar e não importa o meio de transporte!!! O importante é conhecer lugares e pessoas. Isso pra mim é viver!!! Grande abraço e quem sabe nos trombamos em algum lugar por aí!!!! srsr Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Agosto 17, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 17, 2011 Também acho que independente do transporte, o importante é conhecer novos lugares, culturas e pessoas, sempre vale a pena.. eu considero inclusive fazer trrechos andando, dependo da distância... até 15 Km eu encaro!! rsrsrs Mas realmente viajar de trem é por uma questão pessoal mesmo, lembra muito meu pai, eu lembro com alegria dele e das viagens que fazíamos. Inclusive aqui em Salvador ainda tem o trem que vai para o subúrbio ferroviário, eu to sempre passeando nele... um passeio que os turístas quase nunca fazem em Salvador, pegar o trem na Estação da calçada (R$ 0,70), saltar na Estação Plataforma e atravessar de barco (R$ 1,00 - inteira) para o bairro da Ribeira, bairo tradicional onde tem o famoso sorvete. É lindíssimo!!! imperdível!!!! Quando vier para a Bahia não esqueça de entrar em contato, se precisar de ajuda e dicas!! abraços!!! 1 Citar
Membros pexe Postado Agosto 17, 2011 Membros Postado Agosto 17, 2011 Fala rui tranquilo? me interessei por essa viagem de trem ai, será que você poderia me passar + informações sobre esse trem? Citar
Membros RUI F.COSTA Postado Agosto 18, 2011 Autor Membros Postado Agosto 18, 2011 Bom dia!! Muito interessante esse passeio de trem em Salvador. Eu já li algo sobre ele na net, mas não vi fotos iguais a essas!! Salvador também está nos meus planos de viagens.... Deve ser linda e com muitas histórias.... Sobre caminhadas, eu também curto pra caramba. Não tenho problemas em encarar qualquer subida!!! srsrs!!! Já ouviu falar sobre a tal Estrada Real? É um antigo caminho de tropeiros que levavam o ouro extraído das Minas Gerais até Paraty-RJ. Alí dá pra fazer uma boa caminhada!! Quando estou numa cidade nova curto muito ficar andando e aprendendo algo sobre o local!! É isso aí! Quando eu for pra Salvador quero umas dicas e entro em contato. Grande abraço e até mais. Fala cara, tudo blz? Eu nem sabia que existia esse trem, afinal isso é raro no Brasil de hoje. Acabaram com todos eles!!! Os únicos existentes são os da Vale. Esse que eu encarei sai de Belo Horizonte e termina em Vitória. Ao mesmo tempo tem um que sai de Vitória pra Belo Horizonte. No meio da viagem eles se cruzam e é muito legal. Eu peguei o de Belo Horizonte às 7h30 e fui até o final. Cheguei em Cariacica (grande Vitória) às 20h30. São 13h de viagem e com paradas rápidas nas cidades em que passa. Em Belo Horizonte fiquei num albergue (Chalé Mineiro - fone 31-3467-1576) e em Vitória foi engraçado porque não sabia onde eu ia dormir. Lá não tem albergue. Então desci na estação peguei um ônibus pra rodoviária e lá pedi informações pro guia turístico (ainda bem que tinha! rsr) A moça me indicou dois hotéis, mas eram caros ($80), então fui até um taxista e ele me indicou um no centro da cidade ao lado de um que a moça tinha me indicado por $40! Fui de ônibus e desci em frente ao Palácio do Governador. Subi as escadarias e segui uma rua à direita e cheguei no hotel. Não era muito bom, mas deu pra tomar banho e dormir. Cara, esqueci o nome desse hotel. Na viagem de trem vc verá muitas paisagens. Ele segue em grande parte o rio Doce. Dá pra conhecer um monte de gente, pois o trem é grande e vc pode andar de um vagão pro outro. Tem o vagão restaurante e também vendedores que passam a todo tempo pelos corredores. Tem 1ª classe ($75) e 2ª classe ($50). A diferença é só o ar condicionado. Se vc quiser mais informações tem o fone da estação de Belo Horizonte - 0800-285 7000. Essa estação não fica longe da rodoviária de BH. Lá eles te dão um mapa do centro da cidade e aí fica tudo mais fácil. Bom acho que isso é o básico. Qualquer dúvida estamos aí!!! Flw Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.