Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 6, 2023 Colaboradores Postado Outubro 6, 2023 52 minutos atrás, Roberto Brandão disse: @Alan Rafael Kinder adorei essas sobremesas salgadas😂😂😂 . Não conheço nenhuma, deve ser a influência não ibérica que fazem sobremesas assim. Mas valeu a dica desses pratos. Já fiquei querendo provar algumas. Eita! Confesso que agora que me dei conta que o post era exclusivamente sobre 'doces/sobremesas'. Foi mal! A maioria aí em cima é aperitivo, alguns até são prato principal. Acho que apenas a cuca é servida como sobremesa. Vou deixar o post aí porque é agradável ver essas imagens kkk Citar
Membros Roberto Brandão Postado Outubro 6, 2023 Autor Membros Postado Outubro 6, 2023 Com certeza, informações relevantes 😉 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 6, 2023 Colaboradores Postado Outubro 6, 2023 (editado) Ah @Roberto Brandão, comentasse sobre não haver influência ibérica, e de fato - confere. Todavia eu relacionei pratos que são bem conhecidos especificamente aqui da cidade em que vivo e arredores (no Vale do Itajaí), que fica cerca de 100km (por rodovia) da cidade litorânea mais próxima (Blumenau fica uns 60km eu acho). O ponto é que, conforme nos aproximamos do litoral, o cenário muda drasticamente. Isso é possível de ver de acordo com o tema da festa de cada município - por exemplo, Itajaí tem a Marejada, que é considerada a maior festa portuguesa do Brasil (influência luso-açoriana) - ibérica neste caso. Em contraste, Blumenau tem a maior festa alemã (Oktoberfest) e Pomerode tem a festa mais alemã (Pomerana). Aqui em Benedito Novo temos a Festa das Tradições, nossos mascotes são o Willy (alemão), Beppi (italiano), e o Janeck (polaco) - e as três línguas são faladas no município (de forma adaptada naturalmente, duvido que seja idêntica ao idiomas originais). Em Timbó está ocorrendo agora a Festa dos Imigrantes (mas foi adiada para semana que vem, pois começou a inundar tudo). Enfim, o pessoal daqui é bem envolvido com essa questão de tradição, e dos valores que têm sido repassados ao longo dessas décadas (existe um forte incentivo na manutenção dessa cultura). Talvez seja justamente essa cultura a responsável pelo estilo de vida bem sucedido que muitos buscam quando migram para nossa região (mas quando chegam aqui, não querem se adaptar e se queixam de não serem bem vindos). Editado Outubro 6, 2023 por Alan Rafael Kinder Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Outubro 6, 2023 Colaboradores Postado Outubro 6, 2023 Em 29/09/2023 em 15:22, Roberto Brandão disse: Qual o doce/sobremesa da sua região ? Vale contar de Bruxelas? Citar
Membros Roberto Brandão Postado Outubro 6, 2023 Autor Membros Postado Outubro 6, 2023 Mas quando falei a "influência não ibérica", foi pedindo sobremesas e você postou pratos salgados, achei que alguns poderiam ser considerados sobremesas. Não sei bem o conceito de sobremesa, sempre acho que é algo doce. Citar
Membros Roberto Brandão Postado Outubro 6, 2023 Autor Membros Postado Outubro 6, 2023 4 minutos atrás, pmichelazzo disse: Vale contar de Bruxelas? Se é sua região, tudo vale ! A ideia é mostrar culinária das regiões no mundo. Postem sempre, de preferência com fotos e links. Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Outubro 6, 2023 Colaboradores Postado Outubro 6, 2023 33 minutos atrás, Roberto Brandão disse: Mas quando falei a "influência não ibérica", foi pedindo sobremesas e você postou pratos salgados, achei que alguns poderiam ser considerados sobremesas. Não sei bem o conceito de sobremesa, sempre acho que é algo doce. Tô ligado, aí foi porque me embananei mesmo! 😛 Me veio a mente algumas sobremesas, mas não sei dizer se são exclusivas da nossa região. Por exemplo: Servir folhas de alface em um prato, e noutro uma mistura de nata e açúcar, aí você pega a folha de alface, passa esse 'creme' e come. Minha oma fazia muito disso como sobremesa. Outra é cozinhar arroz sem sal no leite, e adoça-lo depois (alemão adora colocar açúcar em tudo). Enfim, muitas destas não são sobremesas 'comerciais' - destas que você normalmente encontra em um buffet. Citar
Membros Roberto Brandão Postado Outubro 6, 2023 Autor Membros Postado Outubro 6, 2023 (editado) 16 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse: Tô ligado, aí foi porque me embananei mesmo! 😛 Me veio a mente algumas sobremesas, mas não sei dizer se são exclusivas da nossa região. Por exemplo: Servir folhas de alface em um prato, e noutro uma mistura de nata e açúcar, aí você pega a folha de alface, passa esse 'creme' e come. Minha oma fazia muito disso como sobremesa. Outra é cozinhar arroz sem sal no leite, e adoça-lo depois (alemão adora colocar açúcar em tudo). Enfim, muitas destas não são sobremesas 'comerciais' - destas que você normalmente encontra em um buffet. Arroz doce (feito com leite, canela, açucar e as vezes cravo da índia) é muito comum no nordeste, pena que trocaram o leite de côco pelo leite condensado. Editado Outubro 6, 2023 por Roberto Brandão Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 6, 2023 Membros Postado Outubro 6, 2023 @Roberto Brandão Esse arroz doce é muito comum em Minas Gerais, ou melhor, em outros lugares que são chamados aqui no Rio de interior. Citar
Membros D FABIANO Postado Outubro 6, 2023 Membros Postado Outubro 6, 2023 @pmichelazzo Crie um outro tópico com os wafles,chocolates e outras delicias.Estou curioso em saber o que tem mais.😋 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.