Ir para conteúdo

Qual o doce/sobremesa típico da sua região ?


Posts Recomendados

  • Colaboradores
52 minutos atrás, Roberto Brandão disse:

@Alan Rafael Kinder adorei essas sobremesas salgadas😂😂😂 . Não conheço nenhuma, deve ser a influência não ibérica que fazem  sobremesas assim. Mas valeu a dica desses pratos. Já fiquei querendo provar algumas.

Eita!

Confesso que agora que me dei conta que o post era exclusivamente sobre 'doces/sobremesas'. Foi mal!

A maioria aí em cima é aperitivo, alguns até são prato principal.
Acho que apenas a cuca é servida como sobremesa.

Vou deixar o post aí porque é agradável ver essas imagens kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ah @Roberto Brandão, comentasse sobre não haver influência ibérica, e de fato - confere.

Todavia eu relacionei pratos que são bem conhecidos especificamente aqui da cidade em que vivo e arredores (no Vale do Itajaí), que fica cerca de 100km (por rodovia) da cidade litorânea mais próxima (Blumenau fica uns 60km eu acho).

O ponto é que, conforme nos aproximamos do litoral, o cenário muda drasticamente. :D
Isso é possível de ver de acordo com o tema da festa de cada município - por exemplo, Itajaí tem a Marejada, que é considerada a maior festa portuguesa do Brasil (influência luso-açoriana) - ibérica neste caso.
Em contraste, Blumenau tem a maior festa alemã (Oktoberfest) e Pomerode tem a festa mais alemã (Pomerana).

Aqui em Benedito Novo temos a Festa das Tradições, nossos mascotes são o Willy (alemão), Beppi (italiano), e o Janeck (polaco) - e as três línguas são faladas no município (de forma adaptada naturalmente, duvido que seja idêntica ao idiomas originais).
Em Timbó está ocorrendo agora a Festa dos Imigrantes (mas foi adiada para semana que vem, pois começou a inundar tudo).

Enfim, o pessoal daqui é bem envolvido com essa questão de tradição, e dos valores que têm sido repassados ao longo dessas décadas (existe um forte incentivo na manutenção dessa cultura).

Talvez seja justamente essa cultura a responsável pelo estilo de vida bem sucedido que muitos buscam quando migram para nossa região (mas quando chegam aqui, não querem se adaptar e se queixam de não serem bem vindos).

Editado por Alan Rafael Kinder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
33 minutos atrás, Roberto Brandão disse:

Mas quando falei a "influência não ibérica", foi pedindo sobremesas e você postou pratos salgados, achei que alguns poderiam ser considerados sobremesas. Não sei bem o conceito de sobremesa, sempre acho que é algo doce. 

Tô ligado, aí foi porque me embananei mesmo! 😛

Me veio a mente algumas sobremesas, mas não sei dizer se são exclusivas da nossa região.

Por exemplo:

Servir folhas de alface em um prato, e noutro uma mistura de nata e açúcar, aí você pega a folha de alface, passa esse 'creme' e come.
Minha oma fazia muito disso como sobremesa.

Outra é cozinhar arroz sem sal no leite, e adoça-lo depois (alemão adora colocar açúcar em tudo).

Enfim, muitas destas não são sobremesas 'comerciais' - destas que você normalmente encontra em um buffet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

16 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Tô ligado, aí foi porque me embananei mesmo! 😛

Me veio a mente algumas sobremesas, mas não sei dizer se são exclusivas da nossa região.

Por exemplo:

Servir folhas de alface em um prato, e noutro uma mistura de nata e açúcar, aí você pega a folha de alface, passa esse 'creme' e come.
Minha oma fazia muito disso como sobremesa.

Outra é cozinhar arroz sem sal no leite, e adoça-lo depois (alemão adora colocar açúcar em tudo).

Enfim, muitas destas não são sobremesas 'comerciais' - destas que você normalmente encontra em um buffet.

Arroz doce (feito com leite, canela, açucar e as vezes cravo da índia) é muito comum no nordeste, pena que trocaram o leite de côco pelo leite condensado. 

 

 

 

Editado por Roberto Brandão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...