Ir para conteúdo

Qual o doce/sobremesa típico da sua região ?


Posts Recomendados

  • Membros

Qual o doce/sobremesa da sua região ?

Como sou morador de Recife, vou começar com uma das sobremesas daqui da região, o famoso Bolo de Rolo. 

"O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco pela Lei Estadual Nº 13.436, de 24 de abril de 2008, assinada pelo então governador Eduardo Campos. A receita se origina de uma adaptação do bolo português conhecido como "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado em camadas grossas como um rocambole, com recheio de amêndoas.

 Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Houve modificações no preparo da massa, que passou a ser enrolada em camadas cada vez mais finas. Ao final, o bolo ficou parecido com um rolo, daí a origem do seu nome. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa."

 

Leia mais :

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/sabor-da-gente/2021/02/12029600-pernambucano--unico-e-delicioso--viva-o-bolo-de-rolo.html

https://www.ciipc2020.rj.anpuh.org/resources/anais/13/ciipc2020/1623950688_ARQUIVO_72ce39f71e1face3fa46c9f0a7cf3252.pdf

bolo de rolo.jpg

Editado por Roberto Brandão
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, D FABIANO disse:

Chuvisco-Doce típico de Campos.

Pão Marta Rocha-Rio,em outros lugares conhecido como sonho.

Posta fotos/links da receita desse doce, para que os integrantes do fórum fiquem mais curiosos e se deliciar com as sobremesas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

www.receitas.globo.com/chuvisco

Achei esse link,mas não funciona.Só digitar chuvisco doce no Google. Para conhecer tem que ir a Campos e região, pois nem no Rio tem.

O pão tem em vários lugares, é parecido o recheio, mas o nome é sonho por ser muito doce.

Editado por D FABIANO
  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
  • Colaboradores

Aqui no auto intitulado 'Vale Europeu' (que fica no Vale do Itajaí, em Santa Catarina) temos alguns pratos típicos que são servidos nas diversas festas étnicas que os municípios sediam.

Seguem alguns exemplos:

hackapeter.jpg.693b5828c9416cecb33d29f6064130ab.jpg

Hackapeter

Basicamente carne bovina crua intensamente temperada e com limão, servida dessa forma.
Eu já experimentei em algumas ocasiões, e é um excelente petisco para anteceder o prato principal.
Comum encontrar o prato em chopperias da região, pois cai muito bem com qualquer tipo de chopp.

Linguia-blumenau-1.jpg.3abb5ac9ef40964b74761f818273ae33.jpg

Linguiça Blumenau

Carne bovina defumada, feita através de uma receita específica e utilizando ingredientes puros (nada de mistura), garantindo um saber único.
Bah, essa você encontra na casa de qualquer pessoa por aqui!
Até existem outras opções de linguiça sendo comercializadas, mas não possuem tanto renome como essa.

cuca-gaucha-ana-maria.jpg.040be34419eed384966ddd9a0ae5149b.jpg

Cuca de Farofa

Existem variações de sabor, mas a de farofa é a mais presente.
Qualquer padaria ou mercado tem esse produto. As festas de igrejas normalmente são anunciadas como 'cucadas'.
E nos interiores (como em minha cidade) é comum que seja produzida pelas famílias (como o seu próprio pão, pois é inviável se deslocar até o 'centro').

schwarzsauer.jpg.69aed3df61620ec2ca61f2d791f4e5ac.jpg

Schwarzsaur (Sopa Preta)

Não é comum de ser servida em restaurantes, pois o ingrediente principal (sangue) acaba assustando muita gente.
Entretanto, as famílias do interior muitas vezes aproveitam tudo o que podem ao abater animais (especialmente aves nesse caso).
Eu já provei e achei o gosto normal, nada exagerado.

polenta.jpg.731670987250b197ca370bfc7c6a6d16.jpg

Polenta

Aqui os descendentes italianos piram! Um prato extremamente simples, mas de preparo cansativo (não confundam com a Polentina, que é fácil de fazer).
Servida de formas diversas, com vários acompanhamentos (normalmente ovos e carne moída).
Já comi muito na vida!

rollmops.JPG.c3e2a6646aa1b5a3b1af21e41b8d51c8.JPG

Rollmops

Outro prato que pode deixar a pessoa desconfiada.
São cebolas pequenas cruas, enroladas com uma sardinha, e postas em conserva de vinagre.
Antigamente era comum encontra-las em qualquer bar da região (mas isso têm se perdido).
Onde resido ainda é possível experimentar.
Já comi diversas vezes, e acho muito gostoso (o conjunto só não pode ser maior que a boca, que aí dificulta).

kochkase.png.562cf9417a292d9dc386c6aa1d006807.png

Kochkäse

E deixei o mais famoso para o final - queijo derretido!
Até onde sei, foi dada entrada como patrimônio imaterial do Vale Europeu (mas não sei a quantas anda).
É delicioso (apesar de caro), e pode ser encontrado com facilidade.

 

 

É isso aí, montei essa lista rapidamente (então posso ter deixado algo de fora), mas essas são (em minha opinião) comidas típicas da região que vivo.
Todas elas são comuns (dependendo da região).

Abraços!

  • Amei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...