Ir para conteúdo

Trem Rio Negrinho a Corupá

D FABIANO

Posts Recomendados

• Membros

Fui ao passeio de trem que perguntei aqui e ninguém soube responder. Estando em Curitiba é para ir rapidamente, mas não há ônibus direto, só de carro.Vim da Oktober fest em Blumenau, aonde também não conhecia, para ontem ir a tal passeio de trem. 

Comprei pela net e recebi o ingresso faltando 2 dias. Nos dias atuais, tudo é eletrônico, mas nesse caso,funciona bem.Cheguei a Rio Negrinho debaixo de um temporal que caiu na sexta.A cidade, bem como Blumenau, tem costume de fechar os restaurantes as 14h e eu vim de longe.Cheguei,eram poço mais de 14h e já estava tudo fechado. Tive que pedir entrega de marmitas a noite, pois almoço não tinha. 

Rio Negrinho é uma cidade pequena e não tem nada de interessante, a não ser um museu da história do município, mas devido a chuva, não pude ir.De ônibus, há necessidade de dormir 2 noites na cidade e chegar cedo,pois só há 2 horários, o que vim é um outro pela madrugada e trocar em Mafra. Sem problemas para quem quer fazer o passeio de trem mais bonito do país, em minha opinião. 

20241012_092449.jpg

20241012_092424.jpg

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

Como é o passeio 

Fui passar o feriado das crianças lá,pois foi o dia escolhido pela ABPF para ter o passeio. Estava na abertura da Oktober, que também não conhecia, no dia 9,e vim a Rio Negrinho. Há 2 horários de bus vindos de Blumenau, mas o da noite com chegada na madrugada, é para dormir na rua.E na rua lá é rua mesmo, pois fecham a pequena rodoviária de chave e assim ficou todo o e semana. Ou seja, é melhor ir cedo com lugar para ficar, pois os hotéis são poucos,ficam em fazendas distantes e,os da cidade te dão pouca escolha e fecham cedo. 

Sabendo disso,cheguei embaixo de um temporal e fui ao hotel. Na manhã do sábado,12,desci o morrinho e fui esperar as 9.30h para saída do passeio. Até São Bento do Sul,cidade a 40 km,não há muito para ver,só fazendas e plantações. A 1 parada é feita na estação de São Bento, que está na foto acima.Construida no começo do sec XX,é muito pequena. Comporta apenas um pequeno museu fotográfico da história da cidade. 30 minutos aqui. Também só há 1 banheiro para um trem lotado,no dia mais de 400 pessoas. Por isso,avisam para todos irmos ao banheiro durante o trajeto nos vagões.Quem quiser caminhar um pouco,tem a praça da igreja e o mercado em frente a estação. 

Em 20 minutos ouvirá um apito, que se repetirá em 25 minutos e no terceiro é que o trem está partindo. Vai começar o passeio de verdade mostrando a beleza da serra do mar,que é o nome dele.Sao alguns km e 3 túneis com 10 viadutos.A paisagem é maravilhosa. É uma descida. São Bento está a quase 1000m,mas o final do passeio,Corupa,está a cerca de 100m.O ponto culminante é o morro da igreja que é visto a todo momento do percurso,ora do lado esquerdo,ora do direito.Passa por 2 estações totalmente destruídas no caminho para só parar na hora do almoço. 

A parada de 1.30h é em um caríssimo restaurante de comida polonesa,50 reais por pessoa na comunidade de Rio Natal em frente a igreja propriamente dita.Muito simples o local, parece um refeitório industrial,preferi não comer ali.A vista do morro é de um mirante de frente. Dali,mais um pouco de descida e a passagem por mais um viaduto para chegar ao lado de um rio super claro para a chegada ao final em Corupá.Que passeio bonito!Da estação a volta é por estrada, o micro ônibus leva ao ponto inicial, a estação de Rio Negrinho ou, passageiros de excursões, terão os seus respectivos ônibus esperando seus clientes.

20241012_144259.jpg

20241012_134257.jpg

20241012_130314.jpg

20241012_153043.jpg

20241012_094306.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...