Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)
5 minutos atrás, D FABIANO disse:

Lá não tem metro? 

Tem

mas dependendo onde você está ou onde você quer ir acaba não tendo estação próxima 

Editado por FCRO
  • Membros
Postado
13 horas atrás, vp.danillo disse:

Pessoal, estive na Turquia recentemente, entre 16 de setembro e 1 de outubro de 2023, e passei por problema semelhante ao relatado.

Caí em dois golpes de taxistas pelo app da Uber. 1 foi solucionado pela uber, o outro não.

O primeiro golpe foi num uber que solicite no meu hotel dentro de istambul. O taxista (como já esclarecido no post, o serviço de uber na turquia é prestado por taxistas) já chegou com o taxímetro ligado em 51 liras (o normal é 21 liras). Ao final da viagem, o valor no taxímetro deu 300 liras e ele disse que seria 350 no dinheiro. Eu disse que o pagamento era por cartão dentro do app da uber, ele então disse que cobraria comissão por isso e colocou 400 liras. Discuti, mas não teve jeito. Ele cobrou 400, tirei foto discretamente do taxímetro durante a discussão e informei a uber que reajustou o valor para 225 liras.

O segundo golpe foi bem pior e não teve solução. Foi no final da noite do dia 30 de setembro de 2023 (este último sábado). Solicitei a viagem do aeroporto de ataturk (istambul) para meu hotel próximo ao aeroporto (frt airlines). Os motoristas da uber que aceitavam a viagem perguntavam o destino e diziam que só iriam por 20 dólares. Era final de viagem, queria pagar no cartão pela uber, não tinha mais dinheiro. Cancelei a viagem e solicitei novamente 3 vezes e a situação se repetia. Até que um motorista aceitou e não mencionou nada sobre valor fechado.

O motorista pediu para encontrá-lo no portão 6, chegando lá identifiquei o carro cadastrado no app da uber pela placa e o motorista estava fora do carro perguntando a quem passava pelo meu nome, então tive certeza que era ele e estava tudo bem. Quando me aproximei, ele falou meu nome e eu confirmei, então ele disse para entrar em outro táxi, não o que constava no app da uber, com outro taxista.

O taxista falava apenas turco e colocava no tradutor do Google para se comunicar comigo e minha noiva. Primeiro ele ficou elogiando minha noiva o que foi muito estranho e inconveniente, depois perguntou minha nacionalidade, respondi brasil, então ele perguntou se queríamos fumar maconha. Isso mesmo, algo totalmente bizarro. Ele não parou por aí, ficou dizendo que queria ser nosso anfitrião e nos para sair em istambul. Pedi para levar ao meu hotel, então ele insistiu disse que iria nos levar em locais para beber. Eu insisti para deixar no meu hotel.

A situação foi ficando muito tensa, era meia noite, a estrada que sai do aeroporto de istambul estava muito escura e pouco movimentada. Temi muito pela minha noiva e por minha vida. Estava me preparando para pular do carro.

Depois de muita discussão e conversas muito estranhas do motorista que continuava elogiando minha noiva, chegamos ao hotel.

A viagem ainda estava ativa no app da uber, sendo que o motorista me pediu dinheiro. Eu pedi para encerrar a viagem no app da uber e cobrar no cartão. Ele se negou e ligou para o motorista da viagem cadastrado no app da uber que tinha me colocado no carro dele. Nesse momento, o motorista do app da uber encerrou a viagem.

O taxista voltou a  me pedir dinheiro, no caso 20 euros para uma viagem curta. Era madrugada e estava tudo vazio. Então, paguei os 20 euros e entrei no hotel agradecendo pela minha vida.

Sei que fui tolo de ter entrado em outro táxi indicado pelo motorista da uber cadastrado no app e que aceitou minha viagem. Ressalto que estava cansado depois de 15 dias na turquia, querendo apenas dormir para retornar ao aeroporto no dia seguinte para pegar meu voo ao Brasil. Além de que confio no app da uber dentro do Brasil,  nunca tive problemas, mas na Turquia a situação é bem diferente do Brasil.

Dessa forma, reforço o relato do colega quanto aos taxistas de istambul e saiba que mesmo a uber não conseguiu resolver o problema. Então, tenham muito cuidado e fiquem bastante atentos. Já conheci diversos países e nenhum chegou ao nível dos taxistas da istambul. Alguns foram bem corretos comigo, mas outros não, principalmente no aeroporto de istambul. Em algumas situações você vai lidar praticamente com marginais/bandidos, infelizmente essa é a verdadeira expressão que posso usar das minhas experiências com táxi em istambul.

Eles são uma verdadeira máfia

Só um adendo, no meu caso que o taxista ficou extorquindo dinheiro também foi de uma corrida do aeroporto para um hotel próximo (skymoon). Situação similar a sua, cheguei tarde de outra cidade e pegaria o voo para o Brasil na manhã seguinte

A região realmente é bem  caída o que acaba deixando a gte mais com medo ainda 

Tinha momentos que eu e o taxista também não conseguiamos comunicar e ele também ficava usando o googletradutor

E confesso que não conferi a placa do taxi que levou a gte era o mesmo que o uber informava, pode ser que sofri um golpe similar ao seu de troca de taxistas e nem me dei conta 

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Nossa, que barra hein 😐, tenho um stop-over em Istambul em julho, e eu quero ir até a parte asiática da cidade, vou descartar a possibilidade de ir via uber, e abrir o olho se for de taxi, como tenho um bom tempo de conexão a Turkish fornece hospedagem e city tour no lado europeu na faixa.  Agradeço muito o relato de vocês!!

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado
59 minutos atrás, Bruna Bergamo disse:

Pessoal chego em Istambul umas 18hrs, com meu pai e minha filha, qual a melhor opção p não passar por tudo isso? Vou ficar na old town bem no centro 

Chega ONDE exatamente em Istambul? É avião, pelo Atatürk ou Sabiha Gökçen? É trem ou ônibus?

• Membros
Postado

Vou de avião pela turkish, vai pro aeroporto ataturk, mas to com tanto medo desses taxistas, e pelo que vi pra usar transporte público tem que fazer mtas escalas, realmente não sei oq fazer

• Membros
Postado

Se vc pesquisar antes e ver certinho quais as "escalas" que tem que fazer no transporte público, não vejo problemas de tentar.

Tem tb o HAVABUS, um ônibus que vai até a Taksim Square. Já tá mais perto de Sultanahmet (se for essa a "old town" que vc vai ficar). 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...