Membros Este é um post popular. FCRO Postado Setembro 28, 2023 Membros Este é um post popular. Postado Setembro 28, 2023 Pessoal Vim escrever esse relato só para alertar futuros viajantes com as péssimas experiências que tive com taxi em Istanbul Recem voltei da Turquia, conheço vários países pelo mundo, já morei no Rio de Janeiro (onde taxista tem má fama) e nunca vi uma classe que tenta ficar passando a perna em turista igual taxista em Istanbul Achei que poderia ser algo isolado, porém se repetiu tantas vezes que ficou claro que é algo sistêmico No primeiro taxi que já pegamos do aeroporto pro hotel, o taxista não seguiu o googlemaps/waze, porém a diferença com o caminho dado pelo maps era tão pequena que nem ligamos No primeiro taxi que fomos pegar já dentro da cidade, aproveitamos que tinha um ponto de taxi na esquina do hotel e fomos pegar um. Era uma corrida bem curta, nem de 6 km (do hotel até a mesquita de Suleymaniye), na hora o taxista falou que só levaria pelo preço fechado de 750 liras turcas, o equivalente a quase 140 reais! Pra ter uma idéia a corrida do aeroporto até o hotel que foi de uns 50 km e quase 1 hora, nos custou 700 liras turcas pelo taximetro. Falamos que era um absurdo e que iriamos pegar taxi em outro local. Então decidimos pedir um uber, vale um adendo aqui Uber na turquia é bem diferente do resto do mundo, não tem motoristas particulares, quando você pede um uber vai vir um taxi normal, ele vai fazer a corrida pelo taximetro e ao acabar a corrida ele vai digitar o valor no app e encerrar a corrida e assim somos cobrado. O modelo do uber lá foi vetado pela justiça turca sob alegaçaõ que ia acabar com os taxistas Então quando você pede um taxi pelo uber voce não sabe exatamente o preço que você vai pagar, só tem uma estimativa (exemplo abaixo) Nessa primeira corrida pelo uber não tivemos qualque problema No mesmo dia pedimos um taxi p/ outro local, o googlemaps/waze mandava por um caminho e o taxista insistia em ir por outro; o waze sempre recalculava p/ voltar pro caminho que estava sugerindo e o taxista nada; conclusão: entramos num baita engarrafamento de uma via expressa que não tinhamos como sair . uma corrida que era para durar 20 e poucos minutos durou quase 1 hora e obviamente o preço da corrida refletiu esse percurso. No final ainda o taxista pediu pra que avaliassemos ele com 5 estrelas, brincadeira né! Percebos que os motoristas até então, sempre colocavam o valor da corrida na nossa frente e encerrava o aplicativo da uber Outra dia, outra corrida; motorista novamente não seguiu o caminho sugerido pelo google maps. Chegamos no nosso destino a corrida tinha dado menos de 700 liras turcas pelo taximetro (foi um trajeto bem longo até o aeroporto). Saimos do taxi e o motorista ainda não tinha encerrado a corrida, ele também saiu do taxi e nos ajudou com a bagagem; já desconfiamos desse comportamente, e estavamos certo. Logo que entrou no taxi ele encerrou a corrida e colocou no app um valor mais alto do que tinha dado pelo taximetro.....percebemos pela notificação que recebi no celular de fim da corrida E agora pro grand finale último dia na turquia, já era mais de 10 ou 11 da noite pegamos um taxi até o hotel, era uma corrida relativamente curta (o uber estava estimando o preço entre 187 - 244 liras turcas). No meio do caminho (motorista estava seguindo o googlemaps), o motorista com um ingles sofrivel começa falar que ele tem que pagar pelo aluguel do taxi todos os dias, e quando fazem corrida pela uber eles demoram dias p/ receber o dinheiro então ele precisava receber a corrida em dinheiro. Como era nosso último dia na Turquia já tinhamos literalmente gasto até a última cédula que tinhamos , falei s isso pra ele de forma descontraída que não tinhamos de dinhiero que era para cobrar a corrida via aplicativo. Porém as coisas começaram a não ficar legal, o taxista deu uma exaltada, falou que precisava do dinheiro , que tinhamos que pagar pela corrida, falou que iria nos levar até um caixa eletronica p/ sacar dinheiro. Falei que não iria sacar dinheiro, dei uma desculpa que meu cartão estava bloqueado p/ essa função. O cara insistiu, falou então que nos levaria p/ uma espécia de western union p/ transferir o dinheiro pra ele. Contra-argumentava falando que eu não iria fazer isso de jeito nenhum. Nessa hora minha mulher já estava com muito medo do que estava acontecendo. E eu começei a me preocupar também com a atitude grotesca do motorista. Ele então sacou uma maquina de cartão e falou que aceitaria que pagassemos pela maquina. FOD* né, maluco estava extorquindo a gte de qualquer maneira. Como a situação extava se escalando, concordei que pagaria pela máquina. Nessa hora eu também só queria sair do taxi. Ao chegar no destino, confesso que nem vi o valor do taximetro . o cara falou que cobraria 300 liras turcas pela corrida (como a estimativa era até 244 eu acabei aceitando), porém o safado botou 318 liras de valor na maquininha, olhei pra minha mulher que já estava desesperada nessa hora e acabei pagando 318 mesmo . No final o filho da pu** ainda cobrou a corrida pela uber, ou seja , pagamos 2 vezes. De todas as viagens que já fiz nunca tinha sido extorquido dessa maneira, eu cheguei no meu destino babando de raiva. Sensação de impotencia, porque por mais que tentei argumentar no taxi o cara não entendia (ou se fazia que não entendia) e ele insistia no pagamento ali. Então esse post fica de alerta p/ todos Mesmo o uber com suas funções de fornecer o caminho, valor da corrida, escolher a forma de pagamento; ainda não são o bastante p/ evitar golpes na Turquia 6 Citar
Membros D FABIANO Postado Setembro 28, 2023 Membros Postado Setembro 28, 2023 Lá não tem metro? Citar
Membros FCRO Postado Setembro 28, 2023 Autor Membros Postado Setembro 28, 2023 (editado) 5 minutos atrás, D FABIANO disse: Lá não tem metro? Tem mas dependendo onde você está ou onde você quer ir acaba não tendo estação próxima Editado Setembro 28, 2023 por FCRO Citar
Membros Este é um post popular. vp.danillo Postado Outubro 2, 2023 Membros Este é um post popular. Postado Outubro 2, 2023 Pessoal, estive na Turquia recentemente, entre 16 de setembro e 1 de outubro de 2023, e passei por problema semelhante ao relatado. Caí em dois golpes de taxistas pelo app da Uber. 1 foi solucionado pela uber, o outro não. O primeiro golpe foi num uber que solicite no meu hotel dentro de istambul. O taxista (como já esclarecido no post, o serviço de uber na turquia é prestado por taxistas) já chegou com o taxímetro ligado em 51 liras (o normal é 21 liras). Ao final da viagem, o valor no taxímetro deu 300 liras e ele disse que seria 350 no dinheiro. Eu disse que o pagamento era por cartão dentro do app da uber, ele então disse que cobraria comissão por isso e colocou 400 liras. Discuti, mas não teve jeito. Ele cobrou 400, tirei foto discretamente do taxímetro durante a discussão e informei a uber que reajustou o valor para 225 liras. O segundo golpe foi bem pior e não teve solução. Foi no final da noite do dia 30 de setembro de 2023 (este último sábado). Solicitei a viagem do aeroporto de ataturk (istambul) para meu hotel próximo ao aeroporto (frt airlines). Os motoristas da uber que aceitavam a viagem perguntavam o destino e diziam que só iriam por 20 dólares. Era final de viagem, queria pagar no cartão pela uber, não tinha mais dinheiro. Cancelei a viagem e solicitei novamente 3 vezes e a situação se repetia. Até que um motorista aceitou e não mencionou nada sobre valor fechado. O motorista pediu para encontrá-lo no portão 6, chegando lá identifiquei o carro cadastrado no app da uber pela placa e o motorista estava fora do carro perguntando a quem passava pelo meu nome, então tive certeza que era ele e estava tudo bem. Quando me aproximei, ele falou meu nome e eu confirmei, então ele disse para entrar em outro táxi, não o que constava no app da uber, com outro taxista. O taxista falava apenas turco e colocava no tradutor do Google para se comunicar comigo e minha noiva. Primeiro ele ficou elogiando minha noiva o que foi muito estranho e inconveniente, depois perguntou minha nacionalidade, respondi brasil, então ele perguntou se queríamos fumar maconha. Isso mesmo, algo totalmente bizarro. Ele não parou por aí, ficou dizendo que queria ser nosso anfitrião e nos para sair em istambul. Pedi para levar ao meu hotel, então ele insistiu disse que iria nos levar em locais para beber. Eu insisti para deixar no meu hotel. A situação foi ficando muito tensa, era meia noite, a estrada que sai do aeroporto de istambul estava muito escura e pouco movimentada. Temi muito pela minha noiva e por minha vida. Estava me preparando para pular do carro. Depois de muita discussão e conversas muito estranhas do motorista que continuava elogiando minha noiva, chegamos ao hotel. A viagem ainda estava ativa no app da uber, sendo que o motorista me pediu dinheiro. Eu pedi para encerrar a viagem no app da uber e cobrar no cartão. Ele se negou e ligou para o motorista da viagem cadastrado no app da uber que tinha me colocado no carro dele. Nesse momento, o motorista do app da uber encerrou a viagem. O taxista voltou a me pedir dinheiro, no caso 20 euros para uma viagem curta. Era madrugada e estava tudo vazio. Então, paguei os 20 euros e entrei no hotel agradecendo pela minha vida. Sei que fui tolo de ter entrado em outro táxi indicado pelo motorista da uber cadastrado no app e que aceitou minha viagem. Ressalto que estava cansado depois de 15 dias na turquia, querendo apenas dormir para retornar ao aeroporto no dia seguinte para pegar meu voo ao Brasil. Além de que confio no app da uber dentro do Brasil, nunca tive problemas, mas na Turquia a situação é bem diferente do Brasil. Dessa forma, reforço o relato do colega quanto aos taxistas de istambul e saiba que mesmo a uber não conseguiu resolver o problema. Então, tenham muito cuidado e fiquem bastante atentos. Já conheci diversos países e nenhum chegou ao nível dos taxistas da istambul. Alguns foram bem corretos comigo, mas outros não, principalmente no aeroporto de istambul. Em algumas situações você vai lidar praticamente com marginais/bandidos, infelizmente essa é a verdadeira expressão que posso usar das minhas experiências com táxi em istambul. 2 3 Citar
Membros FCRO Postado Outubro 3, 2023 Autor Membros Postado Outubro 3, 2023 13 horas atrás, vp.danillo disse: Pessoal, estive na Turquia recentemente, entre 16 de setembro e 1 de outubro de 2023, e passei por problema semelhante ao relatado. Caí em dois golpes de taxistas pelo app da Uber. 1 foi solucionado pela uber, o outro não. O primeiro golpe foi num uber que solicite no meu hotel dentro de istambul. O taxista (como já esclarecido no post, o serviço de uber na turquia é prestado por taxistas) já chegou com o taxímetro ligado em 51 liras (o normal é 21 liras). Ao final da viagem, o valor no taxímetro deu 300 liras e ele disse que seria 350 no dinheiro. Eu disse que o pagamento era por cartão dentro do app da uber, ele então disse que cobraria comissão por isso e colocou 400 liras. Discuti, mas não teve jeito. Ele cobrou 400, tirei foto discretamente do taxímetro durante a discussão e informei a uber que reajustou o valor para 225 liras. O segundo golpe foi bem pior e não teve solução. Foi no final da noite do dia 30 de setembro de 2023 (este último sábado). Solicitei a viagem do aeroporto de ataturk (istambul) para meu hotel próximo ao aeroporto (frt airlines). Os motoristas da uber que aceitavam a viagem perguntavam o destino e diziam que só iriam por 20 dólares. Era final de viagem, queria pagar no cartão pela uber, não tinha mais dinheiro. Cancelei a viagem e solicitei novamente 3 vezes e a situação se repetia. Até que um motorista aceitou e não mencionou nada sobre valor fechado. O motorista pediu para encontrá-lo no portão 6, chegando lá identifiquei o carro cadastrado no app da uber pela placa e o motorista estava fora do carro perguntando a quem passava pelo meu nome, então tive certeza que era ele e estava tudo bem. Quando me aproximei, ele falou meu nome e eu confirmei, então ele disse para entrar em outro táxi, não o que constava no app da uber, com outro taxista. O taxista falava apenas turco e colocava no tradutor do Google para se comunicar comigo e minha noiva. Primeiro ele ficou elogiando minha noiva o que foi muito estranho e inconveniente, depois perguntou minha nacionalidade, respondi brasil, então ele perguntou se queríamos fumar maconha. Isso mesmo, algo totalmente bizarro. Ele não parou por aí, ficou dizendo que queria ser nosso anfitrião e nos para sair em istambul. Pedi para levar ao meu hotel, então ele insistiu disse que iria nos levar em locais para beber. Eu insisti para deixar no meu hotel. A situação foi ficando muito tensa, era meia noite, a estrada que sai do aeroporto de istambul estava muito escura e pouco movimentada. Temi muito pela minha noiva e por minha vida. Estava me preparando para pular do carro. Depois de muita discussão e conversas muito estranhas do motorista que continuava elogiando minha noiva, chegamos ao hotel. A viagem ainda estava ativa no app da uber, sendo que o motorista me pediu dinheiro. Eu pedi para encerrar a viagem no app da uber e cobrar no cartão. Ele se negou e ligou para o motorista da viagem cadastrado no app da uber que tinha me colocado no carro dele. Nesse momento, o motorista do app da uber encerrou a viagem. O taxista voltou a me pedir dinheiro, no caso 20 euros para uma viagem curta. Era madrugada e estava tudo vazio. Então, paguei os 20 euros e entrei no hotel agradecendo pela minha vida. Sei que fui tolo de ter entrado em outro táxi indicado pelo motorista da uber cadastrado no app e que aceitou minha viagem. Ressalto que estava cansado depois de 15 dias na turquia, querendo apenas dormir para retornar ao aeroporto no dia seguinte para pegar meu voo ao Brasil. Além de que confio no app da uber dentro do Brasil, nunca tive problemas, mas na Turquia a situação é bem diferente do Brasil. Dessa forma, reforço o relato do colega quanto aos taxistas de istambul e saiba que mesmo a uber não conseguiu resolver o problema. Então, tenham muito cuidado e fiquem bastante atentos. Já conheci diversos países e nenhum chegou ao nível dos taxistas da istambul. Alguns foram bem corretos comigo, mas outros não, principalmente no aeroporto de istambul. Em algumas situações você vai lidar praticamente com marginais/bandidos, infelizmente essa é a verdadeira expressão que posso usar das minhas experiências com táxi em istambul. Eles são uma verdadeira máfia Só um adendo, no meu caso que o taxista ficou extorquindo dinheiro também foi de uma corrida do aeroporto para um hotel próximo (skymoon). Situação similar a sua, cheguei tarde de outra cidade e pegaria o voo para o Brasil na manhã seguinte A região realmente é bem caída o que acaba deixando a gte mais com medo ainda Tinha momentos que eu e o taxista também não conseguiamos comunicar e ele também ficava usando o googletradutor E confesso que não conferi a placa do taxi que levou a gte era o mesmo que o uber informava, pode ser que sofri um golpe similar ao seu de troca de taxistas e nem me dei conta Citar
Membros tainocap Postado Dezembro 9, 2023 Membros Postado Dezembro 9, 2023 Nossa, que barra hein 😐, tenho um stop-over em Istambul em julho, e eu quero ir até a parte asiática da cidade, vou descartar a possibilidade de ir via uber, e abrir o olho se for de taxi, como tenho um bom tempo de conexão a Turkish fornece hospedagem e city tour no lado europeu na faixa. Agradeço muito o relato de vocês!! Citar
Membros Bruna Bergamo Postado Maio 23 Membros Postado Maio 23 Pessoal chego em Istambul umas 18hrs, com meu pai e minha filha, qual a melhor opção p não passar por tudo isso? Vou ficar na old town bem no centro Citar
Membros anselmoportes Postado Maio 23 Membros Postado Maio 23 59 minutos atrás, Bruna Bergamo disse: Pessoal chego em Istambul umas 18hrs, com meu pai e minha filha, qual a melhor opção p não passar por tudo isso? Vou ficar na old town bem no centro Chega ONDE exatamente em Istambul? É avião, pelo Atatürk ou Sabiha Gökçen? É trem ou ônibus? Citar
Membros Bruna Bergamo Postado Maio 23 Membros Postado Maio 23 Vou de avião pela turkish, vai pro aeroporto ataturk, mas to com tanto medo desses taxistas, e pelo que vi pra usar transporte público tem que fazer mtas escalas, realmente não sei oq fazer Citar
Membros anselmoportes Postado Maio 23 Membros Postado Maio 23 Se vc pesquisar antes e ver certinho quais as "escalas" que tem que fazer no transporte público, não vejo problemas de tentar. Tem tb o HAVABUS, um ônibus que vai até a Taksim Square. Já tá mais perto de Sultanahmet (se for essa a "old town" que vc vai ficar). Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.